O Macaco Nu

O Macaco Nu Desmond Morris

Resenhas - O Macaco Nu

Nana 24/07/2023

Tem um bocado de afirmações polêmicas nesse livro, principalmente relacionados ao comportamento sexual. Há algumas coisinhass desatualizadas, e notei várias opiniões pessoais associadas. Mas há muitas informações interessantes e argumentos para impulsionar boas indagações sobre determinados assuntos.
Achei a experiência proveitosa de certa forma, mas é bom diluir uma dose de ceticismo ao decorrer da leitura.

caiocorrea_art 05/01/2023

Pra poder mudar, você deve se conhecer
O Macaco Nu, do bio?logo e zoo?logo brita?nico Desmond Morris.
Esse livro, publicado a primeira vez em 1967, faz uma ana?lise de no?s, seres humanos, sob um aspecto puramente animal, que e? o que no?s somos. ?Sempre nos colocamos acima de qualquer outra espe?cie com o argumento de que a nossa racionalidade nos levou para outros patamares de conscie?ncia e de comportamento, mas? sera? que levou mesmo?
O Macaco Nu mostra como agimos de forma muito mais instintiva e animal do que achamos. Apresenta de maneira clara como nosso comportamento, em comparac?a?o a outras espe?cies de mami?feros e de si?mios, nossos parentes evolutivos mais pro?ximos, sa?o tende?ncias muito mais animais do que racionais.?Voce? pode pensar que somos fanta?sticos por construirmos arranha-ce?us, ma?quinas incri?veis etc, mas sera? que isso alterou nossa forma de agir e atuar no planeta?
Esse livro transformou a forma de olhar para no?s mesmo, e acho que e? um bom momento para voce? transformar a sua forma de olhar para si.
Que tal?

Livre-se

Verissimo 18/07/2022

O processo de transmutação
Entre outras coisas... Este é um livro necessário aqueles que sentem a necessidade de compreender como chegamos até aqui.

Heros Pena 12/01/2022

Achei bacana conhecer nossa evolução sobre a perspectiva de um zoólogo, alguns posicionamentos são bastante interessantes, outros nem tanto e alguns, apesar de o autor se esforçar para negar isso, beiram a misoginia e a homofobia, porém deve se levar em conta que o livro foi em 1967. Outro ponto a se salientar é que, a meu ver, o livro carece de base científica, sendo mais um compêndio de opiniões do autor.

Eros 15/11/2021

Desfazendo mitos!
O mito do homem como um ser superior se desvanece com este livro. Desmond Morris tem uma grande sagacidade ao fazer um estudo do homem como uma espécie animal, um primata avançado chamado "macaco pelado". Sob essa ótica, Morris alcança a simplicidade das nossas complexas construções psicológicas e sociais, como um simples aprimoramento dos instintos intrínsecos adaptados a nossa capacidade de pensar. Tudo é explicável em nossa evolução comportamental: religião, filosofia, sociedade, progresso... Somos uma espécie animal operosa e criativa, mas continuamos sendo uma espécie animal. Quanto poderia ser melhorado em qualidade de vida se partíssemos sempre dessa premissa! Bendito Desmond Morris!

Fernando 02/10/2021

Historicamente importante, impróprio para o presente
Se você não é um estudioso das áreas de biologia, antropologia, ou psicologia, não leia esse livro.

Ele tem seu valor histórico e tem diversas ideias importantes, mas também é bastante desatualizado, carrega pesadamente valores de sua época que não se aplicam mais, sendo muitas vezes até preconceituosas. Estou certo de que existem outras obras mais recentes que abordam o mesmo tema com perspectivas atuais, abrangentes, mais reveladoras e até mesmo mais interessantes.

