Me Before You

Me Before You Jojo Moyes

Resenhas - Me Before You

Felipe.Caetano 29/04/2021

INCRÍVEL
Peguei o livro pra praticar a leitura em inglês sabendo absolutamente ZERO sobre o que leria. Resultado: Riso, choro, emoção, alegria, tristeza, uma explosão de emoções!! Eu adorei
i4celiast 29/04/2021minha estante
acha que ele é bom pra qm n é acostumado a ler em inglês?? o único q eu li foi "I wish you all the best" e achei perfeito

Felipe.Caetano 29/04/2021minha estante
Oi Lina!! A leitura é SUPER tranquila! O vocabulário é acessível e não vi nada que não pudesse entender! Como vc ja leu um outro livro em inglês, vai tirar de letra! Vai fundoooo

Fernanda.Xavier 26/08/2021minha estante
Estou tentando ler me inglês também como ja li a versão em portugues acho que vai ser mais facil.

Jaquelliny 08/09/2020

Livro que com certeza quero ler de novo futuramente. Me fez pensar em muitas coisas e terminar ele me deixou um vazio

Amanda 08/04/2020

Maravilhoso
Eu vi o filme primeiro e não tinha muitas expectativas pelo livro, escolhi para ler porque queria ler um livro sobre uma protagonista forte feminina. Mas não imaginava me surpreender tanto. O filme depois de ler o livro parece superficial e rápido demais. A história da minha perspectiva se trata muito mais da Clark do que do romance e isso torna a história muito mais emocionante e verdadeira. Me apaixonei pelo livro.

Beatriz3164 28/01/2022

Pra chorar? Talvez
A meta desse ano é ler mais livros em inglês pra ver se volto aos poucos a ter um ritmo com eles como tenho com os de português.
Me before you foi o primeiro desse ano e que me fez rir, ficar preocupada e perceber que o que a pessoa quer para o outro não é o que ela quer pra si.
Conta a história sobre Louisa Clark, uma mulher de 27 anos que ainda mora na casa dos pais e que acaba de perder seu emprego no café da sua cidade. Na procura por um novo trabalho, ela é contratada para ser companheira do Will Traynor que é quadraplégico, que aconteceu por conta de um atropelamento, ele se sente sem vida e não tem muita esperanças de acontecerem coisas boas.

P. G. S. ZAGO 25/04/2021

Romance inspirador
Este livro aborda o delicado tema do suicídio. Um assunto que precisa ser tratado de forma consciente, clara, empática e desmistificada. O que a autora faz de forma descomplicada e singela, cheia de sensibilidade.

A história se passa em uma pequena cidade da Inglaterra, onde Louisa Clark, a personagem principal, com 26 anos de idade, poucas ambições, e uma personalidade atraente, mas um tanto excêntrica, acaba aceitando um emprego como cuidadora de um jovem tetraplégico.

Will Traynor tem 35 anos de idade e era um empresário de sucesso, com uma vida agitada e aficionado por aventuras, esportes radicais, festas e viagens. Em um acidente trágico, ele acaba perdendo os movimentos do corpo, ficando atrelado a uma cadeira de rodas e necessitando de cuidados para realizar as atividades mais básicas.

Will é mal humorado, rude e sarcástico, e Louisa tenta diversas abordagens diferentes para engrenar em um relacionamento amistoso com ele, mas nada parece funcionar. Quando ela começa a tratar com ironia os comentários de Will e se mostrar menos simpática à sua condição, tratando-o como uma pessoa normal, apesar de sua condição física, os dois finalmente começam a se entrosar.

A forma sincera e despretensiosa como os dois se relacionam traduz uma singeleza à história, que é um tanto pesada, considerando todas as privações e sacrifícios que envolvem a realidade de Will. A relação de amizade sincera e verdadeira entre Will e Louisa é apaixonante.

Ao mesmo tempo, a autora nos transporta para o universo dos cadeirantes, evidenciando todas as dificuldades diárias de locomoção, acesso, estrutura, a falta de consideração e compaixão das pessoas, o preconceito e forma distorcida como as pessoas tratam os cadeirantes em geral.

O livro dá uma reviravolta quando Louisa descobre que seu contrato de trabalho possui duração de apenas seis meses porque Will tem um trato com sua família, que após este período ele irá a uma clínica na Suíça para cometer suicídio assistido.

