Mulherzinhas Louisa May Alcott

Resenhas - Mulherzinhas

Nicoly Mafra 29/01/2020

Sobre "Mulherzinhas"!
Escrito por Louisa May Alcott, publicado em 1868, e com toda a leveza e meiguice de clássicos como “Anne de Green Gables” e “Pollyana”, em “Mulherzinhas” vamos acompanhar a jornada de quatro irmãs com personalidades bem marcantes desde a adolescência até a vida adulta.

Meg, Jo, Beth e Amy March não poderiam ser mais diferentes e encantadoras; as quatro irmãs possuem uma vida simples, suas economias são contadinhas, porém, o amor que possuem uma pela a outra, a vontade de viver e conquistar seus sonhos é algo incrível. A mãe das garotas, a Sra. March, é responsável por cuidar, ensinar e preparar suas filhas para o futuro, e mesmo extremamente preocupada com seu marido, que está lutando na Guerra da Secessão, não deixa suas filhas passarem necessidade, ficarem desamparadas e sem um carinho da mãe, e o mais importante, sempre preza pela felicidade de suas filhas.

Entre as aventuras, brincadeiras, dores, paixões e perdas das irmãs March, vamos aprendendo lições valiosíssimas e cada vez nos apaixonando mais pela dinâmica dessa família tão especial, com um cotidiano tão simples e mágico, e torcendo para que cada garota consiga se tornar independente e ter uma vida feliz e plena.

“Mulherzinhas” é a clássica montanha russa de emoções, em um momento estamos com um sorriso bobo no rosto com a meiguice e doçura da história, em outro com o coração apertadinho com medo de algo de ruim acontecer com pessoas tão boas e extraordinárias, e confesso que até passei uma raivinha, quando percebi que o fim da jornada de algumas garotas não era bem aquele que eu estava desejando. Uma leitura tão leve, envolvente e singular... não é à toa que é uma obra tão importante para a literatura mundial.

Ler este clássico foi uma experiência fascinante e marcante; além de lições importantíssimas, irei carregar um pedacinho de cada irmã comigo, principalmente de Jo, que definitivamente é uma das personagens femininas mais marcantes, notáveis e singulares que já conheci - merece todo o meu amor!

site: www.instagram.com/nickmafra
costa 29/05/2021minha estante
Prfvr qual é a classificação indicativa?

Amyyy 23/07/2021minha estante
De acordo com a editora é livre para todos os públicos, Ju.

costa 23/07/2021minha estante
Obrigada ?

Lary 05/05/2023minha estante
Com a sua resenha tenho mais vontade de lê-lo mas qual a razão pelas quatro estrelas e não cinco?

zxsaturno 07/03/2024

De mulherzinhas para mulherões.
?E o amor, o respeito e a confiança das minhas filhas eram a recompensa mais preciosa que eu podia receber.?

Se você está esperando uma resenha que aponte erros, sinto muito, mas não encontrará isso aqui. Eu amei esse livro. Sinto que sempre amarei. Já sinto vontade de reler. Sou apaixonada por clássicos e isso não é surpresa para ninguém. Vou sempre guardar essa história no meu coração.

Uma história sobre a vida, sobre mulheres em uma época onde não tínhamos voz, nem ao menos querer, com pensamentos femininos, escrita por uma mulher, em uma época onde nossa vida deveria ser voltada apenas aos filhos, à casa e ao marido. Mas tudo evoluiu desde que começamos a exigir nossos direitos. Temos voz, temos força, temos mulheres com poder em mãos.

?Mulherzinhas?, de Louisa May Alcott, publicado pela primeira vez em 1868, conta a história das irmãs March. Quatro irmãs com personalidades e sonhos distintos, Meg, Jo, Beth e Amy passaram por momentos difíceis de superação, amadurecimento e dificuldades financeiras durante a Guerra Civil Americana. Um lindo clássico da literatura.

?Existem muitas Beths no mundo, tímidas e quietas, sentadas no canto até que precisem delas, vivendo pelos outros tão alegremente que ninguém vê os sacrifícios.?

