Deslembrança

Deslembrança Cat Patrick

Resenhas - Deslembrança

Paraíso das Ideias 30/05/2019

Como se fosse a primeira vez adolescente

London Lane tem apenas 16 anos, e apesar de parecer uma garota normal possui um segredo que compromete, e muito seu passado. Todos os dias às 4:33 da manhã a memória de Landon reseta, ou seja, ela se esquece de tudo que aconteceu ontem, mas como bônus, Landon vê coisas do futuro e sabe de coisas que ninguém mais sabe, e mesmo que ela não conte a ninguém, essas visões são sua âncora na vida.

Com o passar do anos ela vai se adaptando e aprendendo a conviver com essa falha que apenas sua mãe conhece, assim sendo, todos os dias antes de dormir, Landon escreve bilhetes sobre os acontecimentos do dia e dicas sobre o que esperar do amanhã. Com a ajuda da sua mãe aos poucos ela vai sobrevivendo.

Até que um belo dia Landon conhece Luke, e aos poucos eles vão se envolvendo, mas com a chegada de Luke, Landon tem uma lembrança, uma lembrança de seu passado a muito esquecido que pode mudar sua situação atual e trazer à tona coisas que ela não imaginava existir. Aos poucos Luke e Landon vão se reconhecendo e criando novas memórias enquanto aprendem a lidar com o futuro já conhecido, mas que pode ser alterado.

Deslembrança faz parte do grupo de livros que está na minha estante há anos, e apesar da capa fofa, com o passar do tempo fui passando leituras na frente e ele foi ficando para trás, agora depois de finalizar a leitura, penso que devia ter deixado ele lá, não me entendam mal, a leitura não foi ruim ou não teria terminado, mas o fim é descabido.

Este bilhete é para me lembrar de tudo de bom que eu tenho, desde as pessoas em minha vida até a capacidade que aparentemente eu possuo. Porque, sim, talvez eu vá sempre me esquecer do passado. Mas o que mais preciso me lembrar é do seguinte:
Também posso mudar o futuro.

London é uma personagem encantadora, e Luke é o garoto dos sonhos, se pudesse escolher alguém para ser meu primeiro amor, com certeza seria ele! Mas apesar de ter criado personagens encantadores sinto que a autora se perdeu aqui, deixando muita coisa sem resposta.

London não se lembra do ontem, mas sabe o que acontecerá no amanhã, quando ela começa a ter um sonho estranho acreditamos que seja um aviso do futuro, mas então ela descobre que isso é uma lembrança e o enredo começa a ficar confuso. Entre encontrar o pai, ajudar a amiga que não fala com ela ー já que ela não aceita o relacionamento de Jamie com um professor casado ー, descobrir sobre o sonho e entender porque não viu Luke no seu futuro, as informações vão se perdendo e o enredo vai ficando confuso, e para piorar, como num passe de mágica tudo se resolve e nada foi explicado.

O enredo possui muitas possibilidades, trabalhar com o futuro abre uma gama gigantesca de oportunidades das quais a autora não soube aproveitar, mesmo durante a leitura se torna difícil entender como Landon sabe o que vai acontecer no futuro, não dá pra entender se ela sonha, vê ou lembra, só nas últimas páginas fica claro como acontece.

Mas apesar das pequenas falhas o romance entre os personagens é fofo, Luke é um menino de ouro, e seu amor aquece o coração, não é fácil conquistar uma mulher todos os dias já que ela não se lembra de você. O que me faz lembrar do filme Como se fosse a primeira vez, com Adam Sandler, onde ele se vê conquistando a mesma mulher todos os dias, justamente porque a memória dela é apagada todas as noites. Se você é do tipo que não se importa com explicações, Deslembrança pode ser uma bela distração.

Enfim Deslembrança tinha tudo para ser perfeito, mas faltou enredo, ainda sim como primeiro livro da autora posso dizer que ela lida bem com as palavras e sabe como prender o leitor.

site: https://www.paraisodasideias.com/2019/05/jane-eyre-charlotte-bronte.html

Lari 20/11/2018

Quase perfeito
Uma garota que não tem lembranças do passado, apenas do futuro. Até que conhece Luke e não consegue ter nenhuma lembrancinha dele em sua vida, mas com o tempo vai conseguir colocar a sua mente no lugar. Adorei a história, so não foi melhor por causa do final vago, deixando as coisas a acontecer.