Ela desiste do emprego, pois sente que não pode fazer parte disso, mas acaba sendo convencida pela apática e fria mãe de Will a permanecer até o final do contrato, movida pelas mudanças significativas que Will vem experimentando desde que começou a conviver com ela.

Louisa nutre uma ideia utópica e sonhadora de fazer com que Will desista de seu plano, mostrando a ele que, apesar de suas limitações, ele ainda é capaz de realizar muitas coisas e que pode viver uma vida plena, mesmo em uma cadeira de rodas.

Ela organiza passeios e viagens divertidos, mas a maioria deles dá errado, considerando a falta de estrutura dos lugares para receber cadeirantes. Mas quando acha que Will vai ficar ainda mais mal humorado, ele a surpreende, entrando em seu jogo e decidindo dar uma chance à ideia dela, mais para fazê-la feliz do que a si mesmo.

A amizade dos dois torna o livro cativante e surpreendente. Os dois estimulam um ao outro e se ajudam a lidar com seus traumas e com suas limitações. Talvez Will ajude mais a Louisa do que o contrário, o que dá a conotação de que Will realmente não é um inválido. Ele possui grande valor e ainda é capaz de realizar muitas coisas importantes.

Esta história faz o viajante questionar suas atitudes diárias e a forma como lida com os imprevistos e com as mazelas do dia-a-dia, bem como faz refletir sobre solidariedade, amizade, respeito, compaixão, e sobre o real significado do amor.

A autora contrapõe a personalidade vivaz e alegre de Louisa à apática e fria personalidade da mãe de Will, que apesar de amá-lo muito e querer ajuda-lo a viver sua vida da melhor maneira possível, não consegue se relacionar com ele de forma empática. Ela não consegue colocar seu julgamento de lado, como Louisa faz, a ponto de estabelecer um diálogo verdadeiro e amoroso com o filho.

Este contraponto é muito interessante do ponto de vista da prevenção ao suicídio, pois uma das abordagens afasta, e a outra aproxima. A autora deixa isso muito claro ao explorar as personalidades das duas personagens e a forma como cada uma impacta o relacionamento com Will.

A frustração de Will e sua dificuldade em aceitar sua nova condição ficam muito claras ao longo do livro, e mesmo diante de todas as possibilidades que Louisa apresenta a ele, inclusive a oportunidade de construir um novo romance com ela, e estabelecer com ela uma nova vida, o que ela está disposta a fazer, ele ainda não consegue afastar seus pensamentos negativos e suas incapacidades.

O final desta história é triste e comovente, e um pouco decepcionante. Apesar de um mero final feliz não ser o ideal para dar completude a esta história, eu ainda me desapontei com a mensagem final de desesperança, ainda que a autora tenha tentado centrar o final em torno da personagem principal, Louisa, e na forma como ela decide encarar toda a sua experiência e enfrentar seus medos e traumas, para enfim recomeçar.

Apesar do final melancólico, acho importante esta leitura, especialmente por abordar um tema delicado de forma tão clara e sensível, mas não com o olhar sobre o resultado final da trama, e sim sobre todas as válidas perspectivas de esperança, compaixão e aceitação que ela traz.

No cômputo geral, esta história faz refletir sobre as diversas formas como podemos encarar os desafios com os quais nos deparamos ao longo da vida. Podemos desistir de lutar, nos entregar à dor e ao sofrimento, e deixar a vida passar por nós sem efetivamente vivê-la, ou podemos nos apropriar daquilo sobre o que temos controle, decidir lutar apesar das limitações e sacrifícios, buscar ajuda naquilo que não conseguimos realizar sozinhos, e apreciar o que de bom a vida tem para nos oferecer.

O livro mostra que não há necessariamente certo e errado. Que ambos os caminhos serão tortuosos, mas que um deles certamente irá trazer muito mais ganhos. Viver é a melhor opção.

Faça as malas e embarque neste romance singelo, repleto de desafios e percalços, e se deixe envolver pelos sentimentos que esta história despertam, além de refletir sobre assuntos deliciados, como suicídio e dificuldade de locomoção, e aproveitar as lindas lições oferecidas por esta trama agridoce, melancólica, sensível, dramática e apaixonante.

