Dune Frank Herbert

Resenhas - Dune

Andre 26/09/2020

Eu sei que esse livro é bem popular, se eu não me engano é o livro de ficção científica mais vendido, mas infelizmente não foi pra mim.
O plot principalmente eu achei bem tedioso, não conseguiu me prender, a construção do mundo é legal mas o autor joga muita coisa do nada sem dar explicação, me senti um pouco perdido.
Como eu disse acho que só não é do meu gosto mesmo, reconheço a importância e a grandeza de Duna

Nicholas 23/04/2020

Uma obra verdadeiramente merecedora de sua importância. Uma ótima leitura desde o início, Dune toma proporções épicas no desenvolver de sua trama.

Um dos maiores marcos da ficção científica, com personagens envolventes, tramas elaboradas, emoções intensas e mensagens fortes.

Maitê 14/03/2019

Esperava uma jornada do herói, como em muitos sagas famosas, mas apesar de ser exatamente isso, ao mesmo tempo subverte o gênero.
Não temos alguém pegando na nossa mão e nos mostrando esse universo recém descoberto pelo herói. Somos jogados nesse mundo, sem nenhuma ajuda, enquanto nosso herói vive sua grande jornada.
Mas logo fica claro que ele não é um herói comum, ele não precisa de um Hagrid para te mostrar o caminho, por que ele de alguma forma, já conhece tudo o que é necessário e o que nem imaginamos ser possível. E o seu grande inimigo que precisa ser derrotado, é ele mesmo.
O livro é quase poético, algo que eu não esperava de um livro de ficção cientifica. Mas esse não qualquer um livro.

Diego Nei 04/09/2015

Mais do que parece
Além de ser um conto de ficção científica muito bem escrito, o livro traz um comentário muito elaborado sobre política, religião e ecologia. Frank Herbert consegue criar um universo complexo, mas simples de se acompanhar. #mustread

Leandro 06/03/2013

One Of The Greatest Science Fiction Novels Of All Time
The Dune series is a modern epic in its own right. I haven't read all the books just yet (just 4 so far). Still it's one of the most complete and detailed saga I've ever come in contact with. It's one of the greatest science fiction novels of all time. Frank Herbert did an amazing job. I still do not know if the story is set in our own Universe (humans - Earth)--in this case would it be in a really distant past or future? I don't know--or if Frank Herbert has created a whole new Universe. I like the latter one better, for it takes a real master to come up with all the aspects of a new environment, society, economy, politics, technology, culture and social values and extrapolate them in full detail and weave a story around them. You know what "they" say "the spice MUST flow!"

Lucas 25/11/2012

Dune
Quando comecei a ler Dune, de Frank Herbert, vi uma citação de Arthur C. Clarke na contra capa que dizia que Dune é o Senhor dos Anéis do sci-fi, algo do tipo. Fiquei animado pra ler mas não deixei aquilo influenciar minha opinião sobre a história. Na leitura percebi que Clarke tem certa razão.
Dune é um livro profundo, baseado num planeta parte de um grande Império. Esse Império não é descrito e detalhado, a mitologia de plano de fundo é obscura, mas a realidade que o autor traz a Arrakis, o planeta chamado de Dune é incrível, visto principalmente no povo nativo, os Fremem. O livro é permeado do começo ao fim pelos costumes e cultura Fremem, que enriquecem extremamente o livro e dão ao planeta de areia uma verossimilhança incrível.
O personagem central, Paul Atreides, não é o herói clássico conforme descrito por Joseph Campbell, apesar de aparentemente seguir os passos básicos na jornada. Vê-se posteriormente que ele foi de certa forma "criado", mas isso de maneira alguma tira a grandiosidade do conto, ao contrário, a aumenta.
Os membros da sociedade Imperial também enriquecem a história, os soldados imperiais chamados Sardaukar, a CHOAM que explora a melange (especiária, que na verdade é uma droga viciante, que gera grande lucro ao Império), os contrabandistas, e os mais fascinantes, as Bene Gesserit e os Mentat. Para não me alongar não vou descrevê-los, mas como o livro foi lançado em 65 e vendo as capacidades e habilidas dos dois grupos não posso deixar de pensar que Gene Rodenberry se inspirou neles, e misturando ambos deu origem aos Vulcanos! T'Pau com certeza era inspirada numa Reverend Mother!
A família rival, os Harkonenns, achei mais envolvidos no esquema das coisas do que realmente maus no sentido clássico do bem contra o mau. No livro todos os personagens e facções são mais cinzas do que brancas ou pretas, o que também me agrada.
Em resumo, grande livro, realmente uma obra-prima do Sci-fi, e escrito por um autor que tem um estilo bastante sofisticado se comparado a outros do gênero, o que torna a experiência literária mais satisfatória!

Gontijo 11/02/2012

EXCELENTE!
Esse é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores romances de ficção científica que já li em toda minha vida. Frank Herbert consegue abordar questões como política, guerra, amor, traições, ecologia, geologia... tudo num romance só. Fala sobre a vida de Paul Atreides, que tem a sua vida transformada pra sempre quando se muda de seu fértil planeta Caladan para o Desértico planeta Arrakis, também conhecido como Duna. Apesar de desértico, ele é rico em Especiaria, a matéria-prima que move todas as relações comerciais do universo. A especiaria é uma alusão ao petróleo (mais ou menos). Todos no universo querem dominar Arrakis para serem detentores do maior produtor de Especiaria. Contudo há um povo nativo, os Fremen, que tem motivos maiores do que a ganância para protegerem seu planeta. Excelente livro.

Pedro Leone 11/04/2011

Dune
Poucos livros que li na vida tem tamanha profundidade em personagens, plot e história a ponto de chegar a ser filosófico e conter sabedoria sobre sociologia e teologia ao mesmo tempo.
O melhor livro que já li, e recomendo para qualquer um que goste de histórias profundas e bem-construídas.