Mulherzinhas Louisa May Alcott

Resenhas - Mulherzinhas

claras 04/04/2024

Pra sempre no meu coração
Comecei a ler por causa do filme (por um motivo muito específico que agora depois de terminar essa obra prima fica parecendo besteira) e não estava esperando muita coisa, confesso.
O filme é beeeeeeem diferente e eu até gosto de algumas dessas diferenças mas agora depois de terminar eu sinto que falta muito da essência das minhas mulherzinhas amadas.
Eu me apaixonei por cada uma delas, me identifiquei, ri, chorei e guardei um espacinho no meu coração pra elas.
Amei muito, com certeza elas serão minha leitura de conforto daqui pra frente ?
Depois de tudo isso nem preciso dizer que foi favoritado né kkkkkk

giomatt! 04/04/2024

Bom demais esse livro!
Muito bom, amei o desenvolvimento dos personagens, só achei um pouco confuso, mas amei demais, indico para todos!!

Hoelscher 03/04/2024

Agiu como uma bela mulherzinha!
Profundidade na simplicidade.
É sempre muito bom se infiltrar numa literatura clássica, mas é muito melhor quando você desfruta e tem prazer na experiência. Mulherzinhas é um livro lindo do começo ao fim, com muitos aprendizados que vão da mocidade à velhice, e que em ambas as circunstâncias, mostram uma vida bela e ao mesmo tempo cheia de percalços. Muitas coisas no livro me agradaram demais, mas minhas cenas favoritas foram as Beth, Jo e Laurie.
Enfim, gostei!

Victoria977 03/04/2024

Simplesmente lindo
Que livro lindo! Tão doce e tão bem escrito, personagens, cenários, lições, virtudes, heroísmos do dia a dia... Da de 10 a 0 nas adaptações cinematográficas. Uma jóia da literatura, essencial para qualquer um que queria crescer em virtudes. Meigo e doce, talvez uma pessoa em sua fase amarga da vida (todos nós passamos) possa não ver a grandeza de imediato, mas dê uma chance. Obs.: todas as irmãs tem sua chance de brilhar digamos, não é como nas adaptações que só vemos o foco na Jo. E elas são infinitamente melhores no livro.

Mancysoares 02/04/2024

Um clássico norte americano
Essa é uma leitura bem interessante, gostei bastante ainda que tenha alguns aspectos meio antigos. Ás vezes é difícil ler um livro antigo pq a gente tem uma vida, ideais e sociedade diferentes, mas esse panorama não deixa de ser importante para ver como saímos de um ponto para o outro. Gostei do livro, algumas coisas como o machismo e cristianismo me incomodaram, mas eu entendo que era uma literatura ousada e até feminista para o que se vivia na época, por isso acredito que não posso reclamar, o livro foi um marco e agora entendo o pq. A única coisa que me deixou meio chateada foi que no final não aconteceu o que achei q aconteceria, acho q confundi um pouco uma personagem com a autora e fiquei com uma sensação de final perfeito e idealizado demais, porém, esse final era necessário para a época.

gabyyy 01/04/2024

Mulherzinhas (SEM spoilers)
Seguinte, irei começar com um breve resumo da história e depois o sentimento que tive ao terminar (sem spoilers, óbvio).

Mulherzinhas é um livro que narra a história de Meg, Jo, Beth e Amy, 4 garotinhas irmãs que ao decorrer da história vemos elas virarem 4 mulheres. A história se passa durante a Guerra civil americana, onde conta a perspectiva de cada irmã e como elas lidam com o crescimento, com a maturidade que alcançam ao final do livro. Junto à elas, um garoto amigo delas, que se torna da família praticamente, podemos observar seu crescimento.

*OPINIÃO DA LEITORA:
Confesso que não foi uma leitura leve e fluida da maneira que pensei que seria, porque é preciso paciência para acompanhar a história dessas 4 mulherzinhas viu? Recomendo ler um capítulo por dia, porque o livro tem aquela vibe mais novela sabe? Onde cada dia tem um capítulo novo? Então, lendo assim, a leitura flui bem mais, é como se fosse literalmente uma novela. O livro traz tanto aprendizado principalmente para nós mulheres que sofremos com a pressão de precisar crescer, amadurecer e ser alguém no futuro, sendo que tudo que queremos é voltar a ser criança e levar a vida de uma maneira leve, pois é isso que o livro mostra. Eu vejo 4 mulheres no livro com medo de crescer, mas que ainda sim, crescem e percebem que crescer não é algo impossível. Foi difícil, foi duro, foi agonizante deixar a infância para traz e amadurecer na vida, mas elas superaram isso, porque eu nunca vi no livro 4 garotas com medo de crescer. Eu vi 4 garotas que conviveram com o fato de crescer. E realmente, crescer dá medo, porque perdoem o palavreado, mas por**, você sai da escola com 18 anos e já tem que pensar no seu futuro e já sofre com a pressão da sociedade que quer dizer a você como ser mulher? Não é justo! Você crescer é algo, mas tenta crescer sendo mulher na sociedade e me fala se é fácil, porque não é. Eu vejo constantemente no livro o fato das pessoas quererem ensinar a elas como serem mulheres sendo que elas não precisam aprender como serem mulheres, porque elas já são. Cada uma possui um traço, cada uma possui um talento, um sonho, um desejo, uma vontade. E me dói saber que muitas vezes a personagem Jo se sente diferente, porque não escuta o que os outros dizem. Esse livro é um manual de como crescer, e uma lição de que você, mulherzinha ou mulher, não precisa ser algo para ninguém. Apenas seja você, seja a mulher que você quer ser, e cresça como quiser. Crescer depois desse livro não é mais um tormento, é um alívio.

let 01/04/2024

Nao queria terminar!
Sabe aquele clássico tao bem escrito que nem parece que tu ta lendo um clássico? Esse livro é um deles.É uma experiência deliciosa acompanhar a trajetória da evolução das irmãs March, e impossível voce não conseguir se identificar com pelo menos uma delas. Ainda que o livro seja um calhamaço (pra mim pelo menos é), em nenhum momento a história fica chata ou monótona. É uma obra de arte cheia de lições que o leitor leva pra vida (gastei umas 3 fileiras de post it), ensinando o quão a vida é bela e com mesmo tudo o que há no mundo, sempre teremos uma família a qual voltar. Me apaixonei ao acompanhar a evolução da menininha egoísta que era Amy, para a mulher encantadora ao final do livro. A transformação da personalidade de pura irá que a Jo tinha, em um espírito leve, caseiro e com gozo por liberdade. Não posso esconder minha preferências pelas irmãs ?. Durante essas mais de 600 páginas, passei por todas a emoções, aflições e tristezas que um ser humano poderia passar. Esse livro terá sempre um espaço no meu coração.

laurxleft 01/04/2024

A parte I desse livro deve ser uma das historias mais lindas já escritas na humanidade, e no capitulo dois eu ja tinha certeza que daria 5 estrelas pra ele a menos que a aurora fizesse uma grande besteira - ela fez.

Do meio da parte II pro final as coisas caminham de forma ridicula, quanto mais eu refletia mais eu detestava o rumo que o livro tomava e as escolhas da autora. Ela deixou a essência dos personagens no lixo e levou o bom senso junto.

Literalmente o último capitulo foi o que me fez dar 4 estrelas no livro, porque, bom, as coisas podem não ter acontecido da forma que eu gostaria (e que elas gostariam também), mas a realidade é soberana e cada coisa que eu detestei na parte II foi essencial pra que as coisas acabassem da forma que acabaram. Afinal, as March conseguem superar qualquer coisa.

Amo muito minhas mulherzinhas e o meu agregado, e vou sentir muitaaas saudades!

Lary Balt 01/04/2024

É um livro centrado na vida doméstica, no dia a dia dos personagens, que não possui tantos altos e baixos, mas que das pequenas situações traz reflexões, dá pra entender porque é um clássico. Em cada capítulo tem alguma "lição" a se tirar.

Me identifiquei pelo menos um pouquinho com cada uma das personagens, mas a Jo é minha preferida.

Obs: Jo March você é incrível!!!

