Harry Potter and the Philosopher

Harry Potter and the Philosopher's Stone J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter and the Philosopher's Stone

Camilla 05/07/2020

Minha experiência lendo pela primeira vez já adulta
Essa é uma das histórias mais famosas do mundo... e por isso muitas expectativas foram criadas aos longos dos anos e eu tinha medo de começar a ler Harry Potter. Eu assisti os 2 primeiros filmes há 6 anos, mas não lembrava de muita coisa (na época, eu achei o filme legal, mas acabei não vendo o resto). Eu só li agora por causa da quarentena: decidi adquirir um box da Bloomsbury porque pensei "é agora ou nunca".
A primeira coisa que me surpreendeu: por ser um livro infantojuvenil, eu esperava que a escrita fosse básica, pra dar mais foco às aventuras da história (que foi o que o Rick Riordan fez com Percy Jackson, do qual eu não sou muito fã). Mas muito pelo contrário: a escrita é sofisticada, os diálogos extremamente bem pensados para ajudar a construir a personalidade dos personagens (que são incríveis) e nos ambientar no mundo da autora. Uma das maiores dificuldades de escrever fantasia é justamente explicar o universo, e a J.K. Rowling faz isso muito bem.
Outra coisa que eu tinha ressalvas era com a história: eu não gosto muito de livros de aventura, mas a saga ao redor da pedra filosofal foi interessante e nem um pouco óbvia.
Fico muito feliz por ter lido o livro, aparentemente nunca é tarde demais para entrar nessa história.
OBS: a nota dos livros pode mudar à medida que eu for lendo a série; dei 4 estrelas pra esse pra ter espaço pros outros crescerem ;)
Fran Kukuty 06/07/2020minha estante
Amei sua resenha, uma das coisas que mais me encantou nos livros de Harry Potter foi exatamente a forma da autora trazer o universo de fantasia, com uma riqueza de detalhes e sem ficar maçante. Espero que você continue gostando dos demais.

Camilla 06/07/2020minha estante
Obrigada

Camilla 06/07/2020minha estante
Tenho certeza que a partir daqui só melhora!

Livros e Books 07/07/2020minha estante
Essa série encanta. Eu nunca me interessei por livros de magia mas comecei a ler para incentivar minha filha (nós lemos juntas) e me encantei demais. Porque a história é de amizade, coragem, e nos traz tantas lições! Amei mesmo. Leia até o fim, vale mesmo a pena. Meu livro preferido foi A Ordem da Fênix, mas na realidade todos são bons.

Camilla 07/07/2020minha estante
Ei Carolina, eu tinha pensado em deixar pra ler pela primeira vez quando tivesse filho, mas acabei sentindo muita vontade de começar agora kkk

TaizaBetter 14/07/2020minha estante
Resenha perfeita pra mim! Assim como você, comecei a ler a saga Harry Potter já adulta, a minha ideia era começar a ler um livro em inglês que me prendesse e que a linguagem crescesse aos poucos para que eu também fosse adquirindo vocabulário ao longo da leitura. Super recomendo pra quem também está iniciando a leitura de livros em inglês, apesar da maior parte do vocabulário ser atípico (do mundo da magia). Ótimo livro também pra introduzir outro idioma nas crianças!

Camilla 14/07/2020minha estante
Sim Taiza, concordo muito. É engraçado porque eu consegui muito bem ver porque essa é uma série que a experiência não varia muito através das gerações, é escrita de um jeito que qualquer um pode aproveitar.

Igor Façanha 23/02/2022minha estante
Que resenha boa

CarolBiasi 03/04/2024minha estante
Adorei a sua avaliação do livro e da escrita!curiosa pra ler o que achou dos seguintes

Maria1691 03/04/2024minha estante
Eu não gostei muito não e do meu tipo eu vi da capa parece mais legal mais eu não gostei essa e a minha opinião.

Sofi 16/01/2022

Esse mundo é realmente mágico
Não tenho muito o que dizer, né?! A primeira vez que li Harry foi uns anos atrás, li no formato físico, dessa vez foi em audiobook, e foi incrível! Fiquei sempre lembrando do filme e o sentimento de nostalgia e magia foram sensacionais, to doida pra ver o primeiro filme de novo! E agora, vou seguir pra leitura dos próximos livros :)

Karina 31/12/2020

"After all, to the well-organised mind, death is but the...
... next great adventure."

Ler este livro em inglês não foi uma tarefa muito fácil. Havia muitas palavras que eu desconhecia, mas não fiz questão de traduzir uma por uma, mesmo porque quando eu traduzia ficava ainda mais confusa... Então segui lendo, como eu já li duas vezes este livro em português há bastante tempo, não me perdi na história.

