Vampire Academy

Vampire Academy Richelle Mead

Resenhas - Vampire Academy

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

lua 01/05/2020

relendo sim pq não sou obrigada a ficar longe do meu romitri :( saudades da minha personagem perfeita vulgo rose hathaway e a melhor dupla do mundo, sim essa mesmo, rose hathaway e christian ozera
Fernanda 108 24/11/2020minha estante
Rose e Christian, melhor amizade com certeza

beliss 05/08/2018

Academia de Vampiros - Edição de 10 anos!
Por ser uma edição de 10 anos, Richelle nos presenteou com uma versão do livro que contém mais 4 estórias sobre 4 personagens de VA contadas antes do que aconteceu em VA.
A primeira estória é sobre Tasha Ozera, a tia do Christian. São 100 paginas contando o evento que deixou-a marcada para sempre (literalmente). Também meio que explica o porque dela ter feito o que fez no último livro. O nosso Dimitri aparece um pouquinho e, pelas minhas contas (eu sou de humanas, perdoa se eu estiver errada), ele tem 16/17 anos e Christian 9/10 anos. É uma fofura de se imaginar.
A segunda estória é sobre o diário de Vasilisa Dragomir, contando como foi para ela o primeiro ano sem seus pais e seus primeiros meses fora da St. Vladimir. Seu humor estava sempre mudando e ela ainda não sabia sua magia. Ela menciona a Rose inúmeras vezes.
A terceira estória é sobre o primeiro encontro do Dimitri com a Rose na visão dele... Bom, eu morri de amores lendo aquelas poucas 10 paginas. O jeito como ele descreve a Rose me deixou muito mais apaixonada do que eu ja era. Ele é um amor, NÃO TEM como não se apaixonar. Meu corpo dói toda vez que eu lembro que ele não existe realmente #injusto.
A quarta e última estória é sobre a Rose. A estória se passa após os acontecimentos do primeiro livro, antes de irmos para o segundo, então ela ainda esta na St. Vladimir. Ela esta participando de uma caça ao tesouro e Dimitri aparece algumas vezes, o que torna a estória ainda melhor.

Vale a pena ler? Vale, vale sim. É um livro rápido, mas é igualmente bom.
Mi 24/11/2020minha estante
Oi .. Gostei do seu resumo !
Não consigo ficar sem meu Romitri ??.. Sabe me dizer se a Richelle fez algum livro aos olhos de Dimitri ? Torcendo para isso ????

Deyse 30/12/2014

Rose é uma Dampira – meia vampira, meia humana – que esta treinando em São Vladimir (ou Academia de vampiros como Rose chama ironicamente) para ser a guardiã de Lisa, uma princesa Moroi – vampiros que aguentam uma certa quantidade de sol e não matam humanos ao se alimentar. Mas tudo muda quando Lisa e Rose fogem da Academia, pois algo está as rondando e deixando Lisa assustada. Dois anos se passam e as garotas conseguem viver no mundo humano sem encontrar um Strigoi (vampiros que não suportam a luz do sol, matam quem se alimentam e tem um desejo especial por sangue Moroi) quando finalmente a Academia as encontra e é hora de voltar para a escola. Nem tudo vai se resumir a deveres com essas duas, quando antigos medos voltam a assombrar a vida delas é hora de decidir se elas ficam e os enfrentam ou correm para longe da academia de novo.

Ufa, quando informação né? Bom foi assim que eu me senti algumas vezes lendo esse livro, Richelle Mead criou um novo mundo dentro do nosso e para apresentar ele ao longo desse livro por vezes parecia que estava lendo uma enciclopédia ou um dicionario. E lendo a sinopse pode parecer até meio confuso, eu sinceramente nunca tinha entendido como esses vampiros e meio vampiros funcionavam até ler o livro em si, a boa noticia é que a escrita da Mead é fácil e leve tornando esse mundo, apesar de complexo, muito fácil de se entender.

E esse mundo ficou muito mais fascinante pelo uso da Academia como um internato, eu já tenho um ponto fraco por livros que se passam em internatos colocando os vampiros na mistura eu amei! E realmente passou uma atmosfera mais mágica, é fácil acreditar que esse mundo que a Mead criou pode ficar escondido de nos se ele se localiza em um internato no interior, isolado do resto do mundo.

