Nos Bastidores da Nintendo

Nos Bastidores da Nintendo Jeff Ryan

Resenhas - Nos Bastidores da Nintendo

lsbelini 25/04/2012

Entenda toda a história da Nintendo
Resenha que fiz para o blog:http://diariodeumagamer.blogspot.com.br/

Ao contrário da idéia que o subtítulo pode passar, o livro passa bem longe de uma abordagem mais administrativa (que foi meu maior medo quando o comprei), na verdade, apresenta quem são as pessoas por trás desta marca (presidente, designers, músicos), a história dos consoles, muitas curiosidades, além dos erros e acertos da marca.
O livro inicia contando como uma empresa fabricante de baralhos, desde 1894, e de apenas seis pessoas (entre elas o arrogante presidente Yamauchi) criou seus primeiros jogos portáteis, com o aparelho chamado Game&Watch e ainda criou seu primeiro fliperama (que foi um fracasso), conseguiu competir e derrotar uma das maiores empresas, na época, de video-game: a Atari.
Para contar esta evolução, o livro traz a história de como foi a criação de Donkey Kong, jogo que apresenta pela primeira vez o principal mascote da Nintendo, o Mario. E para explicar isso, conta quem é e como trabalha seu principal designer, o artista Shigeru Miyamoto. No decorrer do livro é contada toda a evolução da Nintendo, dos primeiros joguinhos do aparelho portátil ao inovador Wii, relatando seus altos, como a criação do Nes/Famicon, e baixos, como os consoles Virtual Boy, 64 DD e até o mais recente Game Cube (ahh, e eu também não conhecia estes primeiros consoles não!).

Mas com certeza, pelo menos para mim, a parte mais interessante é a quantidade de curiosidades que você saberá através do livro. Só para citar algumas: quando a Nintendo começou a ganhar muito dinheiro com o enorme sucesso do jogo de fliperama Donkey Kong, a MCA Universal entrou com um enorme processo contra a Big N, alegando que ela tinha copiado o King Kong dos filmes para fazer o jogo (que absurdo não?!). No final, advogado que conseguiu fazer a Nintendo vencer no tribunal, ganhou um barco no valor de US$ 30 mil, que foi batizado de Donkey Kong. Além disso, adivinhem qual era seu nome? John Kirby! Isso mesmo, a bolinha rosa mais fofa do mundo ganhou este nome em sua homenagem.
Outra curiosidade é que John Romeno, criador dos super jogos inovadores Doom e Quake, quando eram muito jovens e antes, obviamente, de serem famosos, criaram uma versão de Super Mario Bros. que rodava perfeitamente no PC, contudo, a Big N não teve nenhum interesse em lançar jogos fora de seus consoles nesta época, e dispensou o que poderia lhe trazer enormes lucros no futuro!

Em geral, o livro é muito bom e vale a pena ser lido não só para quem é muito fã da Nintendo , mas também por quem quer saber a história dos video-games e principalmente suas rivalidades, relatadas, obviamente, de uma perspectiva da Nintendo. Contudo, se você for muito fã de outra marca, sobretudo a Sega, o autor faz duras críticas a esta empresa, e dá para perceber que nem é lá muito fã do Sonic, tendo uma preferência imensa pelo Mario (às vezes, uma puxação de saco até desnecessária).
Outra falha é que o livro foi escrito de um americano para americanos, pois ele faz muitas relações à séries que eu nunca ouvi falar, sendo que não há nenhuma explicação sobre a história ou a personalidade dos personagens citados, fazendo que muitas vezes eu ficasse perdida na leitura. Talvez o tradutor devesse fazer mais notas de tradução, explicando detalhes, semelhante ao que acontece na tradução de mangás.
Contudo, apesar das falhas, o livro é muito bom e serve para entendermos melhor como as indústrias de games trabalham , o porquê que muitas morreram, quais foram os consoles e suas novações e etc. Leitura obrigatória na biblioteca de um gamer. ^^

Philipe 04/04/2013

A História da Nintendo
Esse livro, de leitura fácil e dinâmica (apesar de alguns errinhos de digitação na versão .epub), conta a história da Nintendo e a importância que esta empresa teve para a indústria de Games.

São várias passagens: desde a era do Fliperama, passando por um tombo ao chegar nos Estados Unidos até as consequentes inovações na indústria de Games. De fato, a Nintendo teve uma importância muito grande, já que o mercado americano estava desacreditado após a crise dos vídeogames no começo dos anos 80.

