Amigos Inimigos Vanessa M L

Resenhas - Amigos Inimigos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ju 15/09/2012

Amigos Inimigos
Eu dou muito valor para a literatura juvenil. Achei o máximo quando entrei em contato com a autora e ela me disse que escreveu o livro pensando no que a filha dela leria quando estivesse entrando na adolescência. Fico muito feliz em afirmar que ela cumpriu sua missão com maestria. Se eu tivesse uma filha pré-adolescente, daria esse livro para ela.

O livro tem apenas 101 páginas, divididas em cinco capítulos. Super curtinho e gostoso de ler! Feito na medida certa para prender a atenção do público-alvo do início ao fim. Pré-adolescentes precisam de leituras rápidas e divertidas como essa, não são pessoas muito pacientes... rs...

Eu adoro a capa!!! E ela se tornou mais especial para mim quando descobri que foi a Vanessa quem fez o desenho que a ilustra! E mais legal ainda é saber que a cena da capa realmente faz parte da história.

Me identifiquei com o livro desde que li um trecho no blog da autora. Lembrei muito dessa fase da minha vida. A gente se vê, e vê as amigas que teve (ou que ainda tem) nas personagens.

A Vanessa retrata muito bem as fases que a gente vive: a infância, quando não nos importamos se nossos amigos são do mesmo sexo ou do sexo oposto; a pré-adolescência, quando os sexos se separam abruptamente, sem precisar de motivo para que isso aconteça e, por fim, a adolescência, quando a reaproximação acontece. Super interessante ver isso sendo mostrado de uma forma tão leve! Recomendo!
Maristela 09/11/2012minha estante
Só pela capa do livro nos dá uma vontade ler, pois é um livro leve, alegre, descompromissado. Gostei da sua resenha. Bjs

Renata Lopes 27/11/2012minha estante
Tambem achei linda a capa, Gostei da descrição do livro acho que deve ser realmente bom.

Lua 27/02/2013minha estante
Literatura Juvenil, é sem dúvida a que eu mais adoro. Gostei do livro, da capa e o titulo já nos faz pensar em tanta coisa.

Adriane Rod 30/03/2013minha estante
Eu também gosto muito de literatura juvenil e esse livro deve mesmo ser muito bom.

;)

Thaís 12/04/2013minha estante
A capa é muito fofa! Este livro me lembra a minha prima (pois isso aconteceu com ela) haha..

Baah 14/04/2013minha estante
a capa dele é otima, gostei mais , achei super divertido !!

Dani 15/04/2013minha estante
Eu já li a sinopse e várias resenhas, e você retratou bem a leveza e a juventude do livro, amei a capa, e morro de vontade de ler *-*

Carla Brandão 05/11/2013

Amigos inimigos é um livro infanto-juvenil, o que não significa que quem já saiu da faixa etária alvo não possa apreciar sua leitura. Em 101 páginas, Vanessa Martinelli trata de temas que fazem parte do cotidiano de quem acabou de entrar na adolescência: amizade, escola, paqueras, briguinhas... E tudo isso de um jeito bem divertido.

Os personagens da capa são Maria e Jack. Ela, uma menina de 14 anos que mora com a mãe e o irmão mais novo. Ele, seu antigo amigo de infância e atual desafeto. Os dois estudam na mesma escola e é lá que conhecemos os demais personagens, cada um com uma característica que o diferencia dos demais: a avoada, o inteligente, a gordinha, a rebelde e por aí vai. Quando Maria e Jack são sorteados para integrar o mesmo grupo na gincana da escola, a menina começa a se questionar o motivo pelo qual o antigo amigo a incomoda tanto.

O livro é curtinho e cheio de diálogos, daqueles que a gente lê em poucas horas, sem sentir o tempo passar. A história é simples, porém doce e encantadora. Quem é mais novo vai se identificar com as situações vivenciadas pelos personagens e quem é mais velho certamente fará uma viagem ao passado. A leitura me lembou um pouco Pedro Bandeira, um autor que li bastante quando tinha 12, 13 anos e adorava! Considero uma super indicação para quem quer incentivar alguém nessa faixa etária a começar a ler ou ler mais.

site: https://blog-entre-aspas.blogspot.com.br/2013/08/resenha-amigos-inimigos-vanessa.html
Vanessa 05/11/2013minha estante
adorei! beijos!

