Os Filhos de Anansi

Neil Gaiman

Resenhas - Os Filhos de Anansi

Andreia Santana 17/10/2011

Minhas leituras de Neil Gaiman: Os filhos de Anansi
Anansi, o deus-aranha africano, trazido nos negreiros para a América Central. Das ilhas do Caribe, chegou ao Reino Unido e de lá, aos Estados Unidos.

“Todas as histórias pertencem a Anansi”. Esperto, trapaceiro, sedutor, brincalhão, exímio dançarino, Anansi, o dono das histórias, é transformado pelas hábeis palavras de Gaiman no senhor A. Nancy, um velhinho simpático, com luvas verde limão e chapéu panamá. Um deus antigo, bufão, vivendo entre homens. Ele tem dois filhos: Fat Charlie Nancy e Spider.

O primeiro acha seu pai constrangedor, o segundo herdou os poderes do deus. O encontro dos irmãos, o caminho longo entre o mundo dos homens e dos deuses, a luta contra o ressentido e feroz Tigre, de quem Anansi, num passado remoto roubou as histórias… "No início dos tempos, quando o tigre era o dono das histórias, a humanidade vivia uma época de trevas e terror". Mas Anansi roubou todas as lendas e ninguém mais conta histórias sobre o tigre.

Anansi, com picardia, sutileza, sempre engana o tigre, o ridiculariza, humilha. E o tigre quer vingança…

O senhor A. Nancy está morto e seus filhos não se entendem. Mas o sangue fala mais alto. Fat Charlie descobre o poder da música e com a canção, os poderes do deus aranha. Spider aprende que para viver entre nós, precisa ser mais humano e menos divino …

A mitologia explicando a vida ordinária, é disso que o autor fala.

Marcos.Leste 12/12/2022

Simplesmente fantástico.
É uma história envolvente, quando você inicia a leitura não deseja parar um segundo é quer ver o desenrolar da trama.
É uma história sobre: família de encontros e desencontros ( que na verdade pode ser na verdade uma "redescoberta").
Durante a trama podemos observar como podemos ter um olhar diferente sobre o nosso passado com o passar do tempo.
É um livro com um humor fantástico, e deixa o leitor realizar belas refelexões durante a leitura de uma maneira leve e sutil.
"História são como teias conectadas, fio a fio, cada um segue até o centro, porque o centro é o fim. Cada pessoas é um fio da história."

Gleyson 14/12/2022

Apaixonante e envolvente
Como não amar Fat Charlie? Como não invejar Spider?
A relação familiar desse livro excede os padrões.
Cada reviravolta desde o primeiro percalço vivido pelo protagonista nos leva a viagens inimagináveis através da magia e psique humana.
Recomendo veementemente a leitura desse clássico.

anacreola 25/11/2021

Eu demorei tanto, mas tanto, para conseguir terminar de ler esse livro... ficava pensando "não é possível, Neil Gaiman eu te amo, mas esse livro não tá dando em nada... Esses caras são dois chatos!" Mas terminei o livro em lágrimas. Achei tão lindo, tão cheio de significados importantes pra que a gente na vida não seja só Fat Charlie, nem só Spider. E aquelas senhorinhas americanas? Quero conhecê-las, visitá-las, tomar chá com elas e ouvir cada história incrível que elas tenham pra contar. Que com certeza não serão poucas! ?

Erick.Prates 27/11/2020

Incrível ????
Como eu amo a escrita do Neil Gaiman, é fascinante como ele desenvolve uma mitologia com tanta maestria que te faz ficar mais e mais curioso a cada página.

Nesse livro ele nos leva para a vida do "Fat Charlie", que não fala com o pai a muito tempo (O grande Deus-aranha Anansi, Dono de todas as histórias)
E em busca de reconciliação ele descobre que o pai era um deus e que faleceu a pouco tempo, descobre também que ele tem um irmão e esse irmão herdou todos os poderes do pai.
E Essas descobertas só geram problemas na vida do Charlie. Além disso, também existe uma ótima trama polícial envolvida.
É um livro bem divertido, o humor britânico do Gaiman tá bem presente e tem um desfecho muito bom.
Recomendo muito ????

gabsaantz 26/08/2020

Eu gostei bastante da história, do desenvolvimento dos personagens e como tudo terminou, mas parece que até a metade é tudo muito parado e que a partir daí é tudo muito corrido.

Indaiara 31/12/2020

O bom humor do Gaiman me ganha sempre
Os filhos de Anansi do Neil Gaiman conta a história de um rapaz muito azarado (Charlie Nancy), que tem um pai que gosta de lhe fazer passar vergonha -até apelidou o filho de Fat Charlie- e por isso sua relação com ele não é boa e muito menos próxima, com o pai nos EUA e ele morando na Inglaterra. Sua noiva insiste para que o pai dele comparaça ao casamento, então ele decide tentar fazer as partes por causa dela, e justamente durante suas tentativas descobre que o pai morreu em um karaokê. Agora Charlie precisa voltar para os EUA para enterrar seu pai, e acaba descobrindo que seu pai é um deus-aranha, e não só isso, que ele tem um irmão! Partir disso sua vida muda drasticamente e de forma muito bem humorada, Neil Gaiman traz referências da cultura africana e conta como Charlie lidou com sua nova versão de si e de sua família em uma aventura que vai muito além da vida pacata e azarada que ele tinha antes.