Fala também sobre a guerra contra a SEGA (disputa entre Mário e Sonic), o novo posicionamento mercadológico da empresa com o Wii e muitas outras coisas.

Quem cresceu jogando Mario, sabe o carinho que pessoas dos anos 80/90 tem por ele. E por isso ele é tratado com tanto carinho pela Nintendo em seus jogos. Aliás, o que não falta é informação sobre o Mario e como o maior astro dos games é visto interna e externamente.

Além disso, o livro não é baseado apenas em elogios. O autor critica certas decisões que, para a Nintendo, foram ruins a longo prazo.

Enfim... Se é fã da Nintendo, Super Mario e coisas do tipo, este livro vale muito a pena.
val silva 01/09/2016minha estante
Baixar Grátis e Muitos Outros Livvros... Livros Online para baixar Grátis... Link Para baixar O Livro... http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/09/01/livros-de-adimistracao-nos-bastidores-da-nintendo-jeff-ryan/

Miglioli 15/07/2020

Geração Nintendista
Quem nasceu na década de 80/90 vai gostar muito do livro. Fora alguns problemas com a tradução (que deixam a leitura por vezes um pouco confusa) o livro mostra com detalhes sobre a Big N sempre soube superar a falta de hardware com muita genealidade.

Suicune 01/03/2013

Esperava mais deste livro...
Eu, como grande fã da Nintendo que sou, estava muito ansioso para ler este livro. Fiz questão de comprá-lo novo (apesar de haver versões usadas bem + em conta na internet). O trabalho do autor, em si, foi muito bom, deu para perceber que ele tinha conhecimento do assunto e pesquisou bastante para enriquecer o conteúdo da obra. No entanto, o mesmo não pode se dizer dos responsáveis pela tradução do livro.

Há trechos em que, por mais que você leia e releia, você não consegue entender o que eles querem dizer, porque o que está escrito simplesmente não faz nenhum sentido em português. Também encontrei erros de ortografia, o que é algo inadmissível de se encontrar em um livro (que são o símbolo do conhecimento). Outro erro inaceitável está no capítulo que fala dos acordos da Nintendo com a Philips/Sony para fazer um periférico reprodutor de CDs para o Super Nintendo...

Em inúmeras ocasiões, enquanto narravam os acontecimentos, eles trocavam a Philips (empresa criadora do CDi e que fez acordos com a Nintendo) pela Panasonic (uma das responsáveis pelo 3DO e que nunca teve nenhuma relação com a Nintendo), não sei se o erro foi do autor ou do tradutor, mas vendo o trabalho de tradução que foi feito aqui, chuto que tenha sido um erro exclusivo da versão nacional do livro. Estava até pensando que seria uma boa a Saraiva lançar o "Hyrule Historia" traduzido aqui no Brasil, mas depois de ver este trabalho deles mudei de ideia. Futuramente lerei o livro novamente para ver se mudo minha opinião, mas por enquanto, é isto o que penso dele.

Chewie 04/06/2015

Sensacional
Cara, q livro foda. Ponto.

O autor consegue passar uma visão completamente imparcial sobre a Nintendo, suas cagadas homéricas, seus sucessos e o mercado como um todo. Ele termina numa visão meio apaixonada, mas dei licença poética a ele. rs

Altamente recomendado a quem gosta do mundo de video games e tem alguma noção de administração. Muito bom.
val silva 01/09/2016minha estante

Cintia.Chicabarb 31/12/2016

Não é apenas a história da Nintendo, mas também um trecho da história da tecnologia
Muito interessante aos amantes de tecnologia, e mais ainda aos amantes de games. A trajetória da Nintendo, fundida ao histórico tecnológico norte americano e europeu é algo precioso de se desvendar nessa obra.

fernando 11/11/2017

Falem mal ou bem, mas confesse: Você já jogou...
Uma das maiores empresas do seguimento abre suas portas e nos convida para um passeio pela historia dos vídeo-games. Gostando ou não da Nintendo, se você é "gamer", precisa ler para saber como o mundo dos games começou e como suas empresas chegaram até o status atual.

Alex 31/05/2019

Muito legal.
Muito legal novamente conhecer a história dessa fantástica empresa.
Gostei do livro, bem direto e de fácil leitura, imparcial, e com foco no que propõe.

Andre.Luiz 28/03/2023

Livro interessante
Livro muito interessante, direto ao ponto e conta diversas histórias de forma cronológica sobre a Nintendo, excelente para quem gosta ou já gostou de games, recomendo.