Fuga do Campo 14

Fuga do Campo 14 Blaine Harden

Resenhas - Fuga do Campo 14

Karine 15/04/2024

Excruciante
É difícil encontrar palavras que alcancem o nível a que a maldade humana pode chegar. Shin não foi preso por ser um dissidente político ou por qualquer pretexto do tipo. Ele nasceu dentro do campo de trabalhos forçados, filho de prisioneiros que tiveram que obter autorização especial para casar e ter filhos, caso contrário ele teria sido morto junto com a mãe antes do nascimento. Ele jamais conheceu, portanto, outra realidade. Violência, desconfiança, controle total pelo Estado, esse era o mundo como Shin o conhecia. Nunca soube o que era o amor, nem mesmo de seus pais. Não estranhou quando viu sua coleguinha de escola apanhar até a morte por uma bobagem, aos 6 anos de idade. Não tinha ideia de como era fora do campo, muito menos fora do seu país.
O livro, escrito por um jornalista, traz ainda alguns fatos e análises sobre a Coreia do Norte, um país sui generis que mais parece um delírio coletivo e consegue se manter totalmente isolado ainda hoje. A história de Shin segue ocorrendo, pois pelo pouco que se sabe não houve grandes mudanças na forma como o regime trata seus cidadãos. Acredito e espero que esse regime insano não irá durar para sempre, mas me pego imaginando como será para os milhões de pessoas que vivem lá, totalmente alienadas, adoecidas, "lobotomizadas" pela lavagem cerebral que sofrem diariamente, de repente verem-se no mundo real. Como irão se adaptar? Aqueles que conseguiram escapar, como Shin, nos dão uma pista: talvez nunca encontrem seu lugar no mundo.

Ana Bellot 19/03/2024

Liberdade é mais importante que o pão
A vida de Shin, o único norte-coreano nascido em um campo de concentração que escapou para contar sua história é narrada neste livro com maestria.

O autor é jornalista e organiza as informações muito bem e não passa pano para ninguém - mostra as hipocrisias dos EUA e Coreia do Sul e também (óbvio) os absurdos da Coreia do Norte.

Hoje, sabe-se que alguns detalhes do livro, segundo o Shin, foram inventados ou distorcidos por eles pois ele mentia para se defender. Como sentir sequer raiva de alguém com um história de vida como a dele?

É óbvio que terão exageros e distorções em seu relato pessoal mas o que assusta é o grosso da coisa: o cara sobreviveu a um campo de concentração! BIZARRO!

Recomendo a leitura.

Kevin 17/02/2024

Opinião
Um livro que em muitos momentos nos causa náuseas e incredulidade. Sabendo que isso não é uma história ocorrida dentro dos períodos das grandes guerra mais sim no período medieval, ou seja, hoje mesmo. É incrível que esse povo que vive dentro de um campo de concentração não desperte o mínimo de sentimento humanista em outras nações. Realmente parece que vivemos nas trevas.

Leandro.Augusto 24/01/2024

A triste realidade dos que vivem nos campos de concentração
A vida, nos campos de concentração, é chocante! Trabalhos forçados , tentativas de fulga, torturas e execuções. As crianças crescem aprendendo que delatar um pai, mãe, irmão é ?dever do cidadão? para proteger a pseudo democracia.

Jonathan.Alves 17/01/2024

Livro denso . Que coloca o ser humano em seu estado mais sombrio. Muitas partes difíceis de ler, pois na nossa imaginação é inacreditável que tais coisas aconteceram realmente.

Jeferson.Alcantara 26/10/2023

Terrível Realidade dos Campos de Prisioneiros Políticos na Coreia do Norte.
A fuga do Campo 14 é uma história real chocante de Shin Dong-hyuk, um homem norte-coreano que conseguiu escapar de um dos campos de prisioneiros políticos mais notórios e brutais da Coreia do Norte.

Shin Dong-hyuk nasceu em 1982 no Campo 14, um campo de prisioneiros políticos localizado na Coreia do Norte. Desde o nascimento, ele viveu uma vida de extrema opressão e abuso, comendo insetos e ratos para sobreviver e sendo sujeito a punições cruéis por qualquer infração, real ou percebida. Ele cresceu em um ambiente de total isolamento do mundo exterior e não tinha noção de um mundo fora do campo.

No entanto, Shin foi inspirado a escapar depois de ouvir sobre o mundo exterior por meio de outro prisioneiro que tinha vivido no exterior. Com grande determinação, ele planejou sua fuga e, em 2005, conseguiu fugir do Campo 14. Sua fuga o levou a percorrer uma jornada incrivelmente perigosa através da China e, eventualmente, ele encontrou refúgio na Coreia do Sul.

A história de Shin Dong-hyuk, conforme contada por Blaine Harden, trouxe à tona a terrível realidade dos campos de prisioneiros políticos na Coreia do Norte. Esses campos são conhecidos por abrigar prisioneiros de consciência, dissidentes políticos e suas famílias, onde enfrentam condições desumanas, trabalho forçado, tortura e execuções. A fuga de Shin Dong-hyuk e seu subsequente testemunho desempenharam um papel crucial em sensibilizar o mundo para os abusos dos direitos humanos na Coreia do Norte.

