O Gato do Brasil

O Gato do Brasil Sir Arthur Conan Doyle
Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Gato do Brasil e Outras Histórias de Terror e Suspense

Regis 31/10/2022

Nada de suspense e terror por aqui...
Primeiro livro de Sir Arthur Conan Doyle que leio, gostei de sua escrita lúcida e inteligente. Tudo que conheço de sua obra foi através de séries e filmes, quase sempre ligados ao seu famoso personagem Sherlock Holmes, então decidi começar por esse livros de contos.

No primeiro conto o autor foi muito bom em criar um clima de curiosidade e suspense.
Fiquei ansiosa esperando pela conclusão do sonho sobre o insólito funil. ???

O segundo conto se passa em Roma, e pela descrição feita pelo autor logo no início consegui identificar com surpreendente clareza onde a conversa dos dois arqueólogos levaria. Portanto, não houve nem terror, nem suspense. ??

O terceiro conto assim como o segundo não conseguiu me causar impacto, logo quando o médico sai de casa para atender a paciente eu já suspeitava do que se tratava, não houve nem mesmo um breve suspense. ??

O quarto conto assim como o primeiro me deixou um pouco ansiosa com o que se desenrolava, e temi muito pelo personagem. Foi o conto que mais gostei e fez a leitura valer mais a pena com certeza. ????

Acho que a leitura dessa antologia se desenrola de forma muito clara, límpida, impoluta deixando fácil para uma mente um pouco acostumada ao terror e suspense não se surpreender sobremaneira.

São contos razoáveis, a escrita do autor é muito boa e envolvente, mas não creio que em nenhum momento tenha sentido o que se espera de um livro que contenha as palavras "terror e suspense" no título.
Mesmo os contos que falam de vingança deveriam ter um pouco mais de mistério,  gerar um tiquinho que seja de expectativa e causar um friozinho na barriga, o que infelizmente não aconteceu.

Entretanto, como disse:  gostei da escrita de Sir Arthur Conan Doyle e em breve retornarei com certeza para conferir seu mais famoso trabalho.
Max 31/10/2022minha estante
Quando eu crescer e for um bom menino, vou fazer resenhas assim!??

Que fofo, Max! ?

Adriana 01/11/2022minha estante
Q legal @Regis, destaque em estrelas para cada parte de sua resenha. Adorei ?????

Regis 01/11/2022minha estante
É bom para lembrar qual conto gostei mais ou menos, Drica. ??

Alex 01/11/2022minha estante
Ótima resenha. Destaque para a ausência completa de terror e ao suspense com a profundidade de um Pires. Apesar disso não é ruim! Sherlock é infinitamente melhor, vc vai gostar.

Regis 01/11/2022minha estante
Assisti várias adaptações e espero gostar muito dos livros, Alex. ??

HenryClerval 01/11/2022minha estante
Ficou ótima sua resenha, Régis. Parabéns!

Obrigada, Leandro. ?

Alex 28/10/2022

Contos de terror de Doyle
Neste livreto, o leitor experimentará quatro contos de terror e suspense escritos pelo brilhante autor de Sherlock Holmes.

É verdade que há pouco terror, um suspense muito leve, sendo contos que possuem uma atmosfera sombria. Mas caso o leitor seja levado até estes contos pelo terror, existe grande chances de se decepcionar.

A obra não é ruim, e não estou fazendo uma crítica, é mais uma análise: o gênero do terror literário é uma evolução do folclore, e teve seu primeiro livro publicado em 1764. Enquanto este livreto teve contos publicados em 1898 e 1902. Portanto, estamos falando de um gênero ainda jovem, somado a todos os limites morais, religiosos e sociais daquela época, temos como produto final, um terror bastante contido.

Dito isso, esclareço que dos 4 contos, o último ?O gato do Brasil? é o mais bem desenvolvido. Trata de ambição, dinheiro e usa do imaginário europeu e do distante mundo colonial (o Brasil retratado aqui no conto é isso, exótico, cheio de mistérios, feras e disposto a ser saqueado).