Apesar desses aspectos mágicos esse livro também teve espaço para dramas escolares, e muito mais do que eu pensava que poderia. Nos temos várias cenas de bullying, fofocas, festas e dia a dia escolar, o que no começo do livro ajudou a quebrar um pouco o clima de todas as informações que eu tinha recebido, mas depois da metade do livro parecia mais algo que estava só preenchendo páginas sem tanta relevância assim e não era para esse tipo de drama que eu estava lendo um livro de vampiros.

Mas os aspectos paranormais se mantiveram presentes ao longo da história, principalmente através de flashbacks e eu não adivinhei o final vindo nem quando estava quase na minha cara, o que foi um ponto alto da leitura.

Sobre os personagens, bom o livro é em primeira pessoa então acho natural que eu me conectei mais com Rose, a narradora, ela é totalmente o contrário das perfeitas e puras narradoras da maior parte dos livros paranormais. Sempre pronta para bater ou xingar alguém que a esta irritando ou chateando um de seus amigos, ela me conquistou com seu gênio e por cometer erros.

No final das contas O beijo das sombras é um livro que todo amante de vampiros ou do gênero paranormal deve ter na sua lista de próximas leituras. O livro foi lançado aqui no Brasil em 2009, pela editora Nova Fronteira.

site: deysediztudo.wordpress.com

Amanda 28/05/2014

Beijo das Sombras
Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi – os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.

Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.

Como primeiro livro da serie, ficou muito bom, cheio de aventura e romance e muita ação..,

Adri 21/02/2014

Vampire Academy - Richelle Mead
Eu li esse livro faz muito tempo, mas nunca tinha conseguido resenhá-lo. Foi bem quando começou a moda dos vampiros, eu lia qualquer livro que eu encontrasse sobre o assunto. Nem lembro como eu cheguei nesse, só sei que eu viciei e li os quatro livros que já tinham sido lançados direto em dois dias. Me apaixonei pela série na hora.

Eu sei que muita gente não gostou do primeiro livro, achou chato, fraco, sei lá. Eu amo. Não é o meu favorito da série, mas eu amo de qualquer jeito.

Existem três tipos de vampiros: os Moroi, os Strigoi, e os dhampir (me recuso a chamar de dampiros). Os Moroi são os bonzinhos. Eles nascem, crescem e morrem naturalmente, e possuem a capacidade de fazer mágica através dos elementos (água, fogo, terra e ar). Os Strigoi são os vampiros maus. Eles não nascem Strigoi, eles se tornam Strigoi. Eles são os que matam, os que não podem sair no sol, os que não tem consciência. E, por fim, existem os dhampir. Eles são meio-vampiros, metade humanos e metade vampiros, tendo as melhores qualidades de cada espécie. Eles são os guardiões dos Moroi, os protegem dos Strigoi.

Vasilia Dragomir e Rosemarie Hathaway. Lissa e Rose. Elas são melhores amigas desde que se conheceram, aos cinco anos de idade. Lissa é uma Moroi, Rose é uma dhampir. Elas fugiram de São Vladimir, a escola onde passaram toda a vida, a dois anos, e desde então se escondem no mundo dos humanos. O livro começa com elas sendo capturadas por Dimitri Belikov e outros guardiões, e sendo levadas de volta a escola.

A situação de Rose não é nem um pouco boa, pois ela é acusada de levar Lissa, uma Moroi de família real (existem 12 famílias reais, e, entre eles, existe uma rainha (ou rei) que governa), a última de sua família, para fora da proteção da escola. A diretora quer expulsá-la, não se importando com a vontade dos pais de Lissa, que sempre quiseram que Rose fosse sua guardiã. Mas Dimitri intervém, e se propõe a treinar Rose em todos os horários livres para que ela alcance seus colegas. Isso não vai ser fácil, já que ela ficou dois anos sem treinar, mas ela faz de tudo para ficar junto de sua amiga.

