A Consolação da Filosofia

A Consolação da Filosofia Boécio

Resenhas - A consolação da filosofia

Daniel1562 18/01/2023

Um diálogo repleto de sabedoria
Uma obra incrível, com profundas reflexões sobre o bem e o mal, sobre felicidade e sofrimento, sobre fortuna e infortúnio, sobre o acaso e o destino, sobre providência divina e livre-arbítrio.

Perceba que são questões fundamentais da vida e de uma complexidade imensa. E elas são abordadas em um contexto bastante interessante (Boécio está preso e condenado à morte) e de uma maneira peculiar (um diálogo entre o condenado e uma mulher - a Filosofia). O desenrolar desse diálogo é espetacular, com a Filosofia explicando passo a passo e de maneira lógica todas essas questões - Boécio perguntando e ela respondendo (cada uma na sua vez, com fluidez e clareza) - e, durante o diálogo, pequenos intervalos com uma poesia.

Trata-se de uma filosofia estoica, com sabedoria suficiente para influenciar nossas vidas (e este livro foi um dos mais influentes no ocidente durante a idade medieval).

Deixo aqui um trecho:

?Acaso não tens verdadeiramente nenhum bem que seja teu próprio e inerente à tua natureza, para que seja preciso procurares bens em objetos externos e estranhos a ti? A ordem das coisas se inverte a tal ponto que um ser vivo, racional e feito à imagem de Deus, crê poder distinguir-se apenas pela posse de objetos sem vida! E outros seres vivos se contentam em ser o que são, mas vós, que sois dotados de alma e feitos à semelhança de Deus, vós empregais vossa natureza na busca de objetos sem importância, sem noção da desigualdade da troca e da ofensa que fazeis ao Criador.?

Carol através d 19/09/2022

Maravilhoso
Embora seja extremamente antigo, a linguagem é clara. Não é tão simples de ler, mas com algum esforço e tempo é possível.
Achei fantástico como são respondidas algumas questões filosóficas que ainda hoje assombram a humanidade, sobre o livre arbítrio por exemplo.
Incrível como o autor conseguiu escrever isso estando na situação em que se encontrava.
Rodolfo Schreiner 17/10/2022minha estante
Bom dia. Você poderia me informar quem é o tradutor deste livro? Obrigado.

Marvko 06/05/2022

"Os maus não são capazes de roubar a glória dos íntegros."
"De Consolatione Philosophiae", de inestimável valor filosófico e literário, foi, depois da Bíblia, o livro mais prolífico e difundido da Antiguidade Tardia e Idade Média, até a publicação da "Divina Comédia" de Dante.
Dado a notável influência neoplatônica e aristotélica (além de estóica) na obra, esta é considerada o último clássico da Filosofia Antiga, além de marcar o fim da Patrística e início da Escolástica.

Severino Boécio, com uma escrita sublime, que alterna entre prosa e poesia a cada parágrafo, retrata seu relato autobiográfico através desta ficção alegórica, cujo estilo se assemelha aos diálogos platônicos e aos agostinianos. Para a total compreensão do livro, não se pode deixar de lado o contexto pessoal e histórico em que foi escrito. O autor, antes um estadista romano dono de uma verdadeira cornucópia, homem de cárater e virtudes morais que fazia de tudo para garantir a justiça, perdeu todas as suas riquezas, seu cargo, e seus bens, sofrendo terríveis torturas e sendo preso e condenado à morte. Ele então questiona: "Como a Divina Inteligência permite que um indivíduo tão virtuoso sofra tamanho martírio, enquanto os vis saem ilesos?" Boécio então decide, de forma poética, fazer uma última contribuição à humanidade, eternizando suas reflexões na História através dessa obra magistral.

Ele retrata a Filosofia personificada em forma de uma mulher que vai visitá-lo na prisão, dando respostas para as suas dúvidas. Ele aprende, dentre outras coisas, que os maus somente pensam que são felizes, ao passo que a verdadeira felicidade está no Bem, e este se identifica com Deus. Ademais, aprende que tudo que acontece no Universo já está determinado pelo Destino, subordinado à Providência, além de que, por mais contraditório e incompreensível que isso possa soar, tal fato não compromete o lívre-arbítrio humano (tema este já abordado em um diálogo de Santo Agostinho).

