A Chave de Rebeca

A Chave de Rebeca Ken Follett

Resenhas - a chave de rebeca

Mari 11/10/2021

África do Norte
Verão de 1943. Alex Wolff é espião do marechal Rommel, um homem frio e habilidoso que atravessa o deserto do Saara para recolher informações e desestabilizar o exército Inglês.

Pensando que sua missão será fácil, Alex encontra um oficial Inglês, William Vandam, um adversário à altura que irá fazer de tudo para atrapalhar seus planos.

? Dos livros que li do Ken Follett esse foi o menos gostei.

Vamos ter uma perspectiva diferente da guerra, a escrita continua impecável, e por isso minha nota de 3.5 estrelas.

O que não gostei foi o fato das duas mulheres principais serem tão rebaixadas em sua descrição, e os personagens são pouco aproveitados.

Gi 15/07/2022

Grande enredo!
"Como você sabe, informação nunca adianta muito, e informação de espiões é da pior espécie."

Cairo, Egito

Um homem desconhecido pede carona ao sair do deserto já que, aparentemente, seu carro quebrou. Logo se descobre que a última pessoa a ter contato com ele está morta.

A guerra está para estourar e os alemães querem conquistar o Egito e os locais precisam decidir se ajudam a Inglaterra, sua opressora, se opondo aos alemães, ou se unem forças a quem luta contra os ingleses.

É nesse clima tenso que a história de A Chave de Rebeca se desenrola. Temos um bom policial, que busca fazer o certo, e que se une a uma jovem, que quer muito mudar de vida, na caça de um espião capaz de qualquer coisa.

Foi uma ótima introdução aos livros de Ken Follett, sempre quis ler os livros dele e esse me agradou muito.

O clima de espionagem, conspiração e investigação é muito interessante e te prende do início ao fim.

Amei que o filho do policial é um menino muito inteligente e fã de Agatha Christie ? seu modo de pensar sendo ditado pelas suas leituras.

É um ótimo livro. Com certeza recomendo e espero ler mais livros do autor!

@gi.lendolivros

Angela 06/10/2012

Para quem curte espionagem.
Neste romance, ambientado no Cairo/Egito, Follet nos traz a estória de quatro personagens centrais: William Vandam, oficial britânico; Alex Wolff/Achmed Rahmha, espião alemão criado numa família egípcia; Sonja, dançarina egípcia; Elene Fontana/Abigail Asnani, uma mulher judia que fugiu das suas raízes para tentar a boa sorte.
Em todos eles percebemos traços pertubadores na sua formação psicológica e que paulatinamente são mostrados no decorrer do livro. Esses traços tornam tais personagens fascinantes e reais, pois Follet não se deixa cair num conto maniqueísta de mocinho(a) x bandido(a).
A estória se passa no período da 2ª guerra mundial e é permeada de reviravoltas repletas de ação, luxúria, violência física e psicológica. Não é um livro para aqueles que apreciam a classe de Poirot, mas para aqueles que gostam de um romance de espionagem marcado pela crueza de um mundo mergulhado numa metaguerra na qual se vê um enredo de intrigas, corrupção e jogos de sedução e poder.
Há, claro, passagens em que o leitor se pega questionando a passividade e a morosidade de atitudes do Maj Vandam, fato que permite enaltecer e prestigiar a ação pronta e inteligente em vários momentos de Elene. Mas, se questionarmos a formação militar britânica e o quanto tendem a ser meticulosos, veremos que há verossimilhança em tais letargias.
Altamente recomendável.

HARRY BOSCH 12/11/2013

Codnome Rebeca
Rebeca é a chave para decifrar o código de comunicação de Alex Wolff, espião exímio com os as forças Nazistas de Rommel.Em busca deste código se trava uma luta de espionagem no cairo,enquanto no deserto da África do Norte os soldados de Rommel e as forças aliadas se enfrentam numa guerra ardilosa e feroz.
Um romance carregado de espionagem,sexo,amor e traição....

Carla 13/04/2020

Os bastidores da Guerra...
O livro apresenta uma perspectiva diferente da guerra, como chegam as informações aos inimigos, como agem os espiões, achei interessante também os fatos se passarem no Egito e termos um pouco mais da perspectiva dos Egípcios e dos Ingleses e como conquistador e colônia. Para mim, a leitura foi mais lenear, não teve grandes emoções, mas considero válida pelos pontos descritos acima.