Language and Problems of Knowledge

Language and Problems of Knowledge Noam Chomsky




Resenhas - Language and Problems of Knowledge


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Potingatu 14/05/2013

Uma aula de sintaxe para a vida
Baseado numa conferência de valor didático numa Universidade de Nicarágua, Chomsky realiza, a partir dos estudos realizados em "Government and Binding Theory" (v. estante), um estudo de caso a partir do espanhol, para suscitar questões abordadas pela Teoria Gerativa. Muito analógico e de uma propriedade bastante metafórica, o autor busca propor questões que, à época, conduziam a Teoria Gerativa na Linguística.
No entanto, temos que ter em mente que as questões, propriamente levantadas, não são objetivamente dirimidas. O próprio autor admite, nas conferências, a falta de uma esclarecida metodologia para conduzir os trabalhos. Apontando para um modo de condução de pesquisa dedutivo-quasi-empírico, recorre, no tocante à Aquisição de Linguagem, à ilustração com outras áreas da ciência, sobretudo a Biologia e a seu conceito evolucionista descrito por Darwin.
Adicionalmente, há uma discussão de relevância geral, suscitada pelo programa de estudos da Linguística, sobre ética científica, ensino de línguas estrangeiras e organização social. Possivelmente, para os leigos em Linguística, identificar-se-ão mais com esse Chomsky, através do conhecido posicionamento político que ele menciona nessa obra.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR