Me Before You

Me Before You Jojo Moyes

Resenhas - Me Before You

andrealog 14/08/2021

Um desafio
Esse foi um romance simples, que teve o desafio de ser lido em inglês, linguagem simples e história leve, perfeito para treinar o ?reading?

Rayssa Hinata 08/05/2021

Leia antes do filme
Assisti ao filme antes de ler o livro (e todo bom leitor sabe que isso normalmente é um erro) e não gostei da história. Achei corrida e sem muito sentido, nós gostei dos personagens e achei trocentos problemas de lógica. E eu sabia que a grande maioria desses problemas provavelmente seriam resolvidos no livro. (eu realmente não gostei do filme de modo geral)
Agora, o livro é uma obra fantástica. Tem sim alguns erros de lógica mas nada comparado ao filme e nossa como os personagens são muito mais interessantes e legais por aqui. A versão em inglês (e a em português também mas é mais predominante na em inglês) é tão puramente britânica que não há como negar seu país de origem.
Achei as constantes paradas para chá tão cômicas e cativantes. Me fez tomar mais chá na minha própria casa, e eu já tomava chá antes.
Eu gostei tanto da a Lou, do Will, até da Treena. Embora o pai e a mãe da Lou ainda sejam pessoas que eu desprezo com veemência.
É um bom livro, uma ótima leitura de final de semana. Cativante. Interessante. Único.

Felipe.Caetano 29/04/2021

INCRÍVEL
Peguei o livro pra praticar a leitura em inglês sabendo absolutamente ZERO sobre o que leria. Resultado: Riso, choro, emoção, alegria, tristeza, uma explosão de emoções!! Eu adorei
i4celiast 29/04/2021minha estante
acha que ele é bom pra qm n é acostumado a ler em inglês?? o único q eu li foi "I wish you all the best" e achei perfeito

Felipe.Caetano 29/04/2021minha estante
Oi Lina!! A leitura é SUPER tranquila! O vocabulário é acessível e não vi nada que não pudesse entender! Como vc ja leu um outro livro em inglês, vai tirar de letra! Vai fundoooo

Fernanda.Xavier 26/08/2021minha estante
Estou tentando ler me inglês também como ja li a versão em portugues acho que vai ser mais facil.

P. G. S. ZAGO 25/04/2021

Romance inspirador
Este livro aborda o delicado tema do suicídio. Um assunto que precisa ser tratado de forma consciente, clara, empática e desmistificada. O que a autora faz de forma descomplicada e singela, cheia de sensibilidade.

A história se passa em uma pequena cidade da Inglaterra, onde Louisa Clark, a personagem principal, com 26 anos de idade, poucas ambições, e uma personalidade atraente, mas um tanto excêntrica, acaba aceitando um emprego como cuidadora de um jovem tetraplégico.

Will Traynor tem 35 anos de idade e era um empresário de sucesso, com uma vida agitada e aficionado por aventuras, esportes radicais, festas e viagens. Em um acidente trágico, ele acaba perdendo os movimentos do corpo, ficando atrelado a uma cadeira de rodas e necessitando de cuidados para realizar as atividades mais básicas.

Will é mal humorado, rude e sarcástico, e Louisa tenta diversas abordagens diferentes para engrenar em um relacionamento amistoso com ele, mas nada parece funcionar. Quando ela começa a tratar com ironia os comentários de Will e se mostrar menos simpática à sua condição, tratando-o como uma pessoa normal, apesar de sua condição física, os dois finalmente começam a se entrosar.

A forma sincera e despretensiosa como os dois se relacionam traduz uma singeleza à história, que é um tanto pesada, considerando todas as privações e sacrifícios que envolvem a realidade de Will. A relação de amizade sincera e verdadeira entre Will e Louisa é apaixonante.

Ao mesmo tempo, a autora nos transporta para o universo dos cadeirantes, evidenciando todas as dificuldades diárias de locomoção, acesso, estrutura, a falta de consideração e compaixão das pessoas, o preconceito e forma distorcida como as pessoas tratam os cadeirantes em geral.

O livro dá uma reviravolta quando Louisa descobre que seu contrato de trabalho possui duração de apenas seis meses porque Will tem um trato com sua família, que após este período ele irá a uma clínica na Suíça para cometer suicídio assistido.