Rosangela Max 23/10/2023

Excruciante.
É o terceiro livro que leio sobre como é morar na Coreia do Norte, mas é o primeiro que leio sobre os campos de trabalhos forçados de lá. Os relatos são terríveis! Principalmente porque estão partindo de alguém que nasceu nestes campos e acreditava que só existia esta forma de ?viver?.
É tanta violência, tortura, opressão, miséria, mentiras, lavagem cerebral... É triste ver que, mesmo quando alguém consegue fugir, como é o caso do Shin, permanece preso psicologicamente. Se sentindo culpado por ter sobrevivido e por todas as atrocidades que foi obrigado ou condicionado a fazer quando estava preso.
É uma história difícil pelo tema, mas que foi bem contada.
Recomendo a leitura.
Aylane Nunes 23/10/2023minha estante
Livro esgotado na Amazon, os olhos da cara.

Aylane Nunes 23/10/2023minha estante
Fiquei interessada pois nunca tinha lido algo assim

Quer mandar p mim nao? Só tenho 1 crédito rssrsrrs

Rosangela Max 23/10/2023minha estante
Eu li em Ebook comprado em uma promoção na Amazon. ?

JurúMontalvao 25/10/2023minha estante
Triste mesmo

Pumps 26/10/2023minha estante
Já li.Um soco no estômago.Eu também recomendo a leitura.

CPF1964 27/10/2023minha estante
Já li. Eu também gostei.

Tiago575 12/12/2023minha estante
Eu li esse e Para Poder Viver. O mais foda de tudo é um povo doido no Brasil defendendo a Coreia do Norte só por causa de política.

CAMBARÃ 08/04/2024minha estante
Só na sinopse do livro já fica perceptível que é algo fantasioso. Fui pesquisar e vi que o próprio autor falou que foi pressionado para escrever coisas horríveis. Fui pesquisar por tô lendo o reino eremita e não tem nada disso.
Depois da BBC falado que tem acharam um unicórnio na Coreia eu duvido de tudo.

Bruno1440 23/08/2023

Shin é um homem forte e corajoso.
Quanto sofrimento esse povo passa nas mãos de um ditador que não sabe o que é amar o seu próximo.
Que o povo Norte Coreano consiga se libertar desse ditador e finalmente ser um povo livre.

Jamile 14/07/2023

O homem reduzido à animal.
Eu tenho verdadeira fixação pela Coreia do Norte. Todos os livros que leio seguem nesse mesmo ritmo de dor, sofrimento, privação, fome, violência e escassez, mas a história de Shin se difere das demais por ter sido um prisioneiro nascido em um campo de concentração.
Eu sempre concluo esses livros pensando: será q um dia o governo da Coreia cairá ?

_pam0808 08/01/2023

Esse livro é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam conhecer um pouco da Coreia do Norte e, mais especificamente, sobre os campos de concentração que lá existem até hoje.

Shin nasceu num campo de concentração e a história conta como foi sua fuga, mostrando suas memórias de ex-prisioneiro e fatos concretos sobre o país.

As condições sub-humanas do Campo 14, a forma como os prisioneiros miseráveis são motivados a delatar uns aos outros, a desconfiança constante, a fome recorrente é tudo de partir o coração, inacreditável! O medo de repressão que o Estado totalitário se utiliza para manter o status quo deve ser tão paralisante que impede todas aquelas pessoas de agirem em prol da própria liberdade.

Agora quer saber o mais chocante de tudo? Imagina você conhecer tudo sobre como o mundo é hoje, de repente, aos vinte e três anos, como o Shin fez ao fugir para a liberdade. É o mesmo que renascer e viver, quase que literalmente, em outro mundo!!!

Tulio Carvalho 07/01/2023

Livro muito bom que conta a realidade da crueldade dos campos de concentração na Coreia do Norte. Parece ficção de tão horrível. Mas a superação e a luta do fugitivo são um exemplo de muita coragem.

Renatacesar 07/01/2023

Chocante
Fuga do Campo 14 revela com riqueza de detalhes o cotidiano árido e sem perspectivas dos prisioneiros políticos na Coreia do Norte, com um capítulo específico sobre as regras do campo, além de mapas do local e um caderno com desenhos feitos pelo próprio Shin.

Solangeeoliv 31/12/2022

Viveu 23 anos preso Coreia do Norte e conseguiu fugir
Ele viveu 23 anos de sua vida no Campo 14, um dos imensos complexos para presos políticos, localizado cerca de 80 km ao norte da capital Pyongyang. É um distrito de controle total, para casos considerados irredimíveis, de onde ninguém sai com vida. Ao contrário de outros norte-coreanos, seus residentes não merecem sequer receber doutrinação ideológica. Sua sina é escravizar-se 12 a 15 horas por dia em minas de carvão, fábricas e fazendas até encontrar a morte em execuções sumárias, acidentes de trabalho ou doenças relacionadas à desnutrição. Quem nasce no Campo 14 está sujeito a uma condenação perpétua para sanar os supostos delitos dos antepassados. As crianças aprendem a sentir vergonha de seu sangue traiçoeiro e a “lavar” sua herança pecaminosa delatando os próprios pais. De lá, ninguém foge. Shin é a exceção. Ele sobreviveu às cercas eletrificadas da prisão e, mesmo sem conhecer qualquer pessoa no mundo exterior, deixou para trás a Coreia do Norte. Mas, além das cicatrizes das torturas que sofreu, também carrega consigo as marcas de uma infância sem amor e um terrível segredo do passado. Fuga do Campo 14 revela com riqueza de detalhes o cotidiano árido e sem perspectivas dos prisioneiros políticos na Coreia do Norte. Em um relato surpreendente e arrebatador, o jornalista Blaine Harden lança luz sobre uma realidade sinistra, que até então permanecia oculta e impenetrável aos olhos do Ocidente. Com sensibilidade, ele acompanha a impressionante jornada de Shin rumo à liberdade.