Ouro, Fogo & Megabytes

Resenhas - Ouro, Fogo & Megabytes

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nicolly.Martinez 05/01/2024

Maravilhosooo
Normalmente eu não faço resenhas, porém esse livro é simplesmente excepcional, além de ser nacional, que explica o porque de eu nunca ter ouvido falar dessa obra prima, a desvalorização da literatura brasileira.

Comecei lendo não esperando nada e foi incrível, tanto os personagens mágicos como humanos do Casarão, a parte do folclore por trás, que dá mais um gosto de Brasil, a história se passando na Capital Paulista, São Paulo, o peso histórico atrelado ao Saci na narrativa, remontando a uma parte da história da Brasil.

As críticas aos grandes empreendedores, as frases, nossa não sei como descrever, você tem que ler pra saber.

Se você gosta de fantasia, e frases de que tá fazem pensar até às três da madrugada, SÓ LEIAM!!!!

faerie.pages0 15/07/2023

A justiça nunca entra no mesmo lugar em que está o dinheiro
Esse livro é uma bomba de críticas muito pertinentes à nossa sociedade. Tudo isso misturado com muita fantasia e aventura numa São Paulo tomada por criaturas folclóricas.
Demorei bastante para terminar esse livro, mas isso se deve muito ao fato de estar sempre exausta na época que comecei a ler. Porém assim que peguei ele estando mais descansada, devorei.
Apesar de ter adorado, não gostei muito das aparições do narrador na narração. Acho que ficaria bem mais envolvente se o narrador não se mencionasse tanto.
É um livro que sem dúvidas deveria estar nas salas de leituras das escolas, tenho certeza que seria uma boa introdução à leitura para várias crianças.

Beatriz 28/02/2023

Só Leia, Pense e Destrave seu Cerébro
Esse foi meu livro paradidático do 6° ano. Esse livro é incrível, a escrita é fluída e interessante até nos momentos mais sério, o narrador consegue nos prender a história de forma extraordinária. Ele consegue entregar aventura, traição, reviravoltas e outras coisas sem deixar de falar de assuntos sérios e nos levar a pensar.
Foram abordados muitos assuntos como meio ambiente, consumismo, ética e órfãos. Na época que li pela primeira vez confesso que não questionei muitas ideias, mas agora na releitura de 2023, consegui ter meu ponto de vista sobre os assuntos mais claro.
Primeiramente, a questão do consumismo achei meio radical, tipo ou você ama o dinheiro e faz tudo por ele ou vive pobre, sei que não é a ideia, mas teve um exagero no caso de fugir do consumismo.
Outro ponto muito importante, é que no livro a Organização é formada por membros folclóricos e crianças órfãs, a ideia de dar a elas um lar longe de influências ruins para elas poderem crescerem e escolherem o que vão ser é boa e válida, mas o livro passa uma ideia ultrapassada do sistema de acolhimento. Não estou dizendo que ele não é falho, é sim, mas a preocupação maior dele é encontrar uma família para as crianças, preferencialmente a sua original, mas quando impossível uma nova. Porque por mais que elas tenham quem cuide delas nas casas de acolhimento, nada substitui uma família e fato de a Organização não dar oportunidade delas voltarem a ter uma família me incomoda e muito, então espero que isso mude no 4° livro (eu já li a série inteira, então sei que até agora não mudou).
Enfim temas aparte o livro, a série é incrível e vale a pena ser lida e relida. Recomendo para pessoas de 10 a 100 anos lerem e entrarem nesse universo de aventura, ação e aprendizado e destraverem seus cerébros.
Parte favorita: "Hoje nós brincamos, Renato. Amanhã, mudaremos o mundo."
PS: Quer saber mais sobre adoção no Brasil? Acesse o link abaixo.

site: @GeracaoAmanha

alex82 05/02/2023

a mistura perfeita entre RPG e folclore
Felipe Castilho, além de ser uma pessoa incrível e super gentil (e me reconhecer 2 anos após nosso primeiro encontro quando ele autografou outro livro seu) é um escritor incrível com uma mente genial. o jeito que ele leva a história de uma maneira que te prende aos personagens e as criaturas é simplesmente genial. amo esse livro dom todo o meu ser.

Mirella | @readingmirella 14/12/2022

assim...esse livro claramente não envelheceu muito bem, sabe? tem algumas coisas bem ????????? mas tem algumas partes bem divertidas que deram uma salvada!

Zé Guilherme 06/11/2022

Uma aventura que é Brasil!
Putz, esse livro é para toda e qualquer pessoa que já se perguntou como é que não temos um universo fantástico que aproveite nossa história popular sem os estereótipos eternizados por um certo Monteiro Lobato?! O primeiro volume de O Legado Folclórico do EXCEPCIONAL Felipe Castilho é diversão garantida do início ao fim.
Senti aquele friozinho na barriga que batia quando peguei Percy Jackson e Harry Potter para ler. Pq são esses os sentimentos que a história de Anderson e a Organização comandada pelo Patrão, são capazes de resgatar. Feliz demais com esse pontapé inicial!!! É sim, como escreve bem esse Castilho.

Gabi 20/08/2022

Uma ótima leitura nacional!
Eu comecei esse livro muitas expectativas, e acabei me surpreendendo muito. A leitura pode começar um pouco parada, mas depois te prende!

Tiago.Salles 18/05/2022

BoA, caipora, Patrão
Relendo um dos livros que me introduziram a leitura e que nunca esqueci, sempre tive lembranças dele.
Agora com um olhar mais clínico vejo algumas coisas que com 12 anos não se percebe, mas é um bom livro que remonta as histórias e lendas do folclore brasileiro com mensagens políticas e ambientais. Recomendo !

Anna 09/11/2021

Não é o melhor livro que eu já li, muito menos um dos meus favoritos, mas a história é legal! Eu recomendo como forma de passar o tempo.

Anna 09/11/2021

Gabriel 02/11/2021

Leitura divertida
Narrativa dinâmica e engraçada, com assuntos sérios e que ajudam muito no desenvolvimento da história. A parte mítica deixou tudo mais interessante. Os personagens são carismáticos, mas em boa parte são usados mais como ferramentas e deixados mais de lado. Além disso, muitas partes são confusas pela quantidade de informação, mas acredito que cria um clima a mais de mistério e ação. No geral, uma leitura agradável.

Kat 26/06/2021

livro que eu não daria absolutamente nada e me surpreendeu demais por me manter tão presa na história

Renata 15/06/2021

Percy Jackson à brasileira
Felipe castilho mais uma vez da show de criatividade. O livro mistura nosso folclore com o cotidiano. Bastante divertido e com humor típico, nos faz sentir em casa, especialmente quem conhece São Paulo. Voltado para o público infantil e adolescente, é uma boa pedida para quem quer literatura fantástica nacional.

S. G. Conzatti 23/01/2021

A ideia da história trazendo as lendas brasileiras e juntando com um adolescente fera em um jogo online e que é convocado para uma missão secreta me agradou bastante. Além de o modo como o autor escrever ser divertido e de grande qualidade. Li até a metade, e só abandonei por ser uma história juvenil e não prender minha atenção. Mas penso que crianças e adolescentes vão amar esse livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5