Verão da Lata

Verão da Lata Wilson Aquino

Resenhas - Verão da Lata

@wesleisalgado 11/03/2022

Solana Star

Em agosto de 87 para fugir da prisão, os traficantes da embarcação Solana Star, jogaram no mar toneladas de maconha enlatadas. Latas, estas, que passaram a surgir nas praias do litoral brasileiro.

Nunca tinha nem remotamente ouvido falar disso, nem mesmo em uma referência via cultura popular. O livro narra essa história de forma extremamente didática e por vezes boba, tentando emular algum tipo de teor jornalístico e falhando descaradamente.

Não é uma história interessante, e o livro tem um formato amadorístico, provavelmente para atingir um número aceitável de páginas com a finalidade de poder virar um livro, que incomoda. Pior do que pouco interessante, é o fato de tudo ali ser extremamente sem ponto. Os extras existem somente para contabilizar folhas. É tudo bastante pedante, da primeira até a última página.

Não consigo me lembrar o motivo de esse livro ter estado na minha lista, e em uma rápida pesquisa, tem gente cobrando três dígitos por ele na internet. Ele não vale isso.

PS: Resenha nº 23 do desafio skoob 2022.

Carlos Fernandes 19/05/2014

Verão da Lata
O livro (de cunho jornalístico), descreve o fato de uma embarcação chegar ao porto do Rio de Janeiro com cerca de 200 toneladas de maconha, porém o que a polícia Federal não contava era com a esperteza que os tripulantes tiveram em jogar a mercadoria no mar antes de serem pegos.

Não sei se é coisa da minha cabeça, mas a maioria desses livros que abordam um determinado assunto que ocorreu tende a ser repetitivo ou ate mesmo um pouco monótono. Os documentos que foram anexados ao livro muitas vezes confundem a leitura, pois estão no meio de diversas paginas. Poderiam ter colocado ao menos em um capitulo como "anexo", por exemplo.

Rodrigo946 10/06/2023

Maresia
Leitura despretensiosa. O livro narra, de forma fantasiosa (?) um fatítico evento onde um carregamento de maconha em lata se perde em alto mar, chegando às praias tupiniquins. É uma leitura leve e, por vezes, engraçada. Serve para passar o tempo.