Voltando para a escola, todos querem saber o motivo de elas terem fugido, e todos os rumores possíveis circulam pela escola, mas ninguém chega nem perto. Rose não quer ficar, pois tem medo de que as coisas que as fizeram fugir voltem a incomodar Lissa, mas Lissa a tranquiliza e diz que tudo vai ficar bem. Além disso, elas nunca conseguiriam passar pelos portões da escola de novo.

As coisas na escola começam a voltar ao normal, Lissa está se mantendo longe dos alunos da realeza, que só se interessam em coisas falsas, e está ficando mais junto de sua "prima" Natalie, e também passando um tempo com Christian, um Moroi da realeza que é desprezado por todos por algo que os pais fizeram. Rose não está gostando nada dessa aproximação dos dois, pois ela não confia em Christian, por isso tenta separá-los de todos os jeitos.

Rose está muito atrasada na escola, mas está se esforçando ao máximo, além de estar treinando com Dimitri em todo o seu tempo livre, e aos poucos vai começando a melhorar. As coisas estão indo bem, desconsiderando Mia, uma Moroi que odeia Lissa e faz de tudo para incomodá-la.

Bom, não dá pra falar muito mais, senão eu conto spoiler, mas a série é perfeita. Não é só mais um livro de vampiros, é O livro de vampiros (apesar de eu sempre me esquecer de que é um livro de vampiros). Eu nem consegui falar direito do amor da minha vida na resenha, e não falei muito da perfeição do Dimitri, mas no segundo livro pode ter certeza que eu vou falar mais deles *---*. Os personagens são todos muito bem construídos, a história também, e a autora é uma das minhas preferidas. Vampire Academy é a minha série preferida depois de Harry Potter. Nem preciso dizer que eu recomendo muito, né?

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2012/10/resenha-o-beijo-das-sombras-richelle.html

Carissinha 21/08/2013

Antes de começar a ler Vampire Academy ouvi muitos elogios à série da Richelle Mead, e relutei muito para começar a fazer parte do grupo de pessoas que leem os livros. A sinopse não me pegou de jeito, não me fez desejar ler a história. E pensava que era mais um livro jovem adulto com vampiros como protagonistas. Enfim, não achei que fosse gostar.

Eu estava muito enganada...

Se por um lado a série é realmente mais uma história com o foco no público adolescente que tem como tema central os vampiros, a forma como conduzem tudo foge dos inúmeros livro do gênero. A autora conseguiu criar todo um universo próprio que é completamente viciante.

Na série temos vampiros mortais, os Moroi, que apesar da longevidade são destrutíveis como qualquer humano. Eles necessitam de sangue humano para viver, mas não matam aqueles que os alimentam. Em teoria eles são os vampiros bonzinhos e são perseguidos pelos malvados, os Strogoi. Esses são os vampiros sedentos por morte e destruição. Eles lembram os vampiros sanguinários que estamos acostumados. Eles matam pelo prazer de matar, transformam outros em seres iguais a eles, só podem morrer com uma estaca no coração, se sua cabeça for cortada ou se for queimado. Mortes tradicionais para os vampiros. E temos também os Dhampirs – meio Moroi e meio humanos.

A nossa protagonista se classifica nessa raça intermediária. Ela é filha de uma Dhampir com um Moroi. Os Dhampirs são, em geral, guerreiros que protegem os Moroi de serem exterminados pelos Estrigoi. E a nossa protagonista tem como tarefa de vida cuidar da sua melhor amiga, Lissa, uma Moroi que perdeu os pais e é a única sobrevivente da família. Ah! Lissa é uma princesa, faz parte de uma das famílias reais.

As duas garotas fugiram da Academia St. Vladimir, onde Dhampirs e Moroi estudam, tentando melhorar suas habilidades. E o livro começa com a captura delas pelos guardas – liderados pelo Dhampir Dimitri Belikov – que trabalham na Academia. Dimitri é um homem sério e muito focado no trabalho que, depois da volta das garotas, tem como missão treinar Rose, que é uma grande lutadora, mas tem um temperamento muito explosivo.