Trazendo a alegoria à vida real, a mensagem que Boécio quis passar é a seguinte: ele não aprendeu nada de novo; todo esse conhecimento já estava dentro dele. Tudo que a Filosofia fez foi desenterra-lo dos recônditos de sua alma.

Eu, particularmente, não era muito chegado à poesia. Mas, depois de ler essa obra, é impossível não apreciar tal estilo literário. Além disso, ela traz valiosos ensinamentos. Não foi à toa que Dante colocou Boécio entre os doutores de seu Paraíso. Recomendo a todos.

Aline330 02/01/2022

Bem, o livro trata de questões comuns na filosofia, como felicidade, o bem, Deus, livre arbítrio, justiça, etc. Com a diferença de que é escrita por alguém a beira da morte por condenação, então não há rodeios. A forma da escrita é bastante semelhante aos diálogos socráticos, quem já está acostumado sentirá que é uma leitura bem fácil e leve, apesar dos temas. A introdução desta edição também é muito boa, não conhecia tão a fundo a vida deste filosófo.

SamuellVilarr 13/03/2021

A Consolação da Filosofia, Boécio.
É um livro escrito sob uma perspectiva de sofrimento, temor e acima de tudo, sabedoria. Pois Boécio escreveu "A Consolação da Filosofia" enquanto foi julgado e condenado a morte. Sobre o livro, se trata de um complô dos assuntos da Filosofia discutido por boécio. E principalmente assuntos que estão ligados á questões da consciência e da natureza do ser humano e do divino. Boécio era teólogo e poeta. No meio das reflexões (cuja sabedoria também é um instrumento que veio principalmente da influência dos filósofos gregos Platão e Aristóteles) temos a presença de versos de poesia ligados severamente a sabedoria da vida e das questões metafísicas e divinas, sempre há uma citação, por exemplo, de Homero nas suas obras Ilíada e Odisseia. É um livro que vale a pena ser lido, principalmente quando se procura ler sobre alguma questão da sabedoria da vida no âmbito metafísico e filosófico das questões da sua natureza, convenhamos que quanto se trata disso, é um assunto válido de qualquer forma.

Auricélia 22/01/2021

Livro maravilhoso, Boecio um influente aristocrata romano é preso e nessa prisão recebe a visita da filosofia
E que encontro...
os dois debatem temas riquíssimos e pôde-se perceber a presença da escolástica
Virtude, fortuna, poder, honra, felicidade ...
Um livro cheio de reflexões!

Luzineide 04/03/2023

Nos momentos de dor e desespero nos vitimamos, entristecemos e buscamos a reclusão e a solidão.
Mas nesta obra belíssima, Boécio se apegou firmemente a Deus e a filosofia.Esta, passa ser a resposta para todos os quetionamentos e mazelas da vida do escritor.A filosofia passa ser seu guia e sua conselheir
a, ante a iminente condenação que se abateu na vida do escritor de modo a trazer consolo e paz.
E nós?
Onde buscamos o consolo frente as provações e injustiças da vida?

Elielson.Goulart 14/04/2023

Uma pérola de sabedoria.
Se Deus é bom, então porque o mal existe? Se Deus sabe e tem que permitir para que tudo aconteça, então não existe o livre arbítrio? Porque coisas boas acontecem com pessoas ruins e coisas ruins acontecem com pessoas boas?
Este livro responde lindamente tudo isso, e responde com maestria, com coesão. Que ótima experiência eu tive!

Errante aprendiz 26/03/2021

O prisioneiro que se libertou
Aqui eu aprendi que nunca é tarde para arbir a mente. Nunca é tarde para encontrar algo que falta ou que tanto se procurava.

Alisson 22/09/2019

quem é que está sendo consolado?
lembro de ter lido mas lembro quase nada sobre o que fala.

vou ler novamente, daí faço uma resenha lol