Marcos606 14/01/2024
Escrito em forma de um diálogo entre Boécio, sentado na sua cela de prisão à espera da execução, e uma dama que personifica a Filosofia, e a sua prosa muitas vezes altamente retórica é intercalada com passagens em versos. Embora seja verdade que em outros lugares Boécio não escreve de uma forma que o identifique como cristão, exceto nos Tratados Teológicos I, II, IV e V, a ausência de qualquer referência explícita ao Cristianismo na Consolação coloca um problema especial, quando se lembra que se trata da obra de um homem prestes a enfrentar a morte e que assim compõe de forma muito literal o seu testamento filosófico e literário.
A verdadeira situação de Boécio prepara o cenário para o argumento da Consolação. Ele se representa totalmente confuso e abatido por sua repentina mudança de sorte. A primeira tarefa da filosofia - fiel ao objetivo genérico de uma consolatio - é consolar, não oferecendo simpatia, mas mostrando que Boécio não tem bons motivos para reclamar: a verdadeira felicidade, ela deseja argumentar, não é prejudicada nem mesmo pelo tipo de desastre que ele experimentou. Ela também identifica no Livro I um objetivo mais amplo: mostrar que não é verdade, como afirma o personagem Boécio, que os ímpios prosperem e os bons sejam oprimidos.
A filosofia parece ter duas linhas de argumentação diferentes para mostrar a Boécio que sua situação não o exclui da verdadeira felicidade. A primeira linha de argumentos baseia-se numa visão complexa do bem maior. Apresentada no Livro II e na primeira parte do Livro III, distingue entre os bens ornamentais da fortuna (acaso), que são de valor muito limitado – riqueza, status, poder e prazer sensual – e os verdadeiros bens: as virtudes e também a suficiência, que é o que realmente desejam aqueles que buscam riqueza, status e poder. Também reconhece alguns bens não ornamentais da fortuna, como os amigos e a família de uma pessoa, como tendo um valor genuíno considerável. Com base nestas distinções, a Filosofia pode argumentar que Boécio não perdeu quaisquer bens verdadeiros e que ainda retém aqueles bens da fortuna – a sua família – que têm muito valor real. Ela não afirma que, ao passar de poderoso, rico e respeitado ao status de prisioneiro condenado, Boécio não perdeu nada de valor. Mas a sua perda não o separa necessariamente da verdadeira felicidade, que é alcançada principalmente por uma vida austera baseada na suficiência, na virtude e na sabedoria.
A segunda linha de argumento da filosofia baseia-se numa visão simples do bem maior. Ela começa a apresentá-lo no livro III, um ponto de virada na discussão, que é precedido pelo poema mais solene de toda a obra (III m. 9), uma invocação a Deus em termos emprestados do Timeu de Platão. Através de uma série de argumentos que extraem as consequências dos pressupostos neoplatónicos que Boécio aceita, a Filosofia mostra que o bem perfeito e a felicidade perfeita não estão meramente em Deus: eles são Deus. A felicidade perfeita é, portanto, completamente intocada pelas mudanças na fortuna terrena, por mais drásticas que sejam. Mas o que esta segunda abordagem não consegue explicar é como se supõe que o indivíduo humano, como Boécio, se relacione com a felicidade perfeita que é Deus. A filosofia parece falar como se, simplesmente por saber que Deus é a felicidade perfeita, o próprio Boécio se tornaria feliz, embora na próxima seção pareça que é agindo bem que uma pessoa pode alcançar o bem.
A filosofia agora prossegue (III.11-12) para explicar como Deus governa o universo. Ele faz isso agindo como uma causa final. Ele é o bem que todas as coisas desejam e, portanto, funciona como “um leme, pelo qual a estrutura do mundo é mantida estável e sem decadência.” A filosofia retrata assim um Deus inteiramente não intervencionista, presidindo um universo que é bem ordenado simplesmente porque existe. Mas como é que este relato se enquadra na aparente opressão dos bons e no triunfo dos ímpios, de que Boécio começou por se queixar? No Livro IV, a Filosofia mostra, com base no Górgias de Platão, que os maus não prosperam realmente e são, de facto, impotentes. Seu argumento central é que o que todos desejam é a felicidade, e a felicidade é idêntica ao bem. Os bons, portanto, obtiveram felicidade, enquanto os maus não; e como as pessoas têm poder na medida em que podem obter ou realizar o que desejam, os ímpios são impotentes. Ela também argumenta que os bons ganham sua recompensa automaticamente, pois por serem bons alcançam o bem, que é a felicidade. Em contrapartida, como o mal não é uma coisa, mas uma privação da existência, por serem perversos, as pessoas punem-se a si mesmas, porque deixam mesmo de existir - isto é, deixam de ser o tipo de coisas que eram, humanos, e tornam-se outras, animais inferiores. A filosofia é, portanto, capaz de apresentar enfaticamente duas das afirmações mais contra-intuitivas do Górgias: que os ímpios são mais felizes quando são impedidos de cometer o seu mal e punidos por ele, do que quando o praticam impunemente, e que aqueles que cometem injustiças são mais infelizes do que aqueles que as sofrem.