Eu poderia contar mais coisas da história, que é muito cheia de detalhes, mas a melhor coisa é ir descobrindo cada detalhe aos poucos. Inicialmente a questão entre Moroi, Dhampir e Strogoi pode parecer confusa, mas não é. Logo o leitor entende como tudo funciona e aproveita o livro facilmente.

A escrita da Richelle é incrível. Ela tem um grande domínio da sua arte e prende o leitor todo o tempo, além de inserir vários detalhes na história e, no final, unir cada pequena ponta. E sem dúvida alguma, a escrita dela é o que mais me fez ficar apaixonada pela história.

Outra coisa que me agrada são os personagens. A Rose é maravilhosa. Sim, ela é explosiva, diz tudo o que passa pela cabeça, burla todas as regras possíveis e mal consegue controlar seu próprio gênio; além de fazer uso de tudo o que pode para conseguir o que quer. Ainda assim faz tudo pelos que ama e luta pelo que acredita. É uma protagonista jovem, mas muito forte. Eu a adorei. Dimitri é completamente apaixonante, apesar de certinho e controlado demais, o que em alguns momentos me irrita. Ele sempre protege a Rose, mesmo quando minutos antes estava brigando com ela. Gosto do Christian também, das suas tiradas sarcásticas e da sua história de vida. Lissa é meu maior problema. Ela é a melhor amiga da protagonista, que a adora e faz tudo por ela, mas a garota é muito egoísta. Ela é mimada e acha que a Rose vive para satisfazê-la. Sim, ela tem um bom coração e gosta da amiga de verdade, mas ela é chata e me irrita profundamente.

Um dos pontos que mais me agrada na história – apesar de me deixar com raiva – é a parte politica e social. A questão da situação dos Dhampirs é muito interessante, e a maneira como os Moroi os tratam me faz lembrar de muita coisa que acontece em nossa sociedade.

Vampire Academy é uma série surpreendente. A Richelle Mead brinca com as emoções do leitor todo o tempo. É uma série apaixonante e viciante, e ao mesmo tempo, inteligente. Eu virei fã.

site: www.carissavieira.com

Karen 04/07/2013

PERFEITO!

site: http://bit.ly/YGKI02

DinhaCath 16/04/2013

Aceite a tentação!
Esqueçam tudo que já leram e ouviram... Na Academia, tudo é diferente!
Se você tem coração fraco, não suporta altas emoções, pare por aqui, continuar lendo essas linhas que vem a seguir pode trazer sérios problemas à saúde: VÍCIO.
Porque ao conhecer a série da qual vou falar agora, que nada mais é do que viciante e cheia de emoções, você vai ser pegue por uma doença, um vício chamado Vampire Academy. E aí, prontos para a Academia?

“—Você foi beijada pelas sombras! Você tem que tomar conta dela! Quanto mais Lissa usar essa magia, pior vai ficar. Impeça-a, Rose. Impeça-a antes que eles descubram, antes que eles descubram e a leve embora também. Tire-a daqui. Salve-a de si mesma!”

Quem lê essa frase na contracapa do livro jamais poderia imaginar na história extraordinária que o recheia. Vampire Academy é o 1° livro da séria de mesmo nome. A VA, da autora Richelle Mead, é composta por 6 livros: Vampire Academy, Frostbite, Shadow Kiss, Blood Promise, Spirit Bound e Last Sacrifice, aqui no Brasil os cinco livros foram lançados, faltando só o ultimo.

A estória gira ao redor de Rose Hathaway uma Dhampira, meio humana e meio vampira, que faz de tudo para proteger sua melhor amiga, Lissa Dragomir, uma princesa Moroi que é a última de sua linhagem. As duas estudam na Academia São Vladimir, local escondido dos humanos onde vampiros estudam para desenvolver e aperfeiçoar suas técnicas em controlar os 4 elementos(água, fogo, terra, ar ) e os dhampirs treinam para tornarem-se guardiões dos morois, pois esses estão em constante ameaça pelos Strigois( vampiros ou dhampirs que foram corrompidos por vontade própria ou não e precisam do sangue dos morois para sobreviver).