Foi uma leitura gostosa, rápida e leve, muito digna para o final do ano.

Alan.Felipe 20/12/2022

Surpreendente!
Sendo bem sincero, pensei em abandonar a leitura várias vezes, por que o começo é bastante lento, prolixo e até meio chato, mas quando as coisas foram se encaixando, foi ficando muito bom.

Esse é meu primeiro contato com um livro do Neil Gaiman e gostei bastante da escrita, mesmo tendo achado um pouco prolixo.

Os Filhos de Anansi é um spin-off de Deuses Americanos (que não li ainda ?????) e que conta a história de Fat Charlie, que é um filho do deus Anansi mas que não sabe, e quando descobre, seu mundo fica bem louco.

A trama é bem humorada e rola de tudo: aventura, fantasia, ação, suspense, um pouco de terror e horror também e até romances.

Recomendo!
Giovannaa1 20/12/2022minha estante
Depois lê O Oceano no Fim do Caminho, têm muitos dos elementos que você citou aí em cima, como aventura, terror, fantasia e etc.
Tem uns 10 anos que li, mas me marcou pra sempre kkkk

Giovannaa1 20/12/2022minha estante
tem*

Alan.Felipe 20/12/2022minha estante
Que massa, Gio! Já vou pôr ele na lista.

Alan Martins 02/12/2020

Fantasia e humor na medida certa
Neil Gaiman é um dos autores de fantasia mais aclamados das últimas décadas. Dentre seus livros, destacam-se Deuses americanos, Coraline e a série de HQs Sandman. Se eu dissesse que seu primeiro livro foi uma biografia da banda Duran Duran, você acreditaria? Pois é, o mundo guarda surpresas!

Para escrever o grandioso Deuses americanos, Gaiman pesquisou, e muito. A riquíssima mitologia do continente africano chamou sua atenção. Sobretudo as histórias sobre Anansi.

Quem é Anansi?
Anansi é um personagem folclórico do povo Acã, grupo étnico que vive em regiões do Gana e da Costa do Marfim. Ele é uma espécie de deus malandro, pregador de peças, que busca sempre tirar vantagem.

Dizem que sua forma original é a de uma aranha. Seu mito foi levado por seu povo à América do Norte, na época da escravidão. Em algumas regiões dos Estados Unidos suas histórias ainda são populares.

Quem já leu Deuses americanos, ou assistiu à série, conhece o personagem Anansi. Neil Gaiman se encantou tanto por esse deus que resolveu escrever um romance sobre ele. Ou melhor, sobre seus filhos.

O enredo de Os filhos de Anansi
Em seus romances para adultos, Gaiman parece criar protagonistas bem semelhantes. Eles sempre parecem fracos, inicialmente; são pessoas comuns, que se encontram em situações fantásticas; e possuem problemas de relacionamento.

Os cenários e situações também são bastante parecidos. Há o mundo real, palpável, mas existe também um mundo fantástico, oculto.

Charles “Fat Charlie” Nancy é um adulto americano vivendo em Londres. Leva uma vida simples, com um trabalho que odeia e uma noiva que talvez não seja seu verdadeiro amor.

Apesar de ser um ótimo cantor, Fat Charlie é muito tímido. Parte dessa timidez é culpa de seu pai, que pregava peças no filho pequeno. Além de não possuir boas lembranças do pai, Fat Charlie é um adulto nada assertivo.

Sua vida e realidade mudam da noite para o dia. Ele descobre não ser filho único! Entretanto, seu misterioso irmão, que se chama Spider, vai se mostrar um grande inconveniente.

E as surpresas não param por aí! Se ligou: Anansi, aranha, Spider? Isso mesmo, Fat Charlie vai descobrir muitos segredos sobre seu pai, assim como um mundo mitológico e perigoso.

O livro Os filhos de Anansi é bom?
Os filhos de Anansi é um livro muito bom. Trata-se de uma história de fantasia, com um toque sombrio. A escrita de Neil Gaiman, mesmo quando escreve para adultos, tem uma pitada de conto de fadas. Essa característica casa muito bem com o enredo.

Podemos dizer que Gaiman é um dos maiores contadores de histórias da atualidade. Há uma boa dosagem de suspense, mistério e humor, sem falar em sua habilidade de criar novas narrativas a partir de mitologias.

Não é o melhor trabalho do autor. É difícil superar a grandiosidade de Deuses americanos, por exemplo. Todavia, Os filhos de Anansi é um trabalho de alto nível.

Claro que nem tudo é perfeito. Como eu mencionei, os protagonistas de Gaiman costumam ser pessoas fracas, que se desenvolvem ao longo do enredo. Tal fraqueza, às vezes, irrita. Fato capaz de atrapalhar a conexão do leitor com os personagens.

Enfim, leitura leve, rápida, divertida e prazerosa. Tive bons momentos com esse livro. Sem dúvidas, uma boa leitura.

