Os Filhos de Anansi

Neil Gaiman

Resenhas - Os Filhos de Anansi

Matheus.Augusto 23/06/2020

To passada, tô chocada
GENTEEEEEE, esse livro é perfeito 0 defeitos, Neil Gaiman virou meu autor favorito, vou ler tudo dele hehe

KinoplexGuilha 24/01/2022

Um livro bem escrito mas não para mim
O livro é inegavelmente bom, porém pelo menos no meu ponto de vista, os personagens são tão insuportáveis que fica difícil se ligar a narrativa.

Naiana 17/10/2021

Uma leitura deliciosa, divertida e super descontraída.
Conheci a obra de Gaiman pela primeira vez no ano passado, com Deuses Americanos e de lá para cá já foram 5 trabalhos diferentes dele que li, quadrinho, livro infanto-juvenil e livros repletos de misticismo e aventuras. Amei cada um e ele tem se tornado um dos meus autores favoritos, a forma fluída com que narra sua histórias as torna a leitura muito prazerosa e fácil, traz também misticismo e fantasia (que são traços que amo ler) em cada trama de forma muito natural, além de ótimas reflexões.
Os Filhos de Anansi foi mais uma leitura que tive o prazer de fazer, nele o autor narra a história de Charles Nancy, nativo dos Estados Unidos que fora morar ainda criança na Inglaterra junto com a mãe, após a separação dos pais, e desde então perdera o contato com o pai. Charles está noivo de Rosie e com os preparativos para o casamento resolve tentar fazer as pazes com pai e convidá-lo para o casamento, qnd recebe a notícia que o mesmo falecera. A partir de então sua vida vira de cabeça para baixo, descobrindo que seu pai era um deus e que ele tem um irmão, Spider, que herdou os poderes do pai e o qual nunca soube que existia. Junto a essa esfera de mitologia e uma vida no mais perfeito estilo Carpe diem vivida por Spider e pelo Sr Nancy, entra na trama conflitos familiares e um pouco de investigação policial que tornam essa história única, divertida, com muitos momentos de tensão e reviravoltas, você nunca se cansa e sempre há algo mais a cada página lida.
Talvez a única coisa que me deixou incomodada com o livro seja Daisy, como ela se desenvolve na trama em relação aos irmãos, mas ainda assim não foi nada que me fizesse desgostar do livro.

Lettuce 15/11/2020

Filhos de Anansi é um dos livros do mundo de Deuses Americanos e assim como deuses americanos, filhos de anansi não decepcionou

Valesi 04/11/2021

Gaiman acerta (de novo)
Uma obra mais antiga de Neil Gaiman, a mente por trás de Sandman, Os Filhos de Anansi traz de volta uma divindade africana abordada rapidamente em Deuses Americanos. Mas não é necessário ter lido este para aproveitar a obra.
A história gira em torno de "Fat" Charlie e Spider, dois filhos do deus aranha diametralmente diferentes: enquanto o primeiro é retraído e desconfiado, o segundo tem todo o charme e malemolência herdados do pai.
E aí fica uma dica interessante: não podemos medir as atitudes de Anansi e Spider pela nossa régua humana, pois ela não se aplica a eles.
Numa história feita para virar roteiro (uma série na Amazon está sendo produzida neste momento), com alguns núcleos que inevitavelmente (mas de maneira divertida) confluem no final, a leitura é fluida e rápida, daquelas que dá pena ao terminar.

Caetano.Bezerra 14/01/2024

O livro agrada muito como continuidade do universo de Deuses Americanos, mas pra mim sofre o mesmo defeito de seu antecessor: não há desenvolvimento suficiente de personagens para que possamos nos identificar, mesmo sendo bons personagens. Talvez Anansi pudesse aparecer um pouco mais, e até o próprio Spider com mais capítulos em primeira pessoa.

Enrique 14/02/2009

Essa é uma história sobre descobrir quem você realmente é, e de onde você realmente vem, aonde fica o seu lugar no mundo. É também uma história sobre histórias - como elas nascem, crescem, se reproduzem e somem. Mas é principalmente uma história sobre pais, filhos, irmãos - família. O poder do Neil Gaiman é conseguir injetar sentimento e humanidade até mesmo nas situações mais sobrenaturais - e é por isso que ele é meu escritor favorito.

Ryanansy_ 01/06/2022

Neil e suas histórias incríveis
A história começa nos apresentando a vida atual de Charlie, sua relação desconfortável com Nansi, seus planos de vida e sua esposa. E é tudo muito verossímil: um trabalho mediano, um noivado mais sem vida que peixe morto e um pai problemático.
Após essa apresentação uma série de eventos vão vindo para demolir as bases na vida do protagonista, tendo como estopim o conhecimento de um irmão do qual Charlie não se recorda, e que são tão extremos que eu me peguei pensando coisas como: "ninguém se fode tanto assim!". O ponto é que após tudo na vida de Charlie ser demolido, a primeira impressão é de que só sobraram ruínas, mas o escritor consegue movimentar a trama afim de que tenhamos a sensação de que tudo fluiu para ser construído algo novo e melhor.
Ainda é possível falar sobre as várias sub tramas que ocorrem simultaneamente e que dão uma leve sensação de salada de frutas, mas todas elas conseguem se convergir, sem se atropelarem e nem aparentar que o Neil forçou essa movimentação.

Quanto aos sentimentos que esse livro me causou, vão desde satisfação com o final e a representação das entidade africanas, até a tristeza ao pensar como seria ter uma relação destruída por causa de um reencontro familiar hahaha. Finalizo dando destaque as histórias avulsas ao fim de alguns capítulos, que nos conectam ainda mais com a mitologia do Anansi e dão uma premissa para a ação de alguns antagonistas, simplesmente maravilhoso!

Hangla 26/06/2020

Fat - not so fat - Charlie
Um livro muito bom, porém os capítulos são imensos, o que acaba cansando.

Emilio.Curcelli 06/05/2020

Foi muito gostoso poder rever Anansi e suas histórias após tê-lo conhecido em deuses americanos.

Ivy 25/11/2022

Os filhos de Anansi
Ler Neil Gaiman é sempre muito divertido pra mim! Ele tem aquele humor ácido e sarcástico britânico que eu adoro e que me lembra muito um dos meus autores favoritos, o Douglas Adams. Ler Os filhos de Anansi, que é um spin-off de Deuses americanos foi muito prazeroso, foi como revisitar velhos amigos. Eu amei também que a história traz mitologia ancestral e folclore afro-americano, acredito que é a primeira vez que leio algo com elementos de mitologia africana. Foi um passatempo muito divertido e único, daqueles que só o Neil Gaiman sabe proporcionar?

Ana 05/04/2020

Minha primeira leitura desse autor. E estou impressionada. Gostei mt do jeito como ele conta a história e escreve. Um livro que vale a pena.

Luiza 13/12/2020

"Os filhos de Anansi" é uma comédia cheia de humor britânico, mas que não deixa de apresentar elementos sombrios e fantásticos.

Fat Charlie Nancy é um homem tímido e meio desengonçado que tem muita vergonha do pai e não quer convidá-lo para o seu casamento. Contudo, quando um parente misterioso e desconhecido aparece, a vida normal de Fat Charlie vira de pernas pro ar, numa narrativa fantástica, engraçada e sombria.

A cada livro que leio, eu me apaixono mais pela obra de Neil Gaiman, por seu estilo e por sua capacidade de contar histórias que nos tiram desse mundo.

OgaiT 25/05/2020

Criador de ideias
Neil Gaiman não cansa de nos surpreender com suas histórias. Com uma estrutura narrativa recorrente: Um cara comum, que sofre uma revira volta, conhece um mundo sobrenatural, encontra um problema, resolve o problema, cria um outro maior e no fim resolve-se tudo (a jornada do herói). Mas o que mais me chama a atenção é essa construção de mundos sobrenaturais do Neil, além de ficar curioso de que lugar ele retira tantas referências fantásticas, segundo ele:
"Você tem ideias quando fantasia. Tem ideias quando fica entendiado. Tem ideias o tempo todo. A única diferença entre escritores e as outras pessoas é que percebemos quando estamos fazendo isso. [...]
De onde tiro minhas ideias?
Eu as invento.
Na minha cabeça." (p. 323-325).
Quanto a história, o ambiente não será tão novo assim, para aqueles que já conhecem Deuses Americanos. Aqui vamos seguir a jornada de Fat Charlie, filho do deus Anansi, com quem tem um relacionamento complicado e a quem não ver há anos. Em sua ida ao velório e enterro do pai, descobre coisas inacreditáveis sobre o seu pai, que ele prefere esquecer, mas também descobre ter um irmão do qual foi separado ainda criança. A partir, tudo muda na vida de Charlie. Fica aqui meu apelo: Leiam!