Vamos viajar?

thay307 16/03/2023

Ai eu me apaixonei pela lou, pelo will, pelo nathan por todosss ? adorei e me fez ter uma perspectiva nova sobre acessibilidade, também gostei que mostra vivências de outros tetraplégicos que lidam bem com a vida deles através dos relatos nos blogs e comunidades

Bru 24/07/2023

Aparentemente todo mundo já havia lido esse livro, menos eu. De qualquer modo, comecei porque vi trechos do filme no tiktok e fiquei com vontade de ler um romance romântico.

Livro bem lindo, que vai além do nascimento de uma história de amor. Gostei demais, apesar de ter achado que iria chorar e não chorei.

Recomendo.

claris 16/11/2021

sam claffin & emilia clarke entrem na minha casa e?
EU AMO OS ATORES QUE INTERPRETAM A CLARK E O WILL NO FILME. Sério, Sam o eterno Finnick (jogos vorazes) e Emilia a eterna Daenarys (game of thrones). Mas enfim, isso não tem nada a ver com o livro. Já tinha assistido um milhão de vezes, então a história só teve algumas adições. Lógico que eu amei. Só acho bom pontuar - já que, pelo menos que eu tenha visto, não tem nenhum aviso antes do começo- os gatilhos para abuso sexual/est*pro são constantes ao longo do livro, então se você é uma pessoa sensível nesse sentido, não seria uma leitura boa.
JurúMontalvao 21/11/2021minha estante
hmm
li faz tempo já
mas n vi o filme, taí uma coisa pra fazer?

Thata 19/03/2022

Me before you
Me quebra em pedaços todas as vezes que eu leio esse final, mas ainda assim é um livro apaixonante. Posso dizer q a leitura é mil vezes mais fluida que em português e isso faz a história ficar ainda mais interessante e complexa. Recomendo pra todas as pessoas que precisam enxergar o mundo de um jeito diferente, que precisam ampliar seus horizontes e viver.

lialarson 19/05/2023

Eu me conectei com a história de um jeito inexplicável, eu me identifico muito com a lou, em várias expectativas e em vários pensamentos, eu consigo me ver nela
eu lembrei do filme em MUITAS cenas, a jojo conseguiu escrever um ótimo roteiro, achei impecável
tenho algumas expectativas pequenininhas pro after you, mas quero ler ainda!!

Rayssa Hinata 08/05/2021

Leia antes do filme
Assisti ao filme antes de ler o livro (e todo bom leitor sabe que isso normalmente é um erro) e não gostei da história. Achei corrida e sem muito sentido, nós gostei dos personagens e achei trocentos problemas de lógica. E eu sabia que a grande maioria desses problemas provavelmente seriam resolvidos no livro. (eu realmente não gostei do filme de modo geral)
Agora, o livro é uma obra fantástica. Tem sim alguns erros de lógica mas nada comparado ao filme e nossa como os personagens são muito mais interessantes e legais por aqui. A versão em inglês (e a em português também mas é mais predominante na em inglês) é tão puramente britânica que não há como negar seu país de origem.
Achei as constantes paradas para chá tão cômicas e cativantes. Me fez tomar mais chá na minha própria casa, e eu já tomava chá antes.
Eu gostei tanto da a Lou, do Will, até da Treena. Embora o pai e a mãe da Lou ainda sejam pessoas que eu desprezo com veemência.
É um bom livro, uma ótima leitura de final de semana. Cativante. Interessante. Único.

Zé Libonati 14/07/2020

Louisa, minha amiga
História de amor e personagem feminino é um combo que me ganha quase sempre. Louisa me deixa com vontade de sentar com ela, tomar cerveja e rir. Ela é engraçada e com a ajuda de um novo amigo/boy, acaba aplicando mudanças importantes a sua vida. Dizem que o livro faz rir e faz chorar, mas como eu sou coração de pedra, fiquei comovido, mas só ri mesmo.

Danny 22/12/2021

Releitura, o livro conta a a história da jovem Louisa, que está contente com sua vida na cidade pequena, sem grandes ambições na vida. Até o dia que ela perde o seu emprego e acaba aceitando um de cuidadora de um deficiente físico, tetraplégico, Will Treinor. E essa companhia vai ensinar vai coisas a Lousa, enquanto ela tenta fazer will voltar a amar sua vida.

Continuo amando essa história e chorando horrores com ela.

