Fios de Outono

Fios de Outono Dandara Alves Reis

Resenhas - Fios de Outono

Ju 08/09/2012

Fios de Outono, de Dandara Alves Reis
Desde que recebi Fios de Outono, já sabia que havia alguns erros ortográficos nesta edição. São muitos, mas felizmente a autora já tinha me avisado e, inclusive, me informou que já foram corrigidos pela editora.

Eu normalmente me incomodo muito com isso. Mas realmente me surpreendi com o que esse livro me causou. Me envolvi tanto, mas tanto com a história, que, pela primeira vez, os erros não atrapalharam minha leitura. Nada atrapalhou. Nem mesmo meus queridos vizinhos ouvindo axé (respeito quem gosta, mas odeio, e acho que cada um deveria ouvir a música que gosta em um volume aceitável).

Guinevere (lindo nome!) é uma garota de 17 anos que vive com seu pai no Rio de Janeiro. Uma adolescente que está vivendo seu primeiro amor. Que tem uma vida (quase) normal, não fosse por um poder que possui, e do qual não tem muita consciência: pode mudar o futuro. Mas nunca sem sofrer consequências. E o preço normalmente pago por ela quando usa esse poder é perder alguém que ama. Só que ela não percebe isso, até o momento em que perde o pai e o namorado, de uma só vez.

Para não ter que encarar um orfanato, a garota vai morar com a mãe, Laura, nos Estados Unidos. A mãe que a abandonou (e a seu pai) quando ela fez 9 anos. Sem nenhuma explicação. Simplesmente se mudou para outro país.

A nova vida que tem pela frente reserva muitas surpresas para Guinevere. E mais surpresas ainda para o leitor. Fiquei com o coração na mão durante várias passagens do livro. Muito assustada em alguns momentos, encantada em outros.

Como o livro é narrado pela Guinn (virei amiga íntima! rs), passei a sentir o que ela sentia, pensar como ela pensava. Com personagens tão bem construídas, não tive como não me identificar.

O livro fala do medo que o ser humano tem de amar, de se entregar, de deixar que o outro perceba suas fraquezas. Mostra as consequências do egoísmo e da ganância. E que a fé e o amor podem, sim, vencer todo o resto.

Ele aborda as Moiras, da mitologia grega. Três irmãs que determinavam o destino dos seres humanos e também dos deuses. Porque o dom de Guinevere nada mais é que mudar o destino. Mas será que ela é a única que pode fazer isso? Espero que vocês leiam para descobrir!

No blog da Dandara ela diz que o livro possivelmente é o primeiro de uma trilogia. E eu espero que seja mesmo!! A história foi bem finalizada mas, se ela fez tudo isso em seu livro de estreia, imaginem o que fará nos próximos! Gostaria muito de descobrir.
Lua 19/03/2013minha estante
Amei sua resenha, dá uma vontade imensa de ler! História aparentemente normal com um toque de sobrenatural haha amei isso! Quem nunca se imaginou sendo capaz de mudar o futuro de fazer com que seus sonhos fossem realizados e evitar que acontecessem certas coisas. Porém, nada poderia ser tão perfeito "toda ação tem sua reação". A capa é simples e perfeita *_*

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
Eu tbm me sinto incomodada com erros. Eu deixo até recomendar um livro, quando a revisão dele não foi bem feita.

;)

Thaís 12/04/2013minha estante
Que nome lindo! Fios de outono! a resenha esta otima parabens Ju! e o livro ja foi para os meus desejados! Espero que eu nao demore muito para compra-lo

Baah 14/04/2013minha estante
achei o nome bem bonito , mas não gostei da capa , achei meio sem cor e não chama minha atenção, gostei da sua resenha!

Dani 16/04/2013minha estante
Eu amo mitologia e autores nacionais, fora que achei o nome da personagem principal bem sugestivo, gostei do enredo, quero ler!

Moonlight Books 19/08/2012

Fios de Outono
Este é um romance envolvente, em que a autora narra as vicissitude enfrentadas por Guinevere, uma jovem que se descobre possuidora de um dom que, por fim, acaba se revelando uma maldição.
Quem não gostaria de ter o poder de alterar o futuro, próprio ou das outras pessoas? Mas, infelizmente para ela, as coisas sempre saem erradas quando ela o faz...
Com o falecimento do pai, a jovem vê-se na contingência de ir morar nos Estado Unidos, com a mãe, pela qual nutria irredutível aversão, por não conseguir perdoá-la por ter abandonado a ela e ao pai quando ainda era uma criança.
Em terras estranhas, encontra o amor, mas outra vez o seu poder conspira para embaraçar a sua felicidade.

