O Diário de Débora Vol. 1

O Diário de Débora Vol. 1 Liliane Prata

Resenhas - O Diário de Débora Vol. 1

Camila1856 13/04/2024

Incrível
Esse livro me fez entrar para o mundo literário, foi nele que eu descobri que era apaixonada por ler, li quando tinhas uns 12 anos, achei perfeito e fiquei maravilhada

Iasmiin.Lima 30/10/2023

Não recomendo para todos os públicos
Se você tiver no máximo 12 anos, é provável que irá amar a leitura, mas se não, possivelmente terá muita enxaqueca e ressaca literária. Li pela nostalgia, mas a protagonista é tão chata e sem sal que quase desisto de ler sen antes de chegar no final.

Ariany.Moura 10/06/2023

Se a Liliane Prata soubesse...
Eu li esse livro pela primeira vez quando era criança. Eu já achava um máximo ler, mas lembro que esse foi o primeiro livro maior que me despertou mais do que curiosidade e vontade de terminar. Ele me incentivou a começar a escrever minhas próprias histórias (não ironicamente meu primeiro livro, aos 12, foi "Diário de Anny", mas o perdi e nunca terminei).

Depois que comecei a trabalhar, prometi que ia comprar ele e o Diário de Débora 2 para matar a saudade e ter pertinho. Li e lembrei de muita coisa da primeira vez que havia lido, as emoções, como foi. A memória afetiva com esse livro é gigantesca.

Se a Liliane Prata soubesse a revolução que fez na minha vida... Obrigada, viu Lili? (A íntima). Ainda vou conseguir o livro dois e um autógrafo seu nos dois. Obrigada por abrir o mundo da escrita para mim e deixar claro que assim como Débora, eu posso sonhar do meu jeito, no meu mundo também.

Dani Gazaniga 31/05/2023

O diário de Débora Vol. 1
Essa obra foi escrita há mais de vinte anos por colunista da revista Capricho, bastante ativa entre os adolescente da época.

A ficção é descrita realmente como um diário, onde a adolescente Débora expõe sobre a intimidade de sua vida, com seus altos e baixos picos de humor nessa fase bastante delicada.

O objetivo do livro seria falar abertamente sobre relação sexual para adolescentes. Tema que certamente foi abordado de forma totalmente descabida, considerando a linguagem e a orientação (ou ausência dela).

Por se tratar de uma leitura para a fase da puberdade, justamente é muito mais interessante, importante e decente que a abordagem seja feita com base em temas realmente úteis e inteligentes com objetivo de nutrir conhecimento de nossa juventudade, futuro do país, como visão política, análise crítica, educação financeira e inteligência emocional, além de outros assuntos estruturados.

Se o intuito da obra era apresentar a falta de juizo entre os jovens, certamente conseguiu provar a falta de ética, bom senso e sabedoria por sua autoria.

heloizaug 23/04/2023

É ok, li mais pela nostalgia.
É um livro bobinho que te dá raiva de algumas decisões da protagonista mas no fim é fofo a relação imatura da adolescência dela. Acho que nunca mais vou ler KKKKKKKK

debora 09/01/2023

Eu lembro desse livroo kkkkk
Primeiramente, eu não li esse livro pela história, li sim pelo título só porque me chamo Débora. Mas até gostei kkk. Não é meu melhor livro, mas não tenho motivo para dar menos de cinco estrelas para ele. Achava que ia ser um livro tão calminho contando a história de uma garota qualquer, mas em todos os capítulos ela falava o mesmo desejo...(!) Mas enfim, é legalzinho.

Caroline1402 05/01/2023

Livro gostosinho.. claro, voltado para adolescentes.. ideal para ler depois daquela leitura pesada...