Alguns detalhes eu não me lembrava que aconteciam, e foi muito legal redescobrir! Acho que se eu não gostasse tanto dessa série de livros não teria conseguido motivação suficiente para terminar de ler... haha Espero que ao final do sétimo eu esteja compreendendo com mais facilidade!
Fe 31/12/2020minha estante
Eu comecei a ler ele em inglês também! Fui na mesma ideia que você falou. Não adianta traduzir palavra por palavra, estou indo no sentido da frase!

tinhooo 08/06/2021

eu tenho o box dos livros em inglês há muito tempo, mas eu nunca li, daí resolvi aproveitar que já tenho e praticar o meu inglês. gostei por ter conseguido ler e tals, porém não é fácil sabendo agr quem é a autora...

Diana.Isabel 30/01/2022

Já tinha saudades de Harry Potter o livro em inglês é muito melhor que em português porque tem mais informação.

Teka Maia 14/04/2021

Foi um desafio ler em inglês. Mas já que conheço a obra em português , foi um bom desafio.
As partes que mais gosto é quando Harry recebe a carta de Hogwarts, a partida de quadribol. O jogo de xadrez bruxo.

LuanaSP 04/06/2009

Boa pedida
Pra quem gosta de ler em inglês, ou quer treinar mais, é uma boa pedida reler a saga do Harry Potter em inglês. Os livros são baratos (em papel jornal) e os livros são ainda mais divertidos porque as brincadeiras linguísticas não se perdem na tradução.
M. 30/01/2012minha estante
Fora que a tradução deixa o livro muito 'bobinho', o que faz muita gente não gostar dele (eu sou uma das que não teriam gostado se não tivesse lido em inglês).

Rodrigo Oliveira 21/02/2013minha estante
Meu livro em inglês acabou de chegar de Londres. Vou lê-lo e pretendo reler a saga inteira em inglês.

Felipe Gus 28/10/2015minha estante
AOnde posso conseguir uma versão em pdf , mas em inglÊs?

Gabi Rocznieski 30/10/2021

Perfeito
Como fã de Harry Potter não posso dizer nada mais que perfeito. Li o livro muito depois de assistir o filme e estou ainda mais encantada com a genialidade de J.K.

Gui.Marques 18/10/2021

Gostei da escrita da J.K. Rowling, mesmo sendo ainda o primeiro volume, já é possível perceber algumas diferenças entre o filme e o livro. Estou ansioso para ler os próximos, e espero que sejam tão bons quanto dizem que é.
Katiany 18/10/2021minha estante
Eu não gostei muito desse, mas mesmo assim quero ler os próximos.

Ray of Light 10/01/2022

Free Britney
Sou familiarizado com essa saga desde criança também, acompanhei parte de fenômeno mas me esquivei da leitura por muito tempo. Especiais com elenco, filmes novos, e a recente liberdade concedida à sua autora, Britney Spears, fizeram-me encarar de vez a leitura desses livros.

Conhecendo pelas adaptações, o enredo continua tão delicioso e encantador como é nas telas, assim como em suas páginas. O meu elemento preferido da saga é sua narrativa de mistério, por mais que o brilho do mundo mágico de Spears ofusque, em um primeiro momento, a narrativa da saga, coletar as pistas e juntar as peças realmente adiciona muito à diversão proporcionada pela leitura.

Em suma, tive poucas surpresas, sendo a melhor delas acompanhar tudo pela visão de Harry Potter, que é realmente um menino de ouro.

Anne Ferreira 13/07/2020

atemporal
Eu fiquei com muito medo de reler esse livro e achar muito infantil, ou achar que minha época já passou, mas é incrível o quanto HP não fica velho. È um livro que sempre vou recomendar. Te prende a atenção, é original e cativante. Ler em inglês foi uma experiência maravilhosa, não foi uma leitura desgastante. Apesar de que alguns termos foram difíceis de entender, fluiu muito bem

Miriam172 31/01/2023

Que delícia ler no original!! Amei! Apesar de ter lido várias vezes na adolescência, tinha vários detalhes que eu já não lembrava!

Carolina Santana 11/08/2020

Meu primeiro livro em inglês!
Meu primeiro livro em inglês não poderia ter sido outro. Muito feliz em ter relido esse livro dessa vez no original e ainda acompanhando os vídeos do projeto Harry Potter at Home. Quentinho no coração necessário. Amo muito!