Lais Ribeiro 17/04/2012

Você já teve um amigo-inimigo?
A pergunta acima foi o principal motivo para eu querer esse livro já que adoro enredos em que a amizade seja o foco. Respondendo a pergunta, sim, eu já tive um amigo-inimigo, que hoje em dia é o meu melhor amigo, o que fez com que eu me identificasse muito com a história, já que a gente se conheceu na época do colégio, apesar de não termos crescido juntos como os protagonistas, Jack e Maria. Então o fato de eu ter adorado esse livro é totalmente pessoal, mas penso que é possível que qualquer um goste também, independente da idade que tiver, já que o livro é literatura voltada para o público jovem, mas como dizem recordar é viver, e eu me peguei recordando um monte de coisa enquanto lia.

A sinopse é bem curtinha e é uma explicação para o titulo “Amigos Inimigos”, amigos que cresceram juntos e se afastaram com o tempo, meio que criando uma inimizade. Quem nunca passou por isso?

Mas alguns fatos na escola acabam por unir essa dupla, que junto com os outros personagens passam por situações divertidas, tensas e tristes. E é nisso que está um dos maiores méritos do livro, as situações, o modo leve como são narradas, sem artifícios que façam o leitor ficar se perguntando: Afinal da onde surgiu isso? Quando é pra divertir, você ri, quando é pra pensar, você pensa ou se for pra sentir o desespero do personagem você sente. E que personagens incríveis. Adorei as amigas da Maria, Morgana, Camila e Patrícia, cada uma me lembrando uma colega que tive na época do colégio, e como não dar risada com as loucuras da Gertrudes? Confesso que na hora da apresentação do hino meu queixo literalmente caiu, não esperava mesmo por isso...

A narração é em terceira pessoa, mas volta e meia somos brindados com o que o personagem está pensando. Acredito que esse tenha sido o único ponto que a princípio me incomodou no livro, já que estou acostumada a ler livros em primeira pessoa.

Nem preciso dizer que adorei o fim e estou ansiosa para a continuação. Recomendo.

David 21/04/2012

Resenha Amigos Inimigos
Quando recebi o livro do carteiro, e vi o tamanho do livro já comecei a tirar minhas próprias conclusões, que o livro por ser minusculo consequentemente seria mal contado e até resumido em excesso.Não demoro muito para mim começar a lelo e já percebi que as perspectivas para a história eram super diferentes.
Maria, um adolescente comum que não é feliz com o seu próprio corpo, e sempre esta brigando com o irmão. Mais um dos seus maiores problemas é o seu antigo amigo Jack, que esta sempre fazendo brincadeiras idiotas e se metendo em sua vida.Com o decorrer do tempo e os acontecimento na escola acabam unindo essa dupla, junto com outros amigos da escola de Maria, passam por varias situações desastrosas.
Gostei de cada personagem, desde Patricia a mais desligada, boba e sem noção para a Morgana a rebelde, rude e grossa, autora soube bem especificar eles em poucas palavras e ainda por cima nos surpreendeu com a retardada da Gertrudes.Quem poderia pensar que essa tolinha tinha uma voz tão linda!
Não a muito o que falar deste livro (já que ele é pequenininho), somente acho que a autora podia ter feito um livro maior, com mais cenas, brigas, loucuras e etc. Mesmo assim agradeço a Vanessa por ter me mandado 2 exemplares, mesmo eu te falado alguns pontos negativos, não pensem que eu não gostei do livro ok?

Nelson 09/04/2012

Comecei a ler sem muita pretensão... Mas surpreendeu...
Leitura despretensiosa e muito agradável. Surpreendeu pela boa qualidade de escrita e fluência do texto. Comecei a ler e não parei até terminar, no mesmo dia. Diferente dos livros destinados ao público jovem, é divertido e não aborda violência, nem sexo, nem o desrespeito com pais e mães. Parabéns à autora e espero que outros da mesma série sejam lançados em breve.

Evellyn 13/06/2012

Fiquei bem interessada no livro após ver a capa bonitinha e a sinopse cheia de te-odeio(mas-deve-ser-porque-te-amo).