Carol Coutinho 11/11/2018

Interessante
Uma ideia interessante posta no papel de uma forma boa mas limitada. "Lembrar" do futuro abre tantas possibilidades narrativas...

Kymhy 23/03/2018

Deslembrança - Cat Patrick
London Lane tem um problema quando dorme: sua memória é apagada. Para mascarar seu problema ela deixa bilhetes sobre o que acontecerá no futuro. Porém ela passa a ver imagens do passado e quer descobrir o que é.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-deslembranca-cat-patrick/

Letícia 11/03/2018

A ideia do livro era muito promissora, mas me decepcionei com o final que deixou muitas pontas soltas.

Amanda Reis 27/01/2018

A história de uma menina chamada London Lane e sua falta de memória para o passado e a não falta da memória do futuro.
Quando eu vi que esse livro estava na promoção em uma livraria, procurei resenhas sobre ele que me fizeram comprar pra ver no que ia dar. Confesso que não esperava me interessar tanto por ele. Rs
O livro conta a história de London Lane, um adolescente que lembra muito bem de seu futuro mas se esquece do passado. Porém ao encontrar com Luke começam a surgir novas lembranças do futuro e até mesmo do próprio passado. Em uma mistura de romance, mistério e até luta pela amizade que a trama do livro acontece.

Apesar de esperar um pouco mais do final, saber mais como fica a situação dela... Eu gostei muito do livro e indico para quem quiser ler. É uma leitura muito tranquila, que te envolve tanto que rapidinho você acaba de ler. Ele também me fez pensar muito sobre coisas que acontecem no meu dia a dia.

Blog MML 29/09/2017

Resenha postada no blog Meu Mundo em Letras
A ideia inicial do livro é muito boa e até interessante, mas acho que Cat Patrick poderia ter explorado um pouco mais. O enredo segue um ritmo bom e a história não deixa a desejar em muitos aspectos, mas o livro em si é meio sem sal.

Deslembrança conta a história de London, uma garota aparentemente normal, mas que leva uma vida... diferente. Sempre que London vai dormir, é como se durante o sono, o cérebro dela apertasse o botão "reiniciar" e deletasse tudo o que aconteceu nas últimas 24 horas. London já foi a vários médicos e fez vários exames,e de acordo com ambos, não há nada de errado com ela. Como se isso já não fosse muito confuso, London consegue se lembrar de coisas que ainda vão acontecer. Suas únicas lembranças estão no futuro.

A história fica um tanto interessante quando ela conhece Luke, de alguma forma ela se sente atraída por esse garoto novato e misterioso que ela não consegue ver em seu futuro, e justamente por não vê-lo em suas lembranças futuras, decide que é melhor não tentar nem aproximar do rapaz. Porém, acontecimentos levam London a permitir que Luke faça parte da sua vida, mesmo sabendo que no dia seguinte não vai lembrar nem do rosto dele. E é assim que aos poucos vai surgindo um romance que ao mesmo tempo é fofo e interessante.

A narração flui de maneira boa, mas não chega a ser digna de muitos elogios. Como disse acima, o livro tinha tudo para se tornar um best-seller, não fosse algumas falhas da autora. Coisas simples como, detalhes adicionais dos eventos e coerência dos pensamentos de London, pesaram mais nos pontos negativos, mas o desenvolver e o final dão uma certa balanceada, ao passo que eu indico esse livro para quem procura um mero passatempo.

site: https://meumundoemletras-gyh.blogspot.com.br

cris.leal 15/09/2017

Mistura romance e mistério...
"Deslembrança", de Cat Patrick, conta a história de London, uma adolescente que quando recosta a cabeça no travesseiro e dorme, tem os detalhes do dia que acabou de viver, apagados. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro, de coisas que ainda vão acontecer a ela e às pessoas próximas a ela.

Para tentar levar uma vida minimamente normal, antes de dormir London escreve bilhetes para si mesma relatando os acontecimentos importantes do seu dia. É a única maneira de não se sentir perdida ao acordar. Sem os bilhetes ela não teria lembrança nenhuma do seu passado, o que a impossibilitaria de seguir em frente.

