Amigos Inimigos

Resenhas - Amigos Inimigos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Camilla 23/12/2020

Descobrindo o amor
O livro conta a história de Maria e Jack, que eram melhores amigos durante a infância, porém, com o passar dos anos acabam distanciando-se, e atualmente, possuem uma convivência complicada, sempre evitando conversar um com outro, e quando "conversam" ocorre discussão.

Os amigos de Maria são bem divertidos, e apesar de terem personalidades diferentes, são bem unidos. E isso pode contribuir muito na relação de Maria e Jack, que aos poucos irão se reaproximando, ambos querem reconquistar a amizade que tinham quando crianças, mas tentam evitar o assunto, encobrindo o amor que sentem , pelo "ódio" mútuo , dessa forma, tornam-se amigos inimigos.

A trama é cheia de conflitos, decepções, problemas familiares, e muito mais. Situações típicas dessa idade, além disso, o livro é super divertido, em alguns momentos é impossível conter o riso. Como eu havia mencionado, os amigos de Maria são divertidíssimos!!! apaixonei-me por cada um deles, e até mesmo, me identifiquei com alguns dos personagens.

A linguagem é super gostosa, o texto é bem construído, e possui uma narrativa envolvente que te prende na história, exemplo disso: eu, que li Amigos Inimigos em uma tarde, que acabou tornando-se maravilhosa. Esta obra é dedicada ao público infanto-juvenil, mas recomendo para todas as idades! não tem como não se deliciar ao lê-lo. Além dos conflitos, o livro possui valores importantes como por exemplo: a importância do carinho e apoio da família, a verdadeira amizade, e claro, a descoberta do amor.

Lourenço v 24/05/2016

gggkvnlbnm
qqeety

Aryane Kautnick 01/03/2016

Na infância, achavam-se inseparáveis, amigos feito carne e osso e confidentes fiéis. Mas os anos passaram e, com a chegada da adolescência, Maria e Jack se distanciaram cada vez mais. Hoje, mal se olham ou se suportam. Porém, a vida dá voltas e de onde parece ter só raiva pode começar um sentimento novo para ambos.

O objetivo do livro, como a autora mesmo fala, é buscar novos leitores, resgatar no publico infanto-juvenil o interesse pelo universo literário. Por isso, o livro é leve, realista, com histórias do cotidiano e sem muito "drama".

Não é algo muito envolvente ou com um mistério que te prende, mas são 100 paginas que passam despercebidas. Seu lado bom é que realmente não é nada maçante.

Um livro para se ler em uma tarde; uma história simples, ideal para leitores inciantes e aos que querem terminar o dia com algo tranquilo e divertido. Sem dúvida um aventura que vale a pena ler!

site: http://codinomea.blogspot.com.br/

Erika Costa 26/05/2015

[RESENHA] Amigos Inimigos - Vanessa Martinelle
Olá meus lindos!! Como estão? Eu estou bem :3
Vamos a uma resenha de um livro super fofo *-* Faz um tempinho que tenho o livro Amigos Inimigos é uma leitura leve, engraçada e com personagens hilários.
A autora Vanessa Martinelli se tornou uma das minhas favoritas na literatura brasileira. Gostei tanto deste livro. O que me deixou triste é que tem bem poucas folhas, a autora poderiam ter acrescentado mais páginas.
Soube que tem o segundo livro que se chama Amigos Inimigos - A formatura, e tenho certeza que deve ser muito divertido.
Maria e Jack não se suportam ou fingem fazer isso. Na infância eles eram amigos inseparáveis, melhores amigos, viviam um na casa do outro, ainda mais por serem vizinhos e a mãe de cada um serem amigas. Mas o tempo passou, eles cresceram e a amizade foi se tornando tão distante.
Os dois estudam na mesma escola e ainda por cima na mesma sala, então já viu né.
Maria possui as suas amigas: Morgana, Patrícia e Camila, elas são personagens hilárias. Morgana é aquela rica que não está nem ai para o que pensem dela. Patrícia, como diz Maria, é linda mas vive no mundo da lua e por fim temos Camila, ela está passando por uma situação familiar difícil, os pais estão se separando e parece que não dão nenhuma atenção a ela.

