Um pouco de ar, por favor!

Um pouco de ar, por favor! George Orwell

Resenhas - Um pouco de ar, por favor!

Luu 10/04/2022

As minhas expectativas eram altas e posso dizer que ainda assim o livro me surpreendeu.

Com uma longa narrativa acerca da vida de George Bowling, ele descreve sua infância na pré-guerra (admito que em certos pontos a história ficava um pouco parada) e seu percurso até os anos precedentes à segunda guerra. A forma como o modernismo e a Grande Guerra modificaram o cenário a que o personagem principal crescera é bastante impactante e a maneira de repassar seus pensamentos e sentimentos é fluída.

Por mais que eu não tenha vivido, nem perto, da época em que o livro se passa, ainda assim senti uma espécie de nostalgia com as descrições de como tudo era antes: os mercadores, as lojinhas de doce e a natureza que se perdia de vista.

??spoiler??
Em certos pontos você se pega desejando que George enfim encontre seu cantinho de conforto a que se acostumara na infância, mas no fim... ele jamais tornou a pescar e acaba por retornar ao monotonismo da rotina.

Achei uma obra brilhante e que nos faz refletir muito em relação aos termos em que vivemos hoje em dia.

luadepaginas 11/05/2021

Um livro sobre o cotidiano de um homem de classe média, com uma rotina familiar comum e com uma pequena experiência de guerra. Lento, não muito interessante, mas da pra tirar umas reflexões muito boas.

Tour Literário 21/04/2021

Um pouco de ar, por favor! George Orwell
Neste vídeo compartilho minhas impressões de leitura.

site: https://youtu.be/iao4QJ5F-_U

Ramon.Jung 23/12/2020

Interessante, mas muito descritivo
O livro não foi o que eu esperava. Contudo, tenho dúvidas sobre se a edição em português é fiel a versão original de George Orwell. A versão da editora "Itatiaia" é muito ruim. Há muitos erros de português durante todo o texto. Isso chega a assustar. Pesquisando resenhas da versão original, em inglês, vi que o livro é muito bem classificado. Muitos o considerado como um clássico desconhecido (talvez abafado pelo sensacional "1984"). Por outro lado, a visão dos leitores da versão em português não é das melhores. Tenho receio de que, para além da grande quantidade de erros de gramática, os tradutores podem não ter conseguido captar a essência da história e todo o seu universo simbólico.

Infelizmente, não é um livro que eu indicaria ou daria de presente. Pelo menos não o da versão em português.

Segue a ideia geral da história:

- A 1ª Guerra Mundial, 18 anos como vendedor de seguros de vida e o casamento com a melancólica Hilda, haviam deixado apenas um sabor de morte na vida de George Bowling... Tais circunstâncias aliadas ao medo de uma nova guerra, levaram a sua mente a recuar e a refugiar-se na paz de sua infância, vivida em uma pequena cidade do interior. Porém, a viagem de volta levou-o a desiludir-se por completo, pois mais uma vez chapinhou no lodaçal da rotina, da frustração e da abaladora confusão, tendo agora - por acréscimo - a sombra ameaçadora de 1984 agigantando-se à distancia.

Marcelo.Pedroni 22/06/2023

Ótimo livro para se aprofundar na obra de Orwell
Esqueça a distopia característica de 1984 e Revolução dos Bichos. Esta foi a primeira obra de Orwell que li que no lugar da distopia dos títulos mencionados, se apresenta uma história muito mais "pé no chão".
Até por isso, muitas características de sua vida pessoal parecem ser trazidas a tona, principalmente a relação do homem com a guerra e seus efeitos, principalmente findado o trágico conflito.
Esta história me tocou profundamente, principalmente por trazer uma personagem que no se vê como um protagonista relevante, tampouco interessante, mas ao mesmo tempo não se despreza ao ponto de ser melancólico.
Me trouxe uma visão muito lúcida sobre a extensa maioria das pessoas, ou seja, medíocres, irrelevantes e fadadas ao esquecimento. Mas, não entenda isso como uma crítica, uma vez que eu mesmo me vejo da mesma forma, não se trata de conformismo ou fatalismo, se trata apenas da realidade pelos olhos de um contraventor ao idealismo, mas não seu oponente.
E o mais incrível que de uma personagem nada incrível, uma história com seus eventos e acontecimentos mundanos se mostra deveras interessante e envolvente.
Creio que seja a forma da escrita, ou algo que aproxima muito minha visão de mundo com a do autor que me faz sentir tão próximo à realidade de seus livros.
Vale muito a leitura, para saber mais sobre a obra do autor que erroneamente é reduzido às duas principais obras, mas que produziu muito mais e tem um papel fundamental na cultura ocidental do século XX.

