Cartas de uma Morta

Cartas de uma Morta Francisco Cândido Xavier...

Resenhas - Cartas de uma Morta

Eitalizandra 11/02/2024

Reconfortante
Já li alguns livros que explicam detalhes após a morte mas esse apesar de pequeno tinha informações que eu não conhecia, além das descrições dos planes Saturno e Marte.
Uma coisa que me incomodou foi como os capítulos foram divididos, não sei se as cartas foram escritas assim ou se dividiram depois.
Leitura que vale a pena!

*Si* 06/01/2024

Impressões do Além
São textos breves, onde a mãe de Chico Xavier, através de sua mediunidade vem nos contar as suas impressões sobre o outro plano da vida. Desde a estranheza de reconhecer a morte física, até sua plena adaptação ao novo mundo. Nos fala de lugares felizes, de uma beleza ainda indescritível para os padrões da Terra, e também de lugares sombrios repleto de gemidos, e de dor. Reforça a questão da sintonia vibratória, a cada um segundo as suas obras. Fala também sobre a vida e as belezas de Saturno e Marte. Sobre a humanidade que habita esses planetas. É importante contextualizar o livro, publicado em 1932, ainda que a sua mensagem seja atual. A conclusão feita pelo espírito de Maria João é uma lição de humildade, onde ela diz que não escreveu suas cartas para os homens da ciência, e sim para as mães sofredoras encontrarem o consolo possível na crença da vida após a morte, como um bálsamo para os seus corações dilacerados.

Tati 15/11/2023

Comecei a ler esse livro para participar da minha primeira leitura coletiva.

Foi riquíssimo os ensinamentos desse livro e fiquei honrada em ver toda a trajetória da D. Maria, mãe de Chico Xavier, do desencarne até ela trabalhar no plano espiritual.

As lições que ela aprendeu e nos trouxe com tanta delicadeza e cuidado, me ajudou a pensar em questões do meu dia a dia. E saber um pouco mais de Júpiter e Marte foi bem interessante.

Carla.Parreira 03/11/2023

Cartas de uma morta
O livro em si é feito por varias cartas da mãe de Francisco, sendo psicografadas por ele mesmo. Ela relata seu pós desencarne. Gostei quando ela descreve os momentos de oração, dizendo que via descer das vastidões etéreas que lhe cobria a cabeça, uma profusão de pétalas de flores, as quais desapareciam assim que aspiravam os seus perfumes balsâmicos. Ela também relata que, mesmo depois de desencarnado, alguns seres (na minha opinião penso acontecer isso com a maioria dos terráqueos ao deixar o corpo) ainda precisam de se alimentar e por conta disso, embora a nutrição esteja toda presente no próprio ar, existem alimentos análogos aos da Terra. Por algum tempo, tais espíritos se alimentam ilusoriamente até se acostumarem com as novas modalidades de sua existência. Tudo o que se passa do outro lado da vida é obviamente uma continuação que vai variar conforme o grau de desprendimento material e principalmente de acordo com o nível evolutivo de cada espírito.
Outra parte infeliz fala da Terra, a qual vista de outros planetas se apresenta como um ponto obscuro que se perde na imensidade, podendo inclusive ser descrita como um furacão a envolver grande massa compacta de cinzas enegrecidas. Eis que estamos num planeta de exílio e de sombra.
Mais adiante ela conta sobre Saturno: ?Vi-me então, numa superfície diversificada, onde parecia pisar sobre um amontoado de massas mais ou menos análogas ao gelo sentindo-me envolvida numa temperatura singular. Avistei muito distante, como um novelo de luz, levemente azulada, o sol; todavia, só pude saber que se tratava desse astro porque me disse o esclarecido mentor e devotado guia, tal era a diferença que eu constatava. A luz se espalhava por todas as coisas, mas, o seu calor era menor, dando-me a impressão de frescura e amenidade, arrancando do cenário majestoso, que eu presenciava, tonalidades de um rosa pálido e de um azul indefinível. Vi, depois, varias habitações de estilo gracioso, onde predominavam grandes colunatas artisticamente dispostas, decoradas com uma substancia para mim desconhecida, que mudava de cor, em lindíssimas nuanças, aos reflexos da luz solar. Uma vegetação estranha coalhava o solo branco, às vezes brilhante; a clorofila, porém, que se conhece no planeta terráqueo, devia estar substituída por outro elemento, porque todas as folhagens e ramarias eram azuladas; contudo, os espécimes de flores, que eu tinha sob as vistas, eram de coloridos variegados, apresentando as mais singulares tonalidades quando refletiam a luz circunstante. Flores extraordinárias pela sua originalidade e perfume ornamentavam todo o ambiente...?
Em seqüência é analisado o fato de Saturno ter um dia de dez horas e estações que duram mais de sete anos consecutivos, segundo a contagem do tempo no planeta Terra. Fiquei a me imaginar dando uma voltinha por tantos locais inimagináveis. Se a Terra em si para mim já parece um paraíso que me atormenta dia e noite de vontade de conhecê-la canto a canto, imagine a maravilha de visitar planos ainda mais perfeitos. Acho que nunca vou conseguir deixar de sonhar e desejar profundamente isso, seja encarnada ou desencarnada, na Terra ou nos confins do infinito. Ante o assombro de Maria perante os seres ali viventes, os quais nada tinham de comum com os tipos da humanidade terrena, afigurando-se extraordinariamente feios com a sua organização animalesca e com suas membranas à guisa de asas, o instrutor a esclareceu quanto às condições de vida naquele mundo e, referindo-se aos seus habitantes, disse-lhe: ?Essas criaturas que te parecem animais egressos das plagas terrestres, onde os zoófitos encontram os seus elementos de vida, são altamente dotados de sabedoria, sensibilidade e inteligência. Seus sentidos e percepções são muito superiores àqueles com que foram aquinhoados os homens terrenos e a preocupação máxima da sua existência é a intensificação do poder intelectual...?
Sendo Saturno um imenso mundo gasoso, os seres inteligentes que lá existam têm, forçosamente, que ter seus corpos sutis adaptados ao meio. Outra parte marcante diz exatamente que: ?um espírito pode beneficiar-se com o que lhe provém do exterior, mas o seu verdadeiro mundo é aquele criado por seus pensamentos, atos e aspirações...?
Já ao final do livro ela relata sobre Marte. Eis alguns trechos que deixam bem nítido a superioridade de tal planeta: ?Vi-me à frente de um lago maravilhoso, junto de uma cidade, formada de edificações profundamente análogas à da Terra. Apenas a vegetação era ligeiramente avermelhada, mas as flores e os frutos particularizavam-se pela variedade de cores e perfumes. Percebi, perfeitamente, a existência de uma atmosfera parecida com a da Terra, mas o ar, na sua composição, afigurava-se-me muitíssimo mais leve... Vi homens mais ou menos semelhantes aos nossos irmãos terrícolas, mas os seus organismos possuíam diferenças apreciáveis. Além dos braços, tinham ao longo das espáduas ligeiras protuberâncias à guisa de asas, que lhes prodigalizavam interessantes faculdades volitivas... Assegurou-me, ainda, o desvelado mentor espiritual, que a humanidade de Marte evoluiu mais rapidamente que a Terra e que desde os pródromos da formação dos seus núcleos sociais, nunca precisou destruir para viver, longe das concepções dos homens terrenos cuja vida não prossegue sem a morte e cujos estômagos estão sempre cheios de vísceras e de virtualhas de outros seres da criação... O dia ali é igual ao da Terra, pois conta 24 horas e quase 40 minutos, mas os anos constam de 668 dias, tornando as estações mais demoradas, sem transformações bruscas de ordem climática que tanto prejudicam a saúde humana...?
Muitos outros detalhes interessantes seguem-se para nos deixar realmente com imensa vontade de conhecer os marcianos. Eis que essas foram às partes que mais gostei.