A aproximação de Jack e Maria se dá na aula de português em que Maria está chamando Patrícia, só que ela não ouve, pois como eu disse logo acima, vive no mundo da lua. Até que um garoto lá atrás fala:

"-Patrícia, ô sua surda, todo mundo já sabe que a Maria quer falar com você!
Um rapaz alto e magro, com cabelos castanhos e uma cara debochada era o dono da voz."
Pág.14

Continue lendo no Blog!

site: http://maisumpracolecao.blogspot.com.br/2015/03/resenha-amigos-inimigos-vanessa.html

Geeh 24/03/2015

“Você Já teve um amigo-inimigo??”
A algum tempo recebi esse livro da autora para análise, junto com ele veio uma cartinha da própria explicando que se tratava de um livro destinado ao publico infantil e que deveria ser lido com isso em mente. Então, hoje começo a minha resenha com o mesmo aviso. É um livro infantil,que retrata o cotidiano adolescente, com amigos, escola, intrigas, idéias e amor juvenil inocente.

O mais fantástico deste livro é o fato de que se você é um leitor que já passou dessa faze, vai conseguir ter uma idéia e "se observar" como era na escola e relembrar esses momentos, pois é uma historia simples, mas bastante realista. Afinal, quem nunca teve aquele amigo(a) que era "afim", mas, que implicava com ele só para disfarçar e ninguém perceber?

“Nem ela entendia o que estava acontecendo. Quando os olhos se encontraram um sentimento estranho remexeu dentro deles.”

Quando iniciamos a leitura somos introduzidos ao cotidiano de Maria, uma adolescente que está passando por problemas na escola por conta de um certo menino “desagradável”, seu ex melhor amigo, Jack.
Durante a infância, Jack e Maria eram inseparáveis, já que suas mães eram amigas. Mas, o tempo passou, e o que era uma amizade solida e verdadeira se tornou implicância e brigas.

Mas a convivência forçada pelas aulas e os trabalhos em grupo, fazem com que Maria e Jack comecem a descobrir juntos um novo sentimento, algo inédito e inexplicável para ambos, mais forte do que a amizade de infância e muito mais solido, mas infinitamente mais assustador.

Enfim, como eu falei lá em cima, é um livro infantil e se você seguir meu conselho e o da autora, de ler de coração e mente aberta, levando em consideração que é um livro destinado ao publico jovem, vai se tornar uma leitura extremamente agradável, prazerosa e bastante divertida. É impossível não se apaixonar pela determinada Maria e pelo fofo do Jack. Vanessa Martinelli soube construir seus personagens e suas personalidades de forma bastante realista, cada qual com suas características únicas e suas bagagens emocionais.

Amigos Inimigos é um livro curtinho, com apenas 100 paginas, é uma leitura de um dia, e levando em consideração a escrita simples, fácil e fluida da autora, pode ter certeza que você vai ler em “uma sentada”.
Sobre o livro físico, ele também é muito bem feito e elaborado, com uma diagramação simples, mas de qualidade, uma revisão super bem feita, paginas amareladas e uma fonte agradável para a leitura. Já a capa, é algo a parte. Para quem não sabe, a autora também é formada em Educação Artística e o desenho da capa foi feito pela própria. E convenhamos, é lindo. A capa toda é de muito bom gosto, a prova de que menos sempre pode ser mais, sem contar que reflete bem o clima da historia.
Nem preciso dizer que adorei o livro, já que sou suspeita para falar desses livrinhos juvenis, que como vocês sabem, me encantam completamente e dominam minha estante.
Quem procura uma leitura simples, despretensiosa e rápida, mas de boa qualidade, esse é o livro certo!

site: http://livrosdeelite.blogspot.com/2015/03/resenha-amigos-inimigos-vanessa.html?showComment=1427118763820#c8385417325938729104

Tai 11/02/2015

E você? Já teve um amigo-inimigo?
Amigos inimigos fala sobre um grupo de amigos (e não tão amigos assim) do nono ano: Maria, Morgana, Camila, Patrícia, Jack, Mauricio, Pedro e Gertrudes.

