Os Lusíadas

Os Lusíadas Fido Nesti

Resenhas - Os Lusíadas

Lulu 17/03/2023

Eu sou suspeita para falar, já que adoro essa obra. Ainda não li ela inteira, mas li boa parte e estudei a estrutura, a história, os deuses, e o significado de cada coisinha ali durante quase um ano inteiro, e percebi que gostava disso. Porém, por ser uma HQ, achei que teria uma linguagem mais simplificada e uma quantidade menor de textos. As ilustrações são lindas, mas se for ler para ver se compreende melhor a obra, acho que não é de grande ajuda.

Ana 24/04/2020

Eu fui mais uma das pobres pessoas que teve que ler Os Lusíadas por livre e espontânea pressão no Ensino Médio. Mas mesmo assim, sempre dei aos escritos de Camões o devido respeito e NUNCA desmereci o imenso valor que essa obra sensacional, esse tesouro da Língua Portuguesa, tem para a nossa cultura. Só que, claro, hoje, ao ler essa versão em quadrinhos, tive muito mais prazer e entendimento do que estava acontecendo na obra, do que na época em que fui obrigada a lê-la.
Excelente pro jovem que reluta em conhecer Os Lusíadas.

Camila TQR 07/02/2024

Eu li no meu ensino médio (a alguns anos atrás), e não me lembrava de nada ??, mas aí achei essa versão em HQ, o que facilitou muito a fluidez da leitura, mesmo sendo um clássico com uma linguagem mais rebuscada.

Gostei e recomendo

Isabella.Ferreira 28/08/2021

Uma leitura difícil para quem não está acostumado com a escrita, mas com a ajuda das ilustrações fica mais fácil de compreender o contexto da história. Um livro que traz um peso cultural muito grande, sendo considerado um dos livros mais importantes da literatura

Mahh 25/10/2021

Meus caros amigos, se vcs gostam desse livro, me perdoe... mas gente KAKAKAK eu não entendi nada da história. Literalmente nada--

Iarlys 22/03/2024

Sensacional!!
Luis de Camões nos guia por uma viagem espetacular.
Recomendo!!!

- 12 quadrinhos para 2024
Desafio: Fevereiro

Izzi 29/09/2021

Pior livro da vida
Gente que livro é esse Aaaaaaa vontade de furar os olhosss mais assim nada contra kdkdkdkdkd n entendi foi é nada me senti burra

Nana 08/10/2021

Bom, as ilustrações são lindas e eu achei bem interessante a hq abordar as histórias dos outros personagens.
A escrita, para mim, foi um problema, eu só consegui entender algumas partes porque li a história adaptada antes.

Jaras 04/07/2022

Leitura chata demais, passa longe. As ilustrações dos quadrinhos feitas por Fido Nesti são muito boas, mas só isso.

Rolo 17/09/2009

"E o homem do leme disse tremendo..."
Essa em quadrinhos é bem legal! Compre e leia pro teu guri, cara!

Gabriela2272 07/11/2023

Muito difícil de entender, não está explicado bem a história e as palavras são muito antigas e difíceis. Nada recomendado para crianças

Juliana Amaro 17/06/2021

Ótimo livro
A obra máxima da língua portuguesa, 'Os Lusíadas', de Luís de Camões, recebeu sua versão HQ por meio do traço marcante do cartunista Fido Nesti. É o próprio Camões quem guia o leitor nessa viagem literária, na qual encontrará com Vasco da Gama, Inês de Souza, o Velho do Restelo e os deuses da mitologia no capítulo final intitulado “A ilha dos amores”.

gabi 17/02/2023

Muito fácil de ler, a crítica é muito boa, mas necessita de um atenção para compreender essa crítica

luli 23/04/2022

Poderia ser melhor
Minha professora recomendou que lêssemos Os Lusíadas e sugeriu que usássemos a versão em quadrinhos para entender melhor o texto.
Não adiantou de nada.
Os quadrinhos ajudam, sim, mas sinto que não houve nenhuma adaptação linguística e na maior parte do tempo eu não sabia o que estava acontecendo. É isso que vou falar no seminário.

De qualquer forma, provavelmente vou ler de novo no futuro, já que eu tenho a meta de ler mais clássicos. Só me decepcionei um pouco com a promessa não cumprida (ou apenas parcialmente cumprida).