July, July De Volta Ao Começo

July, July De Volta Ao Começo Tim O'Brien

Resenhas - July, July De Volta Ao Começo

Luiz Eduardo 06/07/2017

Um livro sobre pespectivas ou sobre a falta delas.
A princípio a escrita do autor pode deixar o leitor um pouco conturbado. O ritmo frenético da narrativa e as inúmeras cenas que ocorrem com diferentes personagens em diferentes cenários na mesma página pede um pouco mais de atenção. As vezes, é necessário voltar uma página ou duas pra que seja possível recapitular cenas e ganchos importantes para a compreensão do que se está lendo. Nada disso é um problema.
A narrativa é muito rápida, por fezes frenética; porém, toda a história do livro é contada num período de menos de 3 dias de um reencontro da turma de 69 nos anos dois mil. Cada personagem da trama tem direito a um capítulo só para ele e os flash backs dos mesmos são intercalados com os acontecimentos do reencontro em uma linha do tempo peculiar, quase atípica. Diante disso pode-se conhecer profundamente cada um dos integrantes da história. O dentista e a cuidadora de idosos que não foram ao reencontro, a esposa perfeita com câncer, o veterano da guerra no Vietnã, a pastora desempregada que enfrenta problemas com a fé, o amante rejeitado que um dia sonhou em viver com seu grande amor e tantos outros personagens nos contam histórias sobre suas vidas, perspectivas, sonhos não realizados e muitos aspectos cruéis da realidade que por vezes tentamos, inutilmente, não enxergar.
O livro é, muitas vezes, hilário. Destaco aqui os maneirismos do autor e os vícios de linguagem propositais. Quem irá se esquecer da ex-estrela de basquete que já tivera 3 filhos, do vice-governador de Minnesota e sua ex-esposa, agora missionária luterana e outros? O autor é muito feliz nos momentos de humor do reencontro e das coisas absurdas que insere, proposital e sutilmente, na história principal.
Em suma trata-se de uma leitura prazerosa, rápida, ácida, bem humorada e triste, muito trite. Embora procuremos, na maioria das vezes, os momentos felizes da vida este livro mostra que nem de momentos felizes vivemos e que não há nenhum mal em se entristecer de vez em quando.

Leitura super recomendada.