Pedro e Camila são nerds, Jack e Mauricio são jogadores de futebol, Patrícia é hippie, Morgana é meio emo-roqueira, Maria parece ser uma menina comum e a Gertrudes, bom... É a Gertrudes. Hahahaha

Tem uma parte em que eles vão jogar paintball, meninas contra meninos, mas Gertrudes acaba ficando no time dos meninos. Aí, do nada, antes de o jogo começar, ela grita:
“- Vamos acabar com elas! Somos fortes! Somos homens!”
Tipo, tão Gertrudes! hahahahaha

O livro é como um filme adolescente da Disney. Não neguem, vocês já assistiram filmes da Disney e sabem do que estou falando! (xD)

Desde o começo, desde o título, a capa e a sinopse já sabemos que Maria e Jack terminarão essa estória juntos. As surpresas vem dos outros personagens mesmo, que são típicos pré-adolescentes do nono ano!

Todos são bem diferentes e bem construídos, o que deixa a estória legal. A trama é simples, leve e rápida de ser lida, e me lembrou da minha turma do fundamental maior. (nostalgia básica)

Creio que não tenho reclamações de Amigos Inimigos. A capa combina com a estória, a diagramação é boa, a revisão está o.k. E tem continuação, que eu espero ler em breve! O livro só não ganhou mais estrelas pela falta de maiores surpresas na trama.

É isso, leia e relembre o tempo em que você era jovem e “doido” que nem eles. (ou, se você ainda está nessa fase, se veja nas páginas do livro.)

site: http://fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br/2013/11/resenha-amigos-inimigos.html

Arca Literária 15/12/2014

leia a resenha no link http://www.arcaliteraria.com.br/amigos-inimigos/

Tracy Anny 06/10/2014

QUARTA-FEIRA, 22 DE AGOSTO DE 2012
Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?

Que livro fofo!!! Tanto tempo que não lia um livro leve como esse, me fez até querer escrever as resenhas que estou devendo, rs.

Quem nunca se apaixonou pelo amigo de infância? Aquele garoto que fazia tudo por nós e que achávamos um horror pelo incômodo -, até que um dia, sentimos falta e quando vamos ver: Estamos apaixonadas por ele!

Eu bem me lembro de quando isso aconteceu comigo... Foi tão mágico, tão inocente e deu até saudade, mas só às vezes.

O livro foca exatamente nesse fato que a maioria das garotas passam. A história nos transporta a momentos importantes e até corriqueiros, que já passamos e esquecemos. E, essa lembrança é justamente para nos recordar que a felicidade está nos pequenos momentos da vida. E de flash em flash, nossa vida pode mudar radicalmente após uma pequena descoberta de algo que deixamos passar.

Tá afim de uma leitura leve e doce? Leia esse livro, com certeza você vai se lembrar da sua adolescência, das brincadeiras gostosas e dos primeiros amores por quais você passou. E poderá analisar como as coisas evoluíram ao longo dos anos.

Para mim, Amigos Inimigos, de Vanessa Martinelli (Novo Século, 104 páginas, R$ 29,90), deixou doces lembranças. Recomendo.

site: http://www.meninadabahia.com.br/2012/08/amigos-inimigos-vanessa-martinelli.html

Oliveira 20/09/2014

Blog | Literatura: Um Mundo Para Poucos
Olá pessoas! Hoje finalmente volto a escrever para o blog, com animo não totalmente renovado, porém com a personalidade em mudança. O livro sobre o qual vou falar foi escrito por Vanessa Martinelli (fofa e atenciosa), nos dando o conselho de realizar a leitura com olhos de meninos e meninos de treze anos.

Mesmo sendo um livro breve, "Amigos Inimigos" nos conta a história de Maria e Jack, dois adolescentes que já foram melhores amigos quando crianças, mas conforme foram crescendo, separaram seus caminhos; de maneira completa e com o aparente objetivo de demonstrar as crises, intrigas e pensamentos pré-adolescentes, de forma a ajudar quem passa ou passará por isso a atribuir um sorriso ao rosto por saber que não está sozinho.

Vanessa escreve de maneira simples e fluida, expondo de maneira divertida os conflitos que por vezes nós mesmos criamos quando adolescentes, e o que é mais surpreendente e louvável, completa os raciocínios e situações com pensamentos e ideias que condizem com as relações e percepções juvenis. As coisas acontecem de forma rápida, opiniões são mantidas por teimosia e a impulsividade está presente com tramoias e aventuras.

