Uma Breve Historia do Infinito

Uma Breve Historia do Infinito Richard Morris

Resenhas - Uma Breve Historia do Infinito

Braulio 15/08/2010

O infinito nunca mais será o mesmo...
Nunca mais conseguirei pensar sobre o infinito do mesmo modo depois deste livro. Uma fantástica experiência cheia de paradoxos e mistérios que excedem a minha compreensão.
Merece uma releitura minha mais cuidadosa e reflexiva no futuro.

Gaby 25/06/2019

Gostei
Um livro um pouco técnico, mas muitíssimo interessante e com boas explicações. Livro para ser lido com calma e com a cabeça livre, para refletir.

Truga 06/09/2019

MANO, PRIMEIRAMENTE, OLHA ESSE TÍTULO. Sério. “Uma breve história do infinito: dos paradoxos de Zenão ao universo quântico”. Sem dúvida um título bastante apetitoso. ▪

Este livro do Doutor em Física, poeta e escritor, Richard Morris, te leva a uma viagem temporal através das nuances da física e das peculiaridades da matemática quando o assunto “infinito” está em pauta. ▪

O autor inicia o livro apresentando como o conceito de infinito é extenso e muito utilizado, seja na linguagem cotidiana, nas artes, na literatura, nas ciências exatas, entre os povos da antiguidade, etc. Com isso, ele consegue deixar o leitor confortável (e também curioso) a respeito do termo e das suas consequências. Assim, ele mostra os paradoxos que acabam surgindo, até mesmo que naturalmente, quando o cérebro humano ousa adentrar a este espinhoso terreno. ▪

Para ficar uma leitura mais agradável ao público geral, Morris utiliza de personagens históricos que personificaram os avanços, pensamentos, ideais que ele está tentando passar. Essas breves biografas dão um toque especial ao livro. ▪

Em particular, alguns pontos bem explicados que destaquei do livro são: o paradoxo de Zenão (p.24), a “quebra” da Física Clássica e a origem da Física Moderna (p.84-102), os comentários sobre as antipartículas, partículas virtuais e a característica do elétron (p.114), a breve discussão sobre o universo sendo aberto, plano ou fechado (p. 177-184). ▪

Por fim, aqui temos uma história que vai do “infinitamente” pequeno ao “infinitamente” grande, fazendo alusão ao itens quânticos e ao nosso universo como um todo. Em uma leitura tranquila (com certas partes levemente mais técnicas em momentos específicos do livro), Morris consegue em 200 páginas, apresentar e discutir com muitos exemplos e linguagem adequada este assunto mindblowing.