Musgo0 05/06/2021

+1 livro de homem hetero branco fazendo ciência.
Eu realmente ponderei em parar de ler o livro quando ele diz:
"As sociedades pequenas, atrasadas e mal sucedidas podem ser em grande parte desprezadas. Talvez tenham hábitos sexuais fascinantes e bizarros, mas, em termos biológicos, não representam a principal corrente evolutiva. Pode até acontecer que os hábitos sexuais pouco comuns tenham contribuído para a respectiva falência biológica como grupos sociais. A maioria das informações pormenorizadas que possuímos provém de vários estudos recentes e escrupulosamente coligidos nos Estados Unidos e baseados em grande parte nos hábitos daquele país. Trata-se, felizmente, de uma cultura biologicamente muito rica e prospera, que pode considerar-se representativa do macaco pelado moderno, sem receio de más interpretações."
Este é apenas um dos fragmentos onde o autor faz declarações de cunho moralista, logo na introdução, ele também se refere a grupos tribais como grupos estupidificados, fracassados que seguiram o caminho errado.
Sendo Desmond Morris um homem do seu tempo, toda vez que ele se dá o trabalho de exprimir uma opinião pessoal sobre algum tema, seja homossexualidade, papeis de gênero ou progresso, é de revirar os olhos para sua arrogância.
Quanto a análise biológica, no começo senti que o autor deixava muito aberto pra más interpretações de como ocorrem adaptações evolutivas, o que pra mim foi uma falha patética do livro levando em consideração o seu objetivo. Além disso, Desmond Morris é quase que um negacionista de como a cultura impacta o macaco pelado. Outra coisa que me surpreendeu, foi o especismo e antropocentrismo de Morris, coisa que não espero nunca de um zoólogo, ao falar de animais em extinção, é isso o que ele diz:
"Se quisermos continuar a usufruir das ricas complexidades do mundo animal e a usar os animais selvagens como objetos de exploração científica e estética, temos de lhes dar uma ajuda. Se os deixarmos desaparecer, acabaremos por simplificar o nosso ambiente de maneira mais infeliz."
Críticas a parte, é sempre muito gostoso entender de onde vem certos comportamentos nossos e o lembrete de que a gente é aquilo que é: humano bicho. Esta é uma percepção que permeia muito meus pensamentos então me interesso bastante por esses estudos, portanto foi muito prazeroso entender melhor certos aspectos que Morris traz, mas creio que este livro, que foi muito interessante para sua época, tenha perdido sua relevância na atualidade, onde livros expressivamente melhores existem, como é o exemplo do livro 'Como a mente funciona' do Steven Pinker, que traz uma análise muito mais completa e atualizada sobre o tema.
Musgo0 05/06/2021minha estante
aiiii me embolei no final, era pra ser:
"livros expressivamente melhores existem, como é o exemplo do livro 'Como a mente funciona' do Steven Pinker, que traz uma analise muito mais completa e atualizada sobre o tema." **
que chato que não tem como editar resenha... ou tem? ;s

Ananda 05/06/2021minha estante
Tem como editar a resenha sim, é só você ir no mesmo lugar que escreveu a resenha e fazer a alteração :D

Musgo0 08/06/2021minha estante
uhuuu obrigada

Fernando 02/10/2021minha estante
Pinker não é outro homem branco hetero fazendo ciência?

Concordo totalmente com suas críticas, mas achei engraçada a crítica no título seguida do elogio ao Pinker

Musgo0 17/12/2022minha estante
KKKKKKKKKk verdade

jonathanrausch 29/12/2020

Foda p/ sua época, necessário p/ nossa década
Pontos bons:
? Entendimento de aspectos biológicos e fisiológicos do ser humano, compreendendo as possíveis causas do meio que permitiram que esses aspectos fossem selecionados, incluindo também a possível relação que permitiu certas respostas se tornarem inatas da nossa espécie.
? Relação estritamente evolutiva sobre diversos aspectos que hoje em dia discutimos de forma mais ampla, como acrescentando a visão social e cultural (como, por exemplo, percepção sexual em todos os aspectos imagináveis entre os parceiros), permitindo separar e entender que há além da cultura uma grande ajuda para a grande maioria se formular de forma similar antes de qualquer novo envolvimento com o meio, com possíveis explicações das excessões também na obra.
? Nossa relação com outros animais e com a nossa construção em vivência "harmônica" também são debatidos, sendo questionado se estamos realmente conscientes do que fazemos com o meio, quanto os seres humanos realmente falaram estar naquela época (coisa que não mudou muito ainda, em vários países).

