Os Filhos de Anansi

Neil Gaiman

Resenhas - Os Filhos de Anansi

Enrique.Bohm 06/12/2020

uma bela comedia familiar
Um excelente conto que poderia muito bem ser uma história milenar que foi alongada para ser um romance.

Um ótimo toque de humor inglês do autor neil gaiman foi muito bem-vindo. Com humor acido e muito bem encaixado, balanceado com personagens que despertam os mais diversos sentimentos, com ação e aventura, e muita discussão familiar, isso tudo faz filhos de anansi um livro que posso recomendar a todos que gostam de fantasia e bom humor.

Seus personagens no início são um pé no saco, mas a história ao redor deles é tão boa de acompanhar que vale a pena conhecer eles e ir ate o final do livro. Um final bom e satisfatório fecha essa obra com chave de ouro e uma bela canção.

Kadu Castro 08/01/2009

Gaiman continua surpreendendo
Depois de Sandman e Deuses Americanos, ao ler sobre a trama de Filhos de Anansi, pensei: "Lá vai o Gaiman fazer a única coisa que sabe de novo". Achei que seria um livro ruim.

Pra minha sorte, enganei-me! (muito embora eu ainda ache Deuses Americanos melhor)

Mesmo com a velha trama de "Deuses esquecidos vivendo em um mundo que os esqueceu", Neil Caiman consegue surpreender com uma história muito bem-estruturada e personagens muito, mas muito cativantes. Foi quase impossível largar o livro, as páginas fluem numa velocidade incrível.

Enfim, ainda bem que ele escreveu sobre o que sabe escrever. Justamente porque ele sabe escrever muito bem neste tipo de ambientação. Leitura mais do que obrigatória para qualquer fã.

naiarafernands 16/08/2021

Melhor que deuses americanos
Passei muita raiva com esse livro, vocês não tem noção KKKKK

Basicamente a história é sobre os filhos de um Deus africano, o famoso Anansi de Deuses americanos retorna. Quem conhece essa versão do Neil Gaiman sabe que Anansi é bem radical, que luta pela causa negra e que gosta de incitar a "raiva justa" pela luta de classes. Acontece que ele tem dois filhos, um humano que não sabia ser um semi deus e um deus que é um incrível filho da p*ta. Nossa senhora eu quase desisti três vezes por causa desse ódio.

O desenvolvimento dos personagens é muito bom e a justificativa para eles estarem juntos é aceitável, vale muito a pena e eu achei melhor do que o primeiro livro da série.

Hillary22 08/01/2024

A teia de anansi e neil
"Quando você se entrega sem medo a um livro de Neil Gaiman, tudo pode acontecer"
E é a mais pura verdade.
Esse não é o primeiro livro que leio de Neil, está entre o segundo e o terceiro, e o estilo de escrita desse cara é absurdamente gostoso de ler.
Gaiman mistura realidade e fantasia de maneira tão sutil, que você fica com vontade de conhecer o que os ratos fazem no seu submundo, de falar com aranhas e de deixar um pãozinho para um leprechaun na janela.
Em Os Filhos de Anansi, ele retrata a mitologia africana em contraste com o mundo moderno de uma Londres que conhecemos. Histórias do Aranha são contadas ao longo do livro, para dar contexto aos acontecimentos atuais.
Como ele mesmo escreve, "histórias são como teias, conectadas fio a fio, e cada uma segue até o centro, porque o centro é o fim. Cada pessoa é um fio da história". Todos os personagens se envolvem entre si da maneira mais improvável. Gosto bastante dessa dinâmica. Nenhuma ponta solta.
Com personagens bem elaborados e bem utilizados no rolê, Gaiman nesse livro entrega sarcasmo, fantasia, confusões da realidade, uma brilhante descrição de parte da mitologia africana, mistério e tudo mais que você possa imaginar que contenha uma história de Neil, se já o conhece de outros títulos.
9/10. Aproveitem a leitura.

Gisele296 23/05/2020

A canção certa pode derrubar dinastias.
Minha primeira leitura desse autor maravilhoso. Pulei a ordem e ainda não li Deuses Americanos mas posso dizer que não senti falta dele para conseguir imergir nessa leitura.
Os Filhos de Anansi, como o nome já diz conta a estória de Fat Charlie e Spider, filhos de Anansi. Um inseguro de si que nunca se deixou conquistar muita coisa na vida, enquanto o outro conquista tudo que "põe os olhos", você pode até pensar que um rouba a confiança do outro, mas seria isso mesmo? Seriam eles gêmeos que um consegue drenar habilidades do outro ou seriam eles algo mais "único" e um só não descobriu suas habilidades e força ainda?