Há quem venha a argumentar que algumas situações são exageradas e não condizentes com a realidade, mas a isso eu digo: se você estivesse no lugar de outra pessoa analisando sua vida, acreditaria em tudo ou veria pequenas coisas como surreais e estranhas? Pense nas diferentes realidades e personalidades e permita-se incorporar nessa bela mescla que a autora criou, sabendo expressar as diferenças sem que elas se tornassem passíveis de favoritismo ou ofensa e aborda também dilemas familiares, como pais ausentes, mães que sustentam seus filhos sozinhas e pouca (ou falsa) atenção e compreensão em um lar.

Mas vamos à parte mais interessante de meus comentários. Tenho comigo que o fato de se ler pode juntar duas coisas básicas para nosso bem-estar: conhecimento e entretenimento. E com "Amigos Inimigos", tal coisa tornou-se realidade. Podemos encontrar graça nas menores situações e palavras, sem parecer forçado.

Uma coisa que me esqueci de mencionar logo acima (a anotação havia se perdido nas páginas do livro ¬¬) é que a linguagem adotada pela Vanessa para escrever, apesar de simples e de uso comum, não possui gírias em sua jovialidade, liberando-nos de possíveis problemas de compreensão (acreditem, algumas gírias não fazem sentido para mim nem depois de saber seu significado) e habilitando o livro para ser lido por qualquer pessoa, de qualquer idade e tempo.

Enfim, o resultado do trabalho de D. Martinelli foi um livro de uma narrativa rápida com uma história comum, divertida além da conta, que pode ser livro por todos que tiverem a facilidade de conectar-se com seu eu mais jovem ou ao que considera-se o estereótipo juvenil atual.

site: http://literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br/2014/09/resenha-amigos-inimigos-vanessa.html

Vitor Lacerda 25/03/2014

Resenha - Amigos Inimigos - Blog SV Livros
Sim, já tive um amigo inimigo.

Maria é uma garota comum, vive com sua mãe e seu irmão, Américo do Sul (Não estranhe o nome, a mãe de Maria tem um dom para fazer nomes estranhos). Pelo menos nisso, Maria teve sorte.
Ela tem vários amigos e eté um... Amigo Inimigo. Isso mesmo.
Sabe aquele amigo que mexe com você, e sempre te deixa irritado? Esse é Jack.

Você irá dar altas risadas com esse livro (eu dei).
Amigos Inimigos é um livro com uma história envolvente e engraçada.
Me identifiquei muito com esse livro.
Se minha Amiga Inimiga estiver lendo essa resenha... Sim, é de você mesmo que estou falando.

E você? Já teve um Amigo Inimigo?

site: http://svlivros.blogspot.com.br/

Paola 12/02/2014

Amigos Inimigos
As resenhas que eu tinha lido anteriormente sempre diziam que o livro era pra ser lidos com olhos de 13,14 anos, e faz sentido. As dúvidas que temos nessa fase parecem excruciantes, e as piores do mundo. As vezes parece que as dúvidas nunca irão embora, e que só problemas vão existir. Eu me lembrei de viver cada dúvida pela qual a Maria e suas amigas passam na história. Além de serem uma simpatia, todos os personagens são fáceis de se relacionar. Eles ficam pensando no que fazer, e tentando interpretar as ações dos outros. Tipo, o que quer dizer isso que ele falou? São coisas que a gente faz o tempo todo quando está conhecendo pessoas e fazendo amigos.

Leia mais:

site: http://uma-leitora.blogspot.com.br/2013/11/amigos-inimigos.html

Caroline Curi 18/01/2014

Por Caroline Curi.
Quando recebi esse livro, havia também um bilhetinho da Vanessa em que dizia para que eu lesse essa história com olhos de 12/13 anos, pois ela o escreveu para a filha e para quem inicia nesse mundo maravilhoso da literatura. Então, assim o fiz e me apaixonei! Pena que a história foi tão curtinha, haha.

Na infância, Maria e Jack eram muito amigos, mas conforme o tempo passou, eles cresceram, acabaram se afastando e agora vivem brigando e implicando um com o outro. Aquela famosa fase do clube do bolinha x clube da luluzinha. Até Maria e Jack começam a se reaproximar e um novo sentimento parece querer surgir.

