A Cabeça de Steve Jobs

A Cabeça de Steve Jobs Leander Kahney

Resenhas - A Cabeça de Steve Jobs

Igor Escobar 22/12/2009

...
Este é um bom livro. Explica como funciona a cabeça de um dos lideres mais inovadores do planeta. A única crítica que eu tenho para este livro é que ele se torna um pouco repetitivo. A impressão que eu tive é que se você leu o começo do livro tudo o que vem por vir é uma forma mais longa de se dizer a mesma coisa que já foi dita. Muita coisa que foi falada no decorrer do livro não tem nada a ver com o Steve Jobs que é o foco do livro e sim a crise e todos os problemas que as empresas que ele passou teve. Enfim, a impressão de que o autor tentou encher lingüiça foi grande. Mas no geral, foi um livro inspirador.
luvialca 26/06/2012minha estante
Na verdade, o livro não tem como foco a vida ou o jeito pessoal de Steve Jobs. Trata-se de um livro de negócios em empresas (o que pode ser comprovado no resumo em forma de pontos a seguir, no final de cada capítulo); por isso, justifica-se falar das crises e problemas das empresas por onde ele passou. Até porque Jobs está tão relacionado com a Apple e a Pixar que, se fossem falar apenas do lado pessoal dele, em primeiro lugar o livro seria muito curto. Em segundo, seria muito chato.

Wendel 08/07/2012

Resolvi ler o livro A Cabeça de Steve Jobs e, vou partilhar algumas coisas com vocês sobre a obra. Não quero em hipótese alguma, dizer que Steve Jobs é o exemplo de empreendedor a ser seguido, mas que suas lições podem ajudar aqueles que estão começando, bem, nisto eu tenho que concordar – e você também. Então, aqui vão as primeiras 9 lições deste ícone do empreendedorismo.

1 Trabalhe – Arregace as mangas e comece a trabalhar imediatamente

2 Encare as decisões difíceis – Jobs tinha que tomar algumas decisões difíceis e dolorosas, mas encarava a situação.

3 Não se deixe levar pelas emoções – Avalie os problemas da sua empresa de forma objetiva, com a cabeça fria.

4 Seja firme – De forma alguma seria fácil, mas Jobs foi firme e justo quando voltou a Apple e começou sua drástica reorganização. Sabia o que tinha que ser feito. Levou o tempo necessário para explicá-lo e esperava que os funcionários seguissem suas diretrizes.

5 Busque informação; Não faça suposições – Faça uma inspeção completa da empresa e baseie suas decisões em dados, não em suposições. É duro, mas justo.

6 Busque ajuda – Não coloque toda a carga sobre as próprias costas. Jobs pedia a ajuda da companhia e a obtinha. Os gerentes ajudam a carregar o peso de eventuais cortes.

7 Foco significa dizer não – Jobs concentrou os recursos limitados da Apple em um pequeno número de projetos que ela poderia executar bem.

8 Mantenha o foco, não dê margem ao excesso de funções – mantenha as coisas simples, o que é uma virtude em um mundo de tecnologia excessivamente complexa.

9 Concentre-se naquilo em que você é bom; delegue todo o resto – Jobs não dirigia filmes de animação nem namorava Wall Street. Ele se concentrava naquilo que era bom.

Essas e outras dicas podem ser encontradas no livro A cabeça de Steve Jobs, de Leander Kahney.

rodrigovk 08/12/2009

Um bom livro para fanboys
Apesar de tratar de um tema interessante, o livro idealiza demais Steve Jobs, até se tornar insuportável. Algo do tipo: "A obsessão por detalhes de Jobs fez a equipe de designers trabalhar por semanas em uma única pecinha de encaixe do mac. Alguns o chamariam de louco, mas o gênio..." Eu só acho que deu certo, e com muita sorte, mas o modelo não pode (e nem deve) ser replicado.
luvialca 26/06/2012minha estante
Comentário parcial contaminado por ideologias geeks.

Bia 16/04/2021

O livro é muito interessante, principalmente para quem gosta ou trabalha com marketing. O autor faz uma análise detalhada sobre como Steve Jobs planejava e idealizava cada projeto. Mas o que me incomodou muito foi que ele passa o livro inteiro tentando convencer o leitor de que Jobs só conseguiu êxito nos negócios por ser ?exigente e linha dura?, o que na verdade são outras palavras para opressor e abusivo com os funcionários. Não, não é fazer pressão psicológica, maltratar as pessoas e não respeitar os limites que torna alguém um líder.