Ela desiste do emprego, pois sente que não pode fazer parte disso, mas acaba sendo convencida pela apática e fria mãe de Will a permanecer até o final do contrato, movida pelas mudanças significativas que Will vem experimentando desde que começou a conviver com ela.

Louisa nutre uma ideia utópica e sonhadora de fazer com que Will desista de seu plano, mostrando a ele que, apesar de suas limitações, ele ainda é capaz de realizar muitas coisas e que pode viver uma vida plena, mesmo em uma cadeira de rodas.

Ela organiza passeios e viagens divertidos, mas a maioria deles dá errado, considerando a falta de estrutura dos lugares para receber cadeirantes. Mas quando acha que Will vai ficar ainda mais mal humorado, ele a surpreende, entrando em seu jogo e decidindo dar uma chance à ideia dela, mais para fazê-la feliz do que a si mesmo.

A amizade dos dois torna o livro cativante e surpreendente. Os dois estimulam um ao outro e se ajudam a lidar com seus traumas e com suas limitações. Talvez Will ajude mais a Louisa do que o contrário, o que dá a conotação de que Will realmente não é um inválido. Ele possui grande valor e ainda é capaz de realizar muitas coisas importantes.

Esta história faz o viajante questionar suas atitudes diárias e a forma como lida com os imprevistos e com as mazelas do dia-a-dia, bem como faz refletir sobre solidariedade, amizade, respeito, compaixão, e sobre o real significado do amor.

A autora contrapõe a personalidade vivaz e alegre de Louisa à apática e fria personalidade da mãe de Will, que apesar de amá-lo muito e querer ajuda-lo a viver sua vida da melhor maneira possível, não consegue se relacionar com ele de forma empática. Ela não consegue colocar seu julgamento de lado, como Louisa faz, a ponto de estabelecer um diálogo verdadeiro e amoroso com o filho.

Este contraponto é muito interessante do ponto de vista da prevenção ao suicídio, pois uma das abordagens afasta, e a outra aproxima. A autora deixa isso muito claro ao explorar as personalidades das duas personagens e a forma como cada uma impacta o relacionamento com Will.

A frustração de Will e sua dificuldade em aceitar sua nova condição ficam muito claras ao longo do livro, e mesmo diante de todas as possibilidades que Louisa apresenta a ele, inclusive a oportunidade de construir um novo romance com ela, e estabelecer com ela uma nova vida, o que ela está disposta a fazer, ele ainda não consegue afastar seus pensamentos negativos e suas incapacidades.

O final desta história é triste e comovente, e um pouco decepcionante. Apesar de um mero final feliz não ser o ideal para dar completude a esta história, eu ainda me desapontei com a mensagem final de desesperança, ainda que a autora tenha tentado centrar o final em torno da personagem principal, Louisa, e na forma como ela decide encarar toda a sua experiência e enfrentar seus medos e traumas, para enfim recomeçar.

Apesar do final melancólico, acho importante esta leitura, especialmente por abordar um tema delicado de forma tão clara e sensível, mas não com o olhar sobre o resultado final da trama, e sim sobre todas as válidas perspectivas de esperança, compaixão e aceitação que ela traz.

No cômputo geral, esta história faz refletir sobre as diversas formas como podemos encarar os desafios com os quais nos deparamos ao longo da vida. Podemos desistir de lutar, nos entregar à dor e ao sofrimento, e deixar a vida passar por nós sem efetivamente vivê-la, ou podemos nos apropriar daquilo sobre o que temos controle, decidir lutar apesar das limitações e sacrifícios, buscar ajuda naquilo que não conseguimos realizar sozinhos, e apreciar o que de bom a vida tem para nos oferecer.

O livro mostra que não há necessariamente certo e errado. Que ambos os caminhos serão tortuosos, mas que um deles certamente irá trazer muito mais ganhos. Viver é a melhor opção.

Faça as malas e embarque neste romance singelo, repleto de desafios e percalços, e se deixe envolver pelos sentimentos que esta história despertam, além de refletir sobre assuntos deliciados, como suicídio e dificuldade de locomoção, e aproveitar as lindas lições oferecidas por esta trama agridoce, melancólica, sensível, dramática e apaixonante.