Antes da resenha, gostaria de dizer que quando firmei parceria com a Dandara, o que achei muito curioso, foi o motivo que levou ao surgimento de Fios de Outono, que foi o de ajudar crianças carentes, algo que achei muito interessante, uma iniciativa maravilhosa. (Confira aqui)

Fios de Outono, foi um livro que conseguiu me surpreender, não só por causa da história, mas também devido a forma como a escritora apresentou esta história. Esta edição que recebi contém alguns erros, mas conforme a escritora informou, já foram corrigidos, porém estes erros não atrapalharam a leitura, o livro é muito bem escrito, e envolve o leitor totalmente, tem capítulos extensos, mas a leitura é muito dinâmica.

Temos aqui, a história de Guinevere ou Guin, uma jovem com o poder de mudar o futuro, mas todas as vezes que ela utiliza seu poder, mesmo para ajudar as pessoas, algo de ruim acontece, seu poder é fatal, e Guinevere sofre perdas irreparáveis, ela perde todos que ama, e sua família se resume somente a sua mãe, Laura, mas a relação das duas é péssima, já que Guinevere foi abandonada por esta quando criança.

Para Guinevere, existem duas escolhas, um orfanato ou viver nos Estados Unidos com a mãe, e cansada de sofrer, ela decide viver com a mãe, e jamais criar novos laços afetivos com qualquer pessoa, perder novamente alguém que ama, está fora dos planos da garota.

"Dizer adeus para alguém que se ama, significa dizer adeus todos os dias"

Mesmo com a ideia de afastar o amor de sua vida, Guin não pode controlar seu coração, quem na verdade é capaz de controlar os sentimentos, quando estes querem transbordar e nos envolver?
Quem despertará os sentimentos da garota será Eron, o jovem e doce vizinho de Guin, um rapaz que irá fazer a garota repensar toda a sua vida e ajudá - la a superar toda a culpa que sente por possuir seu estranho poder.

"Uma dádiva pode se tornar a pior maldição quando não se respeita uma promessa e essa maldição pode voltar contra si mesmo, quando se encontra um sentimento maior e mais forte que todos os outros, que ofusca os olhos para tudo, independente de qual seja ele."

Guin, terá que parar de fugir do passado, superar seus problemas com a mãe, combater o imenso ódio que irá surgir dentro de si e aprender a viver com seu poder, se quiser ser feliz novamente.

Narrado em primeira pessoa, o livro consegue nos levar pelos mesmos caminhos de Guin, pude sentir os conflitos dela, e amar e odiar tudo ao mesmo tempo, e sem nenhuma certeza do que estava por vir, já que muito mistério envolve o poder que ela possui.

Não posso falar mais, senão irei comprometer a história, mas posso dizer que é um livro que recomendo para todos os leitores, até para aqueles que não curtem o estilo sobrenatural, pois a escritora conseguiu abordar este tema de uma forma muito diferente, envolvendo questões muito importantes, que nos fazem pensar sobre nossas escolhas e seus reflexos.
Mais do que um romance sobrenatural, uma história que nos faz pensar no que estamos dispostos a abrir mão, para encontrar a felicidade.

"Laços serão refeitos, sentimentos descobertos, revividos e lembranças jamais esquecidas virão à tona, pois parece que o destino já fez seus próprios planos para Guinevere Rodriguez, maiores do que ela poderia imaginar ou desejar para si mesma."

Estou ansiosa pela continuação de Fios de Outono.
Dandara 22/08/2012minha estante
Muito boa sua resenha Cida, boa e esclarecedora sobre o assunto que o livro trata. Você conseguiu enxergar além do sobrenatural, que é o verdadeiro ponto importante do livro =)

Camis 11/07/2012

Fios de Outono me surpreendeu mais que qualquer outro livro. Embora eu já esperasse que o livro fosse bom devido ao assunto tratado, eu sabia que para atingir minhas expectativas ele deveria ser muito bem escrito. E foi. E superou todas as minhas expectativas.

Guinevere, ou Guin, é uma garota de 17 anos, que após perder o pai e o namorado no mesmo dia, muda-se para os Estados Unidos para morar com a mãe que a abandonou quando ela ainda era uma criança. Guin se culpa diariamente pela morte do pai e do namorado, não porque este seja um dos processos de aceitação da perda, mas sim porque foi realmente culpa dela, mesmo que sem intenção.

Guin tem um poder letal. Ela pode mudar o futuro, basta desejar que aconteça. Mas seu poder vem com perdas e ganhos. Para cada desejo que ela fizer, uma pessoa morre. É claro que ela não entendia isso até o dia em que fez dois desejos, e segundos depois perdeu as duas pessoas que mais importavam pra ela.

É por isso que Guinevere chega à casa da mãe com um único objetivo: não formar laços. Nada de amigos, nada de família, nada de amor. É claro que quando ela pega carona com Eron, seu vizinho e dono dos olhos azuis mais intensos, ela não esperava que fosse quebrar sua promessa tão facilmente. Eron, com seu jeito carinhoso, gentil e engraçado, vai quebrar suas barreiras mais fortificadas, e mostrá-la que uma mesma moeda tem dois lados.