Pontos ruins e ressalvas:
? Livro datado, porém, como todo livro científico, tem referência, permitindo que você leia mais sobre as obras atuais que citam os textos datados usados para fazer o livro.
? Morris aparenta muitas vezes travar a sua fala, por "medo" de prolongar ainda mais a obra em certas partes, mas justifica isso falando que não traria conhecimentos de outras áreas, porém notei que trouxe, só não aprofundou... Preferiria até que não mencionasse, do que deixar um raciocínio que o leitor fica impossibilitado de pegar por completo.
? E por fim, um dos pontos bons é ruim também. Morris menciona a cultura em certos pontos, coisa que falou que ia deixar de lado, porém em momentos que dá para ser tendencioso para promover a sua obra. Foi sútil, mas aconteceu, e sem mencionar aspectos culturais ainda seria uma obra ousada.

Cibele 25/03/2020

Homem primata
Uma visão bem clara e específica sobre o homem por uma ótica animal, de onde vêm nossos instintos e como eles se manifestam na sociedade atual e como muitas das escolhas que achamos racionais, na verdade são instintivas.

souza 16/08/2017

tosco e desatualizado
Vale a leitura por se tratar de um livro histórico, mas mais de meio século cobram seu preço. As teorias são datadas e fracas, principalmente no capítulo dedicado às praticas sexuais do "macaco pelado" é risível.

Yuri 04/09/2016

Um clássico Introdutório
Um livro clássico para o estudo da Etologia, e livro base de diversos cursos de biologia e psicologia. Porém deve ser lido assim, como um clássico, e não como um livro de informação científica. Morris lançou esse livro em 1967 com as informações e teorias que ele dispunha na época. Muitas informações e dados foram obtidos nesses últimos 40 anos, fazendo com que boa parte do conteúdo do livro se tornasse obsoleta. Sendo assim, a leitura é válida, mas deve ser feita com parcimônia, e acompanhada por uma leitura complementar sobre os temas de interesse.

Felipe Novaes 12/02/2016

O Macaco Nu mostra uma série de comparações entre o Homo sapiens e diversas outras espécies, tanto no sentido anatômico quanto comportamental, apesar de o foco inegável ser nesse último.

Algumas informações são datadas, surpreendendo um pouco a ausência de dados sobre ecologia comportamental e life-history theory, que são teorias importantíssimas dentro da análise evolucionista das espécies, fundamentais para a desconstrução do mito do determinismo da biologia ou da psicologia evolucionista (que na época já existia mas sob forma um tanto diferente, a sociobiologia).

Mas apesar disso, o que é compreensível por ser uma obra de divulgação e por ser um tanto datada, o zoólogo Desmond Morris mostra com clareza diversos pontos compartilhados entre a maioria dos primatas. Também é interessante Morris contar as mudanças comportamentais exigidas pela mudança do ambiente em que os primatas, inicialmente herbívoros, viviam, até que surgissem espécies carnívoras e onívoras, como o próprio ser humano.

Ah, sobre o título, essa foi uma sacada bem interessante. Nossa espécie é a única entre os primatas a possuir o corpo quase completamente sem pelos. Ainda hoje, que eu saiba, não existe um modelo plenamente aceito que elucide o porquê dessa peculiaridade, no sentido evolutivo da coisa. Mas, examinando as evidências que Morris mostra, é mais provável que essa mudança morfológica radical tenha se dado mais por razões sociais do que por motivos diretamente ligados à sobrevivência. É como as caras extremamente coloridas de um mandril (sim, aquele primata que aparece em Rei Leão). Sua coloração facial provavelmente foi selecionada aos poucos por produzir um paralelismo com a genitália, que possui as mesmas cores e que fica encoberta frontalmente, por conta da postura do animal.

Enfim, O Macaco Nu é cheio dessas curiosas e importantes conexões entre as espécies. Vale muito a pena.

Taci 30/09/2014

Interessante, mas cuidado.
É um livro histórico, engraçado.Mas está bastante desatualizado, tem informações que beiram a comédia. Desconfio que mesmo em sua época de lançamento as críticas já o assombravam.