Fuga do Campo 14

Fuga do Campo 14 Blaine Harden

Resenhas - Fuga do Campo 14

Will 29/12/2022

A fuga mais incrivel do lugar mais cruel na face da terra
Muito além de uma incrível história de fuga e recomeço, o livro nos traz uma reflexão sobre os diferentes povos que temos no mundo. Uns bons outros incrivelmente horríveis. Fuga do Campo 14 deveria ser lido por todos, especialmente por aqueles que incentivam o comunismo, socialismo e especialmente por aqueles que inacreditavelmente defendem o regime da Coreia do Norte.

O jovem protagonista Shin nasceu e viveu por mais de duas décadas em um dos piores e mais controlados campos de trabalhos forçados que se tem notícias. O Campo 14 é visível no Google Earth e é exatamente como ele descreveu desde o período em que esteve lá. A crueldade, a dor, a falta absoluta de amor e empatia são tão reais e fortes quanto a fome que assola os prisioneiros e até a população comum.

Este livro explica ainda o sistema de castas Songbun criado junto com a Coreia do Norte, na qual condenou milhares pessoas ao empobrecimento eterno, impossibilidade de crescimento na vida, total desprezo quando se é da camada mais baixa e a real possibilidade de descer para a base da pirâmide rapidamente e acabar preso em um campo, mesmo que você não tenha literalmente nada a ver com o ato que eles julgam ser crime.

Por fim, recomendo que a leitura seja acompanhada de entrevistas disponíveis no Youtube, uso de mapas na internet, leituras complementares e documentários sobre a divisão da Coreia em duas e do sistema de castas Songbun.

Boa leitura!

site: https://www.youtube.com/watch?v=0kPR6xGKoyw&ab_channel=Intr%C3%ADnseca

Alida.Ventura 26/11/2022

Anulação e sorte de Shin
O livro emociona muito, a vida de Shin é um enorme sofrimento, a Coreia do Norte, anulou todos seus sentimentos, fez ele pensar que fosse um animal.

Isso é tão doloroso, porque mesmo após fugir, atitudes que ele tomou dentro do campo ainda o perseguem.

O campo não aprisiona somente o homem, mais também a mente.

Shin teve muita sorte na fulga, e mesmo sem saber de nada, seu instinto de sobrevivência lhe guiou.

Saber que ele foi o único que conseguiu fugir daquele campo é um choque, porque todo o restante ainda está lá sofrendo, achando que ali é o certo.

É simplesmente desumano. E triste, em tempos de hoje ainda ver campos de concentração.

E até agora não consigo entender como funciona a hierarquia daquele país, porque é muita corrupção. E mesmo pra quem vive fora do campo não sabe se tá fazendo certo ou errado, porque o governo cisma de algo, manda direto pro campo.

São leis malucas que uma hora tá as rédeas mais frouxas para entrar dinheiro no país. Outra hora mais rígidas, pra continuar controlando a massa.

É complexo mais todo mundo deveria ler esse livro.

Vincent8 16/06/2022

Deviam pedir esse livro nas escolas
Li muito rápido, em dois dias eu terminei. Fiquei vidrada na história do Shin, tanto que eu quase nem dei pausas para absorver o quão trágica é essa situação. Me senti até meio mal depois, pois li que muitas pessoas choraram com o livro, mas eu não derramei sequer uma lágrima (mas eu me comovi, claro, impossível não se comover lendo).
Gostei muito, sempre recomendo quando posso, mas não é uma leitura pra qualquer um.

Pri 08/06/2022

impressionante
é quase inacreditável. o tanto que este homem sofreu durante a infância e adolescência. muito triste saber que existem estes campos de trabalho forçado e tortura, quero ler mais sobre o tema.

Bia 21/05/2022

O autor conta a história de vida de Shin Dong-hyuk, um jovem nascido em um dos campos de trabalho da Coréia do Norte. A maioria das pessoas nos campos são prisioneiros políticos "irredimíveis" ou membros de suas famílias, e estão basicamente presos por toda a vida. As condições nos campos são de pesadelo - trabalhos forçados, rações curtas, lavagem cerebral, espancamentos, torturas, estupros, execuções.
O crime imperdoável que o pai de Shin havia cometido era ser irmão de dois jovens que haviam fugido para o sul durante uma guerra que arrasou grande parte da Península Coreana e dividiu centenas de milhares de famílias. O crime imperdoável de Shin era ser filho de seu pai.
Este é um livro horripilante em termos da agonia humana descrita dentro dele. Ele é baseado nas entrevistas do autor com Shin. Gostaria que ele tivesse sido melhor escrito. O autor emprega um estilo sucinto - primeiro isso aconteceu e depois isso aconteceu. Não há muita análise, mas a história de Shin é importante para entender as violações dos direitos humanos que ocorrem na Coréia do Norte.