O livro é narrado em terceira pessoa e foca em Maria, uma adolescente do nono ano que tem seu grupo de amigas mais chegadas: a avoada Patricia, a inteligente Camila e a rebelde (e rica) Morgana. Maria odeia Jack (sim, com nome americano e tudo), que é seu vizinho e costumava ser seu bom amigo de infância, mas depois que eles cresceram, se afastaram.

Jack é um rapaz muito legal; ele tem uns 14 anos e age como o menino dessa idade. É engraçadinho, tem seus momentos de implicância gratuita, mas a Maria tambem não fica atrás porque tem uma birra desnecessária pelo garoto (muito típico). O livro se passa basicamente entre a escola-amigos-atividadesemgrupo.

Minha personagem favorita do livro foi Morgana, a amiga rebelde e responsável pelas tiradas mais sarcásticas e Patricia a que vivia no mundo da lua e era meio sem noção. Cada personagem tem uma personalidade distinta e garantem momentos para todos os gostos. A história é simples, mas tem temas recorrentes na vida dos mais jovens (na vida de todos, porém a forma que é contado é bem direcionado aos mais novinhos) – escola, competição, amizades, problemas familiares...

Eu achei o livro fofinho, engraçado e teve um momento no final que até chorei – e é resquício de TPM, porque é uma coisa bonitinha sabe, mas não tem necessidade de chorar e eu fiquei emocionada! O livro é pequeno e a narrativa bem ágil, cheio de diálogos. A minha ressalva é que a historia no decorrer do livro é bem sem malicia -bem 13 anos de antigamente- e achei que ao final, parece que eles estão muito mais 'avançados' do que eram – embora tenha se passado 6 meses e eles provavelmente tivessem completado 15. Então, meio que estranhei, pois o livro é até infantilizado e ao final eles parecem mais com os adolescentes que vemos hoje.

Na verdade, ele é bem diferente do que eu esperava – acho que eu esperava algo mais YA (mais drama) e considero que seja um livro teen, bem para a faixa 10-13 anos. Então, para uma pessoa que passou dessa fase há mais de 10 anos, é um livro divertido e fofinho, mas simples – não espere uma grande lição de vida, ou um grande aprofundamento das questões, ele pode parecer superficial se você estiver esperando algo jovem-adulto e ele é infanto-juvenil. Realmente não sou o público da autora, mas recomendo demais o livro para quem é mais novo e queira se inserir no mundo da leitura – é uma boa dica de livro pra presentear. A história e o modo que ela é contada me lembrou um pouco quando eu era nova e lia livros nesse estilo

Sobre a edição, é muito bonita, a fonte é boa, a capa é bem condizente com a historia – tem uma parte que É assim. A revisão do livro não tem grandes problemas, uns dois ou três erros de separação de pensamento/narração/diálogo. UM errinho me deixou muito incomodada (e acho que a maioria nem repara, mas faço Letras e estava estudando isso esta semana, então quando eu li fiquei meio fixada), mas não causa grande estrago, até porque, como eu disse, muita gente considera isso certo – mas estou sendo chata e cricri! rs

No blog, com promoção: SEXTA

Leitora Viciada 11/05/2012

Este livro chegou até mim por cortesia da própria autora, que enviou dois exemplares autografados e uma bela carta. Foi uma enorme surpresa!
Eu adoro livros juvenis, principalmente quando bem escritos, pois eles atraem novos leitores e divertem os já experientes. Não existe apenas a questão da idade, o que mais importa é realmente o entretenimento, a leitura agradável.

Amigos Inimigos é um desses casos: um livro voltado para os adolescentes, que agrada em cheio leitores de qualquer idade. A autora reuniu uma série de ingredientes que juntos fazem do livro um sucesso e uma leitura bastante divertida.

A narrativa ocorre em terceira pessoa e a cada momento utiliza o ponto de vista de uma personagem diferente, sem deixar, no entanto, de ser imparcial na história central. Isso faz com que o leitor fique curioso sobre os acontecimentos, não sabendo explicitamente o que as personagens sentem ou pensam, mas deduzindo o que está acontecendo de uma forma indireta. É o tipo de narrativa rara em livros juvenis: a autora demonstra os fatos e sentimentos, sem perder tempo explicando demais.

