Quadras ao Gosto Popular

Quadras ao Gosto Popular Fernando Pessoa

Resenhas - Quadras ao gosto popular

Alberto 10/12/2021

Quadras singelas
As quadras são todas em versos de redondilhas maiores (sete sílabas) e variam bastante de qualidade. Algumas são bem boladas e memoráveis enquanto outras são muito bestas e carentes de criatividade.

A maioria das quadras é mais romântica, e algumas são apenas eventos do cotidiano. É uma boa leitura para momentos curtos, pois uma quadra leva apenas alguns segundos para ler.

Renan 07/10/2020

Eu que gosto muito de poesia tenho em F. Pessoa um dos meus mais inspiradores poetas.
E Quadras ao gosto popular me faz sentir intensamente a intensidade desse grande escritor.
Um dos homens mais cultos de seu tempo, Pessoa soube captar bem o "gosto popular", que, de certa forma, é a verdadeira cultura, e assim outorgou à humanidade um das mais belas obras do modernismo em língua portuguesa.
Suas quadras são populares em dois sentidos (ele sempre muito ambíguo): pelo conteúdo e pela forma. A divisão silábica, a posição das sílabas tônicas nos versos, a posição das rimas nas estrofes, o vocabulário, etc., tudo isso se soma à temática popular, amores esquecimentos, paisagens, sentimentos.
Pessoa, como sempre, muito humano.

Lívia 23/12/2021

Nessa obra Pessoa deixa um pouco de lado a complexidade e a íntima discussão do Eu para dar lugar a uma simplicidade encantadora.
Em geral os versos falam do cotidiano, mas principalmente de amor.

Kelly de Maria 24/09/2016

Pessoa é POP
Comprei esse livro em um estande do projeto mais leitura da imprensa oficial no Rio de Janeiro, uma proposta supimpa de incentivo a leitura, os livros são super em conta e de boíssima qualidade editorial.
Esse livro de quadras é fantástico, as quadras são fofas e as ilustrações da Rosinha mais ainda. As quadras são poesias populares que surgiram na oralidade, refletem o pensamento, as crenças e os costumes do povo. Elas são muitas e com o passar do tempo sofrem variações.
Nesse livro foram reunidas quadras de autoria de Fernando Pessoa em que a principal temática é o amor ❤.
Para mim, Fernando Pessoa é o escritor mor da Literatura portuguesa. Camões que me perdoe mas Pessoa é POP.

Ricardo.Borges 11/10/2023

Não tão profundo
São mais de 300 quadrinhas rimadas, a maioria com temas e conteúdos muito simples, alguns outros podem até ter apresentado um sentido oculto que poderia deixar a mensagem mais complexa (mas, claro, dependem de como o leitor se sente no momento).