Sabe aquele livro que você se sente tão dentro da história a ponto de sentir cada dificuldade, cada dor dos personagens? Foi exatamente isso que aconteceu comigo. Chorei demais, demais.

Os dialógos são bem escritos, os personagens são bem desenvolvidos e a escrita da autora é maravilhosa.

Recomendo a todos!! Por favor, leiam. Esse livro se tornou totalmente parte de mim.

?Identifiquei-me apaixonadamente com Jo, a intelectual. Indelicada e angulosa, Jo subia nas árvores quando queria ler, era mais masculina e ousada do que eu, mas tínhamos o mesmo horror pela costura e pelos trabalhos domésticos e o mesmo amor pelos livros.?

Uma das coisas que Jo mais pensava era que queria ter nascido menino, para assim ter os mesmos direitos e liberdade.
Onlilra 07/03/2024minha estante
Esse livro é perfeito! Já li,virou meu favorito da vida

Amanda S 07/03/2024minha estante
Amei a sua resenha!!! Fiquei mais curiosa pelo livro! E muita coisa que você falou aqui me lembrou de outro, porém contemporaneo: "Kim Jiyoung, nascida em 1982". Li recentemente, e também tem essa temática da "vivência feminina"...

Bella 07/03/2024minha estante
comecei esse e achei meio entediante as primeiras páginas, tô pensando se vou continuar ainda kkkk

Mel 07/03/2024minha estante
Quero muito ler também!! Parabéns pela resenha, ficou incrível!!

zxsaturno 08/03/2024minha estante
@Onlilra, demais, demais! Ele é maravilhoso.

zxsaturno 08/03/2024minha estante
@Amanda S, obrigadaa! Nunca ouvi falar desse livro, vou procurar depois!

zxsaturno 08/03/2024minha estante
@Bella, o começo é lento mesmo, mas vale a pena demais.

zxsaturno 08/03/2024minha estante
@Mel, obrigadaa! O livro é maravilhoso!

Cath 08/03/2024minha estante
Sua resenha retrata com perfeição o sentimento depois de ler essa obra. Da um quentinho no coração lembrar desse livro

zxsaturno 08/03/2024minha estante
@Cath, demais! Um quentinho reconfortante.

Rosangela Max 14/08/2021

Encantador.
É o tipo de romance que a gente lê com um sorriso no rosto.
Inspira bondade, aconchego, amor a família e gratidão.
Acompanhar o crescimento das 4 irmãs, que possuem personalidades tão diferentes entre si, foi interessante.
É um tipo de romance familiar água com açúcar. Com quase nada de dramas e conflitos.
Por ser assim, a leitura foi mais lenta, mas valeu a pena.

Regis 09/07/2022

Mulheres Cativantes
A História desse livro se passa nos EUA em 1861, e acompanhamos a família March, mas nos aprofundamos na história das quatro irmãs: Meg, a mais velha, Jo, a aspirante a escritora, Beth, a pianista e Amy, a pintora.
Cada uma com uma perspectiva de vida diferente, mas cheias de nuances maravilhosas de se observar.

É um Bildungsroman, romance de formação escrito pela autora Louisa May Alcott, que se inspirou na sua própria vida em família, sendo ela mesma o modelo para Jo.

O livro é gostoso de ler, rápido e imersivo também, te faz mergulhar no dia a dia dessa família desejando fazer parte de suas vidas.
É uma história de gratidão, amizade e sobre tudo de resiliência.
É também um exemplo de como seguir seus sonhos e aspirações.

Adorei cada minuto dessa leitura, e aproveitei para rever o filme de 1994, que é bem fiel ao livro, com atrizes maravilhosas que amo muito.

É um clássico de fácil leitura e que recomendo muitíssimo.
Canuto 24/07/2022minha estante
Quero muito ler essw

Regis 30/07/2022minha estante
Leia sim Canuto, e depois veja o filme de 1994, essa adaptação é a melhor.