Paula.Maximiliano 11/11/2022

Nostalgia
Não tenho palavras para descrever o quanto eu amo esse livro, pode não ser o melhor e mais complexo da minha estante mas com certeza é o que eu guardo com mais carinho. Foi com ele que criei gosto pela leitura lá com meus 11 ou 12 anos e até hoje quando folheio suas paginas a sensação da mais pura nostalgia e saudades me invade. Eu quase posso me ver naquela época, lendo escondida de madrugada ao invés de dormir para ir a aula cedo no dia seguinte.
A escrita em forma de diário é fluída e a sensação é de estar se ouvindo fofocas de uma amiga. Os dilemas da Débora são muito fáceis de se identificar, à rotina dela é muito comum, imagino, para a maior parte das adolescentes, assim como suas inseguranças e crises existenciais. Eu me via em cada pagina que lia, me imaginava em cada relato do diário, e emprestei meu livro para todas as minhas amigas na época.
Apesar de ele provavelmente já estar um pouco datado, pretendo guardar minha edição para dar para a minha filha se um dia tiver uma. Não acho que o tempo em que a história se passa interfira na essência da mesma, quando li inclusive já não era mais do meu tempo. Pois uma prima bem mais velha tinha lido o livro também por volta de seus 12 anos e me deu ele quando cheguei na mesma idade.
Imagino que alguns pontos do livro possam ser vistos como ?problemáticos? atualmente, eu particularmente não vejo dessa forma. Lendo o livro levando em consideração quando foi escrito, e deixando de lado alguns valores atuais é uma ótima leitura e uma história leve, e imagino que de uma forma geral os adolescentes atuais também possam se identificar.

Evelyn 12/01/2022

Sem dúvidas o melhor livro que li, foi o livro que me levou a gostar da leitura, e ele simplesmente perfeito apesar de pouco conhecido, tem meu coração essa história, adoro como a personagem e desenvolvida, e é uma história super delícia de se ler

Mayanne.Souza 03/08/2020

Estou procurando alguém que tenha o 2
Já li várias vezes eu amo esse livro,já li uma vez o 2 pq minha mãe conseguiu emprestado mas quero muito comprar o 2 eu já tenho o 1 que eu vivo lendo,eu amo muito esse livro,se alguém sabe de alguém que está vendendo o 2 ou doando ou fazendo troca qualquer coisa pode entrar em contato comigo por favor,quero muito o 2!!!!
Priscilla.Carelli 04/09/2020minha estante
Oiie, eu tenho, se quiser vou colocar ele pra troca aqui no skoob agora :)

Rose Gleize 28/01/2020

Livro: O Diário de Débora.
Como o próprio título da história já entrega, trata-se de um livro escrito em forma de diário.
Só alguns anos depois de ter lido o volume 1 (em 2011), foi que vim a saber que existe o volume 2, que ainda não li, mas tenho vontade! Na verdade, eu quero muito!

*Rô Bernas 26/02/2019

É nostalgia que chama?
Um livro adolescente, é verdade...mas e daí?
Gostoso de ler, lembrei demais do meu tempo de adolescente quando escrevia diário, quando brigava com as amigas e logo depois fazia as pazes (quem nunca?), quando pedia à mainha para ir a algum lugar e ela mandava pedir a painho e ficava nesse vai e vem sem fim e eu acabava não indo pra lugar algum (grrrr), quando me apaixonava e desapaixonava o tempo todo ( e achava que ia morrer de amor)...uma delícia de leitura com coisas bem reais...amei o livro...divertidíssimo!!!!
Chellot 26/02/2019minha estante
Pois é. Não é porque o livro é adolescente que é ruim.

Chellot 26/02/2019minha estante
Vou indicar para as minhas sobrinhas.

Andrea 27/02/2019minha estante
Eu não me reconheço nesses adolescentes dos livros, então acho todos chatos. XD Virei a pessoa que mais temia: a veia que odeia jóvens, hahaha.

*Rô Bernas 28/02/2019minha estante
Andrea, pois eu me reconheço e muito...me fez dar altas risadas, mas hoje eu confesso que me falta paciência também hahahahahah

*Rô Bernas 28/02/2019minha estante
É muito massa Chellot...tô doida pra ler o volume 2

Chellot 28/02/2019minha estante
Percebi. rsrs Eu gosto de livros adolescentes, mas prefiro os de fantasia. Estou lendo Inventei Você? E até que é gostosinho pois a protagonista é esquizofrênica.

Ana Paula Helena 20/03/2017

Nostálgica ...
Quando ainda estava na escola e começando a me interessar pela leitura esse foi um dos meus primeiros livros lidos e já de cara me interessei aliás eu e as meninas da minha sala.
E relendo agora vem aquela nostálgia de lembrar de preocupações que antes deixavam a gente super histéricas, as descobertas e as decepções amorosas.
Foi muito gostoso reler esse livro já quero ler o segundo pra ver o que vai acontecer na vida da senhorita Débora.

Dany Maria 15/06/2014

Gostei bastante,vale a pena,um bom livro de adolescente,mais com uma história muita boa!