Oscar Wilde Para Inquietos

Oscar Wilde Para Inquietos Allan Percy

Resenhas - Oscar Wilde Para Inquietos

Maiza29 01/02/2024

Interessante
Eu não conhecia Oscar Wilde e foi uma grata surpresa descobri-lo. Acho que alguns de seus pensamentos trazem reflexões e insights interessantes e profundos, rendendo boas discussões. Mas achei que algumas citações não foram bem escolhidas e/ou mal aproveitadas. Então ficou aquele papo muito coach que ninguém aguenta mais. Mas no geral, ainda acho que vale a leitura.

Karina309 08/04/2023

Leve
Leitura leve com interpretações sobre frases de Wilde. Não sei se todas têm sentido para mim mas muitas são verdades que precisamos constantemente lembrar.

Charly.nunes 11/02/2023

Não sei se realmente foram frases tiradas do Oscar Wilde, porque tudo que esse livro me passou foi uma vibe coach de vida e superação, achei bem ruim, mau feito, do Wilde só tem o nome na capa mesmo

Pietra.Scorzato 20/10/2022

Pra pensar e repensar tudo
Escrita muito objetiva e inteligente.
Tive alguns conflitos de opinião durante a leitura mas nada q influenciasse de um capítulo pro outro.
Vale a leitura com certeza, bem tranquilo, rápido e fluido.

Amanda 10/07/2022

Curto, direto. Comentários ok.
Serve de base para se interessar para ler Oscar Wilde.

Para quem já conhece o autor, gera saudade de ler os livros desse gênio.

Livro para aeroportos.

Fernando 01/03/2022

Grata surpresa
Os comentários do autor sobre as máximas de Oscar Wilde são muito bons. Para quem gosta de livros no estilo, pílulas diárias, é uma ótima pedida.

Dudi 14/01/2022

Oscar Wilde para inquietos
Eu já havia lido do autor Nietzsche para estressados. Eu tive uma experiência relativamente boa com a leitura, apesar de algumas críticas, consegui tirar algumas lições valiosas dela. Contudo, ler Oscar Wilde para inquietos foi um pouco diferente para mim, pois diferente do livro anterior, eu já conhecia diversas das citações do autor que Percy traz. Eu tenho em casa um livro de aforismos, sendo que uma parte dele é dedicada a Wilde, e apesar de muitas delas serem uma alfinetada ao gênero feminino (Allan não trouxe nenhuma dessas) eu achei diversos deles muito interessantes.
Foi curioso ver como Percy interpretou cada máxima e as lições que ele extraiu dela, em algumas ele foi capaz de ampliar meus horizontes de entendimento, em outras não. As minhas críticas a esse livro na realidade são muito parecidas com as que fiz para Nietzsche para estressados. O autor coloca uma máxima e em alguns momentos ele foge da ideia principal. Ele começa a falar de um assunto e puxa para outro, e outro, e no fim, a lição que você tira na verdade não está relacionada com a citação que ele trouxe. Às vezes ele acaba pegando um trecho e fala sobre o trabalho de outro autor e começa a enumerar pontos importantes do trabalho dele, que pouco tem a ver com o que Oscar Wilde disse. As lições desse livro são em sua maioria voltadas para a ideia de se viver uma vida plena, como o leitor poderia ser capaz de viver bem, com paixão, com autenticidade, e de fato viver, não apenas exisitir. Acontece que ele acaba se repetindo demais em alguns momentos, por exemplo, toda vez que ele traz uma máxima que se refere a dinheiro, tive a impressão que a lição final era sempre a mesma. Contudo, houve uma melhora significativa no trabalho dele no que diz respeito ao fechamento das ideias, acredito que nesse livro, quando ele propõe uma lição ele a fecha melhor e não deixa muitas pontas soltas como acreditei ter visto em seu outro trabalho. Mesmo que ele fuja do ponto de partida, ele sempre fecha o texto com um pequeno conselho ao leitor.
Para quem gosta desse tipo de trabalho ele é uma leitura, interessante e leve, da qual você pode sim tirar ensinamentos valiosos. Entretanto, eu recomendo ponderação. Algumas pessoas que tem hábitos de ler livros como esse acredita que tudo serve para ela, mas isso não é realidade, assim como o autor não está isento de cometer erros em sua avaliação do que é correto. Por exemplo, em uma determinada passagem do livro ele fala que a pessoa não deve se focar em seus problemas, sem consumido por ele. Até esse ponto eu concordo, todavia, como alternativa para solucionar esse impasse ele recomenda que o leitor comece a ajudar as outras pessoas com os seus problemas! Eu acho isso extremamente errado, porque ele não deveria propor uma fuga de seus problemas para problema dos outros, e sim em atividades que beneficie positivamente o leitor e que o ajude a crescer. Portanto, cautela com o que você irá absorver e praticar na sua vida.
O livro fecha com uma pequena biografia do Oscar Wilde. A verdade é que o que eu conhecia do autor era apenas de boca. Eu nunca tinha lido nada sobre a vida dele e achei extremamente interessante. Eu não sabia que ele tinha se casado e tido filhos! Mas o que achei mais curioso foi descobrir que assim que acabou a faculdade ele ficou interessado em uma moça que não quis saber dele pois começou a se envolver com Bram Stroke! Mundo pequeno não?
Pietra.Scorzato 14/04/2022minha estante
Estou na página 40 e me deu um estalo pra ler algumas resenhas sobre esse livro, ver se eu não estava ficando louca em discordar do autor nessa página e achei a sua resenha. Concordo muito contigo, essa sugestão de fugir dos problemas como se isso fosse resolvê-los ou fazê-los sumir é muito errada. Claro que não podemos ser consumidos por um problema, mas temos que encará-lo e resolvê-lo de vez, não tentar ajudar outras pessoas como válvula de escape...