Isso faz o enredo se desenvolver fluidamente, utilizando de diálogos interessantes e dinâmicos.
O detalhe mais importante do livro é que todas as personagens foram muito bem caracterizadas. Mesmo sendo um livro juvenil, a autora consegue em poucas páginas nos mostrar as personalidades e aparências de cada adolescente (e adulto) de uma forma nem um pouco monótona, sem se perder em descrições excessivas.
É através da forma de falar, do comportamento, do vestuário e dos gestos de cada um que sinaliza ao leitor como cada personagem é. Dessa forma, cada um possuindo seu próprio estilo, rapidamente o leitor os identifica e simpatiza com cada um deles.

Os protagonistas são dois adolescentes comuns, de classe média e que além de estudarem na mesma turma da escola, são vizinhos: Maria e Jack.
Eles já foram colados e os melhores amigos do mundo, quando crianças, mas no decorrer dos anos, foram se afastando. Mesmo tendo perdido a intimidade, será que a amizade realmente acabou? Então por que os dois não sabem o porquê de estarem pensando bastante um no outro? E por que estão brigando tanto? Se gostam e se odeiam...

Uma história escrita em forma de aventura, com personagens divertidas e os dramas da idade: estar acima do peso, ver os pais se divorciando ou os que são ausentes, aturar o irmão mais novo implicante, revoltas que se refletem no visual, achar graça em tudo, rir dos mais velhos.
Existem personagens diversificados: a inteligente, o esportista, o convencido, a punk, a estranha, o amigo, a líder, a distraída. Até um cachorro muito bonzinho e adultos engraçados ou esquisitos - claro, sob a ótica adolescente. Um prato cheio para o leitor.

Apesar das diferenças, a turma é unida, mesmo quando não tem essa intenção. A amizade (e o romance) está presente em todas as páginas e é uma aventura atrás da outra. Me lembrou muito os livros da época da série Vagalume. Destaque para o final fora do clichê e comovente!

Além disso tudo, a autora possui uma criatividade enorme e uma forma de escrever moderna sem se perder no coloquialismo; ou seja, consegue equilibrar um texto jovem a um texto bem redigido.

Um dos melhores livros juvenis que já li.
Me senti de volta ao início de minha adolescência, relembrei de minhas amizades da época, do ambiente escolar e até mesmo, de um "amigo inimigo" - não queria estar perto dele, mas não conseguia me manter afastada.
Este livro trata da amizade, que como tudo nessa época da vida, é muito intensa. Quando queremos que tudo dure para sempre, enquanto descobrimos uma novidade sobre a vida a cada dia.

Com certeza uma leitura super recomendada para os adolescentes e para os adultos que não se esquecem dessa fase da vida.
Livro ideal para ser utilizado em escolas, ainda mais tendo o ambiente escolar, os amigos e o primeiro amor como pano de fundo.

+ resenhas em www.leitoraviciada.com

Thami 23/08/2012

Amigos Inimigos - Vanessa Martinelli
Amigos Inimigos é como eu pensei que seria, leve e divertido, na medida certa. Um livro infantil, mais que jovens e até adultos deveriam ler.

Maria e Jack eram amigos quando criança, mais o tempo passou e com ele, a amizade se foi. Porém Maria e Jack sempre estão "juntos" pois estudam na mesma escola, moram perto um do outro e tem os mesmos amigos, e com isso começam a se aproximar novamente.

Obviamente que tem muitas brigas pelo caminho, implicância e o mais legal é que Jack não desiste da amizade de Maria.

O livro é fininho, levei horas pra ler, me diverti bastante nesse feriado com ele, e com certeza irei reler.

Camis 08/06/2012

Amigos Inimigos - Vanessa Martinelli
A Vanessa Martinelli, autora de Amigos Inimigos, publicado pela Novos Talentos, escreveu um livro bem curtinho, que qualquer um consegue ler em algumas horas. São 104 páginas divididas em 5 capítulos. Mas não se assustem, os capítulos são longos, mas as páginas são pequenas e repletas de diálogos.

