A Construção Nacional: 1830-1889

A Construção Nacional: 1830-1889 José Murilo de Carvalho
Leslie Bethell

Resenhas - A Construção Nacional: 1830-1889

marcelinho 20/01/2024

Gente do céu. Essa coleção (5 volumes) sobre a história do Brasil nação é incrível. Acabei o volume 2 e estou surpreendido com o peso historiográfico dos autores desse volume 2 ? José Carvalho, Sidney Chalhoub, Leslie Bethell, João de Paula e Alfredo Bosi.

Esse segundo volume coberta os anos de 1830 ? Dom Pedro I abdica do trono e dar ao seu filhos, Pedro II ? a 1889 ? lei Áurea e o fim da escravidão como sistema no Brasil.

Os autores observam esses anos (1830-1889) nos temas população e sociedade, política interna e externa, o Brasil no mundo, economia e cultura. Olha, essa coleção deveria ser lida por todos. O que temos aqui é imprescindível para entender o Brasil e o brasileiro.

C.a.d.u 13/01/2024

Edição linda, repleta de imagens lindas e com autores muito bons. Foi meu primeiro contato de verdade com o José Murilo de Carvalho, que escreveu um capítulo, mas os meus favoritos foram o "População e Sociedade", do Sidney Challoub e "Brasil e o Mundo", do Leslie Bethel. Meu problema foi que, em geral, achei um livro muito generalista. Tudo bem que ele se propõe a trazer nomes importantes da historiografia pra uma linguagem mais acessível, mas achei os textos muito rasos e muito focados no factual, diferente da coleção "Brasil Imperial", do Ricardo Salles, que eu acho que faz uma conciliação melhor entre escrita acadêmica e divulgação. Talvez a culpa seja minha de ir com uma expectativa errada, mas não fiquei com vontade de ler os demais volumes, mesmo eu gostando muito dos outros períodos e debates da história brasileira.

Gustavo.Henrique 12/11/2022

Coleção excelente, ja estou lendo os demais volumes e apreciando cada capítulo, tudo é muito bem analisado e exposto de forma extremamente fluída, a quantidade de documentos expostos torna a obra ainda mais enriquecedora, minha única critica é a quantidade de páginas, a capítulos em que é nítido que havia muito mais para ser falado, e deixem que falem, toda a história quando bem escrita é um deleite.

Rony 13/10/2022

Essencial "pero no mucho"
O Livro é organizado por José Murilo de Carvalho, e apesar de não contar com tantos nomes de peso (como o seu predecessor), este volume reúne informações importantes e análises muito acuradas de eventos do período (Em alguns momentos acuradas até demais – ao ponto de ficar desinteressante).

Sem medo de errar, a estrela deste livro, para estudantes de RI, é Leslie Bethell, que escreve com a maestria de sempre, sobre as relações do Brasil no Mundo. E é estranhamente criticado pelo próprio organizador do livro no capítulo final.

É uma excelente obra, que do meu ponto de vista, poderia ter abordado questões mais votadas para o monarca, mas que em muitos trechos se preocupa com tudo que acontece em volta dele, menos com ele. Apesar de sofrer com um pragmatismo desnecessário em algumas páginas, é uma excelente fonte de consulta para dados demográficos, econômicos e políticos referentes ao segundo reinado

site: diplominhos.com

Vieira 23/02/2021

A construção nacional
A obra A construção nacional 1830-1889 traz vários textos que tratam de vários momentos vivenciados pelo Brasil. Os temas vão desde as marcas do período, população e sociedade, a vida politica, as relações do Brasil com o mundo, a economia e a cultura tratando das transformações vividas pelo pais tupiniquim durantes os idos do século XIX.