No início do IV.5, porém, há outra mudança de direção. Boécio, o personagem, pode apresentar as objeções óbvias e de bom senso à posição que a Filosofia vem tomando: “Qual homem sábio”, ele pergunta, “preferiria ser um exilado desonrado e sem um tostão, em vez de permanecer em sua própria cidade e levar lá uma vida próspera, rica, reverenciada em honra e forte em poder?' A filosofia responde abandonando completamente a explicação desenvolvida a partir de III.11, que apresentava Deus como uma causa final não interveniente, e oferece, em vez disso, uma visão de Deus como a causa eficiente de todas as coisas. A providência divina é a visão unificada na mente de Deus do curso dos acontecimentos que, desdobrados no tempo, é chamado de “destino”, e tudo o que acontece na terra faz parte da providência de Deus. A mudança de direção da filosofia pode parecer à primeira vista tornar a objeção de bom senso de Boécio ainda mais difícil de responder, mas na verdade é bastante fácil para ela explicar que recompensas e punições aparentemente injustas na terra sempre servem a um propósito bom, embora para nós oculto. Um problema menos tratável levantado pela nova abordagem da Filosofia é que ela parece implicar que a vontade humana é determinada causalmente. Ao contrário de muitos filósofos modernos, Boécio não acreditava que a vontade pudesse permanecer livre, no sentido necessário para a atribuição de responsabilidade moral, se fosse determinada causalmente. Além disso, a Filosofia insiste que a cadeia causal da providência, tal como elaborada no destino, abrange tudo o que acontece. Em V.1, quando Boécio pergunta sobre o acaso, a Filosofia explica que se diz que os eventos acontecem por acaso quando são o resultado de uma cadeia de causas não intencionais ou inesperadas, como quando alguém está cavando em um campo em busca de vegetais e encontra um Tesouro enterrado. A solução da filosofia é argumentar (Livro V.2) que os atos racionais de volição, ao contrário de todos os eventos externos, não pertencem eles próprios à cadeia causal do destino. Esta liberdade, no entanto, é desfrutada apenas pelas “substâncias divinas” e pelos seres humanos engajados na contemplação de Deus. É reduzido e perdido à medida que os humanos dão atenção às coisas mundanas e se deixam influenciar pelas paixões.
Uma maneira perfeitamente plausível de ler a Consolação é considerá-la, como a maioria das obras filosóficas são interpretadas, pelo seu valor nominal. Nesta leitura, a Filosofia é reconhecida como uma figura claramente autoritária, cujo ensino não deve ser posto em dúvida e cujo sucesso em consolar o personagem Boécio deve ser considerado completo. As aparentes mudanças de direção observadas serão tomadas como etapas na reeducação de Boécio ou como efeitos não intencionais do desejo do autor de transformar esta obra em um compêndio de um sistema filosófico sincretista, e da própria visão da Filosofia de que ela resolveu o problema. O problema da presciência será aceito como o do autor Boécio.
No entanto, há uma série de razões que sugerem que a intenção de Boécio como autor era mais complexa. Em primeiro lugar, teria sido difícil para o seu público-alvo de cristãos instruídos ignorar o facto de que neste diálogo um cristão, Boécio, está a ser instruído por uma figura que representa claramente a tradição da filosofia pagã e que propõe algumas posições que a maioria dos cristãos teria considerado duvidosa. O personagem Boécio não diz nada que seja explicitamente cristão, mas quando em III.12 a Filosofia diz, ecoando as palavras da Sabedoria VIII, 1 que 'é o bem maior que governa todas as coisas fortemente e as dispõe docemente', ele expressa seu deleite não apenas no que ela disse, mas muito mais “nas mesmas palavras” que ela usa – uma ampla indicação para o leitor de que ele se lembra de sua identidade cristã mesmo no meio de sua instrução filosófica.
Em segundo lugar, o gênero que Boécio escolheu para a Consolação, o do prosimetrum ou sátira menipeia, foi associado a obras que ridicularizam as pretensões de reivindicações de autoridade à sabedoria.
É plausível, assim, afirmar que Boécio quis, embora reconhecendo o valor da filosofia - à qual dedicou a sua vida e pela qual se apresentava como prestes a morrer - apontar as suas limitações: limitações que a própria Filosofia, que faz questão de ressaltar que ela não é divina, aceita. A filosofia fornece argumentos e soluções para problemas que devem ser aceitos e ensina um modo de vida que deve ser seguido, mas não consegue fornecer uma compreensão coerente e abrangente de Deus e da sua relação com as criaturas. O personagem Boécio deveria ficar satisfeito, mas não completamente satisfeito, com o argumento da Filosofia. E se esta é a posição do autor Boécio na Consolação, então ela se ajusta intimamente ao método teológico que ele foi pioneiro na opuscula sacra.