Após um terrível acidente que quase custa a vida de Rose, ela e Lissa criam um laço ainda mais forte do já tinham. Mas Rose não devia ter sobrevivido... Algo a trouxe de volta, mas o quê? Alguma coisa ameaça a vida de Lissa e ambas deixam a Academia, fugindo de tudo e todos por dois anos, mas Lissa é da realeza, portanto bastante preciosa e elas acabam sendo encontradas e obrigadas a voltar a São Vladimir. Lissa precisa retomar seus estudos e voltar a ser a rainha da cena social da elite Moroi e Rose precisa pagar por seu mau comportamento e retornar com seu treinamento (que está bastante atrasado).

Dimitri é o encarregado de ser guardião de Lissa e de instruir Rose em seu treinamento. E é ai que tudo muda! Rose e Dimitri começam a partilhar de um amor proibido entre professor e aluna, porém esse é de longe o maior problema que Rose irá enfrentar... a Academia não é mais um lugar seguro.

Isso é só um resuminho do que você irá encontrar no VA e isso é só no 1° livro ( imagina no resto, hein?) Pois é, a série inteira é de tirar o fôlego, da 1° linha à última. Aqui no Brasil a séria também é um sucesso, embora nem todos a conheçam. O 1° livro lançado por aqui foi intitulado de O beijo das sombras (o que na verdade seria o nome do terceiro) e não fazia nem menção ao nome da série (Vampire Academy), depois de muito os fãs reclamarem a editora responsável, Nova Fronteira, corrigiu o erro lançado os próximos exemplares com a capa americana (que na verdade é a capa do 3° livro – essas editoras ¬¬) e colocando junto ao título o nome da série traduzido ( Academia de vampiros).

Já o 2° volume (Frostbite) foi nomeado de Aura Negra. E uma boa notícia: VA vai virar filme! As cenas já estão sendo gravadas (apesar do meu ódio pelos atores escolhidos, pois não acho que se pareçam com os personagens descritos no livro)..mas.. já pensou ver o Dimka na telona? Muito ansiosa..

A narrativa é envolvente e você não consegue parar ler até chegar à última linha, mas aí começou minha nova angústia, a espera pelo o próximo livro, já que quando li, a sequência ainda não tinha sido lançada. Adoro a Rose, ela é totalmente diferente das protagonistas femininas que a maioria estão acostumados. Rose fala, briga, luta pelo o que quer, vai e faz acontecer. Ela não fica sentada esperando cair do céu e muito menos precisa de alguém para defendê-la. Rose sabe lutar! É forte, destemida, corajosa e fiel ao que acredita, sabe o que quer e não mede esforços para conseguir. É... essa é a Rose!! E Dimitri então?? Que homem é aquele??? Pelo o amor de todos os Gods... Dimitri "me acaba comigo"! Não tem como não se apaixonar por aquele Deus russo de olhos escuros e cabelos compridos e ahh...aquela loção de barbear, tão descrita pela Roza...

Pois é isso meus dampirinhos, por enquanto, ainda irei falar muito dessa série "MARAVIWONDERFUL" lá no blog, pois o filme vai dá o que falar!

Aceite a tentação!

Não esqueçam de conferir mais resenhas no meu blog Meu Mundo Literário:

Carla @camantovanni 16/10/2012

Vampire Academy
Faz um tempo que li Vampire Academy, e confesso que foi muito melhor do que eu um dia esperei.

Eu estava a procura de novos livros de vampiros, que sempre foram meu tema favorito.
Antes do final do primeiro capítulo, eu havia me identificado com Rose Hathaway e também, me apaixonado por Dimitri Belikov.

Rose embora bastante impulsiva, tem um jeito único e rebelde. Filha de uma mãe Dhampir guardiã e um pai Moroi, Rose é educada na Academia St. Vladimir, junto com sua melhor amiga e Moroi, Vasilisa Dragomir.Uma sendo treinada para ser a Rainha, enquanto a outra, sua guardiã. Elas tem um laço, uma ligação, como queiram chamar, e isso torna a conexão de ambas interessante.