oieamare 23/08/2022

Orwell nunca erra!
Que leitura excepcional! Me senti, tal como a editora no início, como o próprio George. Quando deixei minha cidade natal e voltei depois de muito tempo, a sensação foi de perda, nostalgia e decepção.
Várias coisas já não eram mais as mesmas e eu tive que me contentar com as mudanças da vida.

E é justamente disso que Orwell aborda em Um pouco de ar, por favor! Além de explanar as guerras mundiais e suas derradeiras consequências, Orwell comenta também as mudanças que a modernidade trouxe.
Necessárias, até certo ponto, como o próprio personagem afirma, mas também destruidoras em outros.

As guerras, a modernidade, a grande urbanização... tudo isso tirou de nós algum pedaço importante e singelo da infância. Algo que não pode retornar, pois está no passado. Em consequência, também nada disso tem importância, pois o futuro se torna incerto e o presente é tudo o que nos resta.
Embora estejamos presos em rotinas, trabalhos e relacionamentos que parecem esgotar nossas vidas diariamente.

Orwell traz uma reflexão para o presente e este se torna meu livro favorito dele.
Não sou a mesma depois disso e agora reflito e aceito as mudanças - embora não deixe totalmente de lado a nostalgia que sinto com o passado, mesmo o que eu não vivi, e concorde com George sobre a ruindade das guerras e o lado ruim dos modismos e da própria modernidade em si, de certa forma.

Recomendo demais! Orwell é um escritor excepcional. Seus livros sempre tocam onde devem.

ca ;) 05/06/2022

Bom livro! É um livro mais sem graça, mas que tem certas críticas sociais que nos fazem pensar. Edição muito bonita! Parece de colecionador mesmo

Daniele522 29/09/2021

Um pouco de ar por favor
Este livro narra a história de George, homem de 45 anos, casado e trabalha em uma empresa de seguros. No dia em que ele coloca a dentadura, começa a fazer reflexões sobre seu passado. A guerra está chegando e ele tem a certeza de que a vida não será a mesma pós guerra, então ele decide fazer uma viagem escondida da família.

Biru e Tano 11/01/2023

Ao invés de pessimista eu diria reflexivo.
Em alguns momentos a história acaba não sendo das mais empolgantes. Mas ainda assim eu vejo como um livro que vale a pena ser lido. Caso a sua busca seja por uma história com final feliz, bom, não recomendo. Não que tenha um final triste, só é a realidade, e bom, a realidade em meio a uma história contada durante uma guerra e previamente se aproximando de outra não é das mais animadoras. O choque de realidade não é pelo o que a guerra faz, acho que o maior choque é o quanto é possível trazer pra nossa realidade a história e nos enxergar em um George Bolwling pode ser assustador.

Quando eu comprei o livro eu fui vê o que as pessoas estavam falando a respeito na avaliação, mais pra saber sobre a qualidade do material do que a opinião a respeito dele mesmo, tinha um comentário extremamente contrário a leitura do livro, o nome da resenha é bem por conta do que ele relatou lá, ele o leu e viu puro pessimismo, bom, eu vi uma realidade, que não deixa de ser triste, porém real.