Canuto 30/07/2022minha estante
Pode deixar. Obrigado pela indicação

Carol Abrantes 23/09/2022minha estante
Muita vontade de ler também

Ludhelena 18/12/2023

Mulherzinhas ou meu livro preferido da vida <3
Mulherzinhas é um livro incrível! Que te prende do início ao fim. Um romance que conta os altos e baixos das irmãs March. Meg, Jo, Beth e Amy March são as protagonistas de romance encantador. Nesse livro eu chorei, ri, fiquei com raiva, fiquei feliz, chorei mais um pouco, enfim um misto de sentimentos. E óbvio que virou meu livro favorito
thau9 18/12/2023minha estante
amo esse ??

vanessa.gaudencio 18/12/2023minha estante
aaa quero ler. vendo o q vc escreveu me motivou ainda mais

AndrAa58 18/12/2023minha estante
Ainda não li. Estou perdendo, não é?

Nado 18/07/2020

Atemporal
Essa incrível obra de Louisa May Alcott supera a barreira dos anos, décadas e séculos.
Mostrando quatro irmãs, cada qual com sua personalidade, a autora mostra que independente de gênero, idade ou classe social, todos tem o direito de escolher o melhor para si. Não se deve importar para opiniões alheias, seguindo sempre o que manda o coração, sendo honesto com seu sentimento, e mantendo também o respeito ao seu semelhante.
Uma agradável obra que reúne muitos personagens e muitas personalidades diferentes, com as quais a sua pode se identificar com uma delas ou até mais.
Recomendo a leitura, leiam de coração aberto e feliz.
Tonyfuckin 19/07/2020minha estante
Tenho muita vontade de ler Mulherzinhas, parece ser simples, mas que deixa aquele quentinho no peito.

Nado 19/07/2020minha estante
É exatamente essa sensação. Deixa um quentinho no coração.

drago 14/01/2022

gatilhos no livro: morte

Um bom livro mas com uma leitura arrastada.

Mulherzinhas conta a história de 4 irmãs, Meg, Jo, Beth e Amy que vivem no período da Guerra de Secessão dos Estados Unidos. O livro fala muito sobre o papel da mulher nesse período e é protagonizado especialmente por Jo, uma menina que foge desses padrões e se rebela contra eles.

Quero dizer que acho importante reconhecer a importância desse livro e saber que ele representa e mostra coisas importantes de se saberem sobre a posição da mulher nos Estados Unidos no século XIX; toda a questão de etiqueta, de casar com um homem rico etc. e eu gosto que esse livro quebra um pouco dessas ideias patriarcais.

Esse livro é extremamente sentimental e profundo e eu me emocionei em diversos momentos, acho que por toda a profundidade das personagens e das relações por elas formadas. É um livro que explora muito bem a personalidade de todas as personagens importantes e nos faz sentir que elas são de fato reais.

O livro tem uma escrita bem arrastada por não ter nenhum plot instigante envolvido e isso atrapalhou um pouco o meu ritmo de leitura, alguns momentos eu me envolvia mais com os acontecimentos e outras horas eu só não conseguia me conectar muito e acabava dando uma viajada enquanto lia.

Eu gostei da história num geral mas em alguns pontos eu me incomodei com o desenvolvimento da Jo. Eu gostei MUITO dela e de todas as outras irmãs mas ela com certeza é a que se destaca mais. Eu acho que em alguns momentos ela tomava escolhas que quebravam um pouco dessa personalidade única dela e ela começou a mudar pelos outros. Queria que o livro passasse mais a mensagem de que tudo bem mudar mas tudo bem continuar com seu jeito único e espalhafatoso.

De resto, é uma leitura bem calma e bonita. Eu recomendo pra quem gosta de livros de época e pra quem se interessa por narrativas mais pacatas e baseadas em acontecimentos históricos.

DeniseSC 08/01/2024

As irmãs March
Apesar de muitos reclamarem da escrita e do final "apressado" da Jo, devo dizer que minha opinião diverge bastante.
Já estou acostumada com a leitura de clássicos dessa época, então o ritmo e a escrita não me são estranhos, include me causam a sensação de acolhimento de dias tranquilos, onde não se precisa ter pressa.
Gosto da delicadeza com que a autora trata o papel da mulher na sociedade, dificuldades familiares, luto, entre outros.
Acompanhamos o crescimento das 4 irmãs e suas mudanças da adolescência para a fase adulta, momento em que somos mais teimosos e inconsequentes, vemos o quanto as escolhas do presente divergem de seus sonhos de criança, mas mesmo assim cada uma teve o "final feliz" a sua maneira.

