Os Filhos de Anansi

Neil Gaiman

Resenhas - Os Filhos de Anansi

Celina 22/01/2024

Neil Gaiman tece belas histórias
Assim como uma aranha que tece seus caminhos, Neil Gaiman teceu uma bela história. Com personagens reais, humanos e ao mesmo tempo divinos.
Com uma dose de humor, fantástico e humanidade.
Pra variar, amei.

Caetano.Bezerra 14/01/2024

O livro agrada muito como continuidade do universo de Deuses Americanos, mas pra mim sofre o mesmo defeito de seu antecessor: não há desenvolvimento suficiente de personagens para que possamos nos identificar, mesmo sendo bons personagens. Talvez Anansi pudesse aparecer um pouco mais, e até o próprio Spider com mais capítulos em primeira pessoa.

Hillary22 08/01/2024

A teia de anansi e neil
"Quando você se entrega sem medo a um livro de Neil Gaiman, tudo pode acontecer"
E é a mais pura verdade.
Esse não é o primeiro livro que leio de Neil, está entre o segundo e o terceiro, e o estilo de escrita desse cara é absurdamente gostoso de ler.
Gaiman mistura realidade e fantasia de maneira tão sutil, que você fica com vontade de conhecer o que os ratos fazem no seu submundo, de falar com aranhas e de deixar um pãozinho para um leprechaun na janela.
Em Os Filhos de Anansi, ele retrata a mitologia africana em contraste com o mundo moderno de uma Londres que conhecemos. Histórias do Aranha são contadas ao longo do livro, para dar contexto aos acontecimentos atuais.
Como ele mesmo escreve, "histórias são como teias, conectadas fio a fio, e cada uma segue até o centro, porque o centro é o fim. Cada pessoa é um fio da história". Todos os personagens se envolvem entre si da maneira mais improvável. Gosto bastante dessa dinâmica. Nenhuma ponta solta.
Com personagens bem elaborados e bem utilizados no rolê, Gaiman nesse livro entrega sarcasmo, fantasia, confusões da realidade, uma brilhante descrição de parte da mitologia africana, mistério e tudo mais que você possa imaginar que contenha uma história de Neil, se já o conhece de outros títulos.
9/10. Aproveitem a leitura.

Cecí 06/01/2024

Bom dia, Casos de Família
"Há lugares míticos. Eles existem, cada um a seu modo. Alguns se sobrepõem ao mundo, outros existem por baixo dele, como uma camada anterior de tinta.
Há montanhas. São os lugares rochosos a que chegamos antes de alcançar os penhascos na borda do fim do mundo. E há cavernas nessas montanhas, cavernas profundas, que já eram habitadas muito antes dos primeiros homens caminharem sobre a terra.
Elas ainda são habitadas".

Leitura deliciosa! Fat Charlie e suas desventuras conquistam - ainda que tenha essa maneira meio Arthur Dent de ser. A narrativa, no entanto, perde o fôlego bem no clímax e deixa uma sensação de quero mais.

Larissa.Herbsthofe 18/12/2023

Ler Neil Gaiman é sempre bom.
Enigmas envolventes, magia e mitologia, são os ingredientes dessa história. Incrível!

Mylena 25/11/2023

Livro bem divertido. Gostei de saber mais sobre a história de Anansi, leitura fluida e personagens interessantes.
Apenas não gostei dos casais que não foram bem desenvolvidos.

Leticia2333 16/11/2023

Acontece tanta coisa nesse livro que eu não sei nem oq falar, muito bom. O fato de ter diferentes pontos de vista em histórias que vão se cruzando é muito bom, mesmo que talvez meio confuso

VinAcius49 05/11/2023

Esse tinha um tempo na minha lista... Talvez o 2° do Gaiman que marquei como ?quero ler? e o 4° (?) que realmente li.
Flui espontaneamente, é todo carismático (narrativa, ambientação, personagens...), é divertido e tem um plot twist muito legal.
Uma ótima primeira leitura de novembro.

Marcelo.Castro 20/10/2023

Sensível, emocionante e profundo
É inegável que Gaiman tem um dom único de contar histórias. E Os Filhos de Anansi é mais uma obra prima do autor. Com um tom irreverente Neil constrói uma narrativa profunda e emocionante, mesclando com maestria o cotidiano, real e ordinário com o fantástico, improvável e extraordinário. Gaiman pega em sua "caixa de ferramentas" elementos aparentemente inconciliáveis e os costura em uma história emocionante sobre amor, relações familiares, disputas entre irmãos, conflitos geracionais, sem perder a leveza e o humor. Personagens instigantes, majestosamente construídos e desenvolvidos que culminam numa das melhores obras do autor que já li até agora. Recomendo demais!

alpaco 13/10/2023

Filhos de Anansi
Confesso que não sei muito o que opinar. Não me prendeu. Não achei a escrita nada demais. É engraçadinho e divertido em algumas partes, mas nada muito inovador, bastante coisinha clichê. Gostei da inclusão de personagens africanos, mas queria saber mais como foi feita.

Milla Cinemaniac 17/09/2023

Charlie Nancy tem uma vida pacata e um emprego entediante em Londres. A pedido da noiva, ele concorda em convidar o pai para seu casamento e fazer uma tentativa de reaproximação, já que há vinte anos os dois não se falam. Enquanto isso, no palco de um karaokê na Flórida, o pai de Charlie tem um ataque cardíaco fulminante.

A viagem de Charlie até os Estados Unidos para o funeral acaba se tornando a jornada de uma nova vida. Charlie não tinha ideia de que o pai era um deus. Menos ainda de que ele próprio tinha um irmão. Agora sua vida vai ficar mais interessante... e bem mais perigosa.

Jorge.Raitz 08/08/2023

Um livro ao mesmo tempo confuso, desafiador e muito bom. As vezes você se perde, mas logo você volta a entender o que está acontecendo. Vale a pena a leitura!

Geozinha 19/07/2023

Não é ruim, bem diferente do que eu imaginava, achei que a história fosse ser parada e sem graça mas acabou sendo divertido

Ariane 02/07/2023

Essa foi minha terceira leitura de Gaiman. A primeira foi Deuses Americanos (que eu não gostei muito pois esperava encontrar explicações e detalhes mais profundos da mitologia que ele havia criado) e a segunda foi Coraline (um clássico que gostei bastante.) Os filhos de Amando é um livro bem leve e divertido. Tem ótimos momentos engraçados e um fluxo muito bom (não é cansativo nem denso) que faz a leitura ser muito leve. Gostei tanto dessa leitura que acho que já vou partir para meu quarto livro de Gaiman rs