Me Before You

Me Before You Jojo Moyes

Resenhas - Me Before You

Gaby 14/07/2016

Resenha Me Before You | Leio na Rede | Gaby Monteiro
O livro com mais de 5 milhões de cópias vendidas pelo mundo é narrado por Louisa Clark. Uma jovem que trabalha em um café em sua cidade do interior da Inglaterra, mora com seus pais, o avô, a irmã e o sobrinho, tem um namorado viciado em corridas e não nutre muitos sonhos para serem realizados.

Um dia, o chefe de Lou conta que terá de fechar o café e ela se vê desempregada. Vai a procura de ajuda no Centro de Trabalhos e se depara com propostas de emprego interessantes como atendente de telemarketing, trabalhar em fábricas de frango, ser dançarina de pole dance, dentre outros, Lou acaba aceitando o emprego para ser cuidadora de um tetraplégico.

Com zero experiência em cuidar dos outros (entregar chá para seu avô não conta muito como experiência), Lou assume o desafio de cuidar de Will Traynor, um jovem ranzinza que faz questão de mostrar como ela não é bem vinda em sua rotina.

Aos poucos, Lou consegue driblar o humor ácido de Will e eles acabam se entendendo. Entre piadas e provocações, Lou e Will compartilham de momentos inesquecíveis que mostram e lembram o como é bom viver.

O lema do livro é Viva Intensamente, ou pelo menos, é o que a campanha de marketing da adaptação cinematográfica fez parecer. Realmente, o livro traz essa mensagem, faça planos, desafie-se, viva, não deixe para amanhã o que você poderia fazer hoje… Porém, fechei o livro com lágrimas nos olhos e a sensação de vazio no coração. O que devia me motivar, me fez paralisar até que todos os fatos fossem absorvidos. Acho que é uma história de certa forma positiva para Lou, mas não para Will…

A escrita de Jojo cativa, mas confesso que no início do livro eu não me prendi tanto a história, o começo é lento, pacato, assim como a vida da personagem. Os capítulos são longos, mas quando o enredo começa a se desenvolver melhor, isso não incomoda mais. Eu li o livro em inglês e foi interessante perceber as gírias utilizadas, a compreensão não foi difícil, salvo uma palavra ou outra.

O livro já foi adaptado para o cinema, como comentei, e é estrelado por Sam Claflin e Emilia Clake, que deram um show de atuação ao trazer Lou e Will para a vida real. Uma adaptação fiel ao livro, mas que não consegue transmitir tudo narrado pelas palavras de Jojo.

Por fim, mesmo com todas as ressalvas, eu gostei de Me Before You e pretendo ler After You. Acho que é a história narrada aqui é bonita e deva ser conhecida por todos, mas prepare-se, algumas lágrimas irão cair no desenrolar desse romance.

site: http://leionarede.blogspot.com.br/2016/07/resenha-me-before-you.html

KeylaPontes 25/04/2016

Eu acredito que esse livro praticamente dispensa apresentações. MAS, vamos lá.

O livro conta a história de Louisa, uma jovem de 26 anos que não tem muitas ambições, mora na casa dos pais, tem um emprego mais ou menos, um namorado (babaca) e vive em uma cidade pequena. Até que a lanchonete em que trabalha fecha e ela se vê obrigada a arranjar um novo emprego.

Por não ter muitas qualificações, o melhor que consegue achar é o de cuidadora de um tetraplégico. Will que após sofrer um acidente vive uma vida amargurada e só pensa em acabar o seu sofrimento logo quando possível.

Ah... Como é difícil falar desse livro. Eu confesso que até a metade dele foi bem regular pra mim. Não por culpa da Lou, ou do Will (meu personagem favorito) ou do plot deles. Mas os capítulos infernais que abordavam a família da Lou. Meu deus. Minha vontade era pular tudo o que envolvia a irmã chata e os pais chatos... Ah! E o namorado chato dela.

MAS, chegando no meio tudo fica ótimo. Fofo, envolvente, engraçado e delicado. E enfim eu percebi que o livro não era sobre amor. Não no sentido romântico quer dizer. Como eu estava procurando (e não achando). E sim sobre sonhos, sobre vida e sobre ser feliz. Will falava (não de uma forma clichê) como Lou não aproveitava a sua vida e "gastava" o seu tempo estagnada ali naquela cidade sem futuro e não fazendo nada que gerasse lembranças futuras.

O livro é daquele tipo reflexivo. Você por vários momentos vira a Lou ou o Will. Você até encontra amor. Talvez não se sentido que acabamos pensando que vamos achar. Mas amor próprio. Talvez seja piegas e até brega falar isso. Mas o livro é sobre a busca de ser quem você é, o que você quer ser e para onde está indo.

