O Lamento do Violino

O Lamento do Violino Gabriel Rolón

Resenhas - O Lamento do Violino

Irla 15/08/2021

De monótono a impactante
Depois de quase dois anos tentando ler esse livro, desistindo da leitura duas vezes, finalmente consegui finalizá-lo.

A princípio eu engatava na leitura, mas se ficasse um dia sem ler já desistia do livro. Não sentia aquela vontade de lê-lo.

Mas depois de uma personagem ser apresentada e uma sessão de análise feita com ela, as dúvidas e hipóteses começaram a aparecer e a leitura pegou o ritmo.

História impactante, mexeu comigo, que, inclusive, soltei umas lágrimas e senti a angústia da situação.

"[...] E por que não chorar? Se, afinal de contas, é tão somente mais um sofredor?"

Eli Coelho 06/12/2012

Psicanálise investigátiva.
O autor acertou em sua primeira ficção em não tenta ser o que não é. Ele é um psicanalista não um investigador. É pelo caminho da psicanalise que dá voz a seus personagens e ambienta a narrativa.

Os elementos de Thriller estão condensados. Ainda que exista uma investigação ela é conduzida de forma muito leve. Descobre-se mais dos personagens pelo que é dito nas entrelinhas e pela analise psicológica dos fatos. Muito do que é dito ganha nova dimensão quando iluminados pela "Verdade".

O livro é autoexplicativo e mesmo para os leigos é possível o entendimento de termos didáticos da psicanalise e contextualiza-los com os acontecimentos.

A angustia é quase um personagem: O elo que liga irmãos filhos de um rico e corrupto empresário vitima talvez de patricídio.

Uma narrativa lenta, analítica e com personagens volúveis. Capítulos curtos. Leitura não envolvente, mas prazerosa para os amantes do tema ainda que seu desfecho seja previsível e quase banal.

Drigouvea 18/01/2013

Chato
Um livro interessante, mas com muitas falhas o que deixou 90% do livro chato.
O final é brilhante, embora o belo título na versão em português entregou fatos.
Os capítulos curtos deveriam deixar o livro melhor, mas não consegue cumprir tal missão.
Usar nome e sobrenome de todas as personagens e ter muitas personagens na história contribuiu para deixar o livo ruim. Enfim, o pior livro do Rolón até agora.