Vitor Hugo 03/05/2022

A ditadura da Coreia do Norte
A República Popular Democrática da Coreia, é um país com 25 milhões de habitantes, tendo sua economia baseada na produção nacional e suprimentos oferecidos pelo Estado. O seu lema é “Poderosa e próspera nação”. Ao ler o trecho anterior, parece um país adorável, com uma boa condição aos seus nativos e estrangeiros. Não se engane, estamos falando do país mais fechado do planeta, onde sua população sofre nas mãos de ditadores.
Em "Fuga do Campo 14” conhecemos Shin Dong-hyuk, um norte-coreano que por ser de classe mais baixa, passou boa parte de sua vida no campo 14, famoso campo de concentração no país. No livro você vai entender o funcionamento da fechada Coreia do Norte, como é a educação, moradia, trabalho, segurança, política, dentre outros.
Diferente do que é dito pelo atual ditador Kim Jong Un, você verá a dura realidade vivida pela população, que sofre com a escassez de alimentos, que vivem em condições subumanas, que ao “fugir das regras” são covardemente fuzilados. Enquanto na capital Pyongyang, membros da alta sociedade gozam de muito conforto. Aliás, as classes mais pobres do país, sequer sabem da existência da maravilhosa capital.
A leitura do livro causa bastante desconforto no leitor, ao conhecer a trajetória de Shin Dong, temos empatia por ele e sabemos detalhes desse totalitarismo. Se você não se emocionar com a leitura do livro, está morto por dentro, faltando apenas enterrar. Vale deixar claro: não é uma leitura tranquila, pelo contrário, uma das leituras mais pesadas que já fiz. Leia apenas se estiver em um bom momento.
O livro possui 230 páginas, não é longo e a leitura é bastante fluida. Escrito pelo jornalista Blaine Harden que conheceu Shin pessoalmente. É dividido em três partes: na primeira vemos como é viver na Coreia, na segunda temos a fuga do nosso protagonista Shin (eu diria que essa é a parte boa) e na terceira parte vemos a dificuldade do protagonista em conviver em um país livre e democrático, como é difícil essa adaptação na nova realidade.
Em vários momentos durante a leitura, me lembrava do clássico “1984” de George Orwell, lido e resenhado aqui no 1porsemana.

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Adriel.Macedo 25/03/2022

Ele é o único que escapou
O livro conta a história de Shin Doung-hyuk, ele é a única pessoa que nasceu em um campo de trabalho forçado da Coreia do Norte e conseguiu escapar.

O autor apresenta a infância de Shin, sua adolescência, fuga e adaptação ao mundo exterior; impressionante saber que em pleno século XXI existem "Campos de Concentração" ativos, verdadeiros Gulags que se perpetuam enquanto o mundo segue de braços cruzados ante esse tipo de situação.

Dei ao livro 4,5 estrelas porque tive a sensação de que o autor, em certos momentos, queria mais criticar a Coreia do Norte do que contar a história de Shin; acredito que se ele tivesse sido mais imparcial a história poderia ser mais impactante; no entanto continua sendo um testemunho fantástico que vale muito a pena ser lido.

Danilo.Veras 15/03/2022

A história é muito imersiva
Conforme avançam os relatos no livro, você vai ficando preso na história. A historia de fuga do Campo 14 e, posteriormente, da Coréia do Norte é impressionante. Tudo o que é relatado sobre os campos de trabalho forçado para priosioneiros políticos na Coréia do Norte se assemelham muito aos campos de concentração nazistas. No entanto, para descendentes de presos políticos, a desconstrução da personalidade na Coréia do Norte começa desde o nascimento e cria um ambiente em que não existem amigos, amor ou afeto e delatar erros dos colegas é altamente estimulado. Mesmo para cidadãos que residem em Pyongyang, a vida não é tão confortável quando comparada a outros países. É dífil não fazer um paralelo com o livro de Orwell que trata justamente de uma distopia muito similar ao que ocorre na Coréia do Norte.