No começo do livro ambas estão fugitivas, mas acabam sendo resgatas depois de viverem um bom tempo no meio de humanos. O nome do responsável pelo resgate: Dimitri Belikov.
Ah, Dimitri. Se me perguntarem se eu tenho um personagem favorito no mundo, essa resposta será sem exitar: Dimitri Belikov. Ele é dono de cabelos longos e escuros, e profundos olhos castanhos. Mesmo sendo bastante alto, possui uma graça quando caminha. Seu sorriso torto é sua marca oficial e Rose, não deixa isso passar.

O relacionamento deles começa com o pé esquerdo. Ela se nega a baixar a guarda perto dele mas logo, entende que ele estava do seu lado o tempo todo. Por Rose e Dimitri serem Dhampirs, não podem ficar juntos. Maiores detalhes, deixo na responsabilidade de quem for ler, afinal, não posso contar tudo aqui que perde a graça.

O caso é, não irão se arrepender de ler essa história. Os personagens tem vida própria e não falo só sobre Rose ou Dimka (Sim, seu apelido carinhoso), mas sobre: Eddie, Lisa, Christian, Alberta, Abbe e tantos outros. Se você gosta de vampiros como eu, é perfeito. Olha, faz tempo que li esse livro e agora escrevendo essa resenha, me deu vontade de ler de novo.

Boa leitura a todos.

Beijos
Sabrina 27/01/2015minha estante
Adorei essa serie tbm pela história, mas a cereja no bolo, foi o jeito de dar personalidade diferente a cada personagem , eles eram muito distintos . E as tiradas sarcásticas da Rose deram ao livro uma leitura rápida e diverdida. Quando vi já tinha lido a serie inteira e ficou um gostinho dolorido de " quero mais" .

Carla @camantovanni 09/02/2015minha estante
Sabrina é bem isso mesmo :)

Malu 23/09/2012

Um bom começo.
A saga Vampire Academy é uma das minhas preferidas e achei o começo digno. Apesar de ser um pouco chato no começo, o cotidiano dos personagens levam até o final impressionante. Sem contar os personagens super bem desenvolvidos. Vale muito a pena ler.

Dayse 16/03/2012

O Beijo das Sombras
Rose, uma dampira que estuda para ser guardiã e que tem uma ligação diferente com uma realeza dos Moroi, Lissa Dragomir. Depois de fugirem da Academia São Vladimir e serem capturadas por um guardião todo gostoso chamado Dimitri, Rose volta aos estudos enquanto Lissa precisa enfrentar a perda de sua família e encarar seu lugar na sociedade. Mas Rose acha tudo uma droga. Menos os garotos e a provocação que ela tanto sabe fazer, claro. E também as aulas práticas de luta, inclusive aquelas em que ela precisa ter com Dimitri. Russo, deus e mais velho, ele desperta em Rose uma personagem mais madura que aprende que a excelência não vem só com a experiência – e muito com a força de vontade.

Biaa 28/02/2012

Quote
"Engolindo, eu perguntei de novo, 'Você acha que eu sou bonita?'

Ele me deu um olhar sério, como ele sempre fazia. 'Eu acho qe você é linda.'

'Linda?'

'Você é tão linda, que as vezes chega a me doer.'

Depois de sentir saudades dele por tanto tempo, eu mal podia acreditar que isso estava acontecendo. E enquanto as coisas mentais eram maravilhosas, eu tambem gostava de ficar só perto dele. Eu gostava do jeito que ele me olhava, como se eu fosse a coisa mais sexy, a coisa mais incrivel do mundo. Eu gostava do jeito que ele dizia meu nome em russo, murmurando como uma oração: Roza,Roza..."

Luar 29/09/2011

Li a serie td só ñ gostei do final :(,+ a historia e otima.

Suh SSS 25/09/2011

meu favorito!
foi a terceira serie que eu li na minha vida...e ainda sou fissurada por VA. Os personagens são de mais, a "mocinha" do livro é tão fodah que eu não consigo nada pra comparala, e o "mocinho" é maravilhoso. O mundo de "vampiros" criado pela autora foi sem igual, e a coisa da "Mocinha" ser fodona, lutar, e ter responsabilidades de guardiã fez toda a diferença. Nunca li nada que deixasse VA pra trás. e fiquei muito tempo acompanhando fanfics da serie até ser lançado os ultimos livros.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6