Guin vai ter que aprender a conviver com a mãe e entender seus motivos por tê-la abandonado, vai ter que apreender que nem sempre a primeira impressão é a correta, e o mais importante: vai ter que aprender que ela não é a única com poderes misteriosos, e que tudo vai muito além do que ela imagina.

A Dandara soube criar um livro tão bom, tão misterioso, cheio de cenas bem descritas, personagens bem marcados, acontecimentos emocionantes, que ficou impossível largar Fios de Outono antes de chegar ao fim. A narrativa é dinâmica e envolvente, com um enredo encantador. O livro merece uma continuação ao nível de Fios de Outono. Leiam! Tenho certeza de irão viciar!

Dandara 11/07/2012minha estante
Adorei a resenha! Clara e objetiva! =)

Caroline507 29/08/2012minha estante
adorei sua resenha tbm!
o livro parece otimo! vou ler ele soh pq vc indico hehehe

Bandeira5 04/07/2012

Resenha: Fios de Outono | Dandara Alves Reis
Sinopse:

Eu não deveria ter desejado que as coisas fossem diferentes. Tentar mudar o destino de alguém, interferir na decisão da morte, quando era claro que alguém pagaria por minha estupidez.Já fui uma criança comum, como outra qualquer, mas um dia perdi minha mãe. Foi exatamente nesse dia que as coisas começaram a mudar e que comecei a viver uma vida que ainda acho que não deveria ser minha. Sem saber por que, recebi um dom que seria maravilhoso, e até mesmo proveitoso, se não fosse tão obscuro. Posso mudar meu destino e o de outras pessoas, simplesmente desejando, mas é como dizem, para toda ação há uma reação, e descobri isso da pior forma possível. Agora, para fugir do passado e de todo estrago que causei, vejo-me obrigada a mudar para uma vida completamente nova e que não quero e a reaver uma ligação que há muito tempo deixou de fazer parte de mim. Laços serão refeitos, sentimentos descobertos, revividos e lembranças jamais esquecidas virão à tona, pois parece que o Destino já fez seus próprios planos para Guinevere Rodriguez, maiores do que ela poderia imaginar. Ou desejar para si mesma.Uma dádiva pode se tornar a pior maldição quando não se respeita uma promessa e essa maldição pode voltar-se contra si mesmo quando se encontra um sentimento maior e mais forte que todos os outros, que ofusca os olhos para tudo, independente de qual seja ele.

A história do livro se baseia na vida da bela carioca de 17 anos com o nome muito diferente- Guinevere Rodriguez e com um dom muito misterioso -ela pode mudar o futuro e com isso algumas mortes podem acontecer a quem ela ama- e ela não sabe como se controlar ou o que fazer ,tenta morar nos estados Unidos -Laura -e a deixou bem pequena com a idade de 8 anos , e ainda com esse pequeno ódio de sua mãe, ela tem que se afastar das pessoas, porque ela tem medo de machucar as pessoas. Enquanto vivia no Rio de Janeiro com o seu pai, ela namorava com William um garoto lindo , que ela via a semanas, e ela foi ver-lo numa tempestade quando estava bem perto de sua casa ,ela avistou o carro de seu namorado com as portas abertas e sem ningém- ela ficou desesperada e ela pulou num rio,logo adiante ela avista William com a irmã ,presos num galho para não se afogarem, ela salva a irmã de William,mas ele morre e quando chega em casa seu pai também esta morto. E já nos estados Unidos ,ela se ver encantada pelo misterioso e lindo de olhos azuis (Eron) , e ela não pode simplesmente se apaixonar e tentar ter um namorado mais uma vez, porque ela acha que está traindo William, apesar de sua morte recente, ela ainda ver o espírito dele. E ainda tem o fato da meia-irmã de Eron ( Evangeline) não gostar das namoradas de Eron,sempre acontecer algo com elas de estranho. Será que Eron e Evangeline podem ajudar a busca do que a Guinevere Rodriguez realmente é?!

O livro tem uma narração muitoo boa mesmo, muito dinâmico e nem um pouco meloso . A autora fala da Guinevere de pele morena e mais algumas características que ela pode estar se relacionando a história. O que me chamou mais a minha atenção e mais me comoveu foi Guinevere, depois de algumas semanas entender que ela não odeia a mãe e ela simplesmente tenta reverter o sentimento de saudade com o ódio, mas ao mesmo tempo que a história está indo bem - acontece alguma coisa para deixar nós leitores mais nervosos e aflitos mais eu ameiii a história. Nós prende literalmente! Mais uma vez agradeço pela autora se interessar pelo blog ,para eu resenhar o livro . E estou esperando por mais um livro , acho que vai ter uma continuação!

Dandara 11/07/2012minha estante
Ótima resenha! Principalmente por isso:"ela simplesmente tenta reverter o sentimento de saudade com o ódio" =)