Wikinomics Don Tapscott...

Resenhas - Wikinomics

Mr. Jonas 09/08/2018

Wikinomics
Em Wikinomics, Don Tapscott & Anthony Williams dissertam sobre os poderes da colaboração em massa e como ela está mudando a maneira como as empresas inovam. Em tempos de Wikipedia e dezenas de outros produtos e serviços co-criados por milhares de pessoas, os autores criaram o termo Wikinomics, para descrever a mistura única criada pela tecnologia e a globalização que permite que a colaboração massiva seja possível. A colaboração em massa conduz a inovação e serve como um catalisador para mudar a própria sociedade. Se você possui uma empresa, é necessário estar atento aos efeitos da Wikieconomia para conseguir inovar e se defender competitivamente, pois os consumidores querem ser mais e mais envolvidos na criação desses produtos.

Gustavo Freitas 24/12/2011

O compartilhamento em massa mudou a minha vida
Após ler esse livro, minha mente se abriu ainda mais para o compartilhamento de conhecimento. Ele mudou minha vida, pois me incentivou a conhecer o mundo da blogosfera, com o qual me envolvi logo em seguida (Março de 2008) e no qual estou até hoje.

Daniel 26/11/2010

Pg 9
Ao longo da história, as empresas se organizaram de acordo com as linhas de autoridades estritamente hierárquicas. Todo mundo estava subordinado a alguém – funcionários e gerentes, vendedores e consumidores, produtores e fornecedores terceirizados da cadeia de suprimentos, empresas e comunidade.
(...) Embora as hierarquias não estejam desaparecendo, mudanças profundas na natureza da tecnologia, de demografia e da economia global estão fazendo emergir novos e poderosos modelos de produção baseados em comunidade, colaboração e auto-organização, e não em hierarquia e controle.
Empresas inteligentes estão estimulando, em vez de combater, o crescimento vertiginoso de enormes comunidades online – muitas das quais surgiram na periferia da web, atraindo dezenas de milhões de participantes da noite para o dia.
Pg 10
(...) Mas à medida que esse processo foi ficando mais claro, muitos gerentes concluíram que a nova colaboração em massa está longe de ser benéfica. Alguns críticos, ao ver projetos ‘de código abertos’ bem-sucedidos como Linux e a Wikipédia, por exemplo, deduzem que eles são um ataque ao direito legitimo e à necessidade das empresas de lucrar.
Muitas empresas antigas estão se beneficiando desse novo paradigma nos negócios, e nós também apresentamos as histórias delas. Empresas como a Boeing, a BMW e a Proctor & Gamble existem há quase um século. Porém essas organizações e os seus líderes adotaram a colaboração e a auto-organização como novas e poderosas alavancas para reduzir custos, inovar mais rápido, criar em parceria com clientes e sócios e, em geral, fazer o que for necessário para enfrentar no ambiente empresarial do século XXI.
Pg 11
A conclusão de todo esse trabalho é surpreendente e muito positiva. Bilhões de indivíduos conectados podem agora participar ativamente da inovação, da criação de riqueza e do desenvolvimento social de uma maneira que antes era apenas um sonho.
(...) Empresas que se envolvem com essas comunidades surgidas graças à web já estão descobrindo os verdadeiros dividendos da competência e da genialidade coletiva.
(...) Líderes têm de pensar de maneira diferente sobre como concorrer e ser lucrativo, e adotar um nova arte e ciência da colaboração, que chamamos wikinomics.
(...) Na verdade, estamos falando de mudanças profundas na estrutura e no modus operadi da empresa e da nossa economia, baseada em novos princípios competitivos tais como abertura, peer production (peering), compartilhamento e ação global.

Pg 299
Ao mesmo tempo, a natureza do próprio trabalho está mudando. Ele se tornou cognitivamente mais complexo, mais baseado em equipes, mais colaborativo, mais dependente de habilidades sociais, mais pressionado pelo tempo, mais baseado em competência tecnológica, mais móvel e menos dependente de geografia.

Claus 18/07/2009

Uma ponte para os negócios 2.0
O livro é muito bom, porque mostra os novos desafios em uma economia em plena mudança. Baseado em estudos e análise de casos de empresas que adotaram o sistema de colaboração (peering), ele aborda todos os elementos que fazem parte dessa nova forma de negócios. Terminei hoje, e já ficou aquela vontade de reler, atrás de algumas pepitas que possam me orientar no meu dia a dia.

SergioSparsbrod 27/02/2009

A colaboração é o futuro
Ótimo livro. Recomendo a todos os empresários e empreendedores a ler Wikinomics, principalmente se você tiver a intenção de utilizar a internet como plataforma para alavancar os seus negócios.