Mulherzinhas Louisa May Alcott

Resenhas - Mulherzinhas

Isabella 19/04/2024

Deu sono, mas valeu a pena!
Mulherzinhas, de Louisa May Alcott! Primeira publicação: 1868
Foi traduzido para mais de 50 idiomas, porém a tradução do título em inglês ?Little Women?, ficou cagada no português - ?Mulherzinhas?.
O romance é um trabalho semi-autobiográfico, inspirado nas próprias experiências de Alcott em crescer com três irmãs.
A história se passa durante a Guerra Civil Americana e gira em torno das vidas das quatro irmãs March - Meg, Jo, Beth e Amy.
Mulherzinhas explora os papéis das mulheres na sociedade, a importância da família e da moralidade, e o impacto da pobreza e da riqueza.
Através das lutas e vitórias das irmãs March, Alcott desafia as normas sociais, destaca a importância da família e dos valores morais, e questiona o verdadeiro valor da riqueza. Esses temas, relevantes até hoje, tornam Mulherzinhas um clássico atemporal. Achei o livro perfeito em toda sua escrita, muito gostoso de ler, porém, por vezes me deu sono!
Um clássico!
Vale a leitura!

ferfinea 18/04/2024

Girlhood
Existe uma vida antes e uma vida depois de ?Mulherzinhas?. Sério, o que é esse livro! Todos os personagens são fofos, carismáticos e engraçadinhos (em especial a Jo e o Laurie). A escrita é tranquila, suave como um ventinho no rosto. Por ser um drama doméstico focado na vida feminina e um livro clássico, você pode imaginar que terão partes MUITO problemáticas e sexistas. E elas simplesmente não existem (claro, também temos que considerar o contexto histórico em que a obra foi escrita). Terminar o livro deixou meu coração em estilhaços, porque eu não estava pronta pra deixar as irmãs March de jeito nenhum.

Apesar de toda a leveza da escrita, vemos as meninas crescendo desde a infância até a idade adulta, então existem uma variedade de temáticas, das mais simples até as mais complexas.

Janine 16/04/2024

Cansativo
Comecei adorando, achando muito fofo e gostosinho, mas ao mesmo tempo percebi que era um livro pra ser lido aos poucos, já que parecia que não haveria nenhum super acontecimento, era só uma retratação do crescimento e amadurecimento das meninas. Acontece, que mesmo ele sendo lido em doses homeopáticas ele foi ficando cansativo, ou porque perdeu a graça com elas crescidas ou por ser muito grande mesmo e os fatos corriqueiros não serem o suficiente pra nos manter engajados na história

imnotdebbie13 15/04/2024

Mulherzinhas
Um dos únicos livros clássicos que li e gostei na minha vida, a escrita não é nada arrastada e rebuscada como esperado de um livro clássico, muito pelo contrário, é uma escrita leve que te faz não querer parar de ler.

Simplesmente perfeito.

Sarinha.HM 15/04/2024

Mulherezinhas
Tem algumas coisas - pessoas, situações ou, nesse caso, livros - que chegam para mudar a nossa vida, e é isso o que eu sinto por Mulherzinhas. Esse é um livro demorado e que exige muita paciência para o avanço das etapas, pois cada capítulo nos ensina uma lição diferente, e eu tenho certeza que, mesmo que tenha demorado um mês para terminá-lo, essa não será a primeira vez que vou ler o livro.
Acredito que, mesmo que os sonhos e ambições e personalidades de cada uma das meninas March seja diferente, todas nós podemos ver um pouco da nossa essência nelas.
A história é inspiradora, e vou levar as lições dela comigo, pois eu sinto que amadureci junto com as preciosas Jo, Meg, Amy e Beth.

Mi.milena 14/04/2024

Mulherzinhas
Nessa história acompanhamos a vida cotidiana das irmãs March, que apesar de simples carrega muitas riquezas. O livro me trouxe muitas reflexões e mudou minha perspectiva sobre algumas coisas, me lembrou de como podemos apreciar até mesmo os pequenos momentos da vida vivendo de forma leve, e me fez enxergar o quão valioso são as virtudes femininas.
Pra mim esse livro foi um daqueles que você para de ler mas não para de pensar, que te faz sentir! Antes de ler não estava com muitas expectativas, imaginei que a história seria meio parada, mas no fim me surpreendi. Concerteza recomendo, e já quero ler o próximo!
Oêgra 14/04/2024minha estante
??