Sobre o inglês, por ser do estilo contemporâneo eu não senti muitas dificuldades. Porém, não indico para quem está começando a ler em inglês.

Por fim, conclui que "Como eu era antes de você" é um livro muito bom, com uma ótima mensagem e ótimos personagens, mas talvez não tenha me conquistado o suficiente para eu esquecer o início infernal. Porém, foi uma leitura bem prazerosa e valeu a pena ler com as minhas bebês do Monylada por gerar uma ótima discussão.

Resenha disponível em:

site: http://keylinhastureads.blogspot.com.br/2016/04/resenha-me-before-you-jojo-moyes.html
Iza 12/05/2016minha estante
ÓTIMOS comentários!!! Concordo, como é difícil comentar sobre este livro!
Você começa a ler achando que será mais uma daquelas histórias de amor clichês, mas de forma alguma ela se torna clichê.
Sofri muito pois, durante todo o livro, Jojo nos leva a crer que Will irá mudar de ideia, porém naquela cena da praia onde a Lou declara todo o seu amor por ele, se expõem de uma maneira linda e corajosa, ele nem pra dizer que a ama de volta? Claro que ele demonstra seu amor de outras maneiras, mas poderia dizer a palavrinha de volta, né?
É um livro que conta uma história de amor diferente, mais uma história de resgate! A Lou salva o Will de uma certa maneira e o Will muda totalmente a vida da Louisa! Faz nós pensarmos sobre a vida, que rumo estamos dando a ela e que coisas estamos fazendo para torna-la memorável!
E o final é exatamente como seria na VIDA real, pois poucas vezes os finais felizes acontecem.

Resumindo: amei, mas estou arrasada! Louca de ansiedade para que o filme chegue logo aos cinemas! *____*

Beijos!

andrealog 14/08/2021

Um desafio
Esse foi um romance simples, que teve o desafio de ser lido em inglês, linguagem simples e história leve, perfeito para treinar o ?reading?

Duda Schivel 28/12/2021

Foi um livro gostosinho de ler, passou rapido e eu gostei da escrita da autora (nunca tinha lido nada dela) e a historia me tocou tb, eh uma situação bem difícil de imaginar e dificil de entender e se colocar nisso, pq não é algo que qualquer um entenda
Apesar disso eu não me apaixonei de fato pelos personagens, amei o Will mas a menina e eles como casal... não sei, não me convenceu de fato, talvez por ser muito britanico e eu morar aqui, acabo entendendo como esse relacionamento seria de verdade e isso faz com que não seja tão emocionante, por isso dei 3 estrelas
Esse livro finaliza bem e sinceramente não tem gancho nenhum pra uma continuação, pensei em nem ler mas acho que vou dar uma chance, pq a unica coisa que eu gostava de fato na historia era o Will, mas vou continuar e ver o que acho

Leca 03/03/2016

Vou ficar com um aperto no peito o resto do mês.
Não sei porque eu ainda insisto em ler este tipo de livro. Fico destruída!!
O começo é meio parado, mas o final me fez chorar sem parar. É muito mais real do que a gente imagina...

Lana Hawk 27/03/2015

Minha primeira ressaca literária
Acabei de ler este livro e definitivamente entrei numa ressaca literária. Então resolvi escrever pra ver se isso cura esta ressaca!

Vamos lá.. "Me before you (Como eu era antes de você)" não é exatamente o gênero de livro de minha preferência, mas, por indicação de uma amiga (Carina Melo) eu resolvi ler e amei. Quando li a sinopse achei que era mais um daqueles clichês, principalmente por se tratar de um protagonista tetraplégico. Ledo engano... JoJo Moyes lida com maestria o tema, e nota-se de cara a profunda pesquisa feita para que este tema da tetraplegia fosse abordado.

Então, Will é um cara bem sucedido, rico, e super ativo, praticante de esportes radicais e extremamente independente, mas após ser atingido por uma moto enquanto tentava pegar um táxi. Fica tetraplégico, tendo apenas um discreto movimento em uma das mãos. Sua condição o transforma numa pessoa fria e amarga com desejos suicidas.

Louisa é uma jovem de 26 anos que perde o emprego que tinha desde os 20 anos num café. Com isso ela se vê na fila dos empregos, e, na ânsia de auxiliar nas finanças da família, acaba aceitando um emprego de cuidadora.

Bem, não preciso dizer que Louisa vai cuidar de Will e que muitas águas rolam até eles se entenderem... Ou não.

O livro é cheio de detalhes, principalmente os detalhes dos cuidados diários que fazem parte da rotina de um tetraplégico, e tem uma linguagem e escrita muito agradáveis e ricas. É uma leitura fácil, que prende, e sem excesso de descrição... E, além disso, acaba de forma bem diferente do tradicional. Adorei o desenvolvimento da história.

