Duas viagens ao Brasil

Duas viagens ao Brasil Hans Staden

Resenhas - Duas Viagens ao Brasil

AsereT 03/06/2022

Retrato de um europeu no Brasil
Conheci o livro pelos episódios do Geo Pizza. Um ótimo livro pra quem se encanta pela história do Brasil. Reflete a visão eurocêntrica e a justificativa religiosa na colonização da América. Staden compara por vezes as suas dificuldades com as sofridas por Jesus e apoia seus sucessos na sua fé.

Jefferson.Garcia 04/02/2022

Que livro magnífico
O livro é muito bom, conta a saga que Hans Staden passou aqui no Brasil de 1550.
Imagine ser um cristão e ser capturado por selvagens que tem a tradição de comer o seus inimigos, imaginou? Despertou a curiosidade né?
O livro é bem curto mas bem escrito e é muito legal ver ele descrevendo os animais e costumes até então desconhecido para ele, a minha única crítica é que poderia ser maior e mais detalhado mas o Hans não quis :(

duda medeiros 06/04/2021

De imediato, justifico que as cinco estrelas da avaliação dessa obra não são válidas devido a seu caráter histórico e, ao meu ver, não me
cabe pôr padrões contemporâneos para um documento com tamanha importância e hiato temporal.
Em resumo, iniciei a leitura movida por curiosidade e me frustei.
Eu esperava uma riqueza de detalhes maior, e minhas expectativas foram frustadas ao decorrer da obra, mas no último ?capítulo? Hans realizou uma síntese de todos os aspectos culturais e sociais dos indígenas, e ficou confuso essa organização, pq são informações que deveriam ser dadas ao decorrer da obra, para que o leitor associasse as informações ao contexto. Enfim, foi confuso, mas compreensível e ao mesmo tempo, volto a repetir, frustante.
Sobre o conteúdo em si foi MUITO interessante ver a perspectiva de Hans, mas nada surpreendente: a visão do colonizador.
O olhar discriminador, o caráter colonialista superior, os massacres, a imposição e manipulação religiosa... tudo naturalizado e romantizado, mas isso nós, que estudamos história com um olhar crítico, já sabemos
Mas é BIZARRO ler isso, é real, são sentimentos e informações a serem digeridas. bizarro.

Dan 29/03/2021

Livro muito gostoso de ler
Muito gostoso de de ler. Passa bem rápido e a leitura é fácil. Tem gravuras feitas da época do próprio Hans e fala com detalhes o que ele passou aqui no Brasil nas viagens que fez pra cá.
Vale a pena.

Ranieri Almeida 18/02/2021

Uma experiência curiosa
Não sei se a história contada no livro é de fato verídica, mas isso é o de menos! A história em si traz uma experiência bastante curiosa para entendermos os costumes da época, sobretudo dos indígenas brasileiros. Leitura de fácil entendimento com boa imersão de cenários, como se estivéssemos lá.

Mary Jane 20/10/2020

Nova Experiência
O livro conta a história de um alemão que vem fazer expedições no Brasil e relata como foram suas experiências com os nativos "selvagens".
Da para aprender bastante sobre um pouco da história do Brasil em detalhes como utensílios utilizados, rituais e até algumas frases em tupiguarani.

Stefan 17/04/2020

O Brasil nu e cru
Que livro mágico, que "delicia" ler sobre o Brasil nas suas origens, como temos uma história rica, interessante, envolvente, eu poderia utilizar mais um monte de adjetivos que não conseguiria explicar o quanto o Brasil é poderoso.
As histórias narradas pelo aventureiro alemão são praticamente inacreditáveis, de tão magnificas, a forma com que são descritos os rituais de canibalismo, as guerras entre as tribos, como havia figuras impressionantes!
Vale a pena a leitura!

revel 25/01/2020

Detalhes da história pouco conhecida do início da colonização do Brasil
Depois de ler "História da riqueza no Brasil" do Jorge Caldeira fiquei interessado em ler mais sobre como era o Brasil no início da colonização. Então, acabei encontrando este bom livro. Um valioso relato de um viajante europeu que esteve em nosso país no século XVI.

O relato desse jovem alemão chamado Hans Staden nos transporta para aquela época. A descrição das paisagens, plantas, animais, clima e cultura indígena estão de acordo com outras fontes sobre esse período. As rivalidades entre tribos brasileiras, a violência, as crenças, a busca pelo lucro por europeus na América são descritos com detalhes interessantes. Os riscos no mar e o choque de culturas eram uma novidade atraente aos mercenários, mas perigosa.

As dificuldades e infortúnios pelos quais Hans Staden passou sendo prisioneiro e ameaçado de ser morto num ritual de canibalismo são aterrorizantes. Sua fé, paciência e perspicácia diante de ameaças são exemplos de como eram os desafios da condição humana num tempo distante do nosso. Um livro desconhecido da maioria das pessoas, mas é uma jóia rara sobre nossa história.

><'',º> 16/09/2019

"História Verdadeira e Descrição de uma Terra de Selvagens, Nus e Cruéis Comedores de Seres Humanos, Situada no Novo Mundo da América, Desconhecida antes e depois de Jesus Cristo nas Terras de Hessen até os Dois Últimos Anos, Visto que Hans Staden, de Homberg, em Hessen, a Conheceu por Experiência Própria e agora a Traz a Público com essa Impressão", também conhecida pelo título Duas Viagens ao Brasil, é uma obra de autoria de Hans Staden, publicada originalmente em 1557 em Marburgo (atual Alemanha) por Andres Colben. Foi o primeiro livro impresso que falou sobre o Brasil, e um dos mais importantes documentos sobre o Brasil Colônia.

Fonte: Wikipédia

catmi 05/08/2017

Minha leitura das férias no litoral
Li nas férias de janeiro desse ano. Aproveitei para colorir as xilogravuras enquanto imaginava todas as aventuras e paisagens dessa história. Foi como visitar o Brasil e descobrí- lo junto com Hans. Me impressionaram a fé do personagem e o canibalismo relatado. Um clássico.

JJ 20/01/2017

Escrito pelo alemão Hans Staden, que vivenciou cada acontecimento descrito no livro
Todo brasileiro deveria ler esse livro, até mesmo para conhecer um pouco mais sobre a origem do Brasil. foi publicado pela primeira vez em 1557, o primeiro livro escrito sobre nossa terra.
Foi escrito pelo alemão Hans Staden, onde o próprio vivenciou cada acontecimento descrito no livro, é apresentado as paisagens, riquezas inexploradas, rituais do canibalismo e tantos outros costumes dos povos indígenas.

Realmente é muito interessante, o autor dividiu em duas partes, a primeira parte conta toda a vivência e acontecimento dele ao vir para o Brasil, e a segunda parte aborda os costumes dos selvagens, como alimentação, aparência, a natureza, os animais, árvores e afins.

O livro é uma das primeiras reportagens realizada sobre os povos que viviam no Brasil, influenciou diversos outros artistas importantes no desenvolvimento cultural do Brasil, como Tarsila do Amaral em sua obra, o Abaporu (“O Comedor de gente”, em tupi), Monteiro Lobato, que também se rendeu aos encantos do livro.

"O Brasil não alimenta sua própria mitologia histórica. Se o fizesse, Hans Staden seria, se não um herói, quando menos um personagem presente no nosso cotidiano, desde os bancos escolares até as viagens “ecológicas” e de turismo de aventura pelas praias “selvagens” do litoral da Rio-Santos." - Eduardo Bueno

Marcos.Fernando 09/03/2016

Minhas observações!
Querendo um livro simples e que tratasse da história do Brasil, encontrei este, que, em sua sinopse, demonstrou contar a história vivenciada pelo autor, Hans Staden, um alemão que esteve no território brasileiro, por duas vezes, no século XVI. Na segunda vez em que veio ao Brasil, foi preso pelo governador-geral Tomé de Sousa (de Portugal), pois viera a bordo de um navio espanhol. Pouco tempo após, por estar com os portugueses, foi capturado pelos Tupinambás (aliados dos franceses e inimigos dos tupiniquins e portugueses), que o confundiram como português e em diversos momentos ameaçaram devorá-lo.

Imaginei, portanto, que seria uma boa viagem no tempo, e que enriqueceria bastante o meu conhecimento. Este livro não fugiu às minhas expectativas.

Com a linguagem muito simples e até viciante, o leitor é levado a conhecer o que se passava no território onde hoje estamos, cerca de 500 anos depois.

Não farei resumo do livro, pois há diversos desses na internet, e aconselho-vos a lê-lo por completo, mas destacarei minhas impressões e opiniões acerca da história narrada.

Como descrito na sinopse, o livro é um relato de Hans Staden sobre suas experiências no território brasileiro recém-descoberto. Acredito que, assim como toda história narrada por uma única pessoa, quase desprovida de testemunhas “válidas” e em um período no qual eram raras as informações e o senso crítico das pessoas, é bem possível que esta história não seja 100% verídica, pois carrega as percepções e interpretações do autor e do contexto histórico.

Por exemplo: será que ele não foi obrigado a comer carne humana nos rituais antropofágicos? Supondo que isso tivesse acontecido, será que ele contaria em seu relato? Principalmente sabendo que estava dedicando ao “Ilustríssimo e Glorioso Príncipe e Senhor Felipe, Landgrave de Hassen...”? Imagine com base no contexto histórico. Ele já estava livre, ninguém saberia do que teve que fazer enquanto esteve com os seus captores, além de que ele nunca seria visto com bons olhos pela sociedade da época.

Esse não é o único exemplo, teríamos vários outros que, como falei, seriam suposições. Utilizo-o apenas para demonstrar que podem haver omissões, mentiras, ou até mesmo observações errôneas na história relatada.

Acredito ser oportuno citar um trecho retirado do blog Bibliomania, que mostra uma nova justificativa para a sobrevivência de Hans no período em que os tupinambás queriam devorá-lo: “Staden atribuiu a sua sobrevivência às rezas, o tempo inteiro, feitas com redobrado fervor. Os antropólogos, porém, conhecendo hoje melhor os rituais de antropofagia, lendo Staden, chegaram a outra conclusão. Não o abateram e o moquearam por que Staden pareceu-lhes um covarde, cuja carne era indigna de ser ingerida por um valente tupinambá. Não foi pois, o olhar de Deus que o salvou, mas o tremor que abalou o seu corpo e a sua voz.”

Ademais, o livro é excelente como forma de estudo da origem do Brasil. Hans o dividiu em 2 partes, na primeira ele conta a sua história: como veio parar no Brasil, como foi capturado, o seu dia-a-dia, etc.; na segunda parte ele fala sobre os costumes dos selvagens com os quais conviveu, dividindo de forma organizada por temas (aparência, governo, alimentação...), trazendo, ao final, um relatório sobre animais e árvores que encontrou.

É interessante observar que Monteiro Lobato também publicou o livro, em 1925, sob o título “Meu cativeiro entre os selvagens do Brasil”, e que em 1927 lançou uma versão na qual as aventuras de Hans são narradas por Dona Benta aos seus netos.

A leitura é fácil, instigante e rápida, fazendo valer a pena cada minuto aplicado a esta obra.

Dailton 24/01/2015

LIVRO HISTÓRICO IMPERDÍVEL
Este livro foi publicado pela primeira vez em 1557, na mesma época em que Gutemberg inventava a imprensa. Trata-se do primeiro livro escrito sobre nossa terra. O autor, cujo navio naufragou próximo a costa brasileira, conta em detalhes como foi o período em que esteve prisioneiro dos índios Tupinambas, os costumes indígenas (entre eles a antropofagia) e toda sua aventura para sobreviver e escapar dos indigenas. Para quem gosta de história é leitura imperdível.