Vamos viajar?

Renata 03/03/2021

Muito bom!
Amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ??

Tâm 26/02/2021

Como eu era antes de você
Um livro de romance que foi um dos piores livros que já li, diante do fato de esperar que um livro venha com algo a mais do que no filme. No entanto, o livro é a descrição a risca do filme, nada além... Não recomendo a leitura, antes assistir o filme já que dá no mesmo, acho mais emocionante...

Sofia 14/01/2021

Amei
Eu amo essa mistura de romance e humor, é um livro incrível e uma leitura rápida e divertida de se fazer.

Jaquelliny 08/09/2020

Livro que com certeza quero ler de novo futuramente. Me fez pensar em muitas coisas e terminar ele me deixou um vazio

Ana Maria 21/08/2020

Apaixonada
"Como eu era antes de você", de Jojo Moyes - 9/10?
Lido julho/2020?
Da série leituras da quarentena que deveriam ter sido lidas há muito tempo! Jojo Moyes é escolha certa pra quem quer um romance envolvente e emocionante e esse está aí pra confirmar mais uma vez a teoria. ?
Pra simplificar a sinopse ao máximo: Louisa Clark tem 26 anos e poucas ambições na vida. Um trabalho confortável, uma vida familiar calorosa e um namorado não tao amoroso assim. Quando o café em que trabalha fecha e sua irmã precisa de ajuda, Lou aceita um emprego como cuidadora de Will Traynor, um jovem tetraplégico que, ao contrário dela, tinha grandes expectativas e planos pro futuro. E é a partir desse encontro e choque entre mundos que o romance se desenrola.?
Sobre Lou Clark: que personagem incrível! Tão bem construída, cheia de nuances! Amo como Jojo consegue sempre incluir figuras femininas autênticas em seus livros, tira um pouco do ar clichê da história, gera identificação com o leitor (e principalmente com a leitora aqui) e dá um certo tom de "amizade" leitor-personagem. Em uma história com um plot tão complexo, incluir capítulos com foco em outros personagens além de Louisa também dá uma amarrada no enredo, deixa sensação de conhecer bem todo mundo ali.?
E já que tem tanto destaque no livro... QUE romance. Impossível não se emocionar e torcer até o último momento por uma reviravolta na decisão de Will.?
Pra quem vem por causa do filme e fica com receio de ser mais do mesmo que já viu: JURO que não é (assim como todos os livros adaptados pro cinema). Tantos detalhes que não foram incluídos, tanta complexidade do enredo deixada de lado que o filme até perdeu um pouco do brilho. ?
Olha eu aqui me apegando a mais uma série de livros ??

Zé Libonati 14/07/2020

Louisa, minha amiga
História de amor e personagem feminino é um combo que me ganha quase sempre. Louisa me deixa com vontade de sentar com ela, tomar cerveja e rir. Ela é engraçada e com a ajuda de um novo amigo/boy, acaba aplicando mudanças importantes a sua vida. Dizem que o livro faz rir e faz chorar, mas como eu sou coração de pedra, fiquei comovido, mas só ri mesmo.

Amanda 08/04/2020

Maravilhoso
Eu vi o filme primeiro e não tinha muitas expectativas pelo livro, escolhi para ler porque queria ler um livro sobre uma protagonista forte feminina. Mas não imaginava me surpreender tanto. O filme depois de ler o livro parece superficial e rápido demais. A história da minha perspectiva se trata muito mais da Clark do que do romance e isso torna a história muito mais emocionante e verdadeira. Me apaixonei pelo livro.

Slisenna 11/03/2018

Empatia.
Eu realmente demorei muito tempo para ler este livro, talvez pelo fato de saber o final, ou por ter lido a versão em inglês. Ambos personagens principais, passaram por uma experiência que ditou sua vida dali em diante, no começo ficava chocada pelo fato de Lou ter 27 anos e viver em uma mesmice, com alguém que não amava, e sem ambições. Acho que sempre entendi mais o lado de Will, por já ter estudado Eutanásia na faculdade. Lou é como uma flor que se fechou diante da maldade do mundo, ver ela amadurecer, desabrochar, e superar as coisas e ir em frente foi incrível, a partida de Will foi dolorosa, eu chorei, mas ver que mesmo não deixando tão explícito, ele amava Lou mais do que tudo que já amou, pois só um grande amor para transformar outra pessoa, e se importar com sua felicidade mesmo não fazendo mais parte dela, é preciso ter empatia, se colocar no lugar dos personagens. Maravilhoso.