Já o primeiro conto, ?O funil de couro?, tem uma temática mais breve, envolve sonhos, torturas medievais e mostra como o autor estava antenado com as obras da época sobre interpretação dos sonhos.

A Nova Catacumba e o Caso de Lady Sannox, são contos sobre vingança. E esse último, uma vingança com a perspicácia de um Edmond Dante.

Recomendo muito a leitura, são 64 páginas de curiosidade e aventuras.
Regis 28/10/2022minha estante
Ótima dica, Alex. ?

Alex 28/10/2022minha estante
Regis, esse é daqueles que vc ama, que mata em uma horinha de leitura

Regis 28/10/2022minha estante
Na hora que li o que escreveu, já pensei em pegar, Alex. Rsrsrs

Clara 12/05/2012

São quatro contos curtinhos e o livro é daqueles que fazem a alegria dos "leitores de transporte público", como eu. XD
Nenhuma das histórias é com o personagem famoso do Conan Doyle (que, a menos que você seja um sacrílego literário, sabe ser Sherlock Holmes) são histórias de suspense e/ou terror bem escritas e que, embora a gente já saiba o final (eu adivinhei o final de todas) são divertidas, principalmente pelao tom um tanto satírico com que o Conan Doyle as escreveu.
E é muito bacana essa nova coleção da L&PM chamada "64 Páginas".
Eu comprei essa em banca de jornal e li em um único dia, dentro de ônibus e trens de metrô, indo pra o trabalho e voltando

lucas rocha 15/01/2022

Mestre do suspense!
São 4 contos com suspense e horror:
O funil de couro
A nova catacumba
O caso de Lady Sannox
O gato do Brasil
O último com um final bem suspreendente!

Cleber 20/02/2021

Suspense Clássico
Com quatro contos de suspense, no estilo clássico de Arthur Conan Doyle, onde vemos que não podemos confiar em ninguém. O último é o conto mais longo e que dá nome ao livro, é o melhor e meio parecido com outros contos do Conan Doyle. Ficamos imaginando como o protagonista vai escapar do Gato Brasileiro, que não é bem um gato. Os contos são:
O funil de couro
A nova catacumba
O caso de Lady Sannox
O gato do Brasil

Karina Paidosz 25/10/2022

Os últimos contos me pegaram mais.
O último foi um suspense bem narrado.

Não existe um gato desse aqui não, né?
????

Angelo 03/01/2013

Contos de suspense e terror
Esta pequena coletânea, lançada pela Coleção 64 da L&PM, abriga quatro histórias curtas de Conan Doyle, que enveredam pelo suspense e pelo macabro.

Em O Funil de Couro, o protagonista, em visita a importante colecionador de itens de ocultismo, é chamado a dormir na companhia de um antigo funil, para que, em sonho, posso aprender a história desse objeto. A Nova Catacumba mostra a relação entre dois arqueólogos e a visita deles a uma nova catacumba encontrada nas proximidades de Roma. Por fim, "O Caso de Lady Sannox" e "O Gato do Brasil" são duas histórias que começa e se desenvolvem de forma amena, para enveredarem para o horror apenas quando se aproximam de seu final.

De forma resumida, trata-se de boa e interessante leitura, no estilo das histórias de Poe, embora sem alcançar a genialidade daquele escritor ou a maestria que o próprio Conan Doyle demonstrou em seus textos de Sherlock Holmes.

Renata 20/09/2012

Eu nunca havia lido nada do Sir Arthur Conan Doyle, e um grande mérito dos livros da LPM POCKET é a possibilidade que você tem de conhecer autores diversos através de seus contos ou não. Os preços são muitos bons e especialmente no caso desse livro que é da coleção 64 Páginas, eles custam apenas R$5,00.