William.Pereira 15/06/2020

Obra prima "desconhecida"
A estória se passa em 1938 mesmo ano que foi publicado (uma ano antes à segunda guerra mundial) embora seja apenas um personagem comum com um casamento melancólico, George Orwell transcreveu no seu personagem a sua experiência na guerra e pós guerra que participou e mostrou o medo que tinha na iminente segunda guerra, contando detalhes de quem só sentiu na pele o terror das guerras passadas.
"Tudo aquilo que você teme: as bombas, as filas para receber alimentos, os cassetetes de borrachas, os arames farpados, as camisas de uma só cor, aquelas caras enormes em enormes retratos e as metralhadoras e matraquear das janelas das casas"

Tassia Jeronimo Elias Dos Santos 20/06/2021

Um livro sobre nostalgia
Você começa o livro e se pergunta, mas por qual motivo esse cara reclama tanto? E, ao longo das primeiras páginas, você fica brava com um protagonista reclamão e insatisfeito.

Mas, em meio aos relatos do presente e do passado do corretor de seguros George Bowling, você começa a se perguntar se também não é um pouco assim. Quantas vezes, não conseguimos apreciar as belezas e as alegrias do cotidiano comum. Ou, como em alguns momentos, olhamos para nossa vida e sentimos saudade do que já vivemos, mas nem sabemos se ainda está lá. E, sim, você começa a se reconhecer nestas páginas.

Por vezes, o livro fica bastante descritivo e memorial, mas somos levados por essa jornada a questionar alguns dos nossos próprios comportamentos ao longo da vida. Ao relatar suas experiências, vemos um personagem incomodado, questionador e buscando um "pouco de ar, por favor".

Será que ele consegue? Ou encontra o que procura? Será que nós também não estamos procurando esse "um pouco de ar" nos lugares errados? Recomendo a persistência na leitura. Mas, não espere um final feliz, não é do feitio deste grande autor.

Isa 23/09/2021

É livro que começa de forma lenta e tediosa, mas vai melhorando aos poucos. Eles faz tudo isso achando que ia se sentir melhor pra no final descobrir que era só perda de tempo. Ajuda a refletir se vc tá realmente fazendo algo da vida.

Bruno.Rodrigues 30/01/2022

Mais uma realidade nua e crua
Se você está pensando em ler este livro com a mesma evolução e rapidez que existe em A Fazenda dos Animais, não vá por este caminho...
Não pense também que é um livro arrastado com repetições de pensamentos e lembranças.
Essa repetição que voce irá encontrar aqui, principalmente na segunda parte, creio ser algo proposital para enfatizar como George se sente agora com quarenta e cinco anos, sentindo-se sufocado e melancólico, mas ainda com energia para viver

Você precisa entrar na história. Voce precisa entrar no contexto de uma realidade onde uma pessoa viveu as duas guerras mundiais
O medo, as incertezas, as mudanças bruscas e as influências que uma guerra causa na sociedade

Não, não se trata de uma grande história com um final impactante e muito menos feliz, afinal de contas, é George Orwell. Um cara realista e com a visão muito a frente de sua época.

Nilson 12/11/2022

GUERRAS
Parece que tudo gira em torno de "Guerras", principalmente histórias e biografias etc...vindas do exterior. Por mais que se tenha consciência do horror que isso causa, mais se fala. A guerra hoje parece novela; cada dia um capítulo. Estou eu aqui terminando a leitura deste ícone da literatura(abordando a guerra) e aí fora o mundo se degladiando. Bem... o livro!!! A tá!!!! Gostei muito na primeira parte, depois achei cansativo e muito rebuscado!!! Mas vale a pena...

Ju.Gomes 11/10/2021

3,5/5
Vamos lá...
Não sou a maior fã de George Orwell, mas gostei bastante de Revolução dos Bichos. Resolvi ler Um Pouco de Ar Por Favor antes de 1984, e o livro é bom, mas não perfeito.
A escrita de Orwell não é meu tipo favorito de escrita. Os capítulos não são realmente longos, mas os parágrafos são. A percepção é que a pessoa leu metade do capítulo, mas malmente chegou ao terceiro parágrafo.
A história tem poucos diálogos é mais focada nos pensamentos do personagem, algo que não me cativa muito, mas é bem interessante observar as coisas que levam o personagem a tomar suas atitudes.