Quando o livro chegou aqui em casa, eu o coloquei em cima da minha mesa ao lado do computador. Assim que minha irmã de 13 anos chegou do colégio, ela viu o livro e resolveu lê-lo. Em aproximadamente duas horas ela terminou de lê-lo. Eu não acreditei, logo ela, que é sempre tão preguiçosa na leitura. Pois é, logo ela.

Este foi o motivo pelo qual, quando eu peguei o livro pra ler, estava com uma expectativa enorme. Não posso dizer que me decepcionei, porque ele era exatamente o que eu imaginava: light, rápido, e direcionado ao público aborrecentes infanto-juvenil.

Com sua narrativa ágil, Vanessa narra a vida de Maria e Jack. Maria, que mora com a mãe e o irmão Américo do Sul (ri muito com esse nome), como toda criança teve um amigo de infância – seu vizinho Jack –, mas agora que ambos cresceram e os interesses mudaram, essa amizade se perdeu no meio do caminho e tudo o que Maria e Jack fazem é atormentar e provocar um ao outro.

Mas o livro não se concentra somente nos dois protagonistas, o que é um ponto positivo, mas também envolve o ciclo de amizade de Maria, que devo frisar: não é nada comum. Dentre todas as personagens do livro, a que eu mais gostei (assim como minha irmã) foi a Morgana. Ela é rica e rebelde, mas diferente do que você possa imaginar, ela não é nem mimada, nem revoltada. Com as tiradas engraçadas e irônicas de Morgana, você muitas vezes vai se pegar ansiando pela próxima fala dela.

Enfim, a narrativa vai te levar pra dentro do mundo desses adolescentes, com todas as angustias, problemas e bagunças comuns a eles, e isso inclui amores reprimidos.

O motivo pelo qual o livro ganhou 3 estrelas é porque muitas vezes a narrativa se tornou rápida demais e eu fiquei um pouco perdida, além de não ter um enredo tão envolvente. Mas no geral a leitura é recomendada até para aqueles que não são adolescentes, pois o livro é leve e fará o leitor descansar um pouco de tantos dramas e romances melosos. Agora, como vocês puderam ver com o exemplo da minha irmã, para o público ao qual é destinado, o livro fará muito sucesso. Então essa é uma ótima dica de presente para a sobrinha/filha/prima/afilhada/etc. desta faixa etária.

Vanessa Vieira 13/07/2012

Amigos Inimigos_Vanessa Martinelli
O livro Amigos Inimigos, de Vanessa Martinelli, nos conta a história de Maria e Jack. Durante a infância eles eram melhores amigos, mas na adolescência, passaram-se a comportar como cão e gato. Os dois frequentam a mesma escola e o mesmo círculo de amizades, mas nem assim conseguem se dar bem.

As melhores amigas de Maria são Morgana, Camila e Patrícia, cada uma delas com uma personalidade diferente. Morgana pertence a uma família de classe média alta e possui um humor ácido sarcástico; Camila é a mais estudiosa dentre as amigas e está sofrendo bastante com as contínuas brigas dos pais e Patrícia é a garota namoradeira da turma, com um corpo estilo violão, mas totalmente cabeça de vento. Juntas, elas nos entretêm com diversas aventuras e confusões.

Os amigos, juntamente com os estudantes Maurício e Pedro, ganham uma gincana no colégio, e como prêmio, vão conhecer uma pousada. Nesta pousada, que eles descobrem não ser tão maravilhosa quanto esperavam, é que muitas aventuras e trapalhadas acontecem.

Amigos Inimigos nos traz uma história leve e divertida do gênero literatura infanto-juvenil. A autora me confidenciou que escreveu o livro para a sua filha e teve grande êxito na escrita, que flui de uma maneira muito gostosa. Relembrei vários fatos da minha infância e adolescência com o enredo de Maria e Jack, e confesso ter sido uma leitura bem prazerosa. A capa do livro é bem condizente com a história e nos revela uma cena bem engraçada que acontece no livro.

O final é muito fofo e doce e não tem como não destacar o cachorro de Jack, Príncipe, que tem uma importância fundamental na trama. Maria e Jack acabam descobrindo o porquê da implicância um com o outro, e essa reviravolta é mágica. Um livro leve, divertido e que nos traz várias recordações desse período tão encantador e especial da infância e adolescência. Recomendo!