resenhasdajulia 03/02/2021

O livro nos faz enxergar a vida de uma forma mais positiva, porém de maneira reflexiva. É um dos que eu mais gosto dessa coleção do Allan Percy!

Thais CardBeg 10/12/2020

A arte e sua inutilidade
Viver a vida para Wilde, precisava ser de um modo artístico. De uma personalidade excentrica ele cativa todos pela ambiguidade que causava/causa. Sua ironia caustica é deliciosa. Com seus pensamentos noto o poder da mente na hora de avaliar situações e força extraída pela beleza.
O livro mistura vários autores e cai mtas vezes numa espécie de autoajuda. É notivador mas me pergunto se gostei de fato do tom. Ademais, foinuma delícia conhecer um pouco mais de Oscar wilde durante este percurso, principalmente nos anexos.

Gerson 15/09/2020

É interessante, principalmente para quem não conhece muito Oscar Wilde, como é o meu caso... me identifiquei com muitos dos aforismos (sou um ser inquieto)... mas confesso que esperava mais... o autor cita as frases de Wilde e oferece sua própria interpretação com a qual nem sempre concordo. Mas é uma boa leitura sem dúvida...

oLola 08/07/2020

não quero ir para o céu: nenhum dos meus amigos está lá.
wilde foi um homem curioso. a experiência de conhecê-lo (através de outro) foi divertidíssima.

Jubspeixoto 01/05/2020

Cada pág é um post
Eu amo compartilhar conteúdo! Esse livro foi quase um prato cheio para usar em debates, status no whats, pois tinha muitos insights que eram ótimos tapas na cara para refletir.
Espero que caso leia, se permita vivência essa experiência que tive.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/12/2019

Cultuado por muitos no ínico de sua carreira, Oscar Wilde chegou ao fim da vida marginalizado pela sociedade. Suas máximas, entretanto, resistiram à prova do tempo e hoje são um guia para os que buscam orientação em assuntos como relacionamentos amorosos, amizades e finanças.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788575427705

Jessica746 20/03/2018

Doa a quem doer...
Oscar Wilde foi um gênio fascinante cujos pensamentos nos influenciam até hoje. Quando pensamos que para um lorde, nascido em meios fortemente tradicionais e políticos como a Inglaterra de 1854, seus pensamentos e conclusões sobre o mundo e o existencialismo eram muito mais avançados do que sua geração permitia e tais pensamentos nos servem de base para estudo até hoje, em pleno século XXI, como se houvessem surgido ontem. Não a quase um século e meio.
Frases marcantes, pensamentos intensos, trechos de suas obras que nos instigam a questionarmos nossa própria posição perante a vida, ele nos deixou esse legado do não conformismo e a necessidade de questionarmos tudo e a buscar por respostas que as vezes podem ser as mais angustiantes.
Nessa coletânea de 99 pensamentos, feitas por Allan Percy, ele complementa os pensamentos de Oscar Wilde com explanações simples e exemplos de outros filósofos, que nos ajudam a entender mais sobre a mente complexa desse gênio tão a frente de seu tempo e a fazermos uma avaliação sincera sobre nós mesmos tanto em caráter moral como filosófico e o quanto podemos evoluir com isso.
A necessidade de saber, questionar e aprender pode ser angustiante, principalmente para aqueles que como eu, sempre nadam contra a corrente e não aceitam as frases batidas de "porque nasceu assim, será sempre assim" ou "quem pintou as asas da borboleta?". E as obras de Wilde refletem bem o gênio que sempre foi brutalmente sincero e direto do tipo - doa a quem doer - sem fleumas ou frescuras.