Recomendo a leitura, porém, prepare-se para uma baita ressaca literária!

site: http://fofocaliteraria.blogspot.com.br/2015/01/me-before-you-como-eu-era-antes-de-voce.html#more

Nanda 30/01/2023

Releitura com gosto de primeira vez
Eu já havia lido Como eu era antes de você e o livro havia se tornado um dos meus preferidos, resolvi reler em inglês, apenas para treinar a leitura, sabe? Resultado: lágrimas, risos frouxos e um coração completamente apaixonado por Will e Lou!

Me Before You conta uma história de amor diferente, que consegue fugir do clichê e ainda assim aquecer nossos corações. Lou é contratada para ser cuidadora do Will, um tetraplégico um tanto quanto cabeça dura. A relação deles vai se desenvolvendo aos poucos, com uma complexidade linda. Porém, o que Will deseja para a própria vida não deixa espaços para um relacionamento amoroso.

Quanto à experiência do inglês: talvez não seja o melhor livro para iniciantes da língua, enfrentei algumas dificuldades principalmente com os termos técnicos para se referir à saúde do Will, mas no final deu tudo certo.

Beatriz 27/09/2015

Do you know how hard it is to say nothing?
Eu estou completamente inconsolável com o fim deste livro! Se tornou um dos meus preferidos com toda a certeza! Mas o mais engraçado é que eu normalmente não teria gostado do final (e pra ser bem sincera eu não gostei), mas ao mesmo tempo foi uma história tão linda, um livro tão bem escrito e um cuidado tão grande com os detalhes que é simplesmente impossível não se apaixonar pela vida de Lou e Will.

Esse livro me lembrou um pouco da história d'A Bela e a Fera apesar do final ter sido pouco convencional. Mas se a autora teve alguma intenção de basear a história nesse conto, fez um ótimo trabalho. Foi a adaptação moderna mais perfeita e realista que eu já tive o prazer de ler. Pude enxergar a vida de um cadeirante com outros olhos e o quanto difícil é lutar pela vida de alguém.

A única tristeza com esse livro (além de algumas partes) foi o fato de eu ter levado praticamente um mês pra ler. Inventei de começar a lê-lo no mesmo momento em que minhas aulas voltaram e nunca me arrependi tanto. Se você ta pensando em fazer o mesmo que eu, espera o próximo feriado ou as próximas férias porque você vai passar as primeiras 24h sem querer desgrudar.

E se você tem interesse em ler para descobrir o que eu to falando, recomendo que você se prepare pra grandes emoções. De preferência, leia junto a um kit de primeiros socorros: chocolate, lenços de papel e muita água. (porque queridos, lágrimas vão rolar!)

Eu vou passar a vida recomendando este livro a todos os meus conhecidos porque acho que traz uma lição de vida maravilhosa. Esse foi o meu primeiro contato com a Jojo Moyes e eu já me tornei uma grande fã! Mal posso esperar para ler outros livros dela.

Paloma 17/12/2015

Congrats Jojo! You destroyed my heart with this book!

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 18/05/2016

Eu relutei em ler esse livro, por achar q seria cheesecake, a menina q se apaixona pelo o milionário e vivem felizes para sempre.

Mas como gosto de ler livros, antes de assistir os filmes, resolvi me render e ler esse, já que o filme será lançado mês que vem. Comecei a ler, sem expectativas nenhuma e me apaixonei.

Eu não sou nem um pouco emocional, mas esse livro me fez sentir tantas emoções, raiva, amor, ódio, alegria, esperança, desespero, compaixão, compreensão e tristeza. Eu sorri, eu deu gargalhada e eu chorei, chorei muito e não é qualquer livro q me faz chorar.
Se você ainda não leu, com medo de ser clichê, não fique com medo se jogue. Super recomendo.
Meu coração está destruído.

Renata 03/03/2021

Muito bom!
Amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ??

Slisenna 11/03/2018

Empatia.
Eu realmente demorei muito tempo para ler este livro, talvez pelo fato de saber o final, ou por ter lido a versão em inglês. Ambos personagens principais, passaram por uma experiência que ditou sua vida dali em diante, no começo ficava chocada pelo fato de Lou ter 27 anos e viver em uma mesmice, com alguém que não amava, e sem ambições. Acho que sempre entendi mais o lado de Will, por já ter estudado Eutanásia na faculdade. Lou é como uma flor que se fechou diante da maldade do mundo, ver ela amadurecer, desabrochar, e superar as coisas e ir em frente foi incrível, a partida de Will foi dolorosa, eu chorei, mas ver que mesmo não deixando tão explícito, ele amava Lou mais do que tudo que já amou, pois só um grande amor para transformar outra pessoa, e se importar com sua felicidade mesmo não fazendo mais parte dela, é preciso ter empatia, se colocar no lugar dos personagens. Maravilhoso.