Sobre a edição da Intrínseca
Edição padrão: brochura, capa com orelhas, miolo em papel Pólen Soft, boa diagramação. O papel da capa possui alta alvura, dando um aspecto legal à obra.

Boa tradução, de Edmundo Barreiros. Essa edição possui alguns textos extras, e tudo isso a torna muito melhor que a antiga edição da Conrad.

Vale a pena ler Os filhos de Anansi? O veredito
Todo mundo deveria ler ao menos um livro de Neil Gaiman. Um autor criativo, de escrita refinada, que dá novos ares a mitologias do mundo todo.

Quem gosta da literatura fantástica vai adorar Os filhos de Anansi. Talvez não seja a melhor recomendação para ler o autor pela primeira vez. Contudo, é um ótimo ponto de partida para conhecer mitologias pouco conhecidas no Brasil.

Nota: 4 ⭐

site: https://anatomiadapalavra.com/2020/12/02/os-filhos-de-anansi-resenha/

Danny 01/08/2021

Eu amei esse livro, a escrita é fluida e muito divertida. gostei bem mais que de deuses americanos.
neste livro fat charlie está para se casar e ao procurar o pai para convida-lo para o casamento e descobre que ele faleceu e retorna ao EUA para o enterro. lá uma velha amiga diz para ele falar com uma aranha e perguntar pelo seu irmão perdido. ao retornar pra inglaterra ele faz exatamente isso e seu irmão (spider) aparece, e o que parece um uma noitada com um irmão desaparecido vai virar uma confusão só. Spider vai virar a vida de fat charlie de cabeça para baixo e ele não vai emborar, e então ele embarca numa viagem para conseguir expulsar seu irmão de volta pro mundo dos deuses

Mariane Sena 31/07/2020

A vida do filho de um deus (que não sabe nada sobre isso)
Eu amo Neil Gaiman, completamente, e ainda não me deparei com nada que ele tenha escrita que eu tenha desgostado, felizmente esta impressão ótima segue em Anansi Boys, livro que eu não tinha ideia do que esperar, mas que me arrancou as maiores risadas pelas coisas mais absurdas.

Como fantasia, esse livro me pareceu até bem realismo mágico, mais pela sensação ao lê-lo do que por ele em si, mas creio que seja muito do toque próprio que o Neil tem, as coisas acontecem e nem por isso terão explicação, estamos lidando com deuses, se espera que coisas extraordinárias aconteçam, mas ainda assim as vezes parece absurdo demais, a mitologia pouco comum deixa o livro muito próprio e eu particularmente gostei muito de acompanhar essa jornada estranha.

Já posso até dizer que estou com saudade de Charlie e suas descobertas estranhas sobre um mundo mais incomum ainda.

O livro traz uma grande história de família, onde dois irmãos se encontram e se desencontram tentando se descobrir como algo que faz sentido após a morte do pai, Charlie não sabia que tinha Spider, e Spider sempre soube de Charlie, mas nunca tinha voltado para casa.

Mergulhe na estranheza de tudo isso e aproveite a inconstância da teia de aranha que se forma ao fim, entrelaçando coisas que pareciam ser intrelaçaveis. Nesta teia nós somos a mosca fisgada.

Jess 07/01/2022

O inglês que tem o limão
Charlie (ou Fat Charlie como todos o conhecem) é o filho que passou a adolescência criado por um pai que faz o estilo de 'tio do pavê'. E passou a adolescência mortificado de vergonha desse pai. Mudou-se com a mãe para a Inglaterra, e depois de quase 20 anos sua noiva o convence a ligar novamente e tentar se reconectar com o pai. Mas as coisas desmoronam quando descobre que o pai em questão havia falecido. Mais confusas ficam as coisas quando se revela que era Anansi, o deus aranha. E pra piorar ainda existe um irmão na jogada, o Spider, que se mostra muito mais carismático, confiante e sagaz que Charlie.

Todas as histórias são de Anansi. Eu, que já tinha amado o personagem que faz uma certa presença em Deuses Americanos, não podia esperar menos dessa figura irreverente, temperada com o humor e a escrita fluida de Gaiman. Sou suspeita pra falar, é um dos meus autores preferidos. Os filhos de Anansi fala mais do que mitologia africana - que por sinal é muito interessante por si só, vale uma pesquisa por fora - mas também é um romance investigativo, um suspense, uma aventura, quase uma comédia e ainda por cima é um retrato familiar, contando a história de como dois irmãos encontram a própria essência e cultivam a fraternidade diante da dificuldade.

Leticia.Machado 19/01/2022

Neil Gaiman nos presenteia mais uma vez
Senti o ritmo do livro bastante lento no começo, demorou até a leitura engrenar e surtir um interesse, mas depois de um determinado momento, as tensões e relacionamentos da historia te prendem muito, quase como se fosse um livro de mistério.
A narrativa me deixou com uma sensação muito típica pra mim, uma sensação que sempre tenho ao ler um livro do Neil Gaiman, o que mostra o quanto a escrita do autor é inconfundível.