Duda Schivel 28/12/2021

Foi um livro gostosinho de ler, passou rapido e eu gostei da escrita da autora (nunca tinha lido nada dela) e a historia me tocou tb, eh uma situação bem difícil de imaginar e dificil de entender e se colocar nisso, pq não é algo que qualquer um entenda
Apesar disso eu não me apaixonei de fato pelos personagens, amei o Will mas a menina e eles como casal... não sei, não me convenceu de fato, talvez por ser muito britanico e eu morar aqui, acabo entendendo como esse relacionamento seria de verdade e isso faz com que não seja tão emocionante, por isso dei 3 estrelas
Esse livro finaliza bem e sinceramente não tem gancho nenhum pra uma continuação, pensei em nem ler mas acho que vou dar uma chance, pq a unica coisa que eu gostava de fato na historia era o Will, mas vou continuar e ver o que acho

KeylaPontes 25/04/2016

Eu acredito que esse livro praticamente dispensa apresentações. MAS, vamos lá.

O livro conta a história de Louisa, uma jovem de 26 anos que não tem muitas ambições, mora na casa dos pais, tem um emprego mais ou menos, um namorado (babaca) e vive em uma cidade pequena. Até que a lanchonete em que trabalha fecha e ela se vê obrigada a arranjar um novo emprego.

Por não ter muitas qualificações, o melhor que consegue achar é o de cuidadora de um tetraplégico. Will que após sofrer um acidente vive uma vida amargurada e só pensa em acabar o seu sofrimento logo quando possível.

Ah... Como é difícil falar desse livro. Eu confesso que até a metade dele foi bem regular pra mim. Não por culpa da Lou, ou do Will (meu personagem favorito) ou do plot deles. Mas os capítulos infernais que abordavam a família da Lou. Meu deus. Minha vontade era pular tudo o que envolvia a irmã chata e os pais chatos... Ah! E o namorado chato dela.

MAS, chegando no meio tudo fica ótimo. Fofo, envolvente, engraçado e delicado. E enfim eu percebi que o livro não era sobre amor. Não no sentido romântico quer dizer. Como eu estava procurando (e não achando). E sim sobre sonhos, sobre vida e sobre ser feliz. Will falava (não de uma forma clichê) como Lou não aproveitava a sua vida e "gastava" o seu tempo estagnada ali naquela cidade sem futuro e não fazendo nada que gerasse lembranças futuras.

O livro é daquele tipo reflexivo. Você por vários momentos vira a Lou ou o Will. Você até encontra amor. Talvez não se sentido que acabamos pensando que vamos achar. Mas amor próprio. Talvez seja piegas e até brega falar isso. Mas o livro é sobre a busca de ser quem você é, o que você quer ser e para onde está indo.

Sobre o inglês, por ser do estilo contemporâneo eu não senti muitas dificuldades. Porém, não indico para quem está começando a ler em inglês.

Por fim, conclui que "Como eu era antes de você" é um livro muito bom, com uma ótima mensagem e ótimos personagens, mas talvez não tenha me conquistado o suficiente para eu esquecer o início infernal. Porém, foi uma leitura bem prazerosa e valeu a pena ler com as minhas bebês do Monylada por gerar uma ótima discussão.

Resenha disponível em:

site: http://keylinhastureads.blogspot.com.br/2016/04/resenha-me-before-you-jojo-moyes.html
Iza 12/05/2016minha estante
ÓTIMOS comentários!!! Concordo, como é difícil comentar sobre este livro!
Você começa a ler achando que será mais uma daquelas histórias de amor clichês, mas de forma alguma ela se torna clichê.
Sofri muito pois, durante todo o livro, Jojo nos leva a crer que Will irá mudar de ideia, porém naquela cena da praia onde a Lou declara todo o seu amor por ele, se expõem de uma maneira linda e corajosa, ele nem pra dizer que a ama de volta? Claro que ele demonstra seu amor de outras maneiras, mas poderia dizer a palavrinha de volta, né?
É um livro que conta uma história de amor diferente, mais uma história de resgate! A Lou salva o Will de uma certa maneira e o Will muda totalmente a vida da Louisa! Faz nós pensarmos sobre a vida, que rumo estamos dando a ela e que coisas estamos fazendo para torna-la memorável!
E o final é exatamente como seria na VIDA real, pois poucas vezes os finais felizes acontecem.

Resumindo: amei, mas estou arrasada! Louca de ansiedade para que o filme chegue logo aos cinemas! *____*

Beijos!