Vênus_Alice 03/06/2023

Mulherzinhas
Demorei muito na segunda parte da história, acho que houve um declínio na narrativa, algumas partes são cansativas e monótonas. Quando retomei a leitura, demorei a me sintonizar novamente com as personagens e viajar come elas.
É uma obra do seu tempo, falando da rotina das mulheres, do cotidiano, aflição e angústia da época, da guerra, do casamento e da maternidade.

Bru 20/10/2020

Um classico, com escrita envolvente, que despertam vários sentimentos no leitor. A história demonstra as falhas e acertos de mulheres que estavam em busca da felicidade, sempre aconselhadas pelos pais da maneira mais sincera e amorosa.

Kecia Jolie 12/01/2022

Que leitura doce. Conhecer a história das irmãs March foi maravilhoso. Que história tocante, cheia de esperança, as vezes dolorosa mas que traz um conforto no coração. Gostei bastante do livro. Super recomendo.
Mariana Destacio 12/01/2022minha estante
Esse livro é muito fofo ?

Duda 25/04/2021

É um livro gostosinho de ler, não acontece muita coisa e é meio parado, tem uma leitura bem tranquila e de fácil compreensão. Eu esperava mais do livro mas recomendo para quem quiser uma leitura calma e bonitinha :))

Victor Dantas 28/07/2020

A família March sob a luz dos Alcott.
Mais um clássico lido em 2020, e, dessa vez o famoso romance “Mulherzinhas”.

Antes de mais nada, você precisa saber que este livro é um romance que possui referências autobiográficas da vida da autora, assim como, esse livro foi criado por encomenda no século XIX, pois, os editores norte-americanos na época, queriam lançar um livro falando sobre o mundo feminino, voltado principalmente para as adolescentes.

Num primeiro momento, foi lançado apenas um volume, só que, devido ao enorme sucesso que o livro teve no mercado naquela época, os editores solicitaram a autora uma continuação, lançada um ano depois, com o título “Boas Esposas”, logo, o livro é dividido em duas partes.

A história tem como foco, a família March que vivem em uma cidade do interior de Massachusetts, formada pelo sr. e a sra. March e suas filhas: Meg, Jo, Beth e Amy.
Iniciamos a leitura, aproximadamente no ano de 1862, quando a Guerra de Secessão (1861-1865) está ocorrendo nos EUA, e, o sr. March então, fora recrutado para compor o exército norte-americano.

Dessa forma, as meninas ficam sob cuidado da mãe, e, terão que ajudar no sustento da casa, diante as despesas e tarefas domésticas.
Sendo as filhas mais velhas, Meg e Jo, assumem a casa junto com sua mãe, onde Meg dá aula em uma escola infantil, e Jo cuida da sua tia em troca de algumas mesadas. Betty e Amy, seguem então ajudando a mãe em pequenas tarefas domésticas.
E é este o enredo da 1ª parte do livro, onde leva o título de “Mulherzinhas”, justamente por apresentar as personagens ainda adolescentes, onde terão que lidar com as tarefas domésticas, suas necessidades, e aos poucos vão construindo sua personalidade.

Nessa 1ª parte temos inúmeras referências da obra “O Peregrino”, um livro com uma linguagem cristã, que discute muito a moral do ser humano.
Por ter um pai teólogo e uma mãe cristã em vida real, a autora também adiciona isso a atmosfera da trama, onde as quatro irmãs recebem uma educação muito permeada por princípios religiosos.

Na segunda parte, acompanhamos as irmãs na fase adulta, onde agora, cada uma apresenta uma personalidade já formada, e, nesse sentido o leitor acompanha as irmãs vivenciando novas experiências individuais, indo em busca de seus sonhos, a incerteza com o futuro (casamento, família, dinheiro), e, tendo de lidar com seus desejos, medos e seus princípios.

