O filho da mãe

O filho da mãe Bernardo Carvalho

Resenhas - O Filho da Mãe

Silvana.Freitas 22/10/2020

Relações da guerra, relações em guerra...
Bernardo Carvalho narra com primor histórias que tem como pano de fundo comum a guerra.

Uma mãe que luta pelos filhos de outras mães, em nome do seu próprio filho; a avó que não mede esforços pra livrar o neto da morte; a mãe que enterra o filho do passado pra salvar as conquistas do presente; um recruta órfão da mãe enfraquecida e sem coragem de defende-lo.

Um livro emocionante, numa narrativa bem amarrada e enxuta, que nos prende do início ao fim, ávidos pelos próximos acontecimentos.

Leitura super recomendada!

Aryana 17/04/2009

Outra vez, a armadilha de Bernardo.
Em "O filho da mãe", um dos livros da coleção "Amores expressos" da Companhia das Letras, ambientado em São Petesburgo, Bernardo Carvalho conta, à sua maneira, numa história muitas vidas.
Quem já conhece um pouco da sua obra, reconhece muitos traços e artifícios nesse romance e pode, como eu, temer que ele caia em um esquema de fórmulas. Diversas histórias que convergem num ponto soa, por vezes, um pouco novelesco, tal qual algumas descrições e cenas, mas ele consegue escapar da enrascada e se sair bem.
Não posso dizer que o livro não exerceu uma de suas possíveis funções; me fez pensar muito e nisso não há mais o que dizer, Bernardo é impecável. A geografia e história de um país e de uma guerra pouquíssimo conhecidos por nós brasileiros, as histórias de mães que ainda me suscitam reflexões sobre uma ironia no título do livro e a esperança ao longo de toda a história de que ele conclua essas redes sem ser previsível ou pequeno. Não sei precisar se ele conseguiu o feito ou se amoleceu meu coração com o último parágrafo encantador, mas e daí?! Acabei como eu gosto, instigada e cheia de coisas a dizer. Valeu, Bernardo.
Menezes 04/09/2010minha estante
Interessante sua visão do livro. Foi um dos meus prefeirods ano passado. O último parágrafo é muito intenso.

fsamanta (@sam_leitora) 18/08/2013minha estante
Senti exatamente a mesma coisa.

Flavio Rocha 27/01/2021

O filho da Mãe
Bernardo Carvalho traz nessa obra perspectivas diferentes sobre o amor. O pano de fundo é a guerra da Chechênia, de 99 a 2003. Personagens fragmentados, vidas marcadas pela destruição de cidades e da própria concepção de identidade do sujeito (que pertence a uma família, a uma cidade, a um país). Mas o que acontece quando esses lugares não estão mais lá?
Uma mãe é obrigada a amar um filho só porque o gerou? Qual é a relação entre amor e destruição? Quais são os impactos da guerra na constituição das pessoas e de suas culturas?Esses são alguns dos temas brilhantemente tratados por um autor que possui além de uma incrível técnica, uma sensibilidade impressionante para discutir assuntos tão densos.
O Filho da Mãe é dessas leituras que não nos deixam jamais.
Chris Silveira 28/01/2021minha estante
Já quero ler!

Flavio Rocha 31/01/2021minha estante
É excelente, Chris!

Leila 12/09/2023

O Filho da Mãe, obra de Bernardo Carvalho, é um romance que mergulha profundamente na rica tapeçaria da segunda guerra da Tchetchênia em 2003 e ambienta sua trama central em São Petersburgo, Rússia.

O autor cria personagens fortes e profundos, como as mães dos soldados que se uniram e formaram uma ONG para proteger seus filhos tanto dos maus-tratos do exército quanto da guerra em si, essas mães são uma força da natureza e é muito legal acompanhar suas passagens dentro do livro. Uma maternidade mostrada de um jeito bem realista, com mães diferentes e com ações diferentes e apresentadas sem julgamentos. Somente a vida como ela é.

O romance romântico do livro é entre dois rapazes que estão deslocados socialmente e se encontram de forma inusitada, mas é retratado de uma forma legal e não clichê. Assim sendo, não me fez revirar os olhos de gastura em nenhum momento, rsrsrs

Além disso, a maneira como Bernardo Carvalho entrelaça a narrativa ficcional com os eventos históricos é digna de elogios. Essa integração entre história e ficção confere ao romance uma profundidade e autenticidade que enriquecem a experiência do leitor. Eu gostei bastante disso na obra e confesso que sabia pouco sobre esses eventos narrados.

Outro ponto que merece destaque é a complexidade dos personagens. Carvalho cria personagens multifacetados e intrigantes, cujas motivações e dilemas são explorados de forma profunda ao longo da narrativa. Isso adiciona camadas de profundidade ao enredo, tornando-o mais cativante e instigante.