umaleitoraapenas. 14/04/2024

Mulherzinhas ??????
É uma história tão doce e tão boa de ler que a gente fica assim "?????" JURO, deixa o coração quentinho. Assisti todas as versões de adoráveis mulheres, e ler o livro, só esclareceu tudo o que eu tinha de perguntas, sempre defendi a Amy e lendo o livro só faz eu defender ela ainda mais!! Jo nunca amou o Laurie de forma romântica com muitos falam que e brigam por isso, o livro literalmente fala como ela se sente em relação a ele e deixa claro que ela nunca sentiu nada além de amizade, o professor sim, foi o primeiro amor e único amor dela. Laurie e Amy foi tão natural e tão lindo que não tem como não amar o desenvolvimento deles, amo eles em todas as versões!!! eu sempre vou ficar com a frase da Meg na cabeça "só porque meus sonhos são diferentes não significa que não são importantes" e Beth, só de falar o nome dela, da vontade de chorar, querida Beth ?. Vou levar mulherzinhas para meu coração, tanto os filmes quanto o livro são uma das minhas histórias favoritas. ?

sharacrstn 14/04/2024

Mulherzinhas
Curti bastante a vibe de drama doméstico e a relação familiar estabelecida entre os personagens. A única questão pra mim é o modo conformista que a autora usou para finalizar a história de alguns personagens, mas isso é algo pessoal meu e que sei que deve ser levado em consideração todo o contexto histórico e social em que esse livro foi escrito. É uma história bem cativante, que vale a pena todo o reconhecimento que tem.

Julinha Bennet 14/04/2024

Mulherzinhas ??
Muita gente vê esses livros enormes e pensa "como vc consegue ler??" A pergunta certa é "como não consigo parar de ler??" EU AMEI DEMAIS ESSE LIVRO, É UM FIS MEUS FAVORITOS DA VIDA, conta a história de quatro irmãs, uma completamente diferente da outra, vemos seus amadurecimentos e crescimentos, vc passa a amar essa família e se sente parte dela?? é lindo

Joy 13/04/2024

Vários ensinamentos
Esse é um livro um tanto arrastado, por causa da quantidade de páginas e acontecimentos que são bastante cotidianos, visto que foca na vida doméstica das quatro irmãs. Mas, vale a leitura, pois possui vários ensinamentos e você pode tirar deles muitos aprendizados, assim como eu. Embora não concorde com algumas ideias, eu listei várias reflexões que o livro trás. Além disso, gostei muito dos diálogos, são ótimos, tornou a leitura fluida para mim. Acredito que a tradução está muito boa tmb, li nessa edição da Martin Claret e se eu encontrei dois erros foi muito!
Os personagens tem um desenvolvimento incrível, me fez sentir como se os conhece. Gosto muito das irmãs e tmb tive muita raiva delas em algumas situações, essa é a prova de que a execução de personagens tem verossimilhança. A única irmã que eu não suporto é a Amy, achei ela genérica até se tornar adulta, talvez seja pq ela é uma das mais novas e não tem tanta aparição quanto as outras.
Enfim, acredito que esse é um clássico imprescindível para quem gosta do gênero. :)

Laurita Blasius 13/04/2024

Me diverti muito com a leitura! É muito bom ler histórias sobre mulheres e a irmandade que se pode construir.

Luana:) 12/04/2024

Foi uma leitura, que apesar de lenta, foi bem leve. Me lembrou bastante a mesma vibe de Anne de Green Gables.
Esse livro conta história de quatro irmãs, que eram ricas, mas que depois que seu pai vai para a guerra, acabam passando a ter uma vida mais difícil. Com isso, elas e a mãe vão lidando com a vida da melhor maneira que elas conseguem.
Eu adorei a interação entre as irmãs, tanto a relação entre elas quanto com a mãe. Meus personagens foavoritas são a Meg, porque eu achei que ela estava sempre cuidando das irmãs, e eu também gostei muito do Laurie, achava que quando ele aparecia a história ficava mais empolgante.
É um bom livro e recomendo bastante.

beca 12/04/2024

Muito lindo, cativante, emocionante, divertido, enfim, tudo de bom ??
Sinceramente, confesso q queria q a jo ficasse com o laurie ou sozinha mas fazer oq né ????
Joy 13/04/2024minha estante
Queria ela com o Larie tmb!!??