As Alegres Comadres de Windsor

As Alegres Comadres de Windsor William Shakespeare

Resenhas - As Alegres Comadres de Windsor

Michela Wakami 07/02/2023

Uma peça divertida, imagino ela sendo encenada, eu iria amar vê-la.
Demorei um pouco para entender quem era quem, pois como a maioria das peças de Shakespeare, o número de personagens excede a minha memória.
Mas no final tudo deu certo.

Isabella.Bulia 26/12/2021

A leitura de Shakespeare é sempre um pouco complicada, mas as ideias de suas estórias são também sempre ótimas.

Maria.Batagin 07/10/2022

Hilária
O personagem mais doído esse John Falstaff onde decide cortejar ao mesmo tempo as senhoras Ford e Page, ambas casadas. Inconformadas com tamanha ousadia, elas planejam vingar-se do vigarista armando uma série de confusões. Em paralelo, Ana, filha da senhora Page, se vê às voltas com três pretendentes.
Está formada uma rede de conquistas e intrigas que envolve os personagens em uma trama de final surpreendente

Obika 07/02/2023

Divertido
Uma obra de Shakespeare muito espirituosa e divertida, que também não cai em tragédia. Com toda certeza é inspiração de muitas outras.

Leila de Carvalho e Gonçalves 22/11/2017

O Escolhido Da Rainha
Publicada em 1602, "The Merry Wives of Windsor" ou As "Alegres Senhoras de Windsor" é uma das comédias mais populares de William Shakespeare e surpreende ao apresentar algumas peculiaridades:

- É a única escrita em prosa.
- Seu cenário difere das demais peças, pois retrata o dia a dia da classe média provinciana.
- Foi escrita em apenas quinze dias, encomendada por Elizabeth I.
- Seu protagonista é John Fastaff, um famoso fanfarrão e boêmio, que aparece em mais duas peças do escritor. Na primeira e segunda parte de "Henrique IV", ele é companheiro do príncipe Hal, futuro rei "Henrique V", mas considerado uma péssima influência, acaba desprezado. Sua participação foi um pedido da própria rainha que gostava da personagem e gostaria de revê-lo numa nova aventura.

O autor cumpriu a risco esse pedido. Aqui, é relatada suas peripécias ao tentar seduzir duas mulheres casadas que tomavam conta do dinheiro dos maridos. Seu único intuito era levar vantagem financeira, mas o que ele não sabia é que as duas eram comadres e, ao descobrirem seu plano, decidem-se vingar, desbancando o "Don Juan".

A peça foi baseada em dois livros de contos: "Le Tredici Piacevoli Notte", de Straparola e "Il Pecorone", de Giovanni Fiorentino, no entanto, também foi influenciada pelas novelas do escritor inglês Barnabe Riche.

Para finalizar, segue um pequeno trecho a respeito do ciúme masculino, um dos principais enfoques da história:

"Eu preferira entregar toda minha manteiga a um holandês, meu queijo ao pastor Hugo, o galense, minha garrafa de aguardente a qualquer irlandês, ou o meu cavalo castrado a um ladrão, para dar um passeio, a deixar minha mulher com ela própria. Ela enreda, rumina e trama; o que as mulheres resolvem no coração tem de ser levado a cabo; ainda que se lhes parta o coração, têm de ir até ao fim. Louvado seja Deus por causa do meu ciúme." (Ford, Ato II - Cena II)

MissCaixeta 08/05/2024

Uma peça que tem vários tramas, ciúmes, reviravoltas engraçadas; Eu vi na minha cabeça a cena sendo encenada. Claro que me perdi várias vezes com os personagens, mas para minha primeira leitura de Shakespeare achei bem interessante e divertida.