Apesar do enredo super interessante, da mistura legal de romance e mistério, a autora não foi clara em algumas situações e com alguns personagens no decorrer da história, além de ter feito um final meio corrido. Será que Cat Patrick pensa em escrever uma continuação recheada de esclarecimentos? Merecia, viu!

Mesmo assim gostei da história, principalmente do romance entre London e Luke. Uns fofos!

site: http://www.newsdacris.com.br/2012/10/eu-li-deslembranca.html

Nice Santos 29/07/2017

Intrigante e muito amorzinho...
Tem como gostar mais de um livro juvenil? Bom quando se está na casa dos 30 você fica meio constrangida por gostar tanto, MENTIRA! Não estou constrangida porque quando o livro é bom a gente "goxta mermo"!

Já sou fã da autora, Cat Patrick apresenta uma estória bem distinta, que até hoje eu não tinha lido nada remotamente parecido, me envolvi com tudo, a rotina de London, seus bilhetes, suas "lembranças", seu romance... aawww

Aaaaa o amor juvenil, a pureza as descobertas, as sensações... Adorei sentir com Luke, através de London, sua paixão infantil e juvenil por London, a garota esquisita que não se lembra dele mas é muito altruísta.

E Luke, que dizer do Luke? Dos muitos personagens literários que queria que fossem reais, Luke foi para o top 5! Ele é simplesmente lindo, tanto por fora quanto por dentro...

Senti falta de um epílogo maior, mas só porque queria mais algumas páginas dessa estória linda que me prendeu tanto...
Bruna 01/08/2017minha estante
Mto lindinho mesmo....

Bela Lima 12/04/2017

A rotina da sua vida é posta em perigo quando... seu celular quebra?!
Sempre em algum momento durante a noite, a mente de Landon Lany apaga tudo que aconteceu naquele dia, ficando apenas memórias do que ainda irá acontecer, embora elas também sejam apagadas no dia que acontecem. Assim, Landon, uma adolescente de 16 anos, baseia sua vida em anotações e na certeza de qual dia é amanhã, já que não sabe qual é hoje ou qual foi ontem.

“Não tenho passado, minhas únicas lembranças estão no futuro.”

A rotina da sua vida é posta em perigo quando... seu celular quebra?! Sem um celular que diga que aquele dia teria aula de educação física, sem anotações de que haveria um simulado de incêndio, sem noção do que aquele dia lhe aguardava, Landon precisou vestir uma roupa de uma colega, assim como precisou sair vestida daquele jeito durante aquele frio, mas... Quem é aquele garoto de olhos azuis que lhe deu sua jaqueta? Landon com certeza iria se lembrar de anotar algo desse tipo para se lembrar depois.

“Lágrimas e mais lágrimas caem nas páginas pautadas em minhas mãos enquanto descubro um pesadelo que se tornou realidade. (...) sei que precisava ler isso hoje, e que vou precisar ler de novo amanhã. Para mim, ler é lembrar.”

Quando começa a se envolver com Luke Henry, Landon não está mais perto de vê-lo no seu futuro, mas sonhos estranhos sobre ela estar num enterro começam a lhe perseguir. Será que ela está apagando a lembrança de Luke para se poupar da dor de perdê-lo no futuro?

“Todas as minhas lembranças, boas, ruins ou tanto faz, um dia vão se concretizar. Então, goste ou não - e eu não gosto -, vou me lembrar de estar em pé num gramado recém-aparado, rodeada por pedras e pessoas vestidas de preto, até que isso se torne realidade. Vou me lembrar desse funeral... até que alguém morra. E, depois disso, ele será esquecido.”

A primeira coisa que pensei ao pensar sobre histórias com personagens que têm amnésia de curto prazo é o filme com Adam Sandler e o anime Isshuukan Friends/One Week Friends, e, embora a autora siga a temática de amnésia de curto prazo, ela também acrescenta fantasia no livro. E, claro, romance.