Wagner 26/07/2023

Única comunicação
Um livro que me surpreendeu pela quantidade de informações e seus detalhes. Única comunicação da genitora de Chico, até temos a impressão de que ela iria ter outras comunicações futuras m, o que não aconteceu.

Daniela200 24/07/2023

Livro curto, fácil leitura, mensagens consoladoras. Uma breve visão da vida no mundo espiritual e outras orbes.

Nu 01/05/2023

Livro consolador
Dizem que para cada pessoa, o livro tem um significado diferente. Para mim, esse foi consolador nível master.

Maria João de Deus retorna do mundo espiritual para dar notícias à seu filho Chico Xavier, através de sua própria mediunidade.

As cartas que ela escreve são valorosíssimas de informações e consolação. Li e já quero reler ?

viihast 05/04/2023

Belos relatos maternos
Neste livro, a mãe de Chico nos oferece edificantes mensagens sobre sua passagem, a saudade que fica, seu mentor, e muito mais referente ao plano espiritual. Ela conta um pouco sobre como funciona o plano em modo geral, como é seu dia a dia, suas orações, suas conversas com seu mentor.
A sensação que tive, foi que através dessa leitura, conseguimos nos conectar um pouco com ela, podemos tirar muito ensinamentos de cada carta.
Gosto muito de livros com histórias de além do túmulo, e esse não foi diferente, não me decepcionou um segundo se quer, lindo do início ao fim. Muito interessante e extremamente válido os capítulos que descreve a vida em outros planetas, os tipos de evolução, certamente foi a minha parte favorita da leitura.
As cartas em si são bem curtinhas, de fácil entendimento, bem simples mas com uma imensa riqueza por trás.

"A lei de Deus é sempre o Amor. Amor é a luz que envolve o universo, é o éter vivificador, é a afeição dos espíritos dedicados, é a alegria dos bons, é
a luta que aperfeiçoa."

Eliza Cristina 22/02/2023

Cartas de uma morta
Um livro maravilhoso de fácil leitura. Trás muitos detalhes de outros planetas habitados e nos faz refletir o quanto ainda temos a aprender e evoluir.

Ângela Bittencourt Cardoso 02/01/2023

Cartas da mãe dele
Entre a ciência humana e a sabedoria espiritual sempre existiu
considerável distância. A primeira é filha do labor inquieto e transitório dos
homens. A segunda é filha das grandes e abençoadas revelações das almas.
Na primeira sobram as dúvidas amargosas e as hipóteses falíveis. Na
segunda vibram as grandes e eternas esperanças do coração do iluminado ideal da vida superior.

Vivi.Montarde 17/07/2022

O livro foi o único que foi psicografado pelo espírito que foi a mãe de Chico Xavier. Um livro com a linguagem bem clara e simples. Fácil de ler e com capítulos bem curtos.
A mãe de Chico aborda sua vivência e evolução no plano espiritual e descreve também outros planetas como Marte e Saturno. Muito interessante e esclarecedor.

Bia Morais 29/04/2022

Cartas de uma morta - opinião
Ouvi em áudio livro e gostei muito. Tem várias informações interessantes e que chamam a atenção, porém não consegui ouvir os primeiros capítulos, de explicações, nem os capítulos em que ela descreve Marte e fiquei chateada com isso.
Recomendo a leitura

Andréa Almendros 09/07/2021

Cartas de uma morta
Trata-se de cartas escritas pela mãe de Chico Xavier, relatando sua experiência pós morte.
Sempre há aprendizado quando estudamos essas experiências.