Henry59 30/10/2023

A cabeça de steve jobs
Um ótimo livro para quem esta atrás de informação sobre a vida de Jobs.
O autor narra diversas interações entre íons e seus funcionários. A pesar dele ser muito firme e punitivo com seus funcionários, todos entendiam a forma de jobs trabalhar e sua genialidade em marketing e design.

Kleber Rafael 21/01/2021

O livro traça o perfil psicológico de Steve Jobs, demonstrando os seus traços elitista, despotista, perfeccionista e o controle total que exercia sobre tudo e todos... Os fatos são narrado baseado em entrevistas com amigos, funcionários e ex-funcionários que passaram pela Apple ou pela vida de Steve. O Homem que revolucionou o mundo do computadores, do cinema através das animações da Pixar e da música digital, um livro que além de ser uma biografia é também um guia de liderança para os nossos tempos...
“As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas.” (Steve Jobs)

Jake 06/04/2011

Surpreendente!
Sinceramente, não achei que a história desse homem e da Apple fosse tão interessante!
Uma aula de ousadia na Administração.
Recomendo.

Wellington.Vidal 05/02/2015

As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas!
E é com essa frase motivacional e entre outras que esse homem foi considerado um gênio do mundo da tecnologia. Steve Jobis não foi apenas um mero fundador de umas das maiores empresas do ramo de tecnologia e sim um grande filósofo que sempre motivou um grande número de pessoas. Neste livro você não vai apenas saber como foi a cabeça de Steve mas sim saber um pouco da filosofia de vida dele, vai saber também como um cara que foi adotado e que chegou a dormi no chão de um dormitório, e que sempre andava muito até o outro lado da cidade pra comer a melhor comida que ele já comeu se transformou em um bilionário de grande sucesso e até hoje ele é respeitado por todos! Eu particularmente que sou muito fã dele, fiquei muito motivado pelo fato de ele ter tido uma forte determinação e sempre pensar naquilo que até então não existia no mercado da tecnologia. Você que está pensando em ler esse livro, eu digo pra você: “Leia, e se impressione com a jornada desse gênio”. A cabeça de Steve Jobis é um livro cheio de detalhes e riscos que o fundador correu quando viu a empresa falida mas mesmo assim não perdeu a esperança de ver ela cheia de produtos novamente. Boa leitura a todos!

Cristiano @imagensdocris 25/10/2010

Nota 2.5
O livro foi importante para eu conhecer um pouco da trajetória de Steve Jobs mas, foi difícil para terminá-lo...
A autor é repetitivo...Enfadonho. Quanto mais você lê, mais fica chato...
Acho que ele não possuía material para findar o livro e começou a repetir informações...
No final do livro, fiquei querendo ter algum produto da Aplle, talvez esse foi o intuito do autor...
Recomendo a Palestra de Steve Jobs para formandos da Stanford...
Está no Youtube, com legandas... é uma síntese do livro.

Marcelo290 13/11/2010minha estante
Exatamente a minha opnião! Enfadonho!!

Andalik 18/08/2014

A Cabeça de Steve Jobs - Resenha em 07/02/2010
É difícil acreditar que um homem revolucionou os computadores nos anos 70 e 80, o cinema de animação e a música digital nos anos 2000. Baseado em dezenas de entrevistas com amigos (ou não) e colaboradores da Apple, o livro traça o perfil psicológico de Steve Jobs, exibindo sempre seu caráter elitista, absurdamente perfeccionista e controlador.

O livro, em sua maioria, narra fatos e curiosidades a partir do retorno de Steve Jobs à Apple em 1997 e a reconstrução da empresa (da falência eminente ao sucesso absoluto).

O fim de muitos produtos, corte de dezenas de projetos, a reestruturação da linha de computadores de n modelos para apenas 4 (dois desktops e dois notebooks), o marketing arrasador, a entrada para as lojas de varejo (Apple Store), o desenvolvimento do iPod e muito mais.

Este livro é, ao mesmo tempo, uma biografia e um guia sobre liderança.

Recomendação: Novos (e antigos desinformados) usuários da marca Apple, Interessados na biografia de Steve Jobs.