É importante mencionar que a trama pode ser densa e exigir um certo nível de dedicação por parte do leitor, Mas vale o tempo investido #ficaadica

wesley.moreiradeandrade 11/01/2017

Foi o primeiro livro de Bernardo Carvalho que eu li e posso dizer que não foi uma boa experiência logo de início. Os problemas com a leitura deste romance começaram pela exposição de uma quantidade grande de personagens e seus nomes e sobrenomes russos, as idas e vindas no tempo que deixava tudo mais nebuloso na compreensão dos meandros de cada figura retratada nas páginas do livro, num texto mais focado na descrição. Mas se persistir na leitura, caso tenha a mesma dificuldade que eu encontrei, o leitor passará a ficar envolvido com algumas das subtramas exploradas por Carvalho e perceberá que aquilo que atrapalhou a fruição do livro é na verdade sua principal qualidade. A narrativa acontece em São Petersburgo (Rússia) e entrelaça o destino de diversos personagens ao tema principal: a figura das mães em tempos de guerra. O amor entre dois rapazes, a luta de uma avó para deixar o neto longe dos conflitos da Rússia com a Tchetchênia, a mãe que havia abandonado o marido e o filho e muitos anos depois reencontra o primogênito são algumas das estórias. O horror da guerra e as feridas que ela causa, o sentimento de não pertencimento a uma pátria, a sensação de ser estrangeiro sempre, independente de onde você está, com quem você fala são alguns dos sentimentos pelos quais as personagens passam na trama. “O Filho da Mãe” flerta com a tragédia sem perder a ironia e foca sua literatura no que é mais importante: os relacionamentos humanos. Podem mudar os costumes, pode mudar a geografia (Brasil, Rússia, não importa), mas as relações interpessoais continuam as mesmas, universais em sua essência. O livro faz parte do projeto “Amores Expressos”, da Companhia das Letras em que alguns escritores foram convidados a contar e a investigar o amor em diversos lugares do mundo. Bernardo Carvalho muda o foco do amor romântico para o amor materno, e é bem sucedido nesta escolha.

site: https://escritoswesleymoreira.blogspot.com.br/2014/03/na-estante-14-o-filho-da-mae-bernardo.html

Wellington.Pimente 09/07/2022

Grata surpresa
Bernardo Carvalho sempre surpreende com seus livros, nesse caso, uma viagem a Rússia inspira um livro forte, que aborda guerra, maternidade, orfandade, rejeição, encontro, desencontro, empatia, em histórias diferentes que se unem no tema universal mãe e filho. Foi uma grata surpresa entrar nesse universo singular proposto pelo autor.

Nanda 29/04/2009

identidades vertiginosas
identidades vertiginosas

As personagens estão em busca de narrativas que lhes permitam reconstruir uma identidade agregada. Em partida(s), as personagens experimentam rupturas e aproximações com imagens capazes de traduzir a impossibilidade de recomposição, seja do tempo, seja do vivido ou abandonado.

Sávio 07/02/2010

Um livro mto esquisito e confuso. Vários personagens com nomes russos que confundem basntante. Li numa resenha anterior que é um livro para se ler rapidamente e, preferencialmente, somente ele para não perder o "fio da meada".
Quero trocar.

Carla 22/06/2010

Ótimo
O livro é envolvente e com um ótimo ritmo que prende o leitor até o final. Diferentes histórias e personagens distintos aparecem a cada capítulo e tudo é brilhantemente amarrado e finalizado.

É uma história de amor, mas não aquelas clássicas entre homens e mulheres. São mães e filhos perdidos, desamparados e sozinhos na Rússia durante a 2ª Guerra da Chechênia. O romance é tenso, triste e levemente perturbador. Corram para ler!

ENAVARRO 28/09/2012

O Filho da Mãe
Bernardo Carvalho sabe muito bem como contar uma história. Indo e voltando no tempo, o autor consegue formar um quadro complexo sem perder o foco no tema principal. A trama, que envolve muitos dramas familiares, acontece na maior parte do tempo em São Petersburgo, às vésperas de seu tricentenário. Tendo como pano de fundo a guerra da Tchetchênia, não poderia ser menos denso.

Marcio Freitas 08/06/2014

Uma Trama que Não se Perde

Trata-se de uma narrativa passada na segunda guerra mundial, que traz casos emocionantes de relações entre filhos e mães, mostrando as duas perspectivas. Faz a ligação entre a Guerra e as mães dos soldados, mostrando o drama que estas vivem, tentando evitar que os filhos sejam enviados ao combate.
Toda a trama da obra é muito bem articulada, mas só percebemos isso quando já estamos quase acreditando que isso não vai acontecer.
No final todas as histórias se juntam, com um desfecho satisfatório. A leitura é recomendada. Uma bela obra.

Livrogram 29/09/2014

Sobre O Filho da Mãe
O Filho da mãe, de Bernardo Carvalho, é um romance superlativo: intenso, forte e primorosamente construído. A ação se passa em grande parte em São Petersburgo, retratada de forma sufocante pelo autor. Aqui conhecemos mães angustiadas, filhos problemáticos ou abandonados e pais ausentes e confusos. São vidas que acontecem em meio à Guerra da Chechênia e ao ódio separatista. Bernardo constrói personagens que pouco podem fazer frente às estruturas de poder destruidoras e humilhantes de um país que ainda faz correr muito sangue. O equilíbrio entre contexto histórico e os conflitos individuais é acachapante. Respire fundo e encare esse livro sensacional. No vídeo de hoje no canal do Youtube falo mais um pouco sobre a obra e minha experiência de leitura.

site: https://www.youtube.com/user/livrogram2014