Queria muito ler uma história de terror, então escolhi O Gato do Brasil e outras histórias de terror e suspense. O que eu posso dizer pra vocês é que as histórias são realmente assustadoras. O livro é composto por quatro contos do autor e cada um deles conta uma história completamente diferente, mas com um plano de fundo semelhante que é a crueldade humana!

O primeiro conto é O Funil de Couro no qual um amigo recebe o outro em sua casa onde guarda certa coleção de objetos antigos, um deles chama a atenção do visitante que é um funil de couro. O proprietário do objeto então, convence o amigo que se o mesmo dormir com o objeto próximo a sua cabeça ele poderá sonhar com a história que o objeto carrega, e assim saberá para que fosse usado aquele funil outrora. Como num sonho um dos momentos em que o objeto fora usado pela última vez se revela para o visitante e o que esse homem descobre é perturbador!

"Era um quarto de dormir bem singular, com suas altas paredes de volumes pardos, mas não podia haver decoração mais agradável para um rato de biblioteca como eu, e não há perfume mais grato às minhas narinas que os eflúvios leves e sutis que se desprendem de um livro antigo." (p. 6).
O segundo conto do livro é A Nova Catacumba, uma disputa de mentes brilhantes e vingativas leva a um final terrivelmente assustador. Não há muito que dizer sem soltar um baita spoiler desse conto, então vou ficar devendo!

O terceiro conto é O caso de Lady Sannox retrata a história de um homem traído que descobre que a sua esposa se relaciona com um médico da cidade e arma uma vingança cruel.

O quarto e último conto, e em minha opinião o melhor é O Gato do Brasil no qual um futuro herdeiro de uma milionária herança se encontra falido e então recebe um convite de um primo distante que chegou recentemente de viagem pelas Américas no qual ele vê uma possível solução para os seus problemas. Esse primo trouxe de uma de suas incursões pela América do Sul, um gato negro, o qual criava em uma jaula. O que o primo falido não sabia era as reais intenções por detrás do convite!

Todas as histórias são de fato aterrorizantes, e saciaram a minha vontade de histórias de terror! Já estou buscando outras obras do autor que me conquistou com tanta perspicácia e versatilidade em sua narrativa que varia de conto para conto, tudo descrito de uma forma simples levando-se em conta o período em que o autor viveu e compôs sua obra!

A diagramação do livro é bem simples, capas sem abas, folhas brancas e só tem 64 páginas com os textos todos integrais, isso é o que importa! Livro super indicado para quem gosta de histórias assustadoras!

Read more at http://redequinha.blogspot.com.br/2012/09/resenha-o-gato-do-brasil-e-outras.html#TICUX3sB8sHDtw2C.99

Helaina 01/11/2023

4 contos expondo o lado mais cruel do ser humano
Depois de conhecer os contos e romances do detetive mais famoso do mundo, Sherlock Holmes, quis continuar lendo o trabalho do autor que gostaria de não ser conhecido apenas pelo detetive (tô fazendo o que posso, Doyle).

O funil de couro: O narrador faz pousada na casa de seu amigo, Lionel Dacre, por uma noite e é convidado a fazer a experiência de dormir com o misterioso funil ao lado de sua cabeceira com a intenção de receber em sonho informações sobre o objeto. O que acontece põe a lógica e o ceticismo à prova.

"O pedido me pareceu grotesco; mas eu mesmo, em minha complexa natureza, tenho uma grande inclinação para tudo o que é fantástico e incomum."

A nova catacumba: Narrado em 3ª pessoa, a trama é sobre Kennedy e Julius Burger, ambos pesquisadores bem posicionados nos estudos de antiguidades romanas. Ao saber da descoberta de Julius, uma catacumba repleta de artefatos históricos, Kennedy faz de tudo para conhecer sua localização, mas havia uma condição e uma consequência pela qual Kennedy não esperava.

