Ouro, Fogo & Megabytes

Ouro, Fogo & Megabytes Felipe Castilho

Resenhas - Ouro, Fogo & Megabytes

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fernanda3368 22/04/2024

Felipe Castilho mais uma vez fazendo história
Confesso que comecei a ler o livro meio empurrada, tanto que demorei um mês pra completa-lo. Mas nossa, eu estou abismada com o quão bom é.

O autor mostrou mais uma vez a sua genialidade com as palavras e conseguiu, no primeiro livro de uma trilogia, juntar todos os pontos soltos e nos deixar ainda mais ansiosos para a continuação!

O fato de eu nem ter pensado na possibilidade desse final existir me deixou extremamente encantada com a habilidade de Felipe de nos fazer esquecer pontos incrivelmente importantes da trama, mas que em um determinado ponto de vista não parecem absolutamente nada.

Definitivamente um dos melhores autores brasileiros da atualidade e com livros totalmente benevolentes ao Brasil e que demonstra nossa cultura de forma diferente do habitual.

Nicolly.Martinez 05/01/2024

Maravilhosooo
Normalmente eu não faço resenhas, porém esse livro é simplesmente excepcional, além de ser nacional, que explica o porque de eu nunca ter ouvido falar dessa obra prima, a desvalorização da literatura brasileira.

Comecei lendo não esperando nada e foi incrível, tanto os personagens mágicos como humanos do Casarão, a parte do folclore por trás, que dá mais um gosto de Brasil, a história se passando na Capital Paulista, São Paulo, o peso histórico atrelado ao Saci na narrativa, remontando a uma parte da história da Brasil.

As críticas aos grandes empreendedores, as frases, nossa não sei como descrever, você tem que ler pra saber.

Se você gosta de fantasia, e frases de que tá fazem pensar até às três da madrugada, SÓ LEIAM!!!!

faerie.pages0 15/07/2023

A justiça nunca entra no mesmo lugar em que está o dinheiro
Esse livro é uma bomba de críticas muito pertinentes à nossa sociedade. Tudo isso misturado com muita fantasia e aventura numa São Paulo tomada por criaturas folclóricas.
Demorei bastante para terminar esse livro, mas isso se deve muito ao fato de estar sempre exausta na época que comecei a ler. Porém assim que peguei ele estando mais descansada, devorei.
Apesar de ter adorado, não gostei muito das aparições do narrador na narração. Acho que ficaria bem mais envolvente se o narrador não se mencionasse tanto.
É um livro que sem dúvidas deveria estar nas salas de leituras das escolas, tenho certeza que seria uma boa introdução à leitura para várias crianças.

Beatriz 28/02/2023

Só Leia, Pense e Destrave seu Cerébro
Esse foi meu livro paradidático do 6° ano. Esse livro é incrível, a escrita é fluída e interessante até nos momentos mais sério, o narrador consegue nos prender a história de forma extraordinária. Ele consegue entregar aventura, traição, reviravoltas e outras coisas sem deixar de falar de assuntos sérios e nos levar a pensar.
Foram abordados muitos assuntos como meio ambiente, consumismo, ética e órfãos. Na época que li pela primeira vez confesso que não questionei muitas ideias, mas agora na releitura de 2023, consegui ter meu ponto de vista sobre os assuntos mais claro.
Primeiramente, a questão do consumismo achei meio radical, tipo ou você ama o dinheiro e faz tudo por ele ou vive pobre, sei que não é a ideia, mas teve um exagero no caso de fugir do consumismo.
Outro ponto muito importante, é que no livro a Organização é formada por membros folclóricos e crianças órfãs, a ideia de dar a elas um lar longe de influências ruins para elas poderem crescerem e escolherem o que vão ser é boa e válida, mas o livro passa uma ideia ultrapassada do sistema de acolhimento. Não estou dizendo que ele não é falho, é sim, mas a preocupação maior dele é encontrar uma família para as crianças, preferencialmente a sua original, mas quando impossível uma nova. Porque por mais que elas tenham quem cuide delas nas casas de acolhimento, nada substitui uma família e fato de a Organização não dar oportunidade delas voltarem a ter uma família me incomoda e muito, então espero que isso mude no 4° livro (eu já li a série inteira, então sei que até agora não mudou).
Enfim temas aparte o livro, a série é incrível e vale a pena ser lida e relida. Recomendo para pessoas de 10 a 100 anos lerem e entrarem nesse universo de aventura, ação e aprendizado e destraverem seus cerébros.
Parte favorita: "Hoje nós brincamos, Renato. Amanhã, mudaremos o mundo."
PS: Quer saber mais sobre adoção no Brasil? Acesse o link abaixo.