Nat 01/03/2022

^^ Pilha de Leitura ^^
Fuga do Campo 14 é o relato de um jovem que conseguiu escapar de um complexo prisional (ou campo de concentração...) na Coreia do Norte. Mais um livro que leio sobre esse país e é incrível como ainda me impressiono com os relatos. Qualquer coisa é subversão, qualquer coisa leva a tortura, e você nasce tão doutrinado que demora a entender que algo está errado (se entender). É um livro pesado, porém ótimo para se conhecer um pouco mais sobre esse país tão fechado.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Gabrielle.Ribeiro 24/02/2022

saber mais sobre a Coreia do Norte nunca é demais, mesmo pesquisando e vendo que o Shin desmentiu algumas coisas desse livro, ainda sim, continua brutal e indignante ver como as pessoas vivem sob o poder dessa família ditadora e mentirosa

@wesleisalgado 06/02/2022

"Ele não consegue desfrutar sua vida enquanto há pessoas sofrendo no campo. Vê a felicidade como uma forma de egoísmo."
O livro narra a vida de um coreano de 20 anos, que nasceu em um campo de trabalhos forçados na Coréia do Norte, de sua infância até sua fuga pelas florestas fronteiriças da China.

É um no livro no mínimo bastante pesado, em vários momentos beirando o indigesto devido aos acontecimentos na infância de Shin, passando por fome até tortura física. Eu achei aliás o apêndice com algumas ilustrações de muito mau gosto.

A narrativa é bastante didática, e um mergulho em como a roda da vida gira em um país com um regime ditatorial. Sério, é pior do que um filme de terror, agora quando me pego lembrando da história.

Use o google maps e veja por conta própria, como o próprio livro te induz a fazer, as fotos de satélite do país. Você que ainda não sabe de qual Coreia PARASITA veio, nunca mais vai esquecer. É bastante efetivo como uma aula para leigos.

Eu recomendo, com ressalvas . Não leia em um dia ruim.

PS: Resenha nº 11 do desafio skoob 2022.

G. 03/02/2022

Chocante!
Fiquei sabendo desse livro quando estava pesquisando mais sobre a Coreia do Norte, quando decidi deixar a ignorância e realmente ver o que acontece pelo mundo. Eu sabia que as coisas eram difíceis lá, mas não sabia que era assim? tão cruel!

O livro nos traz a história (não ficção) de Shin, nascido e criado em um campo de concentração na Coreia do Norte. É conhecido como o único que conseguiu fugir do campo 14 com vida. Ele conta detalhes de como era a vida de um trabalho forçado e sem misericórdia. Também nos conta de sua fuga do campo e sua vida atualmente após de mais de 20 anos sendo um prisioneiro.

Eu fiquei completamente chocada com os relatos dele. Como é possível tanta crueldade assim? Tanta tortura e humilhação! O mais chocante é saber que isso é recente e ainda acontece. Tem que ter estômago para ler.

O livro foi escrito de uma ótima maneira e seguindo a linha do tempo. Adorei a escrita do jornalista, Blaine Harden, e como ele contou essa triste história da vida de Shin. Indico o livro para quem quer saber mais sobre a vida na Coreia do Norte.

Marquim 20/12/2021

Fuga do Campo 14
Forte! Intenso! Chocante!
É impressionante como, em pleno século XXI, ainda possa acontecer a série de atrocidades pela qual Shin passou.
As denúncias, delações, os sofrimentos, o transtorno psicológico e todas as outras situações às quais ele foi submetido explicitam cruamente a degradante desconsideração pela dignidade humana, advinda de um regime totalmente ditatorial.
Um livro que vale MUITO a pena para formar a nossa consciência em relação aos aspectos já mencionados.
Leiam-no!

Pr.Thiago 01/12/2021

FUGA DO CAMPO 14
Ele caminhava com a mãe rumo a uma plantacaode trigo perto do rio Taedong, onde guardas tinham arrebanhado vários milhares de prisioneiros. Alvoroçado pela multidão, o menino rastejou entre as pernas adultas até a fileira da frente, onde viu um homem ser amarrado a um poste de madeira.

Naquela primeira execução, Shin viu três guardas fazerem pontaria. As detonações de seus funis aterrorizaram o menino, que caiu de costas. Mas ele se levantou depressa, a tempo de ver um corpo frouxo, ensanguentado, ser desamarrado, enrolado num cobertor e jogado numa carroça.

No Campo 14, uma prisão para os inimigos políticos da Coreia do Norte, era proibido formar grupos com mais de dois presos, a não ser nas execuções. A execução pública - e o medo que ela gerava - era um momento didático.

Os guardas de Shin, no campo, eram seus mestres. Ensinaram-lhe que os prisioneiros que infringiam.as regras mereciam a morte.

Andrea.Rodrigues 16/10/2021

Parece distopia
Em meio ao relato da primeira fuga de alguém que nasceu e cresceu em campo de trabalho na Coreia do Norte, o autor questiona como muito se fala até hoje (livros, filmes) sobre campos de concentração nazista, com indignação pelo que aconteceu, mas pouco sobre campos de trabalho forçado na Coreia do Norte que, ao que parece, existem até hoje.