Higor 10/04/2017

Não é ruim, mas também não é bom
Achei que o início do livro decorreu rápido de mais, e logo depois foi só encheção de linguiça. Esses capítulos alternados com narrativas de outras pessoas são tão desnecessários que poderiam ter sido tirados e a história não seria afetada.

Gaby 14/07/2016

Resenha Me Before You | Leio na Rede | Gaby Monteiro
O livro com mais de 5 milhões de cópias vendidas pelo mundo é narrado por Louisa Clark. Uma jovem que trabalha em um café em sua cidade do interior da Inglaterra, mora com seus pais, o avô, a irmã e o sobrinho, tem um namorado viciado em corridas e não nutre muitos sonhos para serem realizados.

Um dia, o chefe de Lou conta que terá de fechar o café e ela se vê desempregada. Vai a procura de ajuda no Centro de Trabalhos e se depara com propostas de emprego interessantes como atendente de telemarketing, trabalhar em fábricas de frango, ser dançarina de pole dance, dentre outros, Lou acaba aceitando o emprego para ser cuidadora de um tetraplégico.

Com zero experiência em cuidar dos outros (entregar chá para seu avô não conta muito como experiência), Lou assume o desafio de cuidar de Will Traynor, um jovem ranzinza que faz questão de mostrar como ela não é bem vinda em sua rotina.

Aos poucos, Lou consegue driblar o humor ácido de Will e eles acabam se entendendo. Entre piadas e provocações, Lou e Will compartilham de momentos inesquecíveis que mostram e lembram o como é bom viver.

O lema do livro é Viva Intensamente, ou pelo menos, é o que a campanha de marketing da adaptação cinematográfica fez parecer. Realmente, o livro traz essa mensagem, faça planos, desafie-se, viva, não deixe para amanhã o que você poderia fazer hoje… Porém, fechei o livro com lágrimas nos olhos e a sensação de vazio no coração. O que devia me motivar, me fez paralisar até que todos os fatos fossem absorvidos. Acho que é uma história de certa forma positiva para Lou, mas não para Will…

A escrita de Jojo cativa, mas confesso que no início do livro eu não me prendi tanto a história, o começo é lento, pacato, assim como a vida da personagem. Os capítulos são longos, mas quando o enredo começa a se desenvolver melhor, isso não incomoda mais. Eu li o livro em inglês e foi interessante perceber as gírias utilizadas, a compreensão não foi difícil, salvo uma palavra ou outra.

O livro já foi adaptado para o cinema, como comentei, e é estrelado por Sam Claflin e Emilia Clake, que deram um show de atuação ao trazer Lou e Will para a vida real. Uma adaptação fiel ao livro, mas que não consegue transmitir tudo narrado pelas palavras de Jojo.

Por fim, mesmo com todas as ressalvas, eu gostei de Me Before You e pretendo ler After You. Acho que é a história narrada aqui é bonita e deva ser conhecida por todos, mas prepare-se, algumas lágrimas irão cair no desenrolar desse romance.

site: http://leionarede.blogspot.com.br/2016/07/resenha-me-before-you.html

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 18/05/2016

Eu relutei em ler esse livro, por achar q seria cheesecake, a menina q se apaixona pelo o milionário e vivem felizes para sempre.

Mas como gosto de ler livros, antes de assistir os filmes, resolvi me render e ler esse, já que o filme será lançado mês que vem. Comecei a ler, sem expectativas nenhuma e me apaixonei.

Eu não sou nem um pouco emocional, mas esse livro me fez sentir tantas emoções, raiva, amor, ódio, alegria, esperança, desespero, compaixão, compreensão e tristeza. Eu sorri, eu deu gargalhada e eu chorei, chorei muito e não é qualquer livro q me faz chorar.
Se você ainda não leu, com medo de ser clichê, não fique com medo se jogue. Super recomendo.
Meu coração está destruído.