Eu fiz o que a Vanessa pediu e li como se tivesse os meus 12 anos e adorei a história! É uma história bem simples e, por isso, se tornou tão encantadora. Maria e Jack me conquistaram tanto que fiquei com vontade de ler mais depois que o livro terminou. São 100 páginas que passam sem você sentir e, no fim, você pede mais. Tanto que deixo aqui o meu apelo para uma continuação da história desses dois adolescentes e de seus amigos também.

site: carolinecuri.blogspot.com.br

Cássia | @procureiemsonhos 09/01/2014

Clima adolescente
Amigos Inimigos é um livro infanto-juvenil muito rápido de ser lido e de fácil entendimento. Nele conhecemos Maria, uma garotinha muito simpática que está passando por mudanças em sua vida. A primeira delas é a reaproximação com Jack, seu grande amigo de infância que tem como objetivo infernizar a vida de nossa protagonista. Maria também tem uma quedinha por Maurício, o garoto mimado da turma, e suas grandes amigas são Morgana, Camila e Patrícia, além de Gertrudes. E também temos a presença de Pedro, que é amigo de todos.

O objetivo do livro é mostrar, sem muita enrolação, como os relacionamentos entre pré-adolescentes funcionam. São dilemas vivenciados no dia-a-dia que causam certo impacto no relacionamento da turminha, fazendo com que (de certa forma) parem e pensem sobre o que está acontecendo. Algumas intrigas acontecem no decorrer da história, mas não é nada muito grave. Por isso o nome Amigos Inimigos. A visão que tive foi a que o nome não é relacionado apenas a Maria e Jack e sim a todos personagens envolvidos na história.

Gostei de como a autora trabalhou a questão do ciume, tanto no círculo de amigos, como nas paixonites. Me fez recordar de quando eu era a Maria e existia um Jack em minha vida. Mas o mais curioso foi como Vanessa conseguiu transmitir em suas palavras as mudanças de sentimentos que podemos sentir, tanto numa amizade, como em uma paquera.

A leitura é recomendada para qualquer idade, mas é preciso ter a visão de alguém com, pelo menos, uns 12 anos. Acredito que seria um ótimo livro para crianças (na faixa de idade citada) começarem a se interessar por esse mundo encantador.

O segundo livro já foi lançado Amigos Inimigos - A Formatura e estou muito curiosa para saber o que acontece com essa turminha, e se tudo o que imaginei realmente vai acontecer.

site: http://www.procurei-em-sonhos.com/2013/12/resenha-amigos-inimigos.html

Roberta - @rkrutzmann 26/12/2013

{Resenha} Amigos Inimigos
Amigos Inimigos conta a história de Maria e Jack. Os dois sempre foram muito amigos quando crianças, porém quando o tempo foi passando e eles crescendo pararam de se entender e começaram a implicâncias. Os dois estão no ensino médio e são colegas de classe, Maria não se lembra porque sua amizade com ele terminou, porém não o suporta mais devido as suas brincadeiras.

"Às vezes preenchia os espaços vazios do sutiã com bolinhas de papel, rezando para que estas não resolvessem saltar para fora, na frente de um menino interessante."

O livro é superpequeno e bem rápido de ser lido, porém indico ele para uma faixa etária entre 12 a 15 anos, pois os personagem além de terem mais ou menos essa idade, eles são bem infantis. Acredito que a autora criou seus personagens assim justamente para atingir seu público alvo: os adolescentes. Até poderia dizer que é mais voltado para os "pré-aborrecentes".

"Não lembrava quando simplesmente haviam se afastado.
'Provavelmente quando ele se tornou esse bobo irritante', concluiu."

A história possui algumas características que me chamaram a atenção por serem bem "viajadas", mas também possui algumas tiradas muito engraçadas, tornando impossível segurar a risada.

"Maria olhou a amiga e constatou que esta continuava viajando em um mundo só seu. Essa era Patrícia, linda e desconectada."

Superindico o livro para a faixa etária que mencionei, pois ele mostra bem como são nossos pensamentos nessa época, sem contar que é uma leitura fácil e rápido, mais um ponto forte relacionado ao seu público, já que nessa idade não temos o costume de ficarmos muito tempo parado fazendo algo.

"Ressaca emocional. Só podia ser emocional tendo em vista que a mãe de Maria não a deixava beber nenhuma gota. Claro que as bicadas nos drinks da tia Marta em festas de final de ano não contavam."

site: http://www.apenasumtrecho.com/2013/12/resenha-amigos-inimigos.html#.Urug8vRDuGF

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6