A função social da guerra na sociedade tupinambá

A função social da guerra na sociedade tupinambá Florestan Fernandes




Resenhas - A função social da guerra na sociedade tupinambá


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Romeu Felix 06/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A função social da guerra na sociedade tupinambá" é uma obra que se dedica a analisar a importância da guerra na vida e na organização social dos tupinambás, povo indígena que habitava a costa brasileira antes da chegada dos colonizadores europeus. O autor, Florestan Fernandes, um dos mais renomados sociólogos brasileiros, realiza uma minuciosa pesquisa etnográfica, combinando fontes históricas e relatos de viajantes com dados obtidos a partir do estudo da cultura material e imaterial dos tupinambás.

O livro é dividido em três partes. A primeira parte apresenta um estudo detalhado da organização social e política dos tupinambás, destacando a importância da guerra como uma atividade central na vida da sociedade. Fernandes argumenta que a guerra não era apenas uma atividade militar, mas também uma forma de regulamentar a vida social, estabelecer alianças e demonstrar a coragem e a habilidade dos guerreiros.

A segunda parte do livro é dedicada à análise das estratégias de guerra dos tupinambás, incluindo as táticas de ataque e defesa, a importância da surpresa e da estratégia, e as características das armas e equipamentos utilizados pelos guerreiros. Fernandes também discute as práticas religiosas associadas à guerra, como a crença em espíritos guerreiros e a realização de rituais antes e depois das batalhas.

A terceira parte do livro aborda o impacto da chegada dos colonizadores europeus na sociedade tupinambá, especialmente em relação à guerra. Fernandes argumenta que a chegada dos europeus alterou radicalmente as dinâmicas sociais e políticas dos tupinambás, enfraquecendo sua capacidade de se defender e conduzir guerras bem-sucedidas.

Conclusão:
"A função social da guerra na sociedade tupinambá" é uma obra fundamental para quem deseja entender a vida e a organização social dos povos indígenas brasileiros antes da chegada dos colonizadores europeus. O livro oferece uma análise detalhada da importância da guerra na sociedade tupinambá, destacando seu papel como regulador social e político, além de descrever as estratégias e práticas militares dos guerreiros tupinambás. A obra é uma contribuição valiosa para a etnografia brasileira e para os estudos sobre a história da guerra.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR