Aventuras de Robin Hood

Alexandre Dumas

Resenhas - Aventuras de Robin Hood

1 | 2 | 3 | 4

_carolthome 13/03/2024

Uma linda história sobre amizade, fraternidade e confusão
Tirando o conto do Quebra Nozes escrito por Dumas, essa obra é a primeira dele que eu decidi me aventurar. E que aventura! Quase consegui sentir o cheiro das árvores, o som das lutas e baladas e tudo mais. Foram momentos incríveis os que eu vivi ao lado de Robin Hood e os alegres homens da floresta, me deliciei com cada um deles. Me apaixonei por todos os personagens, odiei o xerife e seus homens desde os primeiros momentos. A escrita de Dumas é totalmente envolvente e a trama prende o leitor do começo ao fim. A meia estrela a menos é, como tem sido de costume, pelo reforço dos papéis de gênero. Mesmo sendo uma obra de alguns séculos atrás, isso ainda me incomoda bastante. Mas, surpreendentemente, não tirei uma estrela toda por serem mulheres minimamente atrevidas e interessantes -- especialmente Maude, no começo do livro. Os últimos dois capítulos são muito doídos, mas muito lindos também. Salvo engano, os dois volumes foram publicados depois da morte do autor e com certeza são parte do auge de sua escrita. Com certeza um clássico que vale a leitura.

oliverpenelope 10/03/2024

Pra começar, valeu a pena cada minuto que gastei lendo esse livro! A história é incrível e cheia de detalhes, nunca imaginei que a história fosse tão mais profunda que apenas roubos para ajudar os pobres.
Passei um mês lendo e posso dizer que me apeguei a todos os personagens?
Este é meu segundo livro de Dumas e tenho que dizer o quanto fiquei encantado com sua escrita! Minha única ressalva foi referente ao final?
Só acho que Robin Hood merecia um final digno de seu nome, foi de apertar o coração, tantas bondades que ele fez pelas pessoas, e no final, ninguém pôde fazer nenhuma por ele?.
Enfim, recomendo imensamente a todos essa leitura, e tenham a oportunidade de conhecer personagens incríveis.

Naty Alves 16/02/2024

Eu estive lá, com o meu amigo o Robin
Nunca dei bola para o tal Robin Hodd nunca assisti a filmes ou afins. Porém, a lenda sempre esteve presente na cultura pop, e na minha cabeça (em algum lugar, mofado).. cof cof.. É fato " Aquele que rouba dos ricos para dar aos pobres" tem sua lenda repercutida a séculos, e quando eu me dei conta estava lendo essa versão escrita pelo Alexandre Dumas aquele dos três mosqueteiros (que dizem ser quatro), ou o conde de monte cristo (não eu não li esse também), mas li sua versão de o quebra nozes esse eu li. Daí fiquei curiosa e como amei a leitura nossa.

Esse romance nada mais é do que um romance de formação que é aquele em que acomphamos a vida da personagem e sua formação de caráter, acadêmica ou trajetória mesmo, amadurecimento essas coisas, ou coisas do tipo. O livro é dúvido em duas partes o príncipe dos ladrões contando sua origem e juventude, e a segunda é o proscrito sua trajetória como fora da lei, e a lenda. A primeira parte é muito dinâmica e rápida, a segunda já é um pouco arrastada, por certas repetições. A expressão " Mais morto do que vivo deve ter sido inventada nessa época.

É tudo muito divertido não só o Robin mas "o bando todo" Will Esacarlate, João pequeno, e companhia são fundamentais para construir a lenda e fortalecer o Robin a amizade e a lealdade são o serme de tudo, Hood faz tudo pelos amigos e pela família, ou porque quem ele quer ajudar, e se quer um conselho? seja tudo menos seu inimigo.

As mulheres são interessantes mas principalmente Lady Marian o grande amor de Robin, e Maud a esposa de William escarlate. Aliás preparem - se para muitos casamentos desencontros amorosos, sequestros, e etc.. mas no melhor estilo una linguagem poética, e momentos fofos tipo a donzela e o cavaleiro mas sem ser meloso. Mand é muito sarcástica e a Lady Marian é uma donzela delicada e gentil que ama atirar.

Há também críticas sócias e momentos reflexivos sobre luto algumas cenas emocionantes, outras engraçadas a última cena sobre João pequeno ficou estranha meio triste.

Mas, amei tudo, ou quase.

ErreBC 03/02/2024

Sobre isso...
Li, não gostei, achei chato, fiquei entediada.

Porém, contudo, entretanto, todavia, vou tentar reler um dia desses, acho que merece outra chance, mas por enquanto vou deixar essa classificação mesmo.

Vanessa 01/02/2024

Uma visão diferente
Eu gostei muito dessa versão de Alexandre Dumas de Robin Hood. Apesar de ainda ser a história que todos conhecem, ele traz desfechos diferentes do que vemos nos filmes, séries e desenho. Ainda não li a versão original de Howard Pyle, mas gostei da história do início quando Robin é apenas uma criança e todas as suas aventuras até o seu fim. Gosto muito da escrita de Dumas e dessa vez não foi diferente. Só acho que Robin Hood merecia um final digno de seu nome, mas ainda assim a história não deixa de ser emocionante, contendo um pouco de tudo, aventura, ação, romance, drama etc. Recomendo a leitura

Wanessa.EstAcio 22/10/2023

Robin ladrão roubou meu coração
O livro é muito bom. Totalmente diferente do filme da Disney, no geral ele é bem legal de ler, uma leitura bem fluida mas chega uma hora que cansa, tem altos e baixos e por conta disso tem umas horas que o livro fica bem estagnado e depois volta a ser mais frenético. Fiquei muito triste com o final do livro, o penúltimo e o último capítulo são bem tristes, eu quase chorei. O livro é um clássico muito bem escrito e vale muito a pena ler o Robin Hood, ganha nossos corações e é bem difícil se despedir. O final é sem dúvidas emocionalmente e eu com certeza leria outras vezes.
Maria11283 28/11/2023minha estante
Também achei o final triste ?

julia.cout 20/10/2023

Mais uma história icônica de Dumas
A mítica história do príncipe dos ladrões, reside no imaginário popular como o arqueiro vestido de verde que tira dos ricos e dá aos pobres.
Porém é muito mais que isso, o livro é baseado em um conjunto de lendas desde a Idade Média. É repleto de paixão, lutas e coragem. Ocorrem vários conflitos entre as classes da época, reis, nobres, clérigos e camponeses. A escrita é fluída e imersiva, me sentia fazendo parte do bando e tinha vontade de sair atirando flechas por aí. Chorei muito com o final.

Beatryz16 19/10/2023

Essa amizade de Robin Wood e Pequeno John é maravilhosa!! E COMO ASSIM ELE MORRE NO FINAL!? Sem dúvidas um livro maravilhoso!! ??

Riva 13/10/2023

Não apenas um homem, mas um bando incrível
Apesar de já ter conhecido Robin hood das histórias contadas pelos meus pais, por desenhos e filmes mais atuais, nunca imaginei que a história fosse tão mais profunda que apenas roubos para ajudar os pobres.

Robin, um personagem cativante, generoso e humilde, tá no top 2 personagens mais incríveis que já conheci, perdendo apenas pro rei Arthur.

Passei um mês lendo esse livro e posso dizer que me apeguei a todos os personagens e também as aventuras que embarquei com todos eles.

Nem sei como descrever o final dessa história, triste, solitária, de apertar o coração, de tantas bondades que Robin fez pelas pessoas, no final ninguém pôde fazer nenhuma por ele.

Recomendo imensamente a leitura a todos e tenham a oportunidade de conhecer personagens incríveis, não só o Robin, mas também João pequeno, Will escarlate, o frei tuck e muitos outros.
Alida.Ventura 13/10/2023minha estante
Que avaliação show, ja salvei pra uma futura leitura.

Riva 13/10/2023minha estante
É incrível, tu vai adorar

Lanny 24/07/2023

Robin Hood de Sherwood
Nem sei o que dizer do livro. Cresci assistindo filmes de Robin Hood e vendo o personagem aparecer em várias mídias diferentes e achava que a história dele era mais sólida. Alexandre Dumas era um gênio para escrever livros tão grandes da forma como era feito na época, mas talvez esse formato (publicado em capítulos no jornal) talvez tenha feito com que a história em livro passasse a sensação de ser "retalhada".

Apesar da história começar na infância e passar por todas as fases da vida de Robin, não há uma sensação de começo, meio e fim. É mais como uma biografia. "Com tantos anos, aconteceu tal coisa na vida de Robin... Passaram-se três anos e depois aconteceu isso... Tal coisa aconteceu depois disso..." Então, pra mim, é difícil dizer se gostei ou não.

Há momentos melhores e piores. Lá no início quando Robin conhece Marian e Allan Clare é bom, mas depois com a formação do bando e esse conto de fatos parece uma repetição de coisas. É sempre o xerife armando pra pegar Robin e sendo frustrado. Parece o Papa Léguas e o Coyote. Ou o Piu-Piu e Frajola. ?

No fim, Robin merecia mais do que lhe foi dado.

Fernanda631 05/07/2023

As aventuras de Robin Hood
As aventuras de Robin Hood foi escrito por Alexandre Dumas.
O livro é sobre a história de Robin Hood. Personagem fictício nomeado como o “Príncipe dos Ladrões”. Ele era chamado assim por roubar dos ricos e dar para os pobres.
É importante a ressalva: Robin Hood não é uma criação original do Dumas. Essa é a impressão do autor sobre esse herói, após pesquisas sobre o mesmo.
Um dos heróis mais dúbios da civilização ocidental e precursor do protótipo “Arqueiro Fatal”, Robin Hood sempre fascinou a diversas civilizações, nos mais diversos períodos. Sendo uma lenda totalmente britânica, passada sempre pelo boca-a-boca de contos orais, vários autores já utilizaram de tempo, tinta e criatividade para relatar sobre as peripécias desse saxão que rouba dos ricos para dar aos pobres. Convido a todos a ingressarem comigo na primeira de duas obras escritas por um dos meus escritores franceses favoritos: Monsieur Dumas!
A história começa quando, na floresta de Sherwood, em meados de 1162, o guardião da floresta recebe a visita de seu cunhado e um homem de aparência nobre, ambos trazendo um pequeno bebê na viagem. É dito ao guardião que o pai da criança é um velho amigo de armas do fidalgo presente, que faleceu durante uma batalha, pedindo encarecidamente ao amigo q cuidasse de seu filho, pois a mãe havia morrido no partido, tornando a jovem e inocente criança em um órfão. Não tendo como criar a criança em seus domínios, o fidalgo soube, pelo cunhado do guardião, que ele e sua esposa não conseguiam ter filhos e almejavam uma criança. Logo, ambos foram a Sherwood com a proposta de lhes conceder o infante, auxiliando mensalmente com um determinado valor para as despesas da criança, até ele atingir a maior idade.
Eis que essa criança, 16 anos depois, torna-se o jovem e galante Robin Hood. Acompanharemos a partir de então todas as aventuras do aventureiro, que passará de humilde filho de um guarda florestal, a um dos mais procurados homens da Inglaterra.
Na floresta de Sherwood, o guarda-caça Gilbert Head e sua esposa, Margerite, recebem a tutela de um menininho cuja família e passado são um mistério. A criança cresce e se torna um rapaz chamado na região de Robin Hood. Aos 16 anos acaba salvando dois estranhos de uma emboscada na floresta. Assim começa As Aventuras de Robin Hood!
Os estranhos são Allan Clare e sua irmã Marian que estão sendo perseguidos pelo barão Fitz-Alwine. Robin se prontifica a ajudá-los e é dessa forma que ele próprio começa a lutar contra o autoritarismo e injustiças do barão, ao mesmo tempo em que os mistérios do seu passado vão reaparecendo e sendo desvendados.
Alexandre Dumas então pega essa lenda, junta fatos e pesquisas históricas e constrói sua versão para esse herói que era bandido. E é sua escrita e narrativa que tornam tudo tão espetacular.
Nota-se o quanto Dumas vê Hood quase como uma força da natureza, resposta ainda que inconsequente do Homem ao sofrimento cada vez mais institucionalizado e amplo. Uma boa vingança, talvez; um contra-ataque merecido.
Nesse primeiro livro, vamos conhecer o universo sob a direção de Dumas, nos mostrando um Robin Hood de origem nobre, apesar de lhe ser negado tal privilégio, e todos os mistérios que envolveram seu caminho até as mãos do guardião Gilbert
A história se passa nos tempos medievais, onde o sistema socieconômico é o feudalismo, divisão de classe bem definidas. Eram basicamente plebeus (artesãos, trabalhadores rurais e outros), a nobreza e o clero. Este último é a Igreja com forte influência no estado.
A história do livro se passa perante esse contexto histórico (de forma resumida, claro).
No primeiro capítulo acabamos descobrindo como Robin Hood se tornou o famoso fora da lei. Ele estava indo para um concurso de tiro ao alvo em Nottinghan e foi provocado por uns guardas florestais. Um deles enfrenta Robin em uma aposta de acertar um alvo e Robin acaba ganhando. O alvo era um cervo que era considerado ser do rei Henry. Com isso os guardas se revoltam contra o fora da lei e um deles acaba morrendo por uma das flechas de Robin.
Essa é a forma como Robin Hood se torna um fora da lei.
Como diz o título do livro, Robin Hood sempre está se aventurando e assim acaba conhecendo pessoas e a grande maioria se junta para seu bando. E isso acontece quando ele conhece e luta com John Pequeno.
Bom, o livro acaba ficando meio que previsível: Robin encontra alguém, luta com esse alguém, perde e então ele toca uma trompa e chama seu bando e acaba recrutando o adversário para quem perdeu a luta.
Apesar disso, há momentos engraçados, o linguajar é meio rebuscado por causa da época. Eles falam muito de quebrar crânios, por exemplo
Como aparenta ser marca registrada do autor, a identidade dúbia de seus heróis sempre se fazem presentes. Aqui temos um jovem galante e justo, que ao mesmo tempo torna-se um proscrito e ladrão. O mesmo equivale a seus companheiros, como Will Scarlet e Grande John.
As personagens femininas são muito interessantes, pois, mesmo seguindo o padrão romântico da época, sendo consideradas idolatras, sacras e frágeis, sempre dadas a desmaios e uma enorme carga de sofrimento, tem características singulares e são até mesmo bravias, a sua maneira de ser.
Reviravoltas são comumente vistas nas obras de Dumas, não seria diferente em Robin Hood. A obra consegue surpreender, tendo seus ápices de violência e aventura, como também, partes devotadas para os relacionamentos amorosos e de amizade.