De uma leitura leve e escrita contagiante, Gailman nos leva à uma dimensão onde Deuses andam entre nós, às vezes despercebidos outras nem tanto. Deuses e semideuses estes que trazem qualidades inteiramente humanas junto com os devaneios de um ser superior.

Um livro contagiante que me fez desejar ter todos os livros dele na minha biblioteca.

selvadelivros 01/05/2020

Gaiman provando seu potencial novamente
Deuses africanos, problemas familiares e amorosos, chefe babaca e, porque não, bruxas.

Um belo dia a vida de Charlie Nancy desaba. Ele descobre que seu pai recém falecido era um Deus mais do que traiçoeiro e que, de quebra, tem um irmão que, digamos, vai movimentar a sua vida.

Logicamente já vou começar enaltecendo a escrita inigualável do Neil “Deus” Gaiman que por mais que não gostemos 100% da história nos prende até o último ponto final.

Os Filhos de Anansi é o legítimo livro com histórias dentro da história. Esse toque de contos de fadas que as micro-histórias de Anansi trazem pro livro foi genial. Além disso, temos também histórias por trás da história principal que deixam o livro mais dinâmico. (Quantas vezes eu falei "história" nesse parágrafo?)

Minha bióloga interior amou forte a mitologia dos deuses africanos com seus animais. E achei surpreendente que o “Deus aranha” que deveria ser o mais fraco de todos é o poderoso dono das histórias.

Quem curte música e cantar vai gostar desse livro.

Um tanto quanto parado aqui e acolá, mas nada que estrague a leitura.

“As histórias são como aranhas, com pernas compridas, e também são como teias de aranha, onde um homem pode ficar todo emaranhado, mas também são bonitas quando você vê elas embaixo de um folha com orvalho, o jeito elegante que elas se ligam entre si, uma a uma.”

Otávio - @vendavaldelivros 24/09/2020

“Histórias são como teias, conectadas fio a fio, e cada uma segue até o centro, porque o centro é o fim. Cada pessoa é um fio na história”

Charlie Nancy descobriu que é filho de um deus. Na verdade, descobriu que o pai, cuja relação com ele não é das melhores está morto, é um antigo deus africano chamado Anansi, a aranha, o Dono de Todas as Histórias. E Charlie descobriu, também, que tem um irmão. Ainda que o enredo traga assuntos complexos como a relação entre pais e filhos, irmãos e irmãos e de uma pessoa com problemas com as próprias convicções, é impossível não rir do humor britânico de Gaiman nesse livro.

Quem já teve a oportunidade de ler ou assistir a série Deuses Americanos sabe a forma que Neil Gaiman explora a mitologia em seus romances. Personagens cativantes, bem-humorados e bem construídos fazem parte da receita de sempre. Filhos de Anansi é o flerte de Gaiman com a mitologia africana, em especial a que se deslocou para o caribe e para Nova Orleans.

Sr. Nancy, o pai de Charlie, é um deus que tem muitos pontos em comuns com outras deidades de mitologias africanas e espalhadas pelo mundo. Exu, Legba, Bara, Loki e tantas outras deidades que falam sobre caminhos e sobre histórias se aproximam da aranha Anansi.

Anansi me lembra o malandro carioca, bem trajado, com seu fedora verde e sempre conseguindo boas relações por onde passa. Ah, e claro, cantando! Gaiman nos traz um livro musical, que mostra a importância das músicas na construção das realidades que estamos inseridos e como elas podem ser ferramentas de mudanças.

Filhos de Anansi funciona muito bem como uma fantasia inserida na realidade, um livro com imagens e sons marcantes, que nos faz pensar em quem somos e quem realmente queremos ser e como nossas relações fraternais afetam nossa vida. O livro não é perfeito, demora um pouco a engrenar, tem alguns “buracos” que acabam diminuindo o ritmo da leitura, mas vale e muito como um complemento ao universo criado em Deuses Americanos.

site: https://www.instagram.com/p/CEK_-teHAJo/

Claudia 31/08/2020

Aranha e homem, depende de como você olha
"Toda pessoa que já existiu, existe ou existirá tem uma canção. Não é uma canção que alguém escreveu. Tem melodia própria, tem palavras próprias. Pouquíssimas pessoas chegam a cantar a própria canção. A maioria teme que sua voz não faça justiça a ela, ou que as palavras sejam tolas honestas ou estranhas demais. É por essa razão que as pessoas optam por, em vez disso, viver suas canções."
A história é simplesmente maravilhosa. Tem personagens engraçados, emocionalmente feridos, egoístas, egocêntricos, heróis, malvados. E mesmo a história sendo recheada de fantasia, os personagens não perdem sua humanidade, mesmo os que são deuses.
Particularmente gostei muito do Charlie, o jeito tímido, que evita situações constrangedoras fez com que eu me sentisse na pele dele, e isso foi ótimo por que me aproximou dele. E o Spider, bom, me fez gostar dele desde o começo.
E é muito bom ter a presença de um deus e semideuses africanos como protagonistas. "Talvez Anansi seja só um sujeito de uma história inventada lá na África, na aurora do mundo, por algum menino com perna coberta de mordidas de borrachudo, arrastando uma bengala na terra para desenhar a história que inventou sobre um homem feito de piche. Isso muda alguma coisa? As pessoas reagem às histórias. Elas contam, as histórias se espalham e, conforme são contadas, mudam os contadores."