Laiz 08/07/2020

leiam esse livro
- um amigo me indicou essa coleção pra estudar para concurso público e valeu a pena ter juntado meu dinheirinho e comprado todos os volumes, as ilustrações, o papel, e o conteúdo lógico, tudo é de uma qualidade incrível, parabéns pra todo mundo envolvido no trabalho
- segue o mesmo formato do livro anterior, introdução, um capítulo sobre as pessoas, um capítulo sobre a política interna, um capítulo sobre as relações internacionais, um capítulo sobre a economia, um capítulo sobre a cultura e uma conclusão, dentro desse recorte histórico
- as referências que tem no final do livro são muito boas se você quiser aprofundar sua pesquisa
- acho muito bom como todos os capítulos "conversam" entre si, mesmo que tenham temas delimitados
- com todo o respeito mas a organização só chamou gente da patente alta bigode grosso pra escrever oporra

Joao.Ricardo 23/04/2020

Livro atual e muito importante para compreender o país
Quanto eu li o Volume 1 dessa coleção pensei: "todo o brasileiro deveria ler esse livro". Reformulo o pensamento. TODO BRASILEIRO DEVERIA LER O VOL. 2 DO HISTÓRIA DO BRASIL NAÇÃO (Coleção sob a direção de Lilia Moritz Schwarcz).
A Construção Nacional 1830-1889, é coordenado por José Murilo de Carvalho, permeado por artigos de Sidney Chalhoub (População e Sociedade), José Murilo de Carvalho (A Vida Política), Leslie Bethell (O Brasil e o Mundo), João Antônio de Paula (O Processo Econômico) e, ufa, Alfredo Bossi (Cultura). Só coisa boa...
Sim, você deve estar morrendo de vontade de ler tudo e, além disso deve estar sem tempo e paciência para essa enchurrada de informação... Então, aconselho você a ler pelo menos o artigo "O Processo Econômico", que foi o que eu mais me afeiçoei até agora.
Não se esqueça que passar os olhos nesse exemplar e só fruir de um artigo é deixar de lado Chalhoub falando do impacto social das políticas anti-escravidão (que lembram bem de longe um pouco das atuais discussões sobre ter quota racial ou não), as manobras políticas para dar aparência de legalidade à propriedade escrava, entre outros pontos muito relevantes.
Você irá perder os meandros da vida política da época e suas instabilidades, os lobbies (sim eles já existiam) conservadores, que tomam notoriedade com a maioridade do Imperador Pedrinho, acompanhados de todos os movimentos políticos da abolição, do fim da monarquia e por ai vai.
"O Brasil e o Mundo", retrata aquele Brasil alinhado aos EUA, de um chefe de Estado e Governo querido por todo o mundo, mostra o Brasil das guerras.
João Antônio de Paula, trás a configuração econômica brasileira do séc. XIX, queda do açucar, início da extração da borracha, os imigrantes, as incongruências de nosso mercado interno, a economia cafeeira, os surtos de industrialização, tece um paralelo entre o desenvolvimento da economia brasileira e norteamerica e a distribuição primária de renda.
Por fim, Bossi e Cultura. Confesso que fiquei com pena do autor, por ter que escrever em poucas páginas sobre um período de nosso país tão denso culturalmente. Liberalismo democrático, federalismo, cientificismo, positivismo, evolucionismo, naturalismo, esteticismo, simbolismo... Coitado, e ainda ter que falar dos autores brasileiros da época com suas sigularidades marcantes... Bom, ele deu conta, apertou um pouco aqui, sacrificou um pouco lá e deu certo.
É realmente o livro que eu acho mais importante da coleção, embora eu não possa falar com tanta propriedade, ainda... Mas, para quem não tiver tempo de ler o livro todo fica a minha dica para ao menos passar os olhos no capítulo "O Processo Econômico", de João Antônio de Paula, que dá para encontra na internet.
Boas leituras.

Volnei 12/01/2016

A construção nacional 1830-1889 v 2
Continuado com a história do Brasil, este segundo volume aborda o período iniciado com a abdicação de D. Pedro I em 1831 até a deposição de D. Pedro II em 1889. Os autores exploram o período com ricos detalhes de todo período mostrando todas as dificuldades enfrentadas pelo monarca em todo seu período de reinado.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos