O Último Dickens

O Último Dickens Matthew Pearl

Resenhas - O Último Dickens

b1ktwpas 11/07/2023

Uma história baseada em fatos reais!
Eu sequer conhecia quem era Charles Dickens, os fãs que perdoem minha ignorância. A história por trás dos últimos dias de vida e trabalho do ilustre autor são atormentados por fãs loucos e uma incrível conexão com o tráfico de ópio da época. Demora um pouco até o leitor conseguir conectar a relação entre os certos "livraneiros" e a fixação pelo último romance de Dickens, aquele que conta a história do pobre Eddie Drood. O livro tem personagens muito interessantes e complexos, como Rebecca Sand, James Osgood, Tom Branagan, Jack Rogers entre outros. A novela, em si, não é especialmente cativante, mas é um leve mistério que deixa com o gosto de "quero mais", principalmente do meio para o final. Não achei interessante o paralelo que é feito com o que se passa na Bengala (Índia), durante o trabalho do último filho de Dickens na polícia local.

Eduarda 29/08/2022

o último dickens
Uma história de suspense envolvente e surpreendente! no início, o livro é um pouco confuso ao iniciar já com um assassinato e ao ir trocando de ambiente ao longo dos primeiros capítulos, mas ao decorrer da narrativa, vai ficando cada vez mais interessante e perceptível a conexão entre os cenários. O livro é repleto de aventuras e ao ler é quase como se estivéssemos junto a Osgood desvendando os mistérios do último romance de Dickens.

Cristina 03/04/2022

Uma ótima história, consegue no tansportar para o momento histórico do século XIX , sobre o mundo editorial da época, a concorrência e complexidade de publicar livros dos autores entre os continentes.

Acompanhamos Charles Dickens em sua turnê pelos Estados Unidos, o encantamento e poder de sua escrita, além de toda polêmica entorno de seu último livro que ficou inacabado.

Relata uma parte do submundo e do comércio lega e ilegal do ópio, produto explorado comercialmente pela Inglaterra colonizadora e a condição de exploração e subjugação das colônias.

A leitura não foi tão fluida, mas ao final torna-se mais dinâmica e aos poucos o mistério e os personagens vão se conectando.

Uma boa leitura.

Nimori.S 04/07/2019

A leitura inicial pode ser cansativa, porém vale muito a pena ler até o fim.
É uma leitura bem imersiva, cheia de detalhes e conteúdo histórico (do próprio universo da leitura), talvez por isso seja inicialmente um pouco enfadonho de se ler. Inicialmente; que fique claro! No decorrer da história, a aventura é estimulante... Vale a pena ler!

Biblioteca Álvaro Guerra 06/02/2019

Um romance sobre a última e inacabada novela de Dickens. Um suspense histórico repleto de personagens reais, que reflete a criteriosa pesquisa de Matthew Pearl sobre a era vitoriana. Das guerras do ópio até o florescimento do mercado editorial e da imprensa, o autor recria uma época de transformações também nas relações pessoais. Um thriller brilhante, que envolve, ainda, misteriosos aspectos da vida de conhecidos ícones da literatura moderna. Após retratar as dificuldades da tradução de A divina comédia para o inglês em sua estréia literária, Matthew agora foca em O mistério de Edwin Drood, o famoso romance em que Dickens trabalhava quando de sua morte. O último Dickens lida, justamente, com a orfandade do leitor. O que fazer quando se perde o narrador, a voz que diz o que acontece em seguida? Esse é o verdadeiro medo que ronda esta nova trama do autor de O clube Dante.O ano é 1870. Dickens morre subitamente. Como os leitores vão sobreviver sem conhecer o final de seu derradeiro romance? Mais: como os seus editores americanos sobreviverão sem os lucros de seus escritos? James R. Osgood espera a chegada iminente dos últimos episódios da última obra de Dickens. Suspeitando de editores nova-iorquinos ambiciosos e desonestos, Osgood envia seu jovem e confiável secretário, Daniel Sand, buscar a encomenda. Quando o corpo de Daniel é encontrado nas docas - a verdadeira causa de sua morte desconhecida e o manuscrito desaparecido - Osgood precisa lançar-se em uma busca transatlântica para descobrir o restante do mistério de Dickens, e resolver outro, particular. Osgood é ajudado por Rebecca Sands, guarda-livros da editora, que quer ajudar a limpar o nome do irmão Daniel. Logo, se vêem envolvidos em um jogo sinistro no qual o enredo do fascinante final do mistério de Dickens se encontra com a vida real.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501089847

Deghety 12/05/2017

O Último Dickens
Baseado em fatos reais , Pearl cria um livro de suspense e investigação que mescla fatos históricos com ficção acerca da vida e morte de Charles Dickens.
A história se alterna entre a Inglaterra e Estados Unidos em meados do século XIX e em 2/3 desse mesmo século, mas com a inclusão da Índia nesse período.
Tudo gira em torno da extrema fama de Dickens, tratado como um deus, e a guerra do mercado editorial em busca de um manuscrito com os capítulos finais de uma obra que Dickens escrevia quando morreu.
Nesse ínterim, ocorrem assassinatos, tráfico de ópio, corrupção e spoilers dos livros de Dickens .
É uma leitura de entretenimento e informação, já que , como disse antes, mistura fatos e personagens históricos com ficção. Há uma nota no fim da obra onde o autor revela o que é real ou fictício.