Como disse acima, a obra é um retrato autobiográfico da vida da autora, onde, ela também viveu com suas outras três irmãs.
E aos poucos, o leitor vai percebendo qual das irmãs representa a autora.

Os personagens secundários que aparecem na trama, também foram inspirados em pessoas reais do convívio da Louisa Alcott. Temos o jovem Laurie, que vive junto das meninas desde infância, e tornam-se melhores amigos, temos o Sr. Lawrence, a Hannah, o John, a professor Bhaer, entre outros.

Além das referências de “O Peregrino”, e outras famosas obras literárias, o livro traz também muitas referências históricas da Guerra de Secessão, do mercado da arte e literatura da época, e, referências culturais de costumes, roupas entre outros. A autora também fez um trabalho muito bom nas descrições paisagísticas do EUA do século XIX, Paris, Londres, Suíça, Roma e outros lugares que aprecem na trama.

Por fim, destaco que é aquele tipo de livro onde não possui grandes reviravoltas, e, o desfecho não é nada que surpreenda o leitor, pelo contrário, é algo muito simples e talvez esperado nesse tipo de romance. Minha recomendação é que você leia esse livro aos poucos, pois, além de ter 600 págs, é uma narrativa um pouco arrastada as vezes, dessa forma, é melhor você ir degustando aos poucos.

Recomendo também que você leia na edição da Zahar, pois, ela traz notas e informações complementares bem importantes sobre a obra, além de belíssimas ilustrações.

Minha experiência de leitura:

Particularmente, a primeira parte do livro foi a melhor, no quesito enredo, acontecimentos e desenvolvimento de personagens. Acho que por trazer as irmãs adolescentes, isso deixou a trama mais interessante.

A segunda parte não foi ruim, no entanto, teve alguns pontos que a autora insistiu tanto na moral, que parecia mais uma fábula feminina, um manual de atributos e deveres que toda mulher deve ter perante sua família. Claro que, entendo que para época isso não foi um problema, pois, o livro foi encomendado com esse objetivo, de ser um livro para mulheres, com diálogos e experiências femininas. Mas, mesmo assim, a forma como cada irmã teve seu desfecho, fez perder um pouco a identidade delas construídas na primeira parte.

Em relação as protagonistas, a única que eu consegui me identificar foi a Jo, onde a todo instante eu torcia por ela, não que as outras irmãs tenham sido mal desenvolvidas, pelo contrário, as personalidades são bem distintas. Já os personagens secundários, o Laurie e o professor Bhaer foram os que mais me cativaram.

Por fim, outro ponto negativo foram as descrições excessivas, a narrativa arrastada, onde teve capítulos que pra mim não fez nenhuma diferença, não acrescentou em nada, mas, como eu li em uma leitura conjunta, e, fui apreciando aos poucos a obra, isso não incomodou tanto.

No mais, é um bom livro, no entanto, a história é muito linear, a ponto de que não há uma crescente em nenhum momento.

Cinara... 20/02/2020

"É muito virtuoso dizer que seremos bons, conforme o humor. É muito virtuoso dizer que seremos bons, mas não podemos fazer tudo de uma vez, e é preciso um grande empurrão, um empurrão bem forte, antes que alguns de nós nem sequer possamos ficar de pé da maneira correta."

Livro maravilhoso!! Quando vejo resenhas de pessoas que acharam chato eu penso não é possível que estão lendo o mesmo livro que eu ? tentei economizar o máximo mas enfim o fim chegou :( Até o Joey (friends) gostou desse livro! Acho impossível não gostar!!
Samily.Fagundes 17/08/2021minha estante
Fico com medo de ler exatamente por isso, várias resenhas falando que é muito parado e chato. Muito bom ver uma opinião positiva

Cinara... 17/08/2021minha estante
Samily a maioria das pessoas estão acostumadas com romances de época escritos da atualidade tipo os livros da Julia Quinn, a diferença de escrita é enorme mesmo, mas por causa das épocas em que foram escritas ... Amei e logo lerei as continuações ?