"Kennedy deixava-se encantar pela franqueza e simplicidade do seu competidor, enquanto Burger a seu turno se sentira fascinado pela vivacidade e brilhantismo que tinham feito Kennedy tão popular na sociedade romana."

O Caso de Lady Sannox: Douglas Stone, famoso cirurgião nunca mais foi o mesmo e esse conto narrado em 3ª pessoa descreve a forma cruel como o brilhante homem e a belíssima dama do título tiveram suas vidas destruídas.

"Ele olhou de novo aqueles olhos escuros diretamente fixos nos seus. Eram inexpressivos e mortiços, mas enquanto ele olhava, uma centelha fugida perpassou por eles, e os lábios tremeram."

O Gato do Brasil: Marshall King, é quem nos conta sua aventura ao ser convidado por um primo, até então desconhecido para ele, para passar alguns dias em sua casa. O jovem, próximo da ruína financeira após a morte do pai, aceita o convite sem imaginar o que Mr. Everard King tinha em sua fazenda. O homem aventureiro trouxera consigo diversos animais da América do sul com a intenção de criar um zoológico para abrigá-los em suas terras na Inglaterra. Dentre eles a temida fera que dá título ao conto. Entretanto, o gato do Brasil está longe de ser a criatura mais perigosa do lugar.

"É mais fácil afrontar um perigo quando se sabe ter feito tudo o que era possível fazer. Então somente ficar quieto e aguardar o resultado."

Não quis dar muitos detalhes sobre cada conto, porque como são curtos, entregaria a trama. Eu adquiri o livro no formato físico na Amazon em 2022 por R$5, e imagino que ainda deva estar com o mesmo preço ou parecido, pois faz parte de uma coleção chamada 64 páginas.

Os pontos negativos nesse exemplar foram a fonte muito pequena, provavelmente para fazer caber os 4 contos no número fixo de páginas, e o odor que exalava do livro. (Sabe quando a gente pega aquele exemplar de biblioteca que está sem ser mexido há muito tempo?) Estava tão forte que depois de tirar do plástico precisei esperar uma semana antes que eu conseguisse pegar para ler (minha rinite agradece).

Esse já é o segundo livro que leio do Doyle que menciona o Brasil. Acho interessante essa fascinação dele e pretendo ler mais de sua biografia para ver se há possibilidade de sermos parentes há mais referências ao nosso país e se ele efetivamente chegou a vir aqui. Sua outra menção ao Brasil foi em: O Mundo perdido (leia a resenha).

Em O Gato do Brasil e outras histórias de terror e suspense, Arthur Conan Doyle apresenta 4 contos ímpares sem qualquer menção aos intrincados mistérios policiais que o deixaram tão famoso. Eu até gostaria de ver Sherlock investigando cada um dos contos, mas sua presença não é necessária. O autor entrega as tramas com início, meio e fim em uma escrita que consegui ler em poucas horas.

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2023/10/resenha-o-gato-do-brasil-e-outras.html

Mari Fourquet 29/05/2023

4 contos curtos e perturbadores
Não teve nenhum conto que eu não tenha gostado.

O Funil de Couro trabalha com os limites entre o sonho eno real, em uma narrativa focada nos fenômenos das mesas girantes e a mistura fascinante entre o sobrenatural e a ciência que permeava aquele período.

A Nova Catacumba foi meu conto favorito, repleto de reviravoltas e uma plot previsível, mas excelente.

O Caso de Lady Sannox abrange a sensualidade, a luxúria e o ciúmes de uma forma bastante interessante e fascinante, juntando a loucura do amor e da luxúria.

O Gato do Brasil foi o mais longo e o "menos bom", ainda foi divertido e me deixou tensa na parte do clímax, mas foi bem previsível, apesar de satisfatório.

Um livro curtinho e muito gostoso.