Iasmin 20/06/2012

Quando eu li o bilhete da Vanessa: Para ler com a cabeça de 12 ou 13 anos, suas palavras confirmaram tudo que eu já esperava do livro. Ele é pequeno, rápido de ler, engraçado. É aquele livro pra quem gosta pouco de ler ou ainda não tem hábito de leitura mas não quer dizer que alguém que gosta muito de ler não vai gostar. Gostei da leitura, me identifiquei bastante com os personagens e senti saudade da minha adolescência. Com toda certeza o livro tem uma simplicidade que encanta quem ler, pois por ter vários diálogos, você sente-se parte da história e vive cada experiência que aqueles adolescentes vivem, como um irmão mais novo, divórcio dos pais ou falta de atenção dos mesmos, entre outros 'problemas' rotineiros da época. Nas poucas páginas, você ri, se diverte, se surpreende, sente raiva, pena, alegria e tristeza em cada momento acontecido.

A história foca basicamente Maria, uma adolescente que não gosta do seu corpo, vive com a mãe e o irmão Américo do Sul (ainda bem que minha mãe não foi tão criativa como a dele) e Jack, um rapaz que vive de acordo sua idade, é engraçado e algumas vezes implicante, típico da idade. Eles são vizinhos e por suas mães serem amigas, cresceram juntos e foram amigos na infância. Porém, o tempo passou e eles se afastaram. Durante a adolescência sem um motivo aparente houveram muitas implicâncias um com o outro, que é uma situação normal dessa idade.

Não se pode esquecer, o grupo de amigas da Maria, que eu creio que todo mundo já teve uma amiga riquinha como a Morgana, nerd como a Camila e que vive no 'mundo da lua' como Patrícia. E os outros personagens adolescentes como a estranha e surpreende Gertrudes e os meninos também, Maurício e Pedro, com certeza você já teve um amigo ou colega como eles.

Eles formam um grupo, passam por grandes aventuras e como toda turma de escola, eles são unidos mesmo com as inúmeras diferenças, são amigos e um pode contar com o outro. Típico de grupos de escola, todo mundo já teve uma turma assim, talvez denominada de 'panelinha'.

Enfim, o livro foi muito bom de ler e o final foi bem legal. Talvez esperado pois sempre acontece isso, ou quase sempre. Mas eu indico livro para quem é novo ou para quem vai ler sem julgamento, com o coração adolescente. Pode ter toda certeza, que vai dá saudade dessa época e que você vai enxergar você e seus amigos na história.

Moonlight Books 19/08/2012

Amigos Inimigos
Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?

O livro começa com uma discussão entre Maria e seu irmão caçula, um garotinho bem peralta, chamado Américo do Sul. Cena doméstica bem comum, que nos apresenta a família de Maria, e acaba com a intervenção da mãe dos jovens e Maria percebendo que está super atrasada para a escola.
A jovem corre para chegar em tempo na escola, e no caminho encontra Morgana que lhe dá uma carona.
Morgana, é a amiga rica e extravagante de Maria, dona de um humor apimentado, uma garota capaz de comprar uma cobra como animal de estimação, imaginem o que mais ela pode fazer.
Chegando na escola conhecemos o restante dos amigos de Maria e também Jack, que um dia foi seu melhor amigo, mas hoje é o pior inimigo. Os dois vivem em conflito, basta um olhar e a discussão começa.
Será com essa turma que iremos conviver neste livro, um grupo de adolescentes que garantem boas risadas com seus dilemas. Temos Maurício, o bonitão da turma, que arranca suspiros da mulherada, Pedro e Camila, que são os mais estudiosos e centrados, a avoada Patricia, a rebelde e excêntrica Morgana, a indecifrável Gertrudes, e Maria e Jack, nossos amigos inimigos.
Vamos ter tardes de jogos de tabuleiro e bolo, muitos trabalhos escolares e até uma viagem no final de semana no Expresso Pé na Cova, rumo ao Recanto do Esquilo Querido, enfim, vamos conhecer melhor cada um destes personagens e ver até onde as brigas de Jack e Maria podem chegar.

