Inveja

Inveja Anna Godbersen

Resenhas - Inveja

Kamilla 28/07/2023

Nadar sem sair do lugar
Terceiro livro da série e minha opinião sobre os personagens e as situações estão bem parecidas com os dois primeiros, é uma série com a premissa muito boa, mas a execução me dá um sentimento muito grande de frustração, é o terceiro livro da série, eu repito, e eu ainda não consigo me importar com nenhuma dessas pessoas.

O casamento de Penélope e Henry é digno de pena, Henry está caindo de bêbado em basicamente todas as cenas que aparece, na vida real acho que ele já estaria encaminhado para morrer de cirrose antes de chegar aos 40. Ele bebe e se lamente, bebe e sonha com Diana, bebe e briga com Penélope, que diabo de homem sem graça, e quando finalmente consegue tomar uma decisão digna, ele toma imitando Teddy, sinceramente, que protagonista mais fraco.

Diana continua muito imprudente e tendo um comportamento nada condizente com uma debutante da época em que essa história foi escrita, não só ela, mas em um contexto geral, é muita liberdade para um bando de moças jovens e de família tradicional, isso acaba fazendo com que eu saia um pouco da história por pura descrença.

E Elizabeth cumpriu o destino que eu imaginava para ela no final do segundo livro e algo me diz que o seu lado Maria do Bairro vai chorar e sofrer bastante no último livro da série.

E Lina, quem eu quero enganar, não, eu não me importo com Carolina até agora e leio os capítulos dela na velocidade da luz.

E vamos direto para o último livro, nem que seja para terminar logo essa série.

Fernanda309 10/04/2020

O que achei de... Inveja (+ quotes)
EDIÇÃO: Eu amo demais todas as capas da série, e ter minha protagonista favorita na capa certamente ajuda. De novo, o alto revelo em dourado sai muito fácil. A tradução e diagramação são as mesmas confortáveis dos anteriores, e ajudam a ambientar o enredo.
ESCRITA: Mais palmas. A riqueza de detalhes é única. Anna Godbersen é muito habilidosa em entrelaçar os caminhos dos personagens e os arcos de cada um, principalmente dos protagonistas. E é muito boa em particularizar cada perspectiva, ainda que em 3a pessoa.
ENREDO: Estamos no ápice da série, onde tudo se encaminha para o grande desfecho que acontecerá no próximo e último livro da série. Como aqui já estamos mais que familiarizados com os locais e personagens, é tudo muito fluido. Ainda assim, o enredo não fica repetitivo por não ter nenhuma grande aventura épica, mas focar na trajetória dos personagens com muitos sentimentos, bons e ruins. Fico impressionada como a autora muda a linha do enredo com reviravoltas de um jeito tão crível e verossimilhante que as guinadas são totalmente justificáveis.
PERSONAGENS: o ponto alto da série. Elizabeth, Diana, Penelope, Carolina e Henry são os nossos protagonistas narradores, cada um com suas peculiaridades. Elizabeth melhora um pouco nesse, Penelope é maravilhosa, Carolina é minha favorita nesse, e Henry e Diana são meus bebês. Eles são tão distintos entre si e ainda assim, são humanos, e isso traz semelhanças pros seus comportamentos e decisões.
+: A cada livro que passa, eu fico mais feliz de ter apostado na série. O enredo não é profundo, não tem nenhum grande mistério pra resolver, não tem nenhuma revolução. Mas temos personagens tão complexos, tão humanos, que podem ser qualquer um de nós. A ordinariedade da estória é o que a torna tão extraordinária. Já sou fã assumida da autora.

"[...] suas heroínas preferidas sempre tomavam as rédeas do próprio destino."

"Encarar o que é difícil e seguir em frente... é isso que se deve fazer."

"Quantas impressões falsas? [...] Quantos corações partidos só por causa da falta de cuidado e de coragem? Quantos erros centenários havia por trás daquelas finas cortinas?"

Tina 30/06/2017

Um é pouco, dois é bom, três é melhor!
Com certeza, o meu preferido da saga até agora! A história me prendeu de uma maneira impressionante...li muito dentro do ônibus, inclusive, pra aproveitar todo o tempo! haha do início ao fim, Anna Godbersen consegue nos prender nessa trama maravilhosa da Nova York dos anos 1900. O final me surpreendeu muito, amei amei amei! A Diana é certamente a melhor personagem da série. Amo ela! Nesse volume temos uma viagem à Flórida, que reúne toda a trupe e temos acontecimentos marcantes com Elizabeth, Penelope e Carolina. E claro, com Di e Henry. Vale muito a pena ler! Agora preciso correr pra ler Esplendor, o último volume. Doida pra ver como tudo vai terminar!