Carous 25/06/2020

Ah, esse livro é tão gostosinho! Pena que a autora teve que estragar toda a magia e o carinho que sinto por essa saga sendo maldosamente transfóbica! Realmente me deixa em conflito entre amar a saga e não enaltecer demais uma pessoa tão cretina.

Eu não me lembro o que senti quando li Harry Potter pela primeira vez - lembro da razão de ter pego o livro.
Diferente de muitos potterheads cuja paixão por ler foi despertada por causa desse livro, eu já era uma leitora voraz antes da alfabetização por encorajamento dos meus pais. Não falo isso para me gabar. É mais para explicar minha relutância na época em seguir a moda de ler este livro, e como fiquei pasma ao ver as crianças ao meu redor descobrindo que ler era... legal. Tipo, sim, é maravilhoso, você só descobriu AGORA, aos ONZE anos?!

Na mesma época em que lia esta série, estava vidrada na série A mediadora, da Meg Cabot. Bons livros, mas não tão complexo quanto Harry Potter.

Aliás, Harry Potter foi sim a primeira obra que peguei que achei extremamente bem escrita, amarrada e complexa. Nunca havia pego um livro que tinha mais para contar do que o primeiro da série demonstrava e foi uma surpresa descobrir que estava tudo conectado e caminhando para os eventos de Harry Potter e as relíquias da morte. Certamente foi uma viagem divertida - e pouco solitária desta vez já que tinham uma multidão de leitores do bruxinho.

Quando JK Rowling foi desagradável a ponto de atacar a marginalizada comunidade trans a troco de nada, muitos disseram que a prosa dela em sua obra mais famosa nem era tão boa. Básica, simples. Mas para uma não-nativa de ingles, achei maravilhosa, encantadora e bem amarrada. Toda frase parecia ter sido pensada para se encaixar perfeitamente na história e fazer um conjunto harmonioso com o resto do livro. Eu gosto disso e vi poucas vezes em livros. Parecia que a escritora não queria desperdiçar nenhuma palavra e não as colocava à toa.

Harry Potter and the sorcerer's stone me fez companhia durante esse isolamento social em que, pela primeira vez, tinha ataques de ansiedade e pânico. Confesso que demorei muito para abraçar meu carinho e amor pela série, e infelizmente essa decisão veio quando a escritora não podia mais segurar seus preconceitos para si - custava 0 libras fazer isso.

Nesta releitura eu vi que me lembrava basicamente de todos os acontecimentos, mas isso não me surpreende. É um livro pequeno sem muitos enigmas e revelações. Porém é um alívio ler sabendo das respostas, então minha ansiedade diminui.

Mantive a mesma opinião da minha versão de 9 anos sobre os personagens; gosto das mesmas pessoas e desgosto também dos mesmos personagens (sim, estou olhando para você Snape e Malfoy). Mas agora olho com mais atenção para as intenções de Dumbledore, para as informações que a escritora acrescenta e tenho um carinho especial por Rony Weasley, tão injustiçado nos livros, nos filmes e pelos fãs - ele é apenas um garoto numa gigantesca família, à sombra dos melhores amigos, que quer se destacar - e talvez ter certeza de que sua família e amigos o amam em primeiro lugar, pra variar.

Espero que um dia JK Rowling reveja sua visão sobre pessoas trans e pare de atormentá-las. Esta saga foi muito importante para muita gente - embora não seja perfeita, mas erros dos passados podem ser corrigidos. - e é uma pena que agora esteja maculada.
Magasoares 25/06/2020minha estante
Só por mera curiosidade, o que a autora falou sobre os trans? Desde já agradeço

Carous 26/06/2020minha estante
JK Rowling há um tempo faz comentários invalidando pessoas trans, curtindo tweets de mulheres declaradamente transfóbicas. Este ano deu um ataque porque leu numa revista a expressão "pessoas que menstruam" e cismou que isso apagava as mulheres cis. Daí seguiu uma sequência de tweets em que ela confundia sexo com gênero, dizia sentir medo de ser agredida/abusada no banheiro feminino por um homem cis se passando por mulher trans e mais absurdos. No Twitter e no Google há muitas reportagens detalhando todas as besteiras que ela acredita.

Magasoares 26/06/2020minha estante
Obrigada, Krous ?

Paula 12/11/2020

Sempre fui resistente em ler Harry Potter, resolvi dar uma chance e não me arrependo.
Debora.Mello 12/11/2020minha estante
Comigo aconteceu a mesma coisa ?

gabs 12/11/2020minha estante
que bom, vc não vai parar te garanto