1602

Neil Gaiman

Resenhas - Marvel 1602

Gu Vaz 30/01/2024

Reimaginação
E se certos heróis manifestassem seus poderes quatrocentos anos antes do que conhecemos? 1602 reimagina e desloca tais heróis numa Inglaterra permeada de tabus e mitos e o mais engraçado ao ler esse quadrinho tão interessante é perceber que os tabus mudam conforme o tempo, mas perpetuam no contexto universal.

Iago 28/01/2024

Incrível trabalho de Niel Gaiman
Minha primeira experiência com a marvel. Escolhi essa história por se tratar de um universo alternativo, comecei na DC assim tb e recomendo.

Aqui vemos os personagens conhecemos numa releitura em outro tempo. Pensado por Niel Gaiman, todos os personagens dessa saga se encaixam muito bem e os paralelos históricos são incríveis.

Temos o x-men, que assim como nas histórias clássicas são perseguidos por serem mutantes, só que dessa vez pela inquisição por serem considerados bruxos. Temos vários elementos aqui, deuses, nativos americanos, espionagem, monarquia, poder da igreja. Todos usados muito bem e sem desperdícios ou falta de conecções.

A arte muito boa tb, na maioria dos quadros passa bem a sensação dos tempos vitorianos, alguns me incomodaram um pouco na hora de representar o rosto de alguns personagens. Mas em compensação tem grande quadros dando destaques em personagens que não são humanos que são muito bonitos.

Quadrinho muito bom para começar e fugir da cronologia, ou para quem é fã de universos alternativos e x-men.
Boa leitura a todos.

Danilo224 09/07/2023

Marvel como você nunca leu
É incrível como Gaiman pega o universo Marvel e não só o coloca em outra época, mas sim, o adapta de maneira magistral. 1602 possui uma história fantástica que agrada desde o mais engajado até talvez o mais leigo dos quadrinhos. Neil não tem medo de pegar os personagens e moldá-los ao seus modos, o deixando mais incrível do que já são. As artes e a edição das HQs (eu li em versão separadas) são lindíssimas. Leitura que recomendo fortemente.

Luana 05/04/2023

Delirante história
Tentei encontrar um adjetivo melhor para a incrivel história de Neil Gaiman, mas nao consegui. Delirante é a palavra perfeita para uma narrativa que coloca os clássicos personagens da Marvel no ano de 1602, no mundo das grandes navegações e descobertas. É fascinante como ele nos leva a conhecer de novo personagens que já pareciam vizinhos de tão próximos, sem perder, de alguma forma, a familiaridade que já tínhamos com cada um deles. É fascinante e imperdível!

Flavio - @geekcorp303 12/02/2023

Esse foi meu primeiro contato com algo escrito pelo Neil Gaiman, pois, sempre achei que não entenderia seus textos, na minha cabeça era o cult do cult e eu não tenho muita inteligência pra isso (kkkk). Comprei essa edição de 1602 a mais ou menos 5 anos, e sempre adiava a leitura por conta do receio que já mencionei, daí essa semana resolvi encarar, e fui surpreendido, a escrita do Gaiman é bem tranquila, tem bastante texto e informação, mas é bem imersiva, logo nas primeiras páginas eu já tinha me conectado com a história.
Acompanhar esses personagens (que são MUITOS) numa época completamente diferente do que eu estava acostumado, foi muito bom, isso é mérito do roteiro que conseguiu trazer muito da personalidade de cada um, para esse contexto histórico que estavam inseridos, a adaptação dos poderes, os nomes e etc., me agradaram muito, e outro ponto positivo é que o autor conseguiu dar espaço para todos, cada um ali tem sua relevância e não foram utilizados de qualquer forma.
A arte é muito boa, combinou bem com o tom da história que tem uma pegada diferente do convencional para histórias de heróis, os desenhos são bem detalhados e muito bem coloridos, a colaboração entre Andy Kubert e Richard Isanove ficou ótima, eles deixaram a história ainda mais fluida com seus desenhos.

Luis361 29/08/2022

Uma viagem no tempo diferenciada
Neil Gaiman não brinca na hora do trabalho.
Sua reimaginação dos personagens da Marvel dentro do contexto do século XVII é impecável, não deixando grandes pontas soltas na HQ.
Destaque para o homem sem medo e para o Destino, recriados e inseridos de uma forma excelente.
Os desenhos de Andy Kubert contribuem de uma forma expendida para a narrativa, se utilizando da linguagem única das HQs para enriquecer a obra.

(Adorei as piadas como Peter Parquagh e sua relação com aranhas)

Igor 20/08/2022

"Com o tempo, a esperança também desapareceu. Mas a esperança, assim como os heróis, não morre com facilidade."

Dani Carrara 25/03/2022

"Se quiser prosperar nesse mundo de segredos e poderes, você precisa entender muitas coisas que aconteceram antes de sua época. Senão, como poderemos entender o nosso tempo, ou predizer o porvir?"

Leonam.Loureiro 10/01/2022

Atemporal
A Marvel é uma casa de ideias atemporal, e nada melhor para provar isso do que essa história em quadrinhos. Como é bom ver nossos personagens favoritos em uma época tão longe da originais e tendo que lidar com problemas de níveis do multiverso: destruição, paradoxos, viajantes do tempo? Melhor ainda: tudo isso escrito por Neil Gaiman

Luiz.Felipe 04/10/2021

Na vibe de What if
Uma das melhores histórias que eu já tive o prazer de ler da casa das Ideias. O que aconteceria se nossos personagens conhecidos estivessem vivos no período elizabetano e não nos dias atuais? Neil Gaiman trás uma trama complexa, divertida e cheia de referências e uma história espetacular. ?????

Felipe.Salgado 13/05/2021

Gostei muito da proposta e da forma como os heróis foram inseridos na época.

Mas confesso que esperava maior explicação sobre o Rojhaz e no final fiquei meio ????

Mas bem legal de forma geral e as ilustrações são lindas demais.

Ryan 05/05/2021

Nunca subestime Neil Gaiman
Digo isso pois o começo da HQ demorou a engatar e se mostrar realmente interessante. Claro que é mto legal ver velhos personagens em uma nova ótica, mas não se mostrava o suficiente pra manter o ritmo da leitura. Contudo as coisas mudam a partir dos 40%, quando novos personagens e reviravoltas surgem para dar um rebuliço. Gostei muito da história como um todo, é muito criativa e bem desenvolvida, mas não chega a ser perfeita ou digna de virar um "clássico", o que não é um demérito à bela trama criada por Neil Gaiman.

Lana 09/07/2020

Incrível
Incrível estória, incrível arte gráfica, a textura da capa com verniz localizado, das páginas.
A estória é muito bem escrita e a forma em que os personagens são inseridos nela a deixa mais especial, e como é contada a origem de alguns super-heróis para a época. Me surpreendi muito com o desenrolar da estória.
Tem muito tempo que essa HQ está na minha estante e se eu soubesse que era assim, teria lido a mais tempo.
Super recomendo essa HQ.

Marcelo.Castro 10/03/2020

Proposta interessante
Pegar alguns dos personagens mais famosos da Marvel e "jogâ-los" na Inglaterra elizabetana é o tipo de ideia doida que só poderia vir da mente de Neil Gaiman. Mas o resultado final é muito bom. A trama é bem desenvolvida, a arte muito bem feita e a história agrada bastante.