Biancabfmc 25/06/2023

A história de Robin hood é muito boa. Conta desde o início sua trajetória até quando foi chamado de o príncipe dos ladrões e o seu fim. Gostei bastante.

Fagner 01/06/2023

Ah Dumas...
Mais uma obra do Dumas que entra nos meus favoritos. Cada vez mais ele se consolida como meu autor preferido. A obra é incrível, leve e cheia de cavalheirismo. Até entre inimigos existe um respeito mútuo. Simplesmente incrível.

Pollyana Camilo 18/05/2023

Demorei muito para concluir a leitura, a narrativa é muita lenta, e tudo que eu conhecia do Robin Hood era atraves dos filmes/desenhos, então acompanhar o seu nascimento/adolecencia foi bem cansativo.

Esperei pela ação já que minha referencia da história era o filme, mas a ação é bem pouca, aqui nós vamos acompanhar o contidiano do jovem, e confesso que é bem maçante.
Mas o final meus amigos, o final me pegou... e ainda fico triste só de lembrar.

Vivi 24/04/2023

Já perceberam aqui que amo era medieval, músicas nórdicas, fantasia e por aí vai né? E tbm não canso de mencionar o quanto amo Alexandre Dumas. Ler as obras desse fera é como prozear por horas com um querido amigo. Sem contar a editora que puutz é uma das mais amadas. Resumindo um triângulo perfeito! Agora eu realmente estava pronta para saber tudo que acontece aqui e imaginando como o filme que eu já quase sei as falas rs. Mas me surpreendi!
Acompanhei todo o desenvolvimento e sua história nunca antes vista por esse escrita até se tornar o famoso ladrão da floresta. Muita, muita coisa acontece aqui. E quanta idéia o autor coloca aqui em cada ciclo narrado e de uma forma que temos sede em saber aonde tudo vai dar e ao mesmo tempo torcendo para não acabar. E em momento alguns Dumas se perdeu e olha que ele é muito detalhado. Um leve spoiler... pensem num povo que vive sendo sequestrado rs.
Mas é isso foram 43 dias com essa escrita fantástica por um ângulo diferente e que me vez amar mais ainda... personagem e autor ?
Ambientado na Inglaterra nos séculos XII e XIII, o livro traz as aventuras de Robin Hood e seu bando em busca de justiça, igualdade e também diversão. Nas matas de Sherwood e Barnsdale, acompanhamos os embates de Robin com o xerife de Nottingham, sua história de amor com lady Marian e sua parceria com o leal João Pequeno e frei Tuck.

Essa edição reúne em um único volume os dois textos integrais de Dumas sobre o herói: O príncipe dos ladrões e O proscrito, publicados postumamente em 1872 e 1873. O primeiro acompanha a gênese do personagem, desde a sua adoção recém-nascido até a proscrição e o estabelecimento na floresta, assumindo-se como fora da lei. O segundo apresenta a sequência de suas aventuras, até a velhice e a morte.

1 | 2 | 3 | 4