Vanessa Martinelli escreveu este livro para o público jovem, mas recomendo para todos.
Dei muitas risadas com esta história, há uma cena de uma apresentação de Gertrudes e dos outros, que fui obrigada a parar a leitura, pois estava em um local com outras pessoas, e se eu começasse a rir, não ficaria bem.
Uma leitura leve e rápida, o livro não tem nem 120 páginas, que vocês vão adorar nestas férias.
Gostei muito de Gertrudes e Morgana, que conseguem roubar a cena com sua maluquices e Maria e Jack são muito fofos, e não há como não torcer pelo entendimento deles.

Gostaria muito de encontrar estes personagens novamente.
A capa do livro conta com ilustrações feitas pela escritora.

Barbara Sa 13/07/2012

'Amigos Inimigos' é, definitivamente, um livro que tem o jovem como público alvo, mas se você está a fim de rir um pouquinho, super indico a leitura, independente da sua idade. Maria é uma jovem de 14 anos, super apaixonada pelo galã da escola e que tem um irmão pé no saco, o Américo, ou Rico, como gosta de ser chamado. Suas BFFs são Patrícia, Camila e Morgana, juntas elas tocam fogo na escola, com personalidades diferentes, comprovam que os opostos se atraem.

A história gira em torno de Maria e Jack, amigos de infância que se separam quando a pré-adolescência chegou, e desde então, ambos só vivem brigando um com o outro. Maria tem um amor platônico por Maurício, um mauricinho fútil que não quer nada mais do que dá uns beijinhos nela, mas quando eles ganham um passeio para um hotel no fim do mundo as coisas mudam, e ninguém volta de lá como foi, exceto Morgana, porque essa daí não muda nunca.

Eu já estava curiosa para essa leitura, quando o livro chegou em minha casa corri para terminar o que estava lendo e pegá-lo para ler, então ontem me surgiu a oportunidade, e sentada no banco de uma Universidade em Salvador, me deliciei com a história de Maria. Realmente, ri bastante das loucuras de Morgana, aprendi a ser um pouquinho mais responsável com a Maria, comi que nem louca com a Camila, e fiquei absolutamente aérea com a Patricia, ah, e logicamente me apaixonei pelo Jack.

Uma história leve e divertida, uma leitura rápida e saudável, e que nos deixa com uma vontade de quero mais... Ainda bem que 'Amigos Inimigos 2 - A Formatura' já está chegando!!

Para os papais, leiam para se divertir e incentivar seus filhos, público alvo do livro, a lerem também.

Super Recomendo!

Mila F. @delivroemlivro_ 11/07/2012

Entre tapas e beijos... (rsrsrs)
Amigos Inimigos, Vanessa Martinelli, Barueri, SP: Novo Século, 2012, 104 pág.

Amigos Inimigos, publicado através do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Editora Novo Século, foi escrito por Vanessa Martinelli neste ano de 2012.

A história traz como personagens principais Maria e Jack, dois amigos de infância que ao crescerem se tornam ‘inimigos’, desse modo o livro mostra um pouco do cotidiano de Maria, suas discussões e desentendimentos com Jack, seus conflitos juvenis e preocupações escolares, enfim, o livro retrata bem o universo pré-adolescente.

A história apesar de ser curta (o que possibilita uma leitura rápida) apresenta alguns personagens engraçados e outros chatos. Destaque para as amigas de Maria: Camila (minha xará), Patricia, Morgana, Gertrudes. Um personagem que detestei foi Maurício, além de sem noção ele era mimado demais e falava mais bobagens do que qualquer outra pessoa que consigo lembrar. Entretanto ele foi escrito para ser exatamente assim.

Amigos Inimigos é um livro que não apresenta personagens que representem o mau, mas apresentam personagens que tem lados positivos e negativos. Até mesmo os principais: Jack e Maria chegavam a ser irritante às vezes.

Vanessa Martinelli escreveu um livro que considero para pré-adolescentes, com uma linguagem muito simples, uma história que foca apenas os conflitos juvenis.

Apesar de uma linguagem bem básica e ser um livro ingênuo (de uma forma boa) ele pode ser lido por todas as idades. Diversão na certa! Tem muitos momentos engraçados e descontraídos, tem um toque de humor, romance e várias descobertas juvenis. É impossível não se identificar, acredito que todos já tivemos um amigo(a) inimigo(a). Leiam e divirtam-se!

Camila Márcia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6