Mateus.Silva 04/03/2023

Familiar mas nada assustador
Senti muito que estava lendo Sherlock Holmes em vários momentos dos contos, não achei os contos muito assustadores, teve uma parte ou outra relativamente tensa, mas ainda sim Bem light.

O melhor conto pra mim foi o que da título ao livro, o gato do Brasil. Podia muito bem ser um dos casos do famoso detetive.

A escrita bem amarrada fez eu ler sem nem ver o tempo passar.

Daniela Castro Autora 08/01/2024

Surpreendente!
Este é um conto que começa com um título curioso, continua com uma estória que parece mas não é, instigante o suficiente para avançar a leitura e ver onde tudo isso vai dar, quando de repente o leitor chega em um final inesperado e totalmente surpreendente!

Charly.nunes 05/02/2023

Que livro maravilhoso meus senhores, os melhores contos góticos em um só livro; o conto te prende te deixa estagnado com o final, uma maravilha só, gato do Brasil por exemplo eu não teria nosso do seu desfecho, na verdade com esse titulo achei que iria se passar na mata ou algo assim, mas o autor consegue pegar o inimaginável de comum, dar uma história aquilo e transformá-la em algo incrível

Boris 24/12/2014

Um bom livro, embora eu não ache que as histórias sejam de terror.

Pessoalmente, prefiro as histórias de Sherlock Holmes, porém, foi interessante observar essas outras tentativas de Conan Doyle escrever histórias com outros personagens. O estilo dele praticamente não muda, apenas os personagens, que vivem também na Inglaterra.

Enfim, recomendo a leitura deste livro para quem for fã de Sherlock Holmes, apenas com uma ressalva: Tenha um dicionário do lado, pois existem muitas palavras e termos que não encontramos normalmente! Conan Doyle, ao menos aqui, gostou de "escrever difícil"!

Julianna Freres 01/12/2015

Conan Doyle e seu jeito maravilhoso de ser
Sir Arthur Conan Doyle é mundialmente conhecido como o grande criador de um dos detetives mais geniais do romance policial: Sherlock Holmes. Entretanto, Conan Doyle revela neste livro, O gato do Brasil e outras histórias de terror e suspense, seu outro lado.
Este livro reúne quatro maravilhosos contos incrivelmente impressionantes cheios de suspense, mistério e tensão.
Cada conto tem seu tema e abordagem mas posso garantir que são extraordinários à sua maneira.

O primeiro conto, intitulado de "O funil de couro", aborda a história de dois amigos que se ao debater sobre um misterioso funil e sobre assuntos como sonhos relacionado com espiritualismo, descobrem uma história amedrontadora sobre o devido objeto.

O segundo conto, intitulado de "A nova Catacumba", é o meu favorito! Aborda temas como rivalidade, mistério, suspense e traição. A história de Kennedy e Burger, dois mestres pesquisadores sobre a antiguidade que competem entre si mas que dessa atitude, criou-se uma amizade. Burguer em uma de suas pesquisas, descobriu um nova catacumba que prometia ser a mais épica de todas o que com certeza, deixou Kennedy bastante interessado no assunto...

O terceiro conto, intitulado de "O caso de Lady Sannox", discute a relação de uma dama da sociedade porém, casada, e um médico renomado até que horas antes um de seus encontros noturnos, o médico é interpelado por um turco vendedor de peças antigas que encontra-se desesperado por sua esposa ter sofrido um pequeno acidente com uma adaga ocidental envenenada. O médico renomado entra então em um caso curioso...

O quarto conto, intitulado de "O gato do Brasil", aborda o caso de Marshall King, um homem de família relativamente rica que se encontra à beira da falência e que vê em um convite de seu primo extremamente rico, Everard King, a oportunidade de conseguir um reembolso. Everard é um homem muito simpático e hospitaleiro que viajara ao Brasil e trouxe consigo vários animais exóticos e seu querido hobby, um tigre negro.

Enfim, simplesmente maravilhoso e encantador ao modo Conan Doyle de ser.