site: @GeracaoAmanha

alex82 05/02/2023

a mistura perfeita entre RPG e folclore
Felipe Castilho, além de ser uma pessoa incrível e super gentil (e me reconhecer 2 anos após nosso primeiro encontro quando ele autografou outro livro seu) é um escritor incrível com uma mente genial. o jeito que ele leva a história de uma maneira que te prende aos personagens e as criaturas é simplesmente genial. amo esse livro dom todo o meu ser.

Mirella | @readingmirella 14/12/2022

assim...esse livro claramente não envelheceu muito bem, sabe? tem algumas coisas bem ????????? mas tem algumas partes bem divertidas que deram uma salvada!

Zé Guilherme 06/11/2022

Uma aventura que é Brasil!
Putz, esse livro é para toda e qualquer pessoa que já se perguntou como é que não temos um universo fantástico que aproveite nossa história popular sem os estereótipos eternizados por um certo Monteiro Lobato?! O primeiro volume de O Legado Folclórico do EXCEPCIONAL Felipe Castilho é diversão garantida do início ao fim.
Senti aquele friozinho na barriga que batia quando peguei Percy Jackson e Harry Potter para ler. Pq são esses os sentimentos que a história de Anderson e a Organização comandada pelo Patrão, são capazes de resgatar. Feliz demais com esse pontapé inicial!!! É sim, como escreve bem esse Castilho.

Gabi 20/08/2022

Uma ótima leitura nacional!
Eu comecei esse livro muitas expectativas, e acabei me surpreendendo muito. A leitura pode começar um pouco parada, mas depois te prende!

Tiago.Salles 18/05/2022

BoA, caipora, Patrão
Relendo um dos livros que me introduziram a leitura e que nunca esqueci, sempre tive lembranças dele.
Agora com um olhar mais clínico vejo algumas coisas que com 12 anos não se percebe, mas é um bom livro que remonta as histórias e lendas do folclore brasileiro com mensagens políticas e ambientais. Recomendo !

Anna 09/11/2021

Não é o melhor livro que eu já li, muito menos um dos meus favoritos, mas a história é legal! Eu recomendo como forma de passar o tempo.

Anna 09/11/2021

Gabriel 02/11/2021

Leitura divertida
Narrativa dinâmica e engraçada, com assuntos sérios e que ajudam muito no desenvolvimento da história. A parte mítica deixou tudo mais interessante. Os personagens são carismáticos, mas em boa parte são usados mais como ferramentas e deixados mais de lado. Além disso, muitas partes são confusas pela quantidade de informação, mas acredito que cria um clima a mais de mistério e ação. No geral, uma leitura agradável.

Kat 26/06/2021

livro que eu não daria absolutamente nada e me surpreendeu demais por me manter tão presa na história

Renata 15/06/2021

Percy Jackson à brasileira
Felipe castilho mais uma vez da show de criatividade. O livro mistura nosso folclore com o cotidiano. Bastante divertido e com humor típico, nos faz sentir em casa, especialmente quem conhece São Paulo. Voltado para o público infantil e adolescente, é uma boa pedida para quem quer literatura fantástica nacional.

1 | 2 | 3 | 4 | 5