Erick Mendonça 24/08/2009

Personalidade e Talento
Steve Jobs é um homem fantástico. Sua personalidade e talento infundiram-se na Apple (e na Pixar), tornando a empresa única. Steve não é um geek ou senhor da tecnologia, mas possui um tato muito apurado para liderar a criação de produtos de tecnologia: vejam só os resultados do Mac, iPod e iPhone.

O autor peca em só citar e glorificar Jobs e seus pontos positivos. O co-fundador da Apple possui vários defeitos também, e sua personalidade não seria completa sem eles. Deveria tê-los desenvolvido mais.

Uma boa leitura para profissionais, principalmente na área de tecnologia.

Raquel Comunale 03/11/2016

O livro relativamente pequeno foi escrito em 2007 por Leander Kahney, um editor e ex-repórter sênior da Wired News. Ele aborda assuntos extremamente interessantes como a minúcia que Jobs tinha com cada fase do projeto de criação de um produto, ele participava das decisões mais cruciais como o tipo de hardware até a definição sobre a embalagem do produto. Sempre cercado de profissionais de um nível extremamente alto Jobs precisou se cercar dos melhores para tirar suas ideias incríveis do papel e apresentá-las ao mundo. Um maníaco por perfeição e excêntrico por natureza que não tinha medo de descartar um produto incrível por ter uma ideia ainda mais genial que a anterior.

Jobs fundou a Apple e revolucionou o mercado de computadores pessoais para, alguns anos depois, ser afastado da sua empresa. Com dinheiro na mão criou a Pixar que trabalhou em lançamentos anuais de desenhos que marcaram a infância de muita gente como Toy Story, Monstros SA, Ratatouille e alguns outros.
Convidado a voltar para uma Apple endividada e com um catálogo de produtos pouco expressivos Jobs fez aquilo que ele sabe fazer de melhor: inovou. Com um misto de tecnologia, marketing e acordos lucrativos ele conseguiu retomar o controle da empresa e emplacar produtos que mudariam a vida (e a rotina) de milhões de pessoas. Com o foco na "experiência do usuário" Jobs atraiu a atenção e o fanatismo dos usuários.
Além dos sucessos icônicos do iPod e iPhone a empresa investiu na criação das lojas físicas da Apple que se tornaram templos tecnológicos que também focam na experiência do usuário e no estilo de vida que eles almejam.

Eu gostei muito do livro. Jobs além de um gênio era um líder nato que estimulava sua equipe até limite para alcançar seus objetivos. Creio que sua maior missão de "mudar o mundo" com seus providos foi alcançada com sucesso ao olhar pra trás. Vendo a apresentação do primeiro iPhone em 2007 fica claro a paixão e a entrega que ele tinha com seus produtos. Tem alguns capítulos mais técnicos do que outros mas, no geral, a história prende a atenção.

site: http://desencontre.blogspot.com.br/

Gomes 02/05/2013

Incógnita chamado Steve Jobs
Existe poucos homens que seja uma incógnita como Steve Jobs. Elitista, cria produtos para uma área de pessoas com nível financeiro elevado; obcecado pelo perfeccionismo literalmente -só quer o melhor do seus produtos e das pessoas- por isso achava muitas delas idiotas, um pouco rude, varias vezes gritavam com seus funcionários, não importa onde estavam.
Jobs nunca foi um gênio da matemática ou ciência da computação. Mas sim ! conheceu grande gênios de hardware, software e programação. Seu primeiro parceiro de empreitada foi o Wozniak esse era o gênio, o cara construiu seu próprio computador porque não tinha dinheiro para comprar.

O foco principal de Steve Jobs sempre foi "design", era meticuloso quanto a isso. Corria para o estacionamento pra ver o Mercedes, levou duas semanas para escolher uma maquina de lavar, seus engenheiros ficavam louco porque ele não queria o cooler nos Mac, por fazer muito barulho e praticamente em sua casa não tinha mobília alguma ha não ser um piano, mesmo não sabendo tocar, só estava ali porque admirava o muito. Imagine ser demitido no elevador durante o intervalo de um andar para o outro ?, sim ! esse era o ser "stevado" houve pessoas demitidas só porque apenas concordaram com oque ele dizia. Jobs gosta de combate intelectual, debates que cada defende seu ponto de vista...assim pode explorar mais soluções para chegar ao produto final.

É isso....Steve Jobs só aceita excelência !. Mesmo com seus pontos negativos criava produtos ótimos, computadores invioláveis, rápidos e seguros. Mudou o mercado da informatica e do cinema (mas isto é outra história).