KinoplexGuilha 24/01/2022

Um livro bem escrito mas não para mim
O livro é inegavelmente bom, porém pelo menos no meu ponto de vista, os personagens são tão insuportáveis que fica difícil se ligar a narrativa.

Ju_Brandao 12/07/2022

Os Filhos de Anansi - Um Livro Que Me Surpreendeu
Esse livro foi uma surpresa para mim pois eu esperava uma coisa e recebi outra! Ha ha. Pensei que a narrativa do livro seguiria algo parecido com o livro "Deuses Americanos" do próprio Neil Gaiman, com história de deuses e entidades africanas, mas o deuses aqui tem formas diferentes e são contadas de maneiras diferente. O começo do livro foi um pouco lento, mas quando o irmão do Fat Charlie, Spider aparece, o ritmo do livro melhora e o desenvolvimento começa a ficar mais interessante. Nesse livro acontece muitas reviravoltas, teve personagens que eu não esperava fazer o que fez, o que me deixou muito chocado e impressionado.A forma como cada personagem evoluiu no decorrer do livro é feito de maneira graciosa e sútil,que o leitor só vai se dá conta no final do livro. Tem assassinato, fantasmas, magia e muita comédia, no geral é um bom livro com um bom desenvolvimento. É muito lindo a maneira como o Gaiman consegue lidar com o conceito de família de maneira tão simples e sincera,que no final do livro o leitor tem a sensação de felicidade e dever cumprido por ler mais uma das obras de Neil Gaiman.

Enrique 14/02/2009

Essa é uma história sobre descobrir quem você realmente é, e de onde você realmente vem, aonde fica o seu lugar no mundo. É também uma história sobre histórias - como elas nascem, crescem, se reproduzem e somem. Mas é principalmente uma história sobre pais, filhos, irmãos - família. O poder do Neil Gaiman é conseguir injetar sentimento e humanidade até mesmo nas situações mais sobrenaturais - e é por isso que ele é meu escritor favorito.

Lettuce 15/11/2020

Filhos de Anansi é um dos livros do mundo de Deuses Americanos e assim como deuses americanos, filhos de anansi não decepcionou

Carol Genaro 14/05/2020

RESENHA
Os filhos de Anansi é uma obra do autor Neil Gaiman, que vai nos contando histórias da mitologia Africana, em que os animais falam, e a ideia em que o mundo e todas as coisas surgiram através de uma canção.
O livro conta a história de Charles Nancy, que tinha uma relação ruim com o pai, que sempre o humilhava desde criança. Tanto que foi o próprio que colocou o apelido no filho de "Fat Charlie", que levou consigo a vida toda, mesmo ele não tendo mais o peso acima da média.
Durante muitos anos, Charles colocou um fim no relacionamento com o pai, e só comenta sobre ele, quando a noiva insiste que ele o chame para o casamento deles, e com um telefonema, ele descobre que o pai morreu, e que ele tem que cruzar o oceano para o funeral.
A confusão toda começa ai, quando Charles descobre que é filho do Deus Anansi, e que tem um irmão chamado Spider.

O livro lembra Deuses Americanos, tem a mesma pegada, e o autor é um gênio em narrar coisas bizarras e ao mesmo tempo parecer tão simples. Mas achei meio cansativo depois da metade. Eu gostei muito de conhecer um pouco sobre a mitologia africana, mas a história em si deixou um pouco a desejar.

Thomas Anerd 21/08/2013

Vale a segunda releitura
Eu li Os Filhos de Anansi duas vezes em 2006 quando adquiri um exemplar. Até então, eu só tinha lido Sandman e alguns números de Os Livros da Magia do autor, mas sabia devido a várias formas de mídia que Gaiman era/é um autor celebrado. Eu, de imediato, fui enredado pela trama e seus elementos místicos, a forma com que ele narrava a trajetória de Fat Charlie, Anansi, Spider e outros deuses antigos, mesclando nossa realidade com uma totalmente surreal e arrebatadora.

Vou reler assim que comprar outro exemplar...

site: www.thomasaner.com.br