Tudo foi muito bem desenvolvido no livro, menos algumas partes aqui e ali que são esquecidas no final, gostei dos personagens, da história, do mistério... Menos da rapidez do romance. Sou do tipo que gosta de uma evolução gradual e não de algo caindo sem paraquedas... Embora o livro ainda seja bom e os protagonistas adoráveis.

site: http://sougeeksim.blogspot.com/2017/04/resenha-deslembranc.html

Stela 05/10/2016

Deslembrança
O que mais despertou curiosidade em mim nesse livro foi a frase na capa "Não tenho passado. Minhas lembranças estão no futuro." Como fica um pouco claro, nós logo percebemos que se trata de alguém que não tem lembrança. Mas, mais do que isso, as lembranças podem estar no futuro, como acontecimentos que ainda estão por vir. Isso é um pouco estranho, mas é a história de London Lane.

É um livro bem curto e simples, apesar de eu ter pensado ser diferente inicialmente. Quando se tratou do romance, penso que foi um pouco fraco e mal construído. Ainda existia ali um daqueles romances de ensino médio, onde certas coisas ainda não fazem sentido. Além disso, o relacionamento entre eles parece que ficou mal desenvolvido. Bem, mas apesar disso, o livro possui uma leitura bem agradável e fluida, motivo que não retira algumas de suas qualidades.

O livro nos conta a história de London Lane (como eu já disse) e é narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista dela. London é uma garota de 16 anos que leva, ou pelo menos tenta, levar uma vida normal. Normal na medida mais possível para ela. Pois já imaginou como seria acordar todos os dias e simplesmente não se lembrar do que já passou? London enfrenta isso, mas ela relata em bilhetes todos os fatos mais importantes ou insignificantes do seu dia a dia para lê-los no dia seguinte e tentar agir normalmente conforme o que já aconteceu.

Ou seja, toda a sua vida se resume nisso: anotações. Sejam mais simples ou mais complexas, dependo do que ela seleciona para se lembrar após esse dia. E não é só isso. Apesar de não se lembrar do passado, ela lembra do futuro. É como se previsse o que estaria por vir, como por exemplo, as más notícias que ela sabe que virão surgir, e tenta por tudo impedir que elas se concretizem.

Então, goste ou não, vou continuar me lembrando de estar em pé num gramado recém-aparado, rodeada por pedras e pessoas vestidas de preto, até que isso se torne realidade.

London vai tentando levar uma vida na medida do possível, até conhecer Luke Henry, um garoto bonito, cativante e esperto nos melhores momentos que é preciso para conquistá-la. Assim, conforme, ela anota em seus bilhetes os dias já passados ao lado de Luke, ele vai provocando certas mudanças em sua vida, como quando seus sonhos misteriosos surgem e ela não sabe se Luke tem alguma ligação com algum deles. Além disso, existem segredos sendo mantidos em volta de sua família e seus sonhos sombrios que persistem em sempre voltar.

Afinal, qual seria a ligação entre os sonhos e o passado de London? A pessoa certa a ajudá-la nessa descoberta é apenas Luke. Através dele, ela irá compreender seus piores pesadelos do passado.

Cat Patrick desenvolveu sua história de forma bastante misteriosa e esse foi o principal motivo de ter chamado minha atenção. A narrativa é muito fácil e agradável, assim como muitos outros livros também são. Mas o que o diferencia de todos é o assunto tratado. Realmente nunca havia lido um livro tão diferente como esse e ao mesmo tempo estranho. Em meio a história, o livro despertava curiosidades em mim que me deixava sempre com vontade de ler mais.

Enfim, o que posso dizer é que é um livro ótimo e interessante pra quem quer algo diferente, mesmo que tenha existido uma relação rápida demais e inesperada entre London e Luke.

site: http://www.leitorasvorazes.com.br/2015/11/resenha-14-deslembranca.html

Tati Correa 29/08/2016

Deslembrança - Cat Patrick
London é uma garota aparentemente normal, mas toda a madrugada seu cérebro se reinicia e todas as lembranças do seu dia são esquecidas. Através de bilhetes que ela deixa pra si mesma ela coloca somente o que quer lembrar.

O livro é curto e a leitura flui de forma maravilhosa, mais um livro maravilhoso da Cat Patrick.

Viviane 03/08/2016

Uma bela surpresa
Uma surpresa com personagens bem desenfados. Não é um clichê. É um livro rápido e com belas paisagens. Recomendo.