Ariane 31/03/2024

Mulherzinhas
Uma lição de vida, simples e perfeito!! Eu me apaixonei pelo livro, foi a escolha perfeita para se iniciar o ano 2024!!
Paloma 05/04/2024minha estante
Eu amei ler, um livro pra vida

Mariana 30/03/2024

Quer fofo
Quer livro gostosinho! Um presente para quem gosta de romances de época! Não há reviravoltas tensas ou mistérios, narra a vida como se dá em seu dia a dia, pacato e tranquilo. As personagens são cativantes e suas histórias conquistam fácil, fácil. Amei.

Gabriela.Galler 30/03/2024

Mulherzinhas
Vamos lá, essa resenha vai ser difícil de escrever?

Começando pelo básico, a história não me cativou em nada. Simplesmente não consegui ser fisgada pela narrativa e não consegui criar nenhum tipo de conexão.

O início da história é simplesmente uma narração sobre as vidas delas e afazeres domésticos, e ?sonhos? que elas tinham. Ouvi muitas pessoas dizendo que o livro ia contra o movimento doméstico das mulheres, mas no fim, todas elas casam e se tornam donas do lar, então não sei se isso justificada muito bem os argumentos.

A história colocou romance onde não tinha, e amores onde não faziam sentido. A leitura da primeira parte do livro foi MUITO maçante, porque só falava sobre elas dentro da casa, mas a segunda parte conseguiu ser ainda pior. A segunda parte do livre é simplesmente MUITO cansativa.

Em alguns momentos parecia que a Jô estava narrando a história, depois parecia que era um livro escrito pela Jô, e depois ainda parecia que era um ?terceiro? escrevendo o livro? fiquei muito confusa com as trocas de tons na narrativa.

Enfim, eu não gostei. Foi uma leitura razoável, quase desisti várias vezes e terminei meio forcada, então é isso, não recomendo a leitura desse livro.

manu368 30/03/2024

Finalmente li esse livro, o qual parecia que todos já leram, menos eu
confesso que li por causa do filme! embora seja sim muito longo e em algumas partes até entediante, a atmosfera é muito acolhedora e acredito que isso possa tornar o livro um "comfort book".
sobre as irmãs march: é linda e muito verdadeira a relação entre elas, mesmo que nos momentos mais difíceis elas sempre se apoiam e mantém um amor incondicional entre si.
sobre laurie/jo/amy: prefiro não comentar............................................... amy e laurie, sempre. (embora o discurso de laurie pra jo tenha me abalado bastante)

tem alguns quotes que marquei e vou deixar aqui:

? "Os homens são muito egoístas, mesmo o melhor deles."

? "pois o desejo sincero de ser boa é metade da batalha."

? "A maldade delas não justifica a minha."

? "pois o amor é a única coisa que podemos levar conosco quando partimos, e isso torna o fim muito tranquilo."

Escaliote 30/03/2024

Terminei mulherzinhas e
Parece que cada capítulo que eu lia vinha no momento certo e foi tão gostoso ter a oportunidade de acompanhar o crescimento das meninas e ver elas se tornando independentes enquanto eu alcança a minha própria autonomia ????

Natalia.Cavalcante 30/03/2024

Apenas descrevendo como me senti ao ler o livro
A primeira parte do livro achei muito boa, a interação entre as irmãs, as tensões por conta da guerra, o companheirismo entre os personagens. Tudo acabou me agradando de uma boa maneira, mesmo sendo um pouco parado, mas pela época do livro, faz sentido. Pessoas vivendo a vida.

Agora, a segunda parte, não deu, simplesmente não. Só fiz passar raiva, e depois do capítulo 35 foi só ladeira a baixo. Quem gostou, não sei como. A autora não sabe elaborar um casal decente, trata a depressão como se fosse nada e algo normal de se aceitar, enrola em capítulos longos e extensos sem propósito algum, simplesmente destrói a personalidade de uma das personagens. Se comparar a outras autoras da mesma época, esse livro é ainda pior. E nem vou entrar no mérito da dona de casa, porque condiz com a época, mas que me trouxe outros motivos de ranço. De novo. Eu SEI que o livro é de 1800 e muitas das atitudes da época eram "comuns", minha raiva não está nesse ponto, está em: situações como a que ocorreram em MIL E OITOCENTOS, ainda acontecem em 2024, e isso é muito, muito triste.

Não leria de novo. Se dei 3 estrelas foi apenas por causa da primeira parte.