A carteira

A carteira Machado de Assis

Resenhas - A Carteira

1 | 2 | 3 | 4

Janaina Edwiges 16/12/2020

Honório vive um dilema moral: está endividado e ao encontrar uma carteira no meio rua se questiona se deve ou não ficar com o dinheiro. Mas a cereja do bolo é o que acontece no final do conto, que nos mostra como a vida é uma verdadeira caixinha de surpresas.

bella 29/11/2022

A Carteira
Eu sou mto fã do Machado por causa de outras obras mto conhecidas, mas nunca tinha lido um conto dele, então peguei um audiobook do spotify e QUE MARAVILHOSO!!! A escrita dele é perfeita, nunca decepciona, e o final que ele deixa vago nas histórias é mto bom

Marta 09/05/2022

Machado de Assis sendo Machado de Assis
Necessitando de 400 mil réis para quitar suas dívidas, Honório encontrou uma carteira com muito mais do que precisava, porém ele tem de lidar com um dilema, usar o dinheiro ou devolver a carteira ao dono.
Este conto nos relata a vida de um homem conhecedor das leis por ser advogado. Honório era o seu nome, e até um certo momento que o conhecemos, ele é um cidadão comum em uma sociedade, onde paga seus impostos, vive bem com as pessoas e sua família.
Originalmente publicado em 1884, no jornal A Estação, o conto A Carteira foi escrito por Machado de Assis. A história tem como protagonista Honório, um advogado que acaba se endividando por conta de gastos excessivos com a esposa Amélia e parentes. Necessitando de 400 mil réis para quitar suas dívidas, Honório encontrou uma carteira com muito mais do que precisava, porém ele tem de lidar com um dilema, usar o dinheiro ou devolver a carteira ao dono, já que o objeto é do amigo e também advogado Gustavo. Em uma situação tão difícil como essa, qual decisão Honório vai tomar? Devolver a carteira ao Gustavo ou quitar as dívidas? Como tudo de Machado de Assis, esse conto nos mostra mais uma vez seu lado irônico. O conto tem um final surpreendente. Vale a pena para os fãs do autor e para os que ainda não se tornaram, uma vez que é bem curto.

bernardohmws 01/06/2023

Sempre fico impressionada com a capacidade que o machado tem de prender o leitor. é um bom conto, recomendo

Janaina Edwiges 16/12/2020minha estante
Verdade! A traição dupla é o que deixa a situação ainda mais triste!

@zurcenila 25/04/2017

A Carteira - Machado de Assis
Acho que já comentei que meu caso com Machado é antigo mas nem sempre foi de amor já que certos autores nos são impostos durante nossa vida acadêmica e isto nos deixa de certa forma ressabiados.. o que é uma pena...
A carteira é na verdade um dos muitos contos dele e relata a vida de um homem conhecedor das leis, cidadão comum, pagador de seus impostos, casado, um homem de família que tem mais que simples gastos, tem dívidas! Que aumentam a cada dia e tiram seu sono.. até que um dia ele encontra uma carteira na rua...Ele reflete sobre o que fazer .. mas a história está só começando..
Ficam claros os conflitos morais do personagem, suas confusões e a discussão sobre o que é certo ou errado em usurpar de algo simplesmente "encontrado".. E você, já achou algo? O que fez? Como agiu? Boa leitura

sophssantana 21/06/2022

Etica × oportunidade
Essa guerra moral que existe na cabeça do personagem entre a necessidade e da sua própria ética é magnífica.
É genial como ele só devolve por ser alguém proximo e como se fosse um desconhecido não teria problema...
Machado ama um plot de traição por melhor amigo né kkkkk

Sofia.Budal 29/04/2021

inesperado
a história é ótima mesmo sendo curta te intriga a ir até o fim e n parar nem para respirar

Drika 07/06/2021

E agora, Honório?
Honório é um advogado que se vê cada vez mais endividado, vivendo constantemente preocupado e inseguro sobre o seu futuro e da sua família. Embora ele busque por solução e essa não é a mais sabia, já que ele está sempre atrás de agiotas.
Seu maior conflito é quando encontra uma carteira na rua com um valor muito alto de dinheiro e além disso, uma grande possibilidade de mudar sua história. Aí começa a saga do leitor de querer descobrir o que Honório irá fazer com a Carteira.

?Um pequeno conto com tantas reflexões, Machado, faz várias críticas e com boas doses de ironia sobre a sociedade carioca daquela época e traz à tona temas como roubo, luxúria, falsidade e fidelidade. Como sempre, Machado consegue nos fazer devorar o conto sem piscar os olhos na perspectiva de descobrir o que passa no recôndito dos pensamentos das personagens.

Joaninha 17/06/2021

Eu não li, mas sim escutei... Eu gostei bastante, porém eu n entendi muito como no primeiro livro do Machado de Assis q eu li: a cartomante, por conta da linguagem pouco usada nos dias atuais. Mas gostei

Mick 25/10/2021

vestibular vestibular vestibular vestibulçar vestibular vestibular vestibular vestibular vesutoaç vestibular vestivluar vestivular besticular

Kalyne 19/07/2022

Conto curto e interessante
Os contos machadianos sempre te surpreende com questões morais. Nesse conto, essas são apresentadas a partir de um fato cotidiano atemporal: alguém achar uma carteira. Fato esse que causa